gerador - energia solar, eolica, ondas e correntes marítimas

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: gerador - energia solar, eolica, ondas e correntes marítimas

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas jmal

bem lembrado, porém a opção inserir na linha é para quando você deseja que a imagem fique num determinado ponto do post.
quando não clica em "inserir na linha", a imagem é carregada no final do post.

valeu a lembrança.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

luciano kaefer Escreveu:boas jmal

bem lembrado, porém a opção inserir na linha é para quando você deseja que a imagem fique num determinado ponto do post.
quando não clica em "inserir na linha", a imagem é carregada no final do post.

valeu a lembrança.
certo, essa não sabia eu, ok.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

mto obrigado

deve ser também do servidor do meu trabalho, a imagem é relativamente pesada para ele.

se não conseguir mais logo ou amanhã de uma ligação normal envio.
cumprimentos.
Anexos
FOTO.jpg
FOTO.jpg (0 Bytes) Visto 6003 vezes

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

bela imagem fernando. aproveite que já sabes postar fotos por aqui, e coloque mais...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

mais abaixo foto da turbina eólica já com escudo aerodinâmico ao retorno das pás, sem o leme que vai ser colocado na sua parte superior.
mais uma vez confirmei a sua eficácia que permite recuperar os cerca de 5% da lei de betz.
não obstante tenho algum receio da estrutura do escudo qd utilizado em testes no mar. se for necessário desmonto-o.
não me posso esquecer que a energia eólica no sistema conjunto tem uma produção de apenas de 1 a 3%, por isso tenho de abdicar e partir em frente.

já arranjei outro tipo de “gerador” um mixa-mixa dos autos que é magnetizado e que poderá adaptar-se melhor á potencia adquirida pela turbina eólica que tem 38 cm de altura/ 29 cm de diâmetro.

este fim de semana vou iniciar a construção da turbina das correntes e a sua estrutura.

a ginástica que tenho de fazer para chegar aos materiais que se adaptem é desgastante, mas igualmente gratificante. na turbina eólica utilizei desde formas ou bases para pizzas, garrafões de água e rodas giratórias, na turbina das correntes, em princípio, vou utilizar pratos plásticos de vasos e tubos pvc de canalizações entre outros.

bom fim de semana.
Anexos
turbina+escudo.jpg
turbina+escudo.jpg (0 Bytes) Visto 5929 vezes

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Mensagem por sagan »

caro fernando pereira,

parabéns pelo seu excelente trabalho! força.

é gratificante ver neste fórum, para variar, propostas que realmente funcionam.

só uma pergunta: a turbina de eixo vertical não estará patenteada?

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

faz parte da patente nacional nº 103515(http://fpereirainventor.no.sapo.pt/), válida até 2026 e tenho outra diferente com a patente nº 104057 em registo mas, que também atenua ou anula o efeito de lei de betz.

a turbina darrieus não tem nada a ver com esta e não há nenhuma que atenue ou anule a lei de betz como a minha, devido ao escudo do retorno das pás. isto após pesquisa exautisva na net verifiquei que as turbinas existentes expoem o retorno das pás ao vento, pelo menos que eu saiba, no caso das turbinas de eixo vertical.
as de eixo horinzontal ainda é mais dificil atenuar o efeito da lei de betz porque o fluxo do vento que provoca o movimento é o mesmo que causa o atrito ao movimento das mesmas.

cumprimentos.

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

o escudo deveria ser rotativo... o que acontece se apanhar vento direto? vai tombar a coisa... não?

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

o escudo não deveria ser rotativo, sempre foi rotativo!!
falta ainda colocar um circulo de suporte na sua parte inferior e os lemes que serão colocados no seu topo.

se for vento directo a coisa não tomba porque é pesada, é de ferro e o vento por estes lados é forte mas não tanto.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

conforme o previsto construi/montei a turbina das correntes e a sua estrutura.

este fim de semana vou iniciar a construção do conversor das correntes que será montado no lado esquerdo da “plataforma”, que irá ser isolada com a resina que se utiliza com a fibra de vidro, as caixas que tem a capacidade de 30 kg cada vamos ver se será o suficiente conforme o previsto.

para o conversor da energia da ondas vou utilizar rodas de bicicleta “cremalheiras”, garrafão plástico de 5 lts, cabos electricos, garrafa de plástico de 2 lts entre cantoneiras, tubos de ferro, entre outros.
quanto á geração de energia vai ficar para o final.

em baixo uma foto com a disposição aproximada da coisa.
Anexos
eolica e correntes.jpg
eolica e correntes.jpg (0 Bytes) Visto 5753 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

boas.

com 2 dias de férias lá consegui montar o gerador das ondas.
podia levar apenas 1 ou duas rodas mas por questão de adaptação de materiais e dimensões teve de ficar assim.

a roda maior, de bicicleta no centro, recebe o movimento ascendente e descendente das ondas e ela própria irá também servir de poli multiplicando cerca de 10 x o número de rotações.
ainda faltam as afinações finais, a bóia, contrapeso e o gerador ou bomba de água que irá ficar para o final.

este “protótipo” está estudado para ondas até 80 cm e o local dos seus testes, senão for logo ao fundo ou se partir-se todo, será algures no tejo.

a próxima fase será a montagem da bóia, contrapeso, geração de energia eléctrica ou bombagem de água.

agradeço o número de visitas que tenho recebido, vou continuar a dar noticias.
Anexos
gerador das ondas.jpg
gerador das ondas.jpg (0 Bytes) Visto 5671 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

depois de ter de arranjar solução para aumentar o número de rotações, tive de substituir o gerador devido á multiplicação do peso.

avancei para uma solução mais leve e decerto menos potente, um mixa-mixa de auto.

ainda experimentei e instalei o suporte mas fica a precisar de muito peso. entre 15/20 kgs, a estrutura não deve aguentar.
mesmo assim o contrapeso de 2 kg continua insuficiente, mas está quase lá, deve ser mais 1 kg.

na procura de motores com imans permanentes encontrei um de 220v com 17w. hei-de experimentar, pode ser que funcione com menos rotações.

+ matriais engraçados usados nesta aventura: rolamentos de patins em linha, cabo eléctrico, fita de calafetagem de portas, pés do estante da empresa sueca.

fotos em baixo.
Anexos
ondas 3.jpg
ondas 3.jpg (0 Bytes) Visto 5565 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

pois, afinal sou obrigado a “despromover” de protótipo para uma realização pratica demonstrativa do conceito.

os geradores que arranjei e depositava esperanças, para a concretização de um pré-protótipo, revelaram-se uma grande “bosta”. a energia produzida pelos mesmos é mto inferior aos dínamos/alternadores das bicicletas e um pequeno motor do meu 1º scaner...

o erro de me direccionar por caminhos sem primeiro fazer os devidos testes custou-me mto dias e + alguns euros.

já ultrapassei a situação, estando neste momento a trabalhar nos acabamentos do gerador das correntes e na plataforma.

se td correr menos mal, lá para o fim de semana, (tirei 5 dias de férias para a coisa), poderei ter alguns testes não do pré-protótipo mas, da demonstração do conceito.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

ainda não foi desta, mas está quase.

tenho peças muito altas , como suspeitava vou precisar de estabilizadores, mas desmontáveis para transportar no meu carro.

talvez no próximo fim de semana, no entanto deu para ver que o conceito funciona. principalmente o gerador das ondas.

sou capaz, ainda, de dar um jeito no gerador das correntes e eólico.
Anexos
13.jpg
13.jpg (0 Bytes) Visto 5405 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

consegui concluir na prática que o conceito funciona, embora sejam necessários muitos melhoramentos e que é uma possibilidade perfeitamente atingível.

com alguma pena minha, é só uma brincadeira com dínamos de bicicleta que fazem acender, com muita pouca intensidade, uma lâmpada de 5 w e um led. uma vez que não tenho meios para contabilizar com segurança os atritos, mas se considerámos 90% de atrito, o 0,5 watt vezes 600 (escala em termos de peso não de dimensão) dará 3000 w e se aplicar-mos uma eficiência á volta dos 70% =2100 wts em ondas de 30 cm de altura.

talvez lá para meados de outubro, depois de trabalhar mais o gerador das correntes e eólico farei uns testes individuais que possam comprovar com mais segurança a produção.
Anexos
ultimo.jpg
ultimo.jpg (0 Bytes) Visto 5321 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

embora estivesse previsto só voltar a mexer “nisto” em outubro, faltei a algumas promessas e aproveitei o fim de semana prolongado.

alterei a base de suporte à turbina, utilizei rolamentos de patins em linha dentro de uns tubos a fazer de caixa, roscas m8 que cabem á justa no interior do rolamento, porcas e anilhas de forma que seja possível ajustar ajustável e desmontar.
o grande problema do escudo resolvi-o passando o mesmo para a parte exterior da estrutura e utilizei material de jardinagem e o suporte superior que sustentava simultaneamente o escudo e a turbina, também desmontável.
voltei a fazer alguns testes, ainda sem gerador, devo ter reduzido os atritos em mais de 50%, e comprovei mais um vez a eficácia da utilizaçaõ do escudo, 44 rotações contra cerca de 60 rotações num minuto e com a ventoinha na 1ª velocidade, roda mto depressa tenho de instalr um conta kms de bicicleta.

para o próximo fim de semana já devo te o motorsito de uma impressora montado e ligado a 1 led.
Anexos
22.jpg
22.jpg (0 Bytes) Visto 5154 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

1ª energia produzida pela trubina eólica

depois de reparar o suporte do escudo da turbina eólica, a turbina estava na varanda em cima de uma mesa e caiu, instalei o motor de 1 scaner com uma roda de plástico, “forrada” a fita de calafetamento cortada em cerca de ¼ para facilitar o arranque e fazer piscar o led.

fui á pouco até à baia do seixal, estava um vento de 8 a 12 km/h (2,22 m/seg. e 3,33 m/seg.), com a ressalva de o meu anemometro ainda não estar 90% afinado.

finalmente vi a minha turbina a produzir energia directamente do vento, embora ainda só para 1 led. parece que se comprova o aumento de rotação e potência com a utilização do escudo ao retorno das pás, mas o leme do escudo tem de ser maior, qd reparar definitivamente o escudo coloco outro desmontável para caber melhor na mala do auto.

vou adaptar um “gerador” e o seu multiplicador, de uma lanterna dos chinocas que se dá á manivela, ao gerador das ondas, dá acima dos 5 watts e refazer o gerador das correntes.

as imagens tem as pás da turbina torcidas pelo efeito das fotos pq ela estava em andamento.

e no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=osqfrb3xaha
Anexos
333.jpg
333.jpg (0 Bytes) Visto 5021 vezes

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

adaptação de um gerador com multiplicador de uma lanterna auto-alimentada por manivela.
utilização de um peso de 2 kgs deu para verificar que esse peso, em princípio, é suficiente para rodar as rodas/polis e produzir 5w. embora o objectivo principal seja a demonstração do conceito, quanto mais potencia melhor.

agora não deu para enviar o ficheiro?? - depois coloco fotos e link do youtube.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

fernando pereira Escreveu:adaptação de um gerador com multiplicador de uma lanterna auto-alimentada por manivela.
utilização de um peso de 2 kgs deu para verificar que esse peso, em princípio, é suficiente para rodar as rodas/polis e produzir 5w. embora o objectivo principal seja a demonstração do conceito, quanto mais potencia melhor.

agora não deu para enviar o ficheiro?? - depois coloco fotos e link do youtube.
como continuo a não conseguir, neste link:

http://br.youtube.com/user/fpereirainventor

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

ok.

mto melhor agora.

Link