Compras de Natal.
O dia começou a queimar electrões rumo ao forum Montijo,para fazer as ultimas compras de Natal e claro almoçar e passear, nós e o boca preta .
Como o posto de carga está avariado, lá fomos guiados pelo segurança para um ponto de carga provisório no cais 1 junto aos ecopontos. Lá verifiquei que a tomada estava um pouco queimada,mas
funcionava,deu para encher a barriguinha do bichano.
Deixo as fotos do local e da gabardine
Re: The Blue Rider
Enviado: domingo dez 14, 2014 11:15 pm
por Celestino
Para que é a gabardine?
Re: The Blue Rider
Enviado: domingo dez 14, 2014 11:21 pm
por gbento
Cuidado com as constipações!
Re: The Blue Rider
Enviado: domingo dez 14, 2014 11:26 pm
por mokikiss
Celestino Escreveu:Para que é a gabardine?
estava de chuva,não protegem a porta com nada quando chove????
ainda fazia curtocircuito
Re: The Blue Rider
Enviado: domingo dez 14, 2014 11:27 pm
por Celestino
Não necessita de nada disso mokikiss...
Re: The Blue Rider
Enviado: domingo dez 14, 2014 11:59 pm
por mokikiss
Celestino Escreveu:Não necessita de nada disso mokikiss...
Não!!! em dias de chuva forte com vento tenho visto a ficha com agua e se a agua entra pelo gatilho??
só em dias com trovoada é que não carrega,tirando isso pode chover a potes que a gabardine aguenta
Re: The Blue Rider
Enviado: sábado jan 03, 2015 6:59 pm
por mokikiss
Nestes ultimos dias o frio tem sido um problema,
Com temperaturas negativas de -2 graus e precisando de toda a autonomia e velocidade disponivel
as minhas viagens tem sido muito brrrrr de bater o dente
A opção de prè aquecimento do carro deixa os vidros a escorrer agua e embacia de tal maneira que não se vê nada
Com estas temperatura, por vezes, o carro embacia e nem com ar condicionado a frio ou quente ele desembacia os vidros.
Tenho dias de fazer 120 km com a carga da noite,restando uns míseros 10 km quando chego a casa,aiaiaiai.
Dicas e concelhos são precisos, agradecem-se
Re: The Blue Rider
Enviado: sábado jan 03, 2015 9:04 pm
por Mumia
bom quanto à condução/solução para o Leaf não sou grande ajuda...
Mas quanto à questão do embaciamento, já em tempos escrevi (já não me recordo em qual), é um erro tentar-se desembaciar o vidro com o AC no frio!!!! Seja no inverno ou no outono... Porquê? Porque ao fazê-lo (sim sem duvida limpa que é um ápice), maaassssss... faz criar muitaaaaa mais humidade no e junto do vidro, ou seja vai voltar a embaciar rapidamente.
Para se desembaciar o vidro deve-se sempre usar o calor da suflagem, por mais que em algumas alturas do ano o calor seja quase como que um atentado a quem esteja dentro do carro
Realmente o Leaf 2 com a sua bomba de calor é mais recofortante e não castiga tanto a autonomia.
Muito cuidado com as temperaturas negativas se o teu carro dorme cá fora, não puxes muito por ele no início, mas como tens 4 barras, tudo bem.
Re: The Blue Rider
Enviado: segunda jan 05, 2015 12:31 pm
por Volt
Bem, eu posso dizer muita coisa sobre isso. .
O desembaciar:
O modo que menos afecta a autonomia, é limpar com um pano. Ao início cheguei a usar algumas vezes. Comprei até um pano limpa-vidros num chinoca com um pequeno cabo, pois o raio do vidro é grande!
No entanto, habituei-me a uma eficácia (usando o AC) que fez com que o pano deixasse de ser usado. O AC (de preferência em temperaturas mais baixas que o interior do carro e com ar vindo do exterior) desembacia rapidamente. Infelizmente, arrefece os ocupantes! .
Se não tivermos pressa, o melhor é deixar a desembaciar o caminho todo com as ventoinhas no mínimo e a temperatura por volta dos 20 ou 21º. Claro que a autonomia sofre um pouco com isso. O melhor é meter no ecrã da informação de energia (mostra o gasto instantâneo do AC, motor e outros) e ir vendo o gasto. Para mim, se estiver a gastar perto de 1.5kW, é aceitável. Mais do que isso, tem de ser apenas temporário. .
O aquecer:
O melhor truque que aprendi é, praticamente, truque nenhum. Ou melhor, é ser "paciente". Normalmente o AC começa a gastar muito enquanto está a aquecer, mas depois fica a gastar menos quando a temperatura estabiliza perto da que definimos. Outra coisa útil, é reaproveitar o ar interior (que já está quente), em vez de trazer ar frio de fora para ser aquecido. O ar interior gasta menos. E, já agora, convém apontar para o vidro de forma a não embaciar... .
Diz-me se alguma destas experiências resultou contigo. .
Re: The Blue Rider
Enviado: segunda jan 05, 2015 9:34 pm
por mokikiss
Volt Escreveu:Bem, eu posso dizer muita coisa sobre isso. .
O desembaciar:
O modo que menos afecta a autonomia, é limpar com um pano. Ao início cheguei a usar algumas vezes. Comprei até um pano limpa-vidros num chinoca com um pequeno cabo, pois o raio do vidro é grande!
No entanto, habituei-me a uma eficácia (usando o AC) que fez com que o pano deixasse de ser usado. O AC (de preferência em temperaturas mais baixas que o interior do carro e com ar vindo do exterior) desembacia rapidamente. Infelizmente, arrefece os ocupantes! .
Se não tivermos pressa, o melhor é deixar a desembaciar o caminho todo com as ventoinhas no mínimo e a temperatura por volta dos 20 ou 21º. Claro que a autonomia sofre um pouco com isso. O melhor é meter no ecrã da informação de energia (mostra o gasto instantâneo do AC, motor e outros) e ir vendo o gasto. Para mim, se estiver a gastar perto de 1.5kW, é aceitável. Mais do que isso, tem de ser apenas temporário. .
O aquecer:
O melhor truque que aprendi é, praticamente, truque nenhum. Ou melhor, é ser "paciente". Normalmente o AC começa a gastar muito enquanto está a aquecer, mas depois fica a gastar menos quando a temperatura estabiliza perto da que definimos. Outra coisa útil, é reaproveitar o ar interior (que já está quente), em vez de trazer ar frio de fora para ser aquecido. O ar interior gasta menos. E, já agora, convém apontar para o vidro de forma a não embaciar... .
Diz-me se alguma destas experiências resultou contigo. .
Bem,isso tudo são soluções,muitas delas já experimentei, mas o que me interessa mais é a autonomia,para vir tranquila no regresso para casa,mesmo dando umas voltinhas extra eheheheh.
Sendo assim ando como fosse de vectrix,com um cobrepernas muito fofinho e quentinho.
Por acaso têm alguma tese sobre o facto de quase todas as segundas feiras o carro gastar mais?
começo a pensar que o domingo de descanso faz mal ao carrito
Re: The Blue Rider
Enviado: terça jan 06, 2015 4:26 am
por zeuz
Desde que tenho carro que circulo sempre com o AC ligado, direccionado em exclusivo para o parabrisas ou parabrisas e pés, com a recirculação de ar activada. Evito direccionar para as saídas frontais, para não apanhar constipações ou ganhar uma garganta inflamada.
No caso dos ACs automáticos, regulo para não mais do que 22°C no Inverno e para não menos que 18°C no Verão, mas dou preferência a 20°C. Nos manuais, tento manter uma temperatura interior confortável, mas aproximada da exterior, principalmente antes de chegar ao destino.
Com esta técnica, mantenho o parabrisas sempre desembaciado e não noto praticamente aumento no consumo médio do carro. O único onde me dei conta de haver diferença foi no smart fortwo CDI.
Tenham em conta o seguinte:
O gás refrigerante do AC contém óleo que lubrifica as tubagens e - principalmente! - os o'rings das uniões, que é por onde maioritariamente ocorrem fugas! Portanto, pelo menos uma vez por mês liguem o AC, para garantirem que se mantém em bom estado por muito tempo.
Poucos são os modelos em que o AC também faz calor. O calor que sentem vem da sofagem, depois de passar pelo AC. Ou seja, só quando o motor aqueceu o suficiente o líquido de refrigeração é que sentimos esse calor ( não aplicável a um veículo eléctrico ).
Com o passar dos anos as borrachas das portas vão ficando pasmadas e portanto já não isolam tão bem. Podem optar por substituí-las, mas fica não barato.
Re: The Blue Rider
Enviado: segunda jan 12, 2015 7:59 pm
por labutess
Ontem é que foi dia de ver como é rapido a carga rapida
Seguindo as indicações fornecidas lá descobri a famosa area de serviço de Oeiras.
Depois de um pouco de luta com a mangueira,ela lá encaixou no carro e começou a carregar.
Passados poucos minutos vi que já tinha entrado 5.5 kwh, coisa que normalmente demora +-2h,
Como tudo corria bem,aproveitei para ir comer uma sandoxa ali perto .
Ainda estava a metade da refeição vejo o carro com os 4 piscas ligados pensei que fosse o alarme,desligguei com o comando e fui ver o carro.já tinha carregado 88% da bateria e estava já desligado o carregamento.
Como foi a minha primeira vez é Normal ligar os piscas e carregar até aos 88%?
Não se pode meter novamente á carga para carregar até 100% ?
Depois lá desliguei o cabo e fui comer a outra metade da sandoxa
Gostei muito da velocidade de carregamento,não gostei foi do aumento brutal da temperatura das baterias,estavam a 22graus e depois passaram aos 27 graus e isto ao fim da tarde de domingo,não estava mais de 13 graus de temperatura ambiente.
Deixo os dados do depois da carga e do antes;
Re: The Blue Rider
Enviado: segunda fev 09, 2015 10:20 pm
por mokikiss
Quatro meses passados e perto de 10000 kms andados,com algumas peripécias
Estou rendida às mudanças automáticas, à câmara traseira,à chave inteligente e o mais importante ,10000 kms sem pagar combustível.Comparando com o outro carro que tenho, iria gastar perto de 1000 euros só em combustivel .
Fazendo contas por alto,em 4 meses 10mil kms, em 4 anos terei perto de 100mil kms andados e já não poderei fazer os 100kms por dia assim tão facilmente.
Resta uma simples solução,comprar outro electrico
Re: The Blue Rider
Enviado: segunda fev 09, 2015 10:44 pm
por Emanuel Couto
Sem dúvida que é um bom negócio comprar um VE
Re: The Blue Rider
Enviado: terça fev 10, 2015 12:20 am
por apr
Mokikiss, antes de mais parabens pela marca, a fazer tantos km deves notar bem a diferença de saldo no final do mes.
Em relação às mudanças automáticas, apenas deixo o reparo que as do leaf são diferentes dos restantes modelos - não tem!
É sempre bom saber para depois não acontecer disto: www.greencarreports.com/news/1096637_el ... vice-bills