Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

pois é verdade serges, mas eu disse lá que não sabia como fazer o copy/past da folha de cálculo para aqui. tentei fazê-lo mas no resultado final ficava tudo ao molho. assim como também ainda não consegui colar imagens (melhor dizendo, ainda não percebi como).
como também escrevi no texto, peço desculpa pelo tamanho desmesurado que o meu post anterior assumiu.
(ainda estou esperançosamente à espera que desmintam as minhas contas...)
DJGH

srg
Membro
Membro
Registado: terça jan 15, 2008 4:06 pm

Mensagem por srg »

ano mw/ano -total inst.-tarifa €/kwh
1 ao 2 -10,00 -10,000 -0,65
2 ao 3 -12,00 -22,000 -0,65
3 ao 4 -14,40 -36,400 -0,65
4 ao 5 -17,28 -53,680 -0,65
5 ao 6 -20,74 -74,416 -0,65
6 ao 7 -24,88 -99,299 -0,36
7 ao 8 -29,86 -129,159 -0,26
8 ao 9 -35,83 -164,991 -0,13
9 ao 10 -43,00 -207,989 -0
10 ao 11 -51,60 -259,587 -0
11 ao 12 -61,92 -321,504 -0
12 ao 13 -74,30 -395,805 -0
13 ao 14 -89,16 -484,966 -0
14 ao 15 -106,99 -591,959 -0
15 ao 16 -128,39 -720,351 -0

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

pela minha interpretação ao dl, concluo que ao 21.º escalão (de 10mw + crescimento 20% anualmente) a tarifa é 0,00€.

interpreto também, que a tarifa é definida que acordo com a potencia acumulada e instalada, logo nono ano ela atingirá (no cenário mais desfavorável) 207.99 mw e cai no vigésimo escalão desconto de 100% a 0,65 €/ kwh, logo 0,00 € kwh.

interpreto também no artigo 11 ponto n.º 3 que no 6º ano (dia 1 janeiro desse ano) será definida a tarifa para os próximos 10 anos, nos piores dos cenários atinge 10 escalões 55% desconto, logo a tarifa será 0,36€/ kwh, por dês anos (6.º ao 15.º ano).

è a minha interpretação…

aguardo comentários do fórum sobre a minha interpretação do referido dl

marcoalexandre
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 26, 2008 10:03 am

Mensagem por marcoalexandre »

a minha interpretação é a seguinte:

1 ao 2 -10,00 -0,65
2 ao 3 -12,00 -0,65
3 ao 4 -14,40 -0,65
4 ao 5 -17,28 -0,65
5 ao 6 -20,74 -0,65
6 ao 7 -24,88 -0,591
7 ao 8 -29,86 -0,591
8 ao 9 -35,83 -0,565
9 ao 10 -43,00 -0,542
10 ao 11 -51,60 -0,52
11 ao 12 -61,92 -0,5
12 ao 13 -74,30 -0,481
13 ao 14 -89,16 -0,464
14 ao 15 -106,99 -0,433
15 ao 16 -128,39 -0,406
17 por ai em diante será o preço praticado pela venda de energia do sep (regime geral).

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

a potencia é definida tendo em conta a potência total instalada a nivel nacional nesse ano.
julgo que é isso que diz o dl?????????????????????????????????????????

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

srg Escreveu:a potencia é definida tendo em conta a potência total instalada a nivel nacional nesse ano.
julgo que é isso que diz o dl?????????????????????????????????????????

olá, como estava um duplo post apaguei um, obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Matovic
Membro
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 10:02 pm

Mensagem por Matovic »

meus caros

as contas que fiz estão no ficheiro em anexo... penso que não me enganei, mas confirmem por favor se as mesmas se encontram correctas...

eu penso, com base na simulação que efectuei, que muitos cenários irão ocorrer...

a) ou a legislação muda daqui a uns anos, por forma a tornar rentável a quem queira investir na microgeração daqui a 5/10 anos;
b) ou a energia irá subir substancialmente o seu preço, dado que a opção de remuneração do regime geral passa a ser actractiva... estou convicto de que daqui a 9/10 (período mais critico da actual legislação) a energia já andará pelos 0,25€ senão mais... daí que até os sistemas off-grid para autoconsumo poderão tornar-se interessantes... e daqui a 10 anos, os preços dos equipamento terão tendência para baixar consideravelmente...

portanto, quanto a mim, não terei o minimo receio em investir este ano ou em anos vindouros, numa instalação de microgeração. mas como se costuma dizer, "o futuro a deus pertence"...

cumprimentos,
matovic
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

parece ser uma unanimidade que a aquisição dos painéis é praticamente inviável, ou o retorno muito demorado.

pesquisando na net, deparei-me com produtores usando motores pequenos movimentando motores maiores para injeção de ee na rede.

confiram aqui:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =20&t=6293

coloquem sua opinião por lá, pois pelo que vi, o consumo de energia é bem inferior à ee produzida. se calhar, vai dar renda para todos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

matovic Escreveu:meus caros

as contas que fiz estão no ficheiro em anexo... penso que não me enganei, mas confirmem por favor se as mesmas se encontram correctas...

eu penso, com base na simulação que efectuei, que muitos cenários irão ocorrer...

a) ou a legislação muda daqui a uns anos, por forma a tornar rentável a quem queira investir na microgeração daqui a 5/10 anos;
b) ou a energia irá subir substancialmente o seu preço, dado que a opção de remuneração do regime geral passa a ser actractiva... estou convicto de que daqui a 9/10 (período mais critico da actual legislação) a energia já andará pelos 0,25€ senão mais... daí que até os sistemas off-grid para autoconsumo poderão tornar-se interessantes... e daqui a 10 anos, os preços dos equipamento terão tendência para baixar consideravelmente...

portanto, quanto a mim, não terei o minimo receio em investir este ano ou em anos vindouros, numa instalação de microgeração. mas como se costuma dizer, "o futuro a deus pertence"...

cumprimentos,
matovic
e estou em desacordo pelo seguinte:
1. a tarifa é definida pela potência acumulada e a nível nacional, que no nono ano é de 0,00€;
2. no sexto ano é definida a taxa para 10 anos, e não actualizada ano a ano (sem lógica), se assim fosse no nono ano de vida da instalação estava a dar a custo zero a energia que produz;

isto segundo o artigo n.º 11 do d.l. em discussão

Matovic
Membro
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 10:02 pm

Mensagem por Matovic »

srg Escreveu:

cumprimentos,
matovic
1. a tarifa é definida pela potência acumulada e a nível nacional, que no nono ano é de 0,00€;
2. no sexto ano é definida a taxa para 10 anos, e não actualizada ano a ano (sem lógica), se assim fosse no nono ano de vida da instalação estava a dar a custo zero a energia que produz;

relativamente ao ponto 1, peço-lhe que veja atentamente o documento que apresento, pois em nenhum ano existe um valor de 0,00€.

relativamente ao ponto 2, "após o período de 5 anos previsto no n.º 1 e durante o período adicional de 10 anos, aplica -se à instalação de micro produção, anualmente, a tarifa única correspondente à que seja aplicável, no dia 1 de janeiro desse ano, às novas instalações que sejam equivalentes" (ver dl n.º 363/2007).

nota: não esquecer que o desconto de 5% é aplicado sempre sobre o valor da tarifa anterior. é diferente de acumular 5% + 5% + 5%, etc...

espero ter esclarecido, e peço-vos que vejam novamente se as minhas contas estão certas... eu penso que sim... mas...

cumprimentos,
matovic

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

matovic Escreveu:
srg Escreveu:

cumprimentos,
matovic

relativamente ao ponto 1, peço-lhe que veja atentamente o documento que apresento, pois em nenhum ano existe um valor de 0,00€.

relativamente ao ponto 2, "após o período de 5 anos previsto no n.º 1 e durante o período adicional de 10 anos, aplica -se à instalação de micro produção, anualmente, a tarifa única correspondente à que seja aplicável, no dia 1 de janeiro desse ano, às novas instalações que sejam equivalentes" (ver dl n.º 363/2007).

nota: não esquecer que o desconto de 5% é aplicado sempre sobre o valor da tarifa anterior. é diferente de acumular 5% + 5% + 5%, etc...

espero ter esclarecido, e peço-vos que vejam novamente se as minhas contas estão certas... eu penso que sim... mas...

cumprimentos,
matovic
não me referia ao seu documento, mas sim á lei, intrepreto-a da seguinte forma:
a tarifa é definida tendo em conta a potencia total instalada no dia 1 de janeiro de cada ano logo pelas minhas contas no ano 9 atinge 207,99 mw, logo o escalão 21 que dá 0,00€.
também interpreto que a tarifa é definida no sexto ano para os 10 seguintes anos, sempre a mesma, que pelas minhas contas dá 0,357€.
è a minha interpretação, corrijam-me no que estiver errado,
aguardo outras teorias….

chipemulator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 11, 2008 8:06 pm

Mensagem por chipemulator »

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

chipemulator Escreveu:novidades fresquinhas eh eh

h**p://www.renovaveisnahora.pt/c/document_libr ... e-1301.pdf

não existe nenhuma necessidade de substituir o http:// por h**p://

o que o regulamento restringe são vendedores que vem ao forum para tentar criar um canal de venda de seus produtos.

a citação de sites é permitida. pois entendemos serem essas citações informações de user para user, sem objetivo comercial.

substituir letras por ** é pratica desnecessária, pois obriga ao user ter que completar a palavra, que, se não tivesse de faze-lo, clicaria no link automaticamente.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

chipemulator Escreveu:novidades fresquinhas eh eh

h**p://www.renovaveisnahora.pt/c/document_libr ... e-1301.pdf
este documento é oficial??????????????

encarnado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 07, 2008 1:06 am

Mensagem por encarnado »

8 – equipamentos tipo o srm disponibilizará a lista de “equipamentos tipo” a instalar na unidade de microprodução de acordo com informação facultada pela dgeg, entidade à qual deverá ser apresentado, comprovativo da devida homologação, pelos respectivos fabricantes e ou fornecedores.
isto quererá dizer que ainda vão fazer uma lista dos paineis e equipamento que se poderá usar para a microprodução??
Pesquisando energias alternativas...

juputz
Membro
Membro
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm

Mensagem por juputz »

> chipemulator escreveu:
> novidades fresquinhas eh eh

> h**p://www.renovaveisnahora.pt/c/document_libr ... e-1301.pdf

ola,

sou novo neste forum e acho muito interessante. em primeiro lugar desculpem o meu portugues, eu sou alemäo.

como voces chegaram ao este site novo, se eu vou ao http://www.renovaveisnahora.pt só me apareçe uma pagina em obras? quer dizer que esta pagina ainda não e official?

eu no começo percebi que o valor pago depois das primeiro 5 anos é o valor que nesta data e actual para os proximos 10 anos e sempre igual, mas pareçe que não é assim.
sendo assim acho na gráfica no ponto 3.1.3 também há um error, porque aqui eles fazem as contas como se fosse 10 mw em cada ano sem pensar nos 20 % aumento em cada ano, ou estou a ver alguma coisa enganando. se contamos com estes 20 % acho que mesmo não vale a pena.

em anexo as minhas contas para mem martins sem os 20 % para os 15 anos se alguem estivesse interessado

alguem aqui já sabe se temos que pagar irs e iva sobre o valor que ganhamos, eu estive umas semanas atrás nas finanças de sintra e ninguem sabia de nada.

cumprimentos

jürgen

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

srg
Membro
Membro

Mensagem por srg »

já foi publicado o guia de certificação de unidades de microprodução.
a tarifa no cenário mais desfavorável a partir do 11º ano é ao preço de custo o que é desmotivador.
comentários.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

para complementar a informação do "srg" informo que o referido guia está disponível para consulta e download no site da dgeg (http://www.dgge.pt) nas áreas sectoriais / energia eléctrica / microprodução. aconselho vivamente a sua leitura.
quanto à projecção da remuneração que está plasmada nesse guia, vem acabar com as nossas especulações. está previsto que, se as cotas anuais disponibilizadas forem todas preenchidas (muito optimista) o valor da remuneração no 6º ano é de 0,41 €/kwh injectado. isto confirma as informações dadas que uma instalação de microprodução que custe na ordem dos 20.000 € (iva's incluídos) amortiza no 7º ano. o problema é que a tarifa continua a decrescer a bom ritmo, atingindo o actual preço de custo (0,107 €/kwh) no 12º ano (antes de a instalação entrar na universidade ), mas na prática vai atingir o preço de custo mais cedo porque a energia irá subir de preço obviamente, e existe uma notinha em rodapé que informa que "a tarifa do regime bonificado não poderá ser inferior á tarifa do regime geral".

em resumo:

a unidade de microprodução amortiza em 7 anos (+/- se custar 20.000 €);
no 6º ano a tarifa bonificada é na pior das hipóteses 0,41 €/kwh, mas na prática não acredito que haja uma adesão em massa a este projecto, ou seja, que existam ao fim de 5 anos 22.500 instalações (74,42 mw), é muita fruta, portanto a tarifa não vai caír tanto porque deixa de haver interesse nos potênciais microprodutores;
assim que a tarifa atinja o valor do regime geral, ou ao fim dos 15 anos, a unidade de microprodução estará a produzir para o consumo do proprietário (venda ao preço de compra), ou seja, entre 400 a 450 kwh/mês, o que acabo por achar interessante (já amortizei, ganhei mais qualquer coisa nos restantes 8 anos de exploração, e depois é poupança), pelo menos é melhor que ter os €'s no banco

prevejo (na minha bola de cristal) que daqui a 5/6 anos saia nova legislação que altere as condições para as novas instalações. não é admissível que estas instalações terminem daqui a 5/6 anos porque a remuneração deixou de interessar por já não amortizar o investimento em tempo útil. vai ter de existir condições para novas instalações de microprodução, não ao ritmo que se prevê nestes primeiros anos, mas a outro mais comedido. ou sobem as tarifas da altura, ou prolongam o tempo de remuneração garantida ou diminuem a cota anual de potência disponivel, mas as instalações de microprodução terão de continuar a ser feitas.

opiniões?

ah! amanhã, 2 de abril, pelas 12h00 irá abrir o registo da microprodução (srm), no site http://www.renovaveisnahora.pt, dizem eles
DJGH

Red_Soul
Membro
Membro
Registado: segunda fev 11, 2008 4:17 pm

Mensagem por Red_Soul »

a quem já experimentou registar-se como produtor, como é que fizeram, já que eles pedem um username e password??

quem irá registar os produtores e a instalação de microprodução são as empresas instaladoras certo?

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

red_soul, não vale colocar o mesmo post em tópicos diferentes.
a resposta está no outro tópico.
DJGH

Responder

Voltar para “Micro-Produção”