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Re: Aquecimento do combustível
Enviado: domingo ago 03, 2008 7:48 pm
por jmal
klinzter Escreveu:jmal Escreveu:aconselho mesmo um fusível, seja no esquema ou aplicação que seja, sempre um fusível, esse fio por exemplo pode ficar incandescente e provocar um incêndio.
segurança acima de tudo.
isso só é válido para acima de 5a...
não é bem assim klinzter, até os telemóveis que consomem alguns miliamperes têm um fusível na entrada de corrente.
imagina o seguinte, essa resistência consome 5-6 amperes, mas se houver um curto-circuito passam lá dezenas de amperes e vai arder tudo, e como estamos aqui a divulgar informação que é vista por muita gente, convém sempre realçar os pontos que interessam à segurança.
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: domingo ago 03, 2008 9:09 pm
por klinzter
eu não digo que não, também depende as infraestruturas montadas.
porvezes, numa situação improvisada, é que muitas vezes faço, mas obrigado sim em colocar um fusível em condições.
o fio que estou a falar têm o mesmo diâmetro de um cabelo...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: domingo ago 03, 2008 9:47 pm
por visitante
vivam ...
numa situação de recurso (emergencia) ou em ensaios até é entendivel que se recorra a um fio de arame para desempenhar as funções de fusivel..mas pelo custo de um porta-fusivel e fusiveis acho injustificavel que não seja aplicado..
abraços
[***************]
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: domingo ago 03, 2008 9:54 pm
por visitante
vivam ...
flamingo Escreveu:

o aspeto final, mais disfarçado do que estava antes. os vermelhos das resistencias dos injetores é que não da para evitar.
...
flamingo..com a tua capacidade de improvisar/adaptar com toda a certeza conseguirás colocar nesse motor uma cobertura do 1.9 tdi..já que a configuração dos motores é muito semelhante..e aí ficas com tudo tapadinho..
abraços
[***************]
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: segunda ago 04, 2008 12:21 am
por Flamingo
klinzter Escreveu:
o fusível que tens ai é de avontade de 30a
não estavas com ideias de 6a?
eu segui o teu conselho mas secalhar exagerei. são 3 filamentos de um desses fios finos, só que neste caso o fio era mesmo de eletricidade auto, e apercebi-me que os filamentos são ligeiramente mais grossos. mas também tenho medo de colocar fino demais, aquecer e acontecer o que diz o jmal
o porta-fusiveis está lá, como é para expermentar quero apenas algo que desenrasque. só isso mais nada
a ideia da tampa do 1.9 já existe por aqui à muito tempo, nem eu ia deixar de a expermentar. como tenho um colega que tem um golf 1.9, entretanto expermento, mas primeiro quero testar o funcionamento do charuto...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: segunda ago 04, 2008 1:22 am
por klinzter
eu segui o teu conselho mas secalhar exagerei. são 3 filamentos de um desses fios finos, só que neste caso o fio era mesmo de eletricidade auto, e apercebi-me que os filamentos são ligeiramente mais grossos. mas também tenho medo de colocar fino demais, aquecer e acontecer o que diz o jmal
o que jmal disse está correcto, quanto ao filamento basta um, isto porque, assim que ultrapassar os 5-7a ele quebra devido ao fluxo de corrente
um exemplo:
se tens um circuito de potência para 60a, e se a cablagem só suportar os 50a (incluindo o fusível de 50a) claro que ai o fusível não vai fazer nada devido à infraestrutura não aguentar os 60a, começa tudo a aquecer e possivelmente incêndio
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: segunda ago 04, 2008 1:25 am
por Flamingo
vou alterar, e seguir as vossas orientações...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: segunda ago 04, 2008 1:32 am
por Njay
klinzter Escreveu:se tens um circuito de potência para 60a, e se a cablagem só suportar os 50a (incluindo o fusível de 50a) claro que ai o fusível não vai fazer nada devido à infraestrutura não aguentar os 60a, começa tudo a aquecer e possivelmente incêndio
exactamente, num circuito eléctrico o
fusível tem sempre que ser o ponto mais fraco do circuito!
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: segunda ago 04, 2008 1:36 am
por klinzter
njay Escreveu:klinzter Escreveu:se tens um circuito de potência para 60a, e se a cablagem só suportar os 50a (incluindo o fusível de 50a) claro que ai o fusível não vai fazer nada devido à infraestrutura não aguentar os 60a, começa tudo a aquecer e possivelmente incêndio
exactamente, num circuito eléctrico o
fusível tem sempre que ser o ponto mais fraco do circuito!
claro, o fusível no ponto mais fraco (no início do circuito), e a infraestrutura (cablagem) ser superior.
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quarta ago 06, 2008 1:27 am
por Flamingo
sobre o charuto já há resultados, mas... nada positivos...
ontem à tarde cheguei a casa e com o motor a trabalhar liguei o charuto. mantive-me de alerta no motor para prevenir algum acidente, e como estive fora do carro não me apercebi se alguma vez tinha sido atinjida a temperatura dos 75º,... uma vez que o indicador luminoso está lá dentro.
hoje de manhã coloquei o motor em marcha, e nos 11 minutos que durou a viagem até ao emprego a luz não apagou, sinónimo de que a temperatura não foi atinjida em todo esse tempo. (também ando só a diesel neste momento)
comclusão: a potencia da resistencia não é suficiente!!!
dou completa razão ao red-baron e aos cálculos que aqui apresentou, nunca duvidei deles, mas a ansiedade na experiência era grande e também não consegui fio de cromo-niquel mais grosso...
as melhorias podem passar por encurtar o comprimento daquela, com isso consigo aumentar a sua potência. mas em lugar disso, eu pretendia mesmo era aumentar a potencia dela engrossando a sua espessura, porque dessa forma mantinha o mesmo comprimento de permuta. novos testes/experiencias serão feitos no sentido de conseguir melhores resultados. no entanto, se algum user tiver alguma ideia para melhorar o que fiz sem modificar muito a parte fisica... que post aqui. eu vou lendo, comentando e perguntando se existir alguma duvida.
para já estou a pensar numa espécie de corda, juntar varios fios mais finos, torcer, e medir o que se consegue desse jeito...
um abraço...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quarta ago 06, 2008 12:09 pm
por RED BARON
flamingo...
o que se ouve esquece, o que se vê relembra-se, e o que se faz fica para toda a vida. por isso o meu acordo em experimentar tudo o que se puder de modo a compreender melhor como as coisas funcionam, a isto eu chamo fazer as coisas com gosto e dedicação, dá-nos experiência e proporciona bons momentos de entusiasmo, por vezes vem a desilusão no final, e mesmo esta serve para diferenciar os que alcançam e os que nunca chegam a lado nenhum....
se eu te contasse quantas vezes isto me aconteceu ias ficar de boca aberta, portanto... parabéns pelo espirito inventivo e prático, não preciso repetir que me identifico com esse mesmo espirito...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quarta ago 06, 2008 2:00 pm
por hynek
red baron Escreveu:flamingo...
o que se ouve esquece, o que se vê relembra-se, e o que se faz fica para toda a vida. por isso o meu acordo em experimentar tudo o que se puder de modo a compreender melhor como as coisas funcionam, a isto eu chamo fazer as coisas com gosto e dedicação, dá-nos experiência e proporciona bons momentos de entusiasmo, por vezes vem a desilusão no final, e mesmo esta serve para diferenciar os que alcançam e os que nunca chegam a lado nenhum....
se eu te contasse quantas vezes isto me aconteceu ias ficar de boca aberta, portanto... parabéns pelo espirito inventivo e prático, não preciso repetir que me identifico com esse mesmo espirito...
pois, só não sabe quem não faz....
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quinta ago 07, 2008 9:22 pm
por Flamingo
nem tudo pode correr como queremos, e disso eu estou consciente...
mais no inverno dediquei algum tempo a ler e observar algumas das experiencias feitas pelos users mais antigos deste forum, e vi as dificuldades com que se depararam nas diversas ideias e tentativas que tiveram. como tal, o facto dos resultados do charuto não aparecerem como esperado, (que até já estava à espera) não é nada quando comparado com esses tempos mais antigos.
como o carro em que as experiencias decorrem é a viatura do dia a dia, torna-se um pouco mais complicado alterar, modificar, etc... mas isto não fica por aqui...
por agora deixo aqui um pequeno pedido de ajuda:
se algém souber onde posssa arranjar fio de cromo-niquel com espessura superior a 2 mm agradecia que me comunicasse por mp e me arranjasse o contacto da firma. onde tenho comprado não arranjam mais grosso...
mais novidades em principio para o inicio da prox semana...
um abraço
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quinta ago 07, 2008 11:33 pm
por visitante
vivam ...
flamingo..estou convicto de que o conceito do "charuto" teoricamente está certo e vai funcionar..mas acho que estás a ir ao contrario quando pretendes alcançar o objectivo pela aplicação de arame mais grosso..e explico o porquê desta minha assunção..se para o aquecimento dos tubos de injectores arame com 0,6 mm com o comprimento de cerca de 1,40m que depois de aplicado exteriormente dando cerca de 18 espiras se conseguem alcançar temperaturas da ordem dos 135º em questão de segundos..porque não haverá o mesmo tipo de arame resultar para um aquecimento feito directamente ?..
é certo que o caudal de combustivel a aquecer é bastante superior..mas tambem é certo que não tem de aquecer por via indirecta..
só voltarei ao "activo" lá para o dia 18..e se por essa altura ainda quiseres mesmo..caso não o tenhas conseguido entretanto..irei a uma casa em faro que fabrica resistencias e se tiverem fica seguro que chegará ás tuas mãos..
abraços
[***************]
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: sexta ago 08, 2008 12:43 am
por Njay
curto-circuita algumas das espiras, igualmente espaçadas (queres baixar a resistência para aumentar a potência, certo?).
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: sexta ago 08, 2008 7:20 pm
por Flamingo
[***************] Escreveu:vivam ...
flamingo..estou convicto de que o conceito do "charuto" teoricamente está certo e vai funcionar..mas acho que estás a ir ao contrario quando pretendes alcançar o objectivo pela aplicação de arame mais grosso..e explico o porquê desta minha assunção..se para o aquecimento dos tubos de injectores arame com 0,6 mm com o comprimento de cerca de 1,40m que depois de aplicado exteriormente dando cerca de 18 espiras se conseguem alcançar temperaturas da ordem dos 135º em questão de segundos..porque não haverá o mesmo tipo de arame resultar para um aquecimento feito directamente ?..
é certo que o caudal de combustivel a aquecer é bastante superior..mas tambem é certo que não tem de aquecer por via indirecta..
só voltarei ao "activo" lá para o dia 18..e se por essa altura ainda quiseres mesmo..caso não o tenhas conseguido entretanto..irei a uma casa em faro que fabrica resistencias e se tiverem fica seguro que chegará ás tuas mãos..
abraços
[***************]
penso que o facto da resistência estar mergulhada no combustivel, isso só por si talvez seja o suficiente para impedir o progresso da temperatura de forma mais facil e rápida...
njay Escreveu:curto-circuita algumas das espiras, igualmente espaçadas (queres baixar a resistência para aumentar a potência, certo?).
se bem eu entendi, seria para encostar algumas espiras umas às outras. será isso?
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: sábado dez 06, 2008 7:17 pm
por Flamingo
boas...
a saga do "charuto" continua...
hoje, com um pouco mais de tempo... e vontade..., resolvi efetuar uma medição de temperatura no exterior do charuto com o motor a trabalhar. eis os resultados:

depois do motor ter estado em marcha mas parado à cerca de 1 hora.

com o motor em marcha e o aquecimento ligado durante 20 minutos.

...34 minutos passados, e daqui não subiu mais.

indicação da temperatura do motor no painel ao fim dos tais 34 minutos.
foi construída uma nova resistência com 4 fios de 0,85 mm torcidos uns nos outros. depois de torcidos, o "cabo" resultante ficou com 2,8 metros de comprimento. feita a resistência tendo utilizado um varão metálico de 5,5 milimetros, (a intenção era 5 milimetros mas não tinha aqui nada dessa medida) o resultado foi o seguinte:

comprimento da resistência com as espiras mesmo encostadas umas nas outras.

indicação do amperímetro do carregador.

aqui se pode ver ligada e a indicação do amperímetro do carregador.
mas experiências e resultados obtidos serão aqui postados...
um abraço...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quinta dez 11, 2008 11:26 pm
por Flamingo
recentemente fui a uma outra casa de resistências que um eletricista me indicou aqui na região, e lá consegui arranjar fio de cromo-niquel mais grosso que o que havia conseguido até aqui.
no dito "charuto" que tenho montado na minha carrinha, neste momento o ov não estará a atinjir a temperatura ideal de funcionamento antes da bi com a resistencia que tem, com fio de 1,8 mm que se encontra descrita aqui mais atrás. no entando nesta ultima casa arranjei de 2 e de 3 mm.
em breve haverá construção de mais uma ou duas resistencias que serão levadas a teste, mas a montagen no motor para testes só mais daqui a uns 15 dias.
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quarta jan 07, 2009 10:55 pm
por Flamingo
[***************] Escreveu:vivam ...
flamingo..creio já te ter dito anteriormente mas poderá ter-te passado despercebido..é o seguinte : se com um unico arame (cromo-niquel) com cerca de 1,20m de comprimento e 0,6mm de espessura aplicado no exterior de um tubo de injector se consegue uma temperatura da ordem dos 135º em questão de segundos..o mesmo tipo de arame deveria fazer com que o meu "afilhado" (o charuto) atingisse a temperatura que pretendes com uma ainda maior rapidez..junta a isto que dada a menor espessura do arame necessitarás de gastar menos energia para a obtenção do mesmo resultado..
força nisso
abraços
[***************]
boas...
como o assunto nasceu aqui, pretendo continuar a debate-lo também aqui.
fernando, pode acreditar que aquilo que vosê disse na altura não passou despercebido. está neste mesmo tópico, nesta página um pouco mais atrás...
há no entanto um ou dois pormenores do qual é impossivel passar a lado.
nos tubos dos injetores existe esse aquecimento, mas apenas existe a circulação/turbolência do ar a contrariar esse aquecimento. aqui, segundo o meu ponto de vista é um pouco diferente. há uma continuidade de combustivel a circular, que segundo medidas de caudal efetuadas por alguns users ainda é uma quantidade consederável, e no seguimento desses valores de caudal pode estar a haver pouco tempo de permuta (contacto do ov com a fonte de calor)...
há uma outra coisa que não nos podemos esquecer; a resistência está mergulhado no liquido com este constantemente a circular por ela. tenho uma teoria que talvez não se aplique muito aqui,
a água a ferver também apaga uma brasa. por isso estou convencido que para o charuto dar os seus resultados, a temperatura de funcionamento da resistencia terá que ser mais elevada e a zona de contacto com esta terá de ser prolongada. mesmo que seja trabalhada para valores exagerados de aquecimento, penso não haver problema dado existir o termocontacto limitador da temperatura nos 75º.
em breve espero ir novamente à casa com a esperança de que já lá tenham fio de 2,5 mm e recomeçar...
um abraço...
Re: Aquecimento do combustível
Enviado: quarta jan 07, 2009 11:39 pm
por visitante
vivam ...
flamingo..por mim tudo bem..é o teu tempo..o teu material..o teu dinheiro e o teu automovel..mas insisto em que não é pelo aumento do diametro do arame que vais conseguir melhores resultados..muito antes pelo contrario..
abraços
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