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Enviado: sexta set 07, 2007 10:55 pm
por hynek
rpl Escreveu: boas desculpe lá mais uma vez mas tenho mais 2 dúvida, o retorno é necessário alterar no caso do kit 2t?
e se o depósito for de "fibra" (acho que lhes chamam isso por ser de pvc) tb ocorre a polimerização manhosa?
também....

Enviado: sábado set 08, 2007 5:32 pm
por manuelcar
receio que estejam a ser vitimas de auto-sugestão. o gasoleo tb cheira a tinta, e a gasolina tb. mas o cheiro que procuramos não é de nenhum desses.

Adaptações

Enviado: terça set 11, 2007 1:14 am
por Eletrico
ola boas
sou novo por aqui e tenho ainda algumas duvidas.
ja por aqui vi varios esquemas para a ligação da bi .corrijam-me por favor se tiver errado ,deve-se juntar o tubo da admiçâo com o do retorno montar um anti-retorno e a seguir um purgador de ar (fiquei com a ideia que este não poderia conter cobre) tudo isto antes do filtro,certo?
alem disso penço que o meu carro tem um pre-aquecedor no filtro do gasolio que deve estar desligado pois as tempraturas por cá não são tão baixas ao ponto de ser necessario.estou a pençar ligar.ainda com respeito ao tubo da admiçâo e do retorno quando juntos se voltar a andar so a gasolio tem algum inconveniente? não percebo nada desta area dai a ignorancia.


grato pela atenção

Re: Adaptações

Enviado: terça set 11, 2007 10:18 am
por hynek
eletrico Escreveu:ola boas
sou novo por aqui e tenho ainda algumas duvidas.
ja por aqui vi varios esquemas para a ligação da bi .corrijam-me por favor se tiver errado ,deve-se juntar o tubo da admiçâo com o do retorno montar um anti-retorno e a seguir um purgador de ar (fiquei com a ideia que este não poderia conter cobre) tudo isto antes do filtro,certo?
alem disso penço que o meu carro tem um pre-aquecedor no filtro do gasolio que deve estar desligado pois as tempraturas por cá não são tão baixas ao ponto de ser necessario.estou a pençar ligar.ainda com respeito ao tubo da admiçâo e do retorno quando juntos se voltar a andar so a gasolio tem algum inconveniente? não percebo nada desta area dai a ignorancia.


grato pela atenção
basta juntar o tubo da admissão com o do retorno (por um t) e arranjar maneira de controlar o aparecimento do ar para poder purgar manualmente.
nem cobre nem ligas de cobre (latão).
a potência do aquecimento do filtro anda por volta de 200 w, isso é insuficiente para andar com elevadas percentagens do ov, mas já ajuda alguma coisa. recomendo ligá-lo permanentemente, através de um relé de 30 a, que liga sempre que a chave da ignição ficar ligada (convém mais um interruptor no interior do carro para desactivá-lo completamente). tens de fazer essa ligação sem incluir o termocontacto existente no filtro.
quando precisares andar só a gasóleo, estas alterações não tem problema, convém desligar o aquecimento do filtro.

cuidado, precisas de saber primeiro até que ponto o teu carro é bom para ov.

Enviado: terça set 11, 2007 1:14 pm
por Eletrico
boas
obrigada hynek pela ajuda
com respeito as alterações esta percibido em principio não e dificil

com respeito ao carro segundo o fry pode ser um destes

corsa/nova-1,5 d turbo/1988-93/15dt (t4ec1)/4cyl./1488ccm/49kw/66,64ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

corsa/nova-1,5d/1988-93/15d (4ec1)/4cyl./1488ccm/37kw/50,32ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

e sem alterações qualquer deles pode usar 25%-35% inverno/verão de ov+2% de gasolina.

no entanto não tenho a certesa qual e que e pois os dados que tenho e so o que vem no livrete "corsa a delvan 1.5 d de 88 "não sei se e suficiente para determinar qual e.

se pocivel dava para saber qual o maximo de o.v. a utilisar depois destas alterações.

desde ja obrigado

Enviado: terça set 11, 2007 2:14 pm
por hynek
eletrico Escreveu:boas
obrigada hynek pela ajuda
com respeito as alterações esta percibido em principio não e dificil

com respeito ao carro segundo o fry pode ser um destes

corsa/nova-1,5 d turbo/1988-93/15dt (t4ec1)/4cyl./1488ccm/49kw/66,64ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

corsa/nova-1,5d/1988-93/15d (4ec1)/4cyl./1488ccm/37kw/50,32ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

e sem alterações qualquer deles pode usar 25%-35% inverno/verão de ov+2% de gasolina.

no entanto não tenho a certesa qual e que e pois os dados que tenho e so o que vem no livrete "corsa a delvan 1.5 d de 88 "não sei se e suficiente para determinar qual e.

se pocivel dava para saber qual o maximo de o.v. a utilisar depois destas alterações.

desde ja obrigado
qualquer destes modelos é bom para ov.

esta alteração melhora as condições de uso do ov mas não permite, com segurança, maiores percentagens.

podes subir as percentagens para 30%-40%, talvez até para 35%-50% inverno/verão, mas tens de estar atento às dificuldades de arranque, contaminação do óleo do motor, perda de potência, aumento do consumo, aumento do fumo. se se verificar qualquer destes indícios, tomar medidas.

Enviado: terça set 11, 2007 2:34 pm
por Eletrico
obrigada hynek
vou tentar faser as alterações e depois dou noticias
cumprimentos

retorno

Enviado: quinta set 27, 2007 3:30 pm
por 205Forever
boas. ah entao era isso, nao tuinha reparado neste topico, por isso tive problemas. nao sabia que tinha de ligar o retorno antes do filtro, ja agora o tubo k sobra do retorno e para ligar ao da admissao? fiquei na duvida.
peugeot 205 1.8 d bi bosch

Enviado: quinta set 27, 2007 9:15 pm
por manuelcar
podes ligar os dois tubos para fazer a admissão pelos dois. a vantagem é que a bi faz menos esforço para chupar o combustível nas manhãs frias de inverno. eu utilizei-o para fazer a admissão do 2º tanque.

injectores vertem

Enviado: domingo set 30, 2007 12:03 am
por 205Forever
tornei a ligar o retorno. agora liguei o retorno antes do filtro. começo a reparar que vou ter o mesmo problema. o carro abafa com excesso de gasol, e nos tubinhos de retorno dos injectores pelo menos dos utimos 2 começa a verter fora. sera a bi potente demais para os injectores?

bi bosch 171-2 523 o parecido.

Enviado: domingo set 30, 2007 12:46 am
por visitante
vivam ...

o carro abafa com excesso de gasol, e nos tubinhos de retorno dos injectores pelo menos dos utimos 2 começa a verter fora. sera a bi potente demais para os injectores ?....

"colesterol".."colesterol" meu caro...

abraço
[***************]

colesterol????

Enviado: domingo set 30, 2007 9:25 am
por 205Forever
[***************] Escreveu:vivam ...

"colesterol".."colesterol" meu caro...
o que significa isso?

eu depois fui dar uma volta meter gasoleo, e o carro deixou de fazer isso.
sera que a bi tinha se de habituar ao novo sistema, ou sera so ao relentim que isso me acontece. pus 2 abraçadeiras de fibela a apertar o o tubo de retorno entre 3 e 4 injector.

é os injectores estragados é isso que significa?

Re: colesterol????

Enviado: domingo set 30, 2007 9:30 am
por Eletrico
205forever Escreveu:
[***************] Escreveu:vivam ...

"colesterol".."colesterol" meu caro...
o que significa isso?

eu depois fui dar uma volta meter gasoleo, e o carro deixou de fazer isso.
sera que a bi tinha se de habituar ao novo sistema, ou sera so ao relentim que isso me acontece. pus 2 abraçadeiras de fibela a apertar o o tubo de retorno entre 3 e 4 injector.

é os injectores estragados é isso que significa?

ola

as abraçadeiras de fivela dão pouco aperto alem de que com o calor não devem durar muito.

cumprimentos

Re: colesterol????

Enviado: domingo set 30, 2007 9:48 am
por 205Forever
205forever Escreveu:
[***************] Escreveu:vivam ...

"colesterol".."colesterol" meu caro...
o que significa isso?


é os injectores estragados é isso que significa?

Re: injectores vertem

Enviado: domingo set 30, 2007 3:06 pm
por hynek
205forever Escreveu:tornei a ligar o retorno. agora liguei o retorno antes do filtro. começo a reparar que vou ter o mesmo problema. o carro abafa com excesso de gasol, e nos tubinhos de retorno dos injectores pelo menos dos utimos 2 começa a verter fora. sera a bi potente demais para os injectores?

bi bosch 171-2 523 o parecido.
o 205forever pediu-me para passar por aqui para lhe ajudar.

ao analisar a alteração feita por ele, detectei algumas insuficiências:
- um tubo de água para o retorno
- fugas nos tubos de retorno, junto dos injectores
- um t em latão
- ausência de alternativa para fazer purga (o retorno da bi estava ligado directamente para o t na admissão para o filtro de combustível)

por isso fizemos seguintes alterações:
- fugas nos tubos de retorno, junto dos injectores - os tubos estavam um bocado alargados (com tempo....) e não vedavam - cortou-se 1 cm e o tubo já encaixou bem apertado
- substituiu-se o t em latão pelo t próprio para combustível
- substituiu-se o tubo de água para o retorno por tubo próprio para combustível
- o circuito passou ser este: retorno da bi, forquilha (y) - 1º ramo para o t antes da admissão para o filtro de combustível - 2º ramo em tubo transparente dobrado num ponto, para não deixar passar nada (virado para cima) para acumular ar e para fazer purgas (este ligado ao tubo que retorna ao depósito)

o ar no tubo transparente tem de ser vigiado e quando acumular mais ar, tem de ser feita purga. isso pode ser feito com o motor a trabalhar - abre-se a passagem do tubo transparente e aperta-se (fecha-se) o tubo que vai para a admissão do filtro. assim todo o retorno vai para depósito. deixar passar até ficar livre de ar.

chamo atenção para o facto de esta alteração não permitir percentagens mais elevadas do ov (continuar com as recomendadas sem adaptação), embora com o motor quente a temperatura do combustível deve rondar uns 45 a 50 ºc. há benefícios seguintes:
- o motor trabalha melhor, há melhor combustão
- o combustível aquecido não retorna ao depósito (só em caso de purga)

gastou-se aqui, em material, 10 €.

Enviado: domingo out 07, 2007 4:25 pm
por Flamingo
comecei recentemente a utilizar ov a uma percentagem de 10%. a partir de que percentagem devo fazer a realimentação do retorno? ou como ainda não é ov directo, não é neceçário realimentar o retorno?

Enviado: domingo out 07, 2007 4:58 pm
por hynek
flamingo Escreveu:comecei recentemente a utilizar ov a uma percentagem de 10%. a partir de que percentagem devo fazer a realimentação do retorno? ou como ainda não é ov directo, não é neceçário realimentar o retorno?
eu penso que a partir de ov30 já é aconselhável fazer a realimentação

Enviado: segunda out 08, 2007 11:18 pm
por Flamingo
já vi aqui que varios utilizadores, quando fizeram a realimentação do retorno, ligaram a realimentação imediatamente antes do filtro e o tubo de retorno que sobrou que vai até ao deposito, juntaram-no com o tubo de alimentação, um pouco mais atrás. eu coloco a seguinte questão: o tubo de retorno, no depósito está ligado na parte inferior ou na parte superior? é que se está ligado na parte superior para simplesmente descarregar o retorno de combustivel, e se o colocamos também a fazer alimentação junto com o outro, o mais certo é este introduzir ar no circuito...

Enviado: segunda out 08, 2007 11:29 pm
por hynek
flamingo Escreveu:já vi aqui que varios utilizadores, quando fizeram a realimentação do retorno, ligaram a realimentação imediatamente antes do filtro e o tubo de retorno que sobrou que vai até ao deposito, juntaram-no com o tubo de alimentação, um pouco mais atrás. eu coloco a seguinte questão: o tubo de retorno, no depósito está ligado na parte inferior ou na parte superior? é que se está ligado na parte superior para simplesmente descarregar o retorno de combustivel, e se o colocamos também a fazer alimentação junto com o outro, o mais certo é este introduzir ar no circuito...
não tenho conhecimento de alguém ter aconselhado juntar os tubos, por razões que descreves. aproveitar o tubo e ligá-lo a outro depósito, isso sim.

Enviado: segunda out 08, 2007 11:33 pm
por Flamingo
eu vi aqui isso nuns esquemas, vou ver se vejo novamente e depois digo onde foi. mas também me recordo de ter lido isso de um utilizador que por fim até dizia "agora em lugar de um tubo de alimentação tenho dois"...