kit para OVD - parte 4 "testes e ensaios"

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

manuelcar
essa zona é uma zona em potencial pois tem o plano de rega do mira e agua não falta
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

certamente! dá dó ver isto convertido em pasto e estufas de produção intensiva.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

não fica pior do que já está, até bem pelo contrário e os agricultores deixam de trabalhar só para o subsidio
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

bom dia, hynek (para ti boa tarde...)

quando escreveu que estaria a utilizar velas incandescentes para aquecimento antes dos injetores, imagino que talvez haja alguns problemas, porém não sei que solução adotou: geralmente as velas de pré-aquecimento para motores pequenos queimam-se facilmente ao aquecer o ar dentro dos cilindros em um período de tempo maior que uns 15 segundos. desta forma, estou estudando uma espécie de câmara de aquecimento intermediária antes da bomba de transferência (como a vela que colocou antes da bomba de transferência de seu land rover), porém equipada com 04 velas aquecedoras, ligadas a um termocontato que as aciona via relé. o problema maior é que, a partir da bi, é necessário aquecer o ov para uns 110ºc, para fazer isto com velas aquecedoras de motor não tenho idéia como possa ser, devido à facilidade de que elas se queimem após pouco tempo ligadas... peço informar como poderia adaptar estas velas nos tubos antes dos injetores
como pretendo utilizar dois tanques, estou providenciando a fabricação de um tanque suplementar com chapas de aço inox (creio ser mais confiável em relação à ov), porém os valores que estou vendo estão me assustando...
até o momento já investi, antes de instalar, aproximadamente r$ 1.300,00 (mil e trezentos reais, algo em torno de 464,00 euros) em equipamentos para utilizar este sistema (solenóides, filtros, conexões especiais, tubulação especial, termocontatos, relés, etc.) e prevejo ainda um custo de aproximadamente r$ 800,00 (285,00 euros) para concluir o sistema, com um alto grau de confiabilidade a médio e longo prazo, além de ser um sistema "quase à prova de falhas", para não depender de esquecimentos quanto ao acionamento e desacionamento do sistema. digo isso por querer investir em algo que não me traga aborrecimentos e seja particularmente fácil de usar, sem ter que seguir muitas instruções, porém sei que o custo é considerável...
outra coisa: a porcentagem de óleo vegetal que usa não é 100%, estarei utilizando 100% somente quando o motor já estiver devidamente aquecido, pelo que acompanhei nos diversos tópicos do fórum parece estar ok o uso de 100% quando o motor estiver quente...tens alguma recomendação quanto a isto?
por ora um abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

ancco,
uso estas velas já umas 3 semanas (2.500 km) e não se queimaram. tens de assegurar uma boa condução do calor (desde vela até ao tubo). não podes bruscamente arrefecer as velas (com água a lavar o motor ....). por enquanto estou muito satisfeito com esta solução. só uma vez soltou-se uma vela. fora disso nenhum problema.

gastaste uma pipa de massa. eu gastei uns 20 euros, as velas foram-me oferecidas (custam 10 euros/cada). comprei relés, calhas para suportes, fusíveis, fios, terminais (conectores), termocontacto, interruptor. o trabalho é meu.

no entanto estou a pensar numa solução mais adequada para o inverno. com a temperatura a baixar aumentam as dificuldades no arranque matinal (só o primeiro arranque do dia é mais delicado). por isso vou acrescentar um segundo depósito para gasóleo e vou ligá-lo à admissão da bomba de transferência. antes de deixar o carro a pernoitar ligo a válvula do gasóleo e deixo trabalhar algum tempo (vou ter de experimentar quanto tempo será necessário). assim o gasóleo entra no circuito bomba, filtro, bi, e nos injectores e o motor fica pronto para um arranque matinal (espero também resolver o problema da colagem esporádica dos injectores pelo óleo arrefecido). penso também instalar um tubo de diâmetro maior entre o depósito e a bomba, talvez um sistema de aquecimento logo na saída do depósito.

não uso 100% ovd por causa da tendência do ov de transformar-se em cola. por isso ponho gasóleo e gasolina. quando detecto um ruído que indica um funcionamento incorrecto do injector, atesto com mais gasóleo (ou só com gasóleo - basta alguns litros) e o problema passa.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

senhores,

estou com uma dúvida, gostaria de saber se algum de vocês, utilizando ov, percebeu se há passagem de ov da câmara de combustão para o cárter do motor (depósito de óleo lubrificante do motor), através do cheiro de ov no mesmo. digo isto porque, quando experimentei bd, na semana seguinte substituí óleo do motor e filtro, havendo cheiro de bd no óleo.
outra situação: o turbocompressor de minha caminhonete está avariado, trata-se do mesmo motor do hynek, porém sem o intercooler (resfriador de ar do turbo), creio que a relação de compressão já está menor que a original, tenho percebido fumaça branca no escape há mais de um ano, ainda não sei se decorrente de dano no turbo ou se os anéis dos pistões já se foram... de qualquer forma, imagino que o retorno dos gases do cárter foram responsáveis pelo dano no turbocompressor, ainda não o desmontei por falta de outro componente na região.
hynek, em outro tópico li que a turbina de seu land rover "constipou-se": seria o mesmo problema?
agradeço muito sua atenção e forte abraço a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

ancco,
há sempre alguma passagem do combustível para o óleo do motor. depende do desgaste dos anéis de vedação dos pistões. por isso recomenda-se uma mudança de óleo com metade de quilometragem habitual.

a fumaça branca indica a combustão incompleta, em más condições (relação de pressão insuficiente, má função do injector). recomendo testar e corrigir, se possível. não me parece que seja do dano do turbo - a fumaça seria preta. gostava que respondesse alguém mais por dentro do assunto.

a "constipação" do meu turbo teve origem numa rotura do tubo de admissão de ar e consequente aspiração do ar não filtrado. este problema não piorou e manifesta-se através da fumaça preta quando o turbo está entrar em funcionamento (arranca ligeiramente mais tarde do que devia). com uso do ov este problema melhorou, o arranque é mais rápido (será melhor lubrificado?). quando o motor trabalha acima destas rotações, está tudo ok.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

zeppelin
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 27, 2006 9:40 pm

Dúvida

Mensagem por zeppelin »

olá a todos,

apesar de este ser o meu 1º post já faz + ou - uns 15 dias que ando a aprender aqui no forúm.

a minha dúvida é a seguinte:

se um motor (no meu caso land rover freelander 2.0 di) aguentar bem uma mistura 40% diesel, 60%ov (novo) e 1 litro de òleo 2 tempos sem "engasgar" valerá a pena aquecer o ov?

faz 4 dias que fiz a mistura e enchi o depósito. até ao momento a únicas coisas que notei foram:
ligeiro aumento de potência,
menos fumo preto (o meu free faz um bocadinho pq está chipado)
um ligeiro cheiro a fritos

agradeço o vosso comentário,

cumprimentos

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá zeppelin, bem vindo ao forum!
é sempre agradável ver um novo membro que tira algum tempo para estudar a matéria antes de colocar as suas duvidas. um exemplo a seguir!
relativamente ás tuas questões:
1º aquecer o ov é um processo sempre recomendado, pois vai prolongar a vida da bomba de injecção, embora não imprescindivel para misturas moderadas, o que me leva à 2ª questão:
2º 60% agora que o outono está a chegar e sem a adição de gasolina parece-me um cadito a mais (presumo que tenhas uma bomba em linha, de qq maneira). atenção à questão do entupimento do filtro.
saúde da boa!

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

e já agora 0.5l de oleo a 2t chega.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm

Re: Dúvida

Mensagem por TOZEVE »

zeppelin Escreveu:olá a todos,

apesar de este ser o meu 1º post já faz + ou - uns 15 dias que ando a aprender aqui no forúm.

se um motor (no meu caso land rover freelander 2.0 di) aguentar bem uma mistura 40% diesel, 60%ov (novo) e 1 litro de òleo 2 tempos sem "engasgar" valerá a pena aquecer o ov?

faz 4 dias que fiz a mistura e enchi o depósito. até ao momento a únicas coisas que notei foram:

cumprimentos

boas zé

bem vindo

segundo sei esse é o motor dos primeiros free e se assim for é uma bomba rotativa bosch.

se fores ao forumlandrover.org já podes encontrar alguns free tambem a meter oleo , acho que estão a + - 50% até agora sem problemas.
é um forum land rover mas lá tambem se pode encontrar alguma informação em geral para todos nós, no que diz respeito ao ov.

cumprimentos
toze
[email protected]

jorge martins
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta set 28, 2006 9:27 pm

Óleo vegetal nos motores dá problemas

Mensagem por jorge martins »

é perigoso levar as pessoas a pensar que usar óleo vegetal nos motores é inóquo, porque não é: já repararam nas incrustações negras que aparecem nas fritadeiras quando a temperatura aumenta muito? essas incrustações vão ser formadas dentro da câmara de combustão dos vossos motores quando usam óleo, pois as temperaturas de combustão são bastante superiores às que se obtêm nas fritadeiras... ao fim de 10 ou 20 mil km todo o espaço da câmara de combustão fica cheio destas incrustações e depois... o motor parte. isso se antes as incrustações não entupirem os injectores e o motor deixar de andar...

não tem sentido dizer-se que rudolf diesel usou óleo vegetal para os seus motores. otto usou alguns combustíveis com índice de octano inferior a 60 e ninguém me vem dizer que esse combustível é que é bom para os motores... diesel usou o óleo vegetal porque era o único combustível que dispunha para funcionar com ignição por compressão.

já agora, porque chamam petrodiesel ao gasóleo? em português diz-se gasóleo... uma outra dica: usem biodiesel, esse sim, um combustível inoquo para os motores.

faria
Membro
Membro
Registado: quinta jun 29, 2006 4:35 pm

Mensagem por faria »

boas,
não querendo contradizer a sua afirmação, conheço motores com 100.000km de ov...

abrraço

TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por TOZEVE »

boas jorge

"é perigoso levar as pessoas a pensar que usar óleo vegetal nos motores é inóquo"

não é bem assim , existem varios casos em que funciona muito bem e ainda ninguem veio dizer que avariou o motor por causa do oleo.
no entanto temos esperança que isto venha a acontecer para podermos ver o que falha e assim poder resolver estes problemas que ainda não existem mas vão aparecer.

o meu já tem mais de 20kkm e ainda não partiu.
o biodiesel sim acho que é adaptar o combustivel aos motores e nesse casso tem normalmente melhores resultados.
no entanto muitos de nós apesar de respeitarmos a teoria de que sem duvida é a mais certa(a do biodiesel)... tambem queremos evoluir noutro sentido que é adaptar os motores para o oleo mesmo.
só para sermos diferentes , e não para sermos melhores.

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

jorge martins antes de mais bem vindo.
depois vamos por partes:
<é perigoso levar as pessoas a pensar que usar óleo vegetal nos motores é inóquo>
neste forum nunca ninguem levou as pessoas a pensar isso nem nunca foi dito aqui q se podia andar a ovd sem mais nada q n fazia problema.
por isso dizemos sempre para fazer mistura de ov, gasoleo , gasolina e oleo 2t depois vai ao criterio de cada um.

<já agora, porque chamam petrodiesel ao gasóleo?>
existe q chame isso devido a este forum ser o melhor q existe a nivel mundial em lingua portuguesa , e por isso termos muitas pessoas do outro lado do atlantico neste forum,e o portugues de lá ser diferente.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

A4Novato
Membro
Membro
Registado: terça set 26, 2006 11:06 pm

Mensagem por A4Novato »

zeppelin
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 27, 2006 9:40 pm

Re: Dúvida

Mensagem por zeppelin »

tozerrvm Escreveu:
zeppelin Escreveu:olá a todos,

cumprimentos

boas zé

bem vindo

segundo sei esse é o motor dos primeiros free e se assim for é uma bomba rotativa bosch.

se fores ao forumlandrover.org já podes encontrar alguns free tambem a meter oleo , acho que estão a + - 50% até agora sem problemas.
é um forum land rover mas lá tambem se pode encontrar alguma informação em geral para todos nós, no que diz respeito ao ov.

cumprimentos
toze
[email protected]
viva tozerrvm,

agradeço os teus votos de boas vindas.

conheço o forumlandrover e consulto-o regularmente, aliás tenho poucos posts lá porque há uns tempos o site teve um problema técnico e apagou acidentamente muitas mensagens. foi através do forumlandrover.org que conheci este.

em relação ao motor do meu freelander 2,0 di e segundo o que consta no auto-data é bomba bosch sim, daí o facto de ter começado a pensar usar ov.

cumps oleosos

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

jorge martins,

se procurares um pouco na net, encontras muitos testemunhos do contrário que tu afirmas. há, na alemanha, aprox. 30.000 carros que andam a ov (compra visão de ontem, há lá um artigo sobre ov). há autocarros de transportes públicos movidos a ov, alguns com 500.000 km. por isso investiga e não tentes espalhar pânico antes de saberes o suficiente.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Re: Óleo vegetal nos motores dá problemas

Mensagem por Fry »

jorge martins Escreveu:é perigoso levar as pessoas a pensar que usar óleo vegetal nos motores é inóquo, porque não é: já repararam nas incrustações negras que aparecem nas fritadeiras quando a temperatura aumenta muito? essas incrustações vão ser formadas dentro da câmara de combustão dos vossos motores quando usam óleo, pois as temperaturas de combustão são bastante superiores às que se obtêm nas fritadeiras... ao fim de 10 ou 20 mil km todo o espaço da câmara de combustão fica cheio destas incrustações e depois... o motor parte. isso se antes as incrustações não entupirem os injectores e o motor deixar de andar...

não tem sentido dizer-se que rudolf diesel usou óleo vegetal para os seus motores. otto usou alguns combustíveis com índice de octano inferior a 60 e ninguém me vem dizer que esse combustível é que é bom para os motores... diesel usou o óleo vegetal porque era o único combustível que dispunha para funcionar com ignição por compressão.

já agora, porque chamam petrodiesel ao gasóleo? em português diz-se gasóleo... uma outra dica: usem biodiesel, esse sim, um combustível inoquo para os motores.
epa ...... vem para o nosso cantinho do biodiesel partilhar experiencias e opiniões, mas não entres em polémiccas com os meninos do ovd deixa lá andar quem quer
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por TOZEVE »

boas

isto parece a historia das religioes, cada um acredita na sua e é fiel até aparecer alguem que prove o contrario.

agora muito importante é ouvir os outros e respeitar as diferenças, as vezes não queremos ir por um caminho que sabemos que existe mas um dia podemos ter que vir a passar nele, por isso opinioes diferentes e criticas podem sempre vir a ser muito uteis se as soubermos aproveitar.

cumprimentos
toze

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”