Motor de impressora!
-
- Membro
- Registado: domingo mai 03, 2009 2:53 am
Re: Motor de impressora!
viva pessoal dos cataventos,ja tenho catavento a alguns anos ,mas uma nortada a rondar os 50 nots partiu-me o bixo agora vou construir outro mas com alguns leds. ja aprendi algumas coisas no forum com o pessoal e ja arranjei o material nesessario, tinha 2 impresoras e ja tirei os motores 3 normais e 2 de passo . mas agora a minha dificuldade e como vou fixar o rotor da ventoinha no motor ja vi muitos projectos fotos e videos mas nenhum mostra o encaixe ao promenor ke deia pra perceber ...agradecia ai ao pessoal ke ja fez cataventos com motor de impressora ke me explica-se ou mete-se fotos xau e bons ventos ai pro pessoal.....
-
- Membro
- Registado: segunda mar 02, 2009 2:23 pm
sim, a lampada está ligada directo aos fios do gerador.quanto á questao de identificar as bobines (corrija-me se está mal) o motor tem 6 fios e identifiquei que o preto com o vermelho formam 1 par e o azul com o branco formam outro. são estas as bobines que tenho que identificar? junto foto do interior do motor para melhor compreençao. se não estou enganado penso ser um gerador hexafásico logo a rectificação seria feita de um dos modos ilustrados se o que eu escreví até agora estiver correcto surge-me um problema onde fica o capacitor?josenir Escreveu:observei que as medidas foram feitas com o multímetro em corrente alternada, logo se realmente a lâmpada está ligada direto aos fios do gerador (sem usar diodos) está correto. falta identificar as bobinas do motor e usar uma ponte retificadora de diodos e um capacitor, e fazer as medidas em corrente contínua. provavelmente vai consegui pelo menos quatro vezes mais energia do que conseguiu neste primeiro experimento.ctavares Escreveu:boas pessoal!
já construí o aerogerador usando o motor de fotocopiadora. fiz alguns testes com ele ao vento que gostava que dessem a vossa opiniao
medindo volts (usando só 1 par de fios, o motor tem 6) trata-se de uma lampada de 12v 5w
medindo amperes conforme a ilustração da foto(neste caso a pilha é substituida pelo aerogerador)
agradeço qualquer ajuda em electronica pois quero por o meu gerador a produzir energia!...
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm
boas
eu estive a desmontar uma impressora , éla tinha dois motores mas eles so têm quatro fios, não conssigo descobrir quais são os fios que dão energia se alguém me pude-se ajudar agradecia.
cumps
eu estive a desmontar uma impressora , éla tinha dois motores mas eles so têm quatro fios, não conssigo descobrir quais são os fios que dão energia se alguém me pude-se ajudar agradecia.
cumps
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
- Contacto:
sempre sugiro algo muito simples (talvez nem tão técnico): pega o motor, escolhe um par de fios (pode ser qualquer arranjo entre os 4 fios disponíveis), conecta um led nesse par de fios, sem se preocupar com a polaridade. com os dedos, gira o eixo do motor. o led, provavelmente, irá acender. pode girar para o outro lado para ver o efeito (se acende igualmente ou se não acende). depois escolhe outro par de fios (podendo manter um dos dois iniciais), e faz o mesmo processo com o led. é possível que o led acenda apenas com par fixo de fios (que não podem ser combinados entre si). o recomendável é fazer este teste com um voltímetro para ver qual é o par de fios que tem maior voltagem.jsm221 Escreveu:boas
cumps
não sei se é a forma correta, mas é assim que eu faço. e para mim sempre resolveu.
-
- Membro Dedicado
boas
eu já tinha tentado isso , mas foi muito depressa, agora esprimentei com calma e fez-se luz! os dois motores dão , vou fazer uma ventoinha , já esto a fazer as pás com tubos pvc , amanha em principio coloco cá as fotos.
obrigado pela ajuda vergaranunes
cumps
eu já tinha tentado isso , mas foi muito depressa, agora esprimentei com calma e fez-se luz! os dois motores dão , vou fazer uma ventoinha , já esto a fazer as pás com tubos pvc , amanha em principio coloco cá as fotos.
obrigado pela ajuda vergaranunes
cumps
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
desejo sucesso no experimento. esperemos as fotos.
-
- Membro Dedicado
-
- Membro Dedicado
então ficou assim tão mau? como ainda ninguém comentou..
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
jsm221 Escreveu:então ficou assim tão mau? como ainda ninguém comentou..
dá-lhes algum tempo, ainda estão a digerir a coisa.
mas na minha opinião tá excelente, em tempos fiz também uma turbina com tubo de pvc e só morreu na tempestade do ano passado . usei um dínamo de bicicleta, produzia pouca tensão, mas o suficiente para acender uns leds. com esse motor consegues mais alguns volts, agora é testar quantos volts dá com as respectivas pontes rectificadoras.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
de fato, sou um dos que ainda está "digerindo" as imagens. mas vamos lá...
algumas dificuldades que encontrei com projeto semelhante:
- tive dificuldades para fixar a hélice no eixo do motor. usei uma super cola para isso.
- as pás das hélices eram pequenas demais para o peso do giro do motor. tive que fazê-las maiores, ou precisavam de ventos muito fortes.
por ora é isso.
algumas dificuldades que encontrei com projeto semelhante:
- tive dificuldades para fixar a hélice no eixo do motor. usei uma super cola para isso.
- as pás das hélices eram pequenas demais para o peso do giro do motor. tive que fazê-las maiores, ou precisavam de ventos muito fortes.
por ora é isso.
-
- Membro Dedicado
boas
amanhã ou assim devo começar as fazer a estrutura.
cumps
amanhã ou assim devo começar as fazer a estrutura.
cumps
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
amigo folgo em saber que estás a aplicar aquilo que aprendeste, no fórum. agora só tens que fazer a estrutura o leme e a restante parte eléctrica. vai pondo fotos para todos podermos acompanhar. bom trabalho
-
- Membro Dedicado
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
amigo depois de acabares, começa logo a engendrar outro, de preferencia maior.bom trabalho
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
caros amigos
tenho aqui um enigma misterioso para desvendar:
é o seguinte ; como podem ver pelas fotos,eu rodo ligeiramente o meu motor de impressora
e acendo com toda a facilidade 4 leds em serie com bastante potencia.
de seguida construi uma pequena élice de 3 pás ,mas quando tento testar manualmente
a ventoinha no motor ;.....surpresa;........ não tenho o minimo sinal de energia nos ledes
alguem me pode ou consegue desvendar o mistério?
fico grato
http://images.imagehotel.net/mnskhix9ax.jpg
http://images.imagehotel.net/ihihl14sct.jpg
http://images.imagehotel.net/rd86u5hx5q.jpg
tenho aqui um enigma misterioso para desvendar:
é o seguinte ; como podem ver pelas fotos,eu rodo ligeiramente o meu motor de impressora
e acendo com toda a facilidade 4 leds em serie com bastante potencia.
de seguida construi uma pequena élice de 3 pás ,mas quando tento testar manualmente
a ventoinha no motor ;.....surpresa;........ não tenho o minimo sinal de energia nos ledes
alguem me pode ou consegue desvendar o mistério?
fico grato
http://images.imagehotel.net/mnskhix9ax.jpg
http://images.imagehotel.net/ihihl14sct.jpg
http://images.imagehotel.net/rd86u5hx5q.jpg
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
boas,
jsm221, acho um projecto bem executado
o quê que consegues produzir com esse motor?
quanto ao tiktak, é bastante estranho isso... faz um video disso para mostrar ca à malta
cumps
jsm221, acho um projecto bem executado
o quê que consegues produzir com esse motor?
quanto ao tiktak, é bastante estranho isso... faz um video disso para mostrar ca à malta
cumps
Jorge Barbosa
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm
ok tiktak, vou tentar explicar, isto é perfeitamente normal, acontece que quanto maor a hélice, mais lenta ela é, quanto mais pás a hélice tiver, mais lenta fica, e quanto mais larga, mais lenta também.
quando você roda o eixo do motor com os dedos, você desenvolve uma velocidade muito maior do que se rodasse a hélice já montada com a mão, não da pra testar assim.
pra testar arrume um ventilador bem potente e veja se a hélice desenvolve velocidade com o vento do ventilador, se rodar bem e os leds acenderem, ok pode instalar ao ar livre que vai funcionar, se não rodar, você terá que refazer a pás.
no caso de rodar mas não desenvolver velocidade, é porque você tem muito torque devido ao formato largo das pás, será necessário fazer uma multiplicação usando uma engrenagem maior ligada a pequena engrenagem do eixo do motor, serve a própria que estava no equipamento de onde tirou o motor.
no caso do motor não começar a rodar de jeito nenhum, você terá que aumentar o diâmentro de sua hélice, se mesmo assim não rodar, o problema e o motor que tem muita prisão e não serve pra esta aplicação.
a melhor hélice pra este tipo de brinquedo é com apenas duas pás, começando mais larga próximo ao centro e afinando para as pontas numa razão de 3 para 1. se tiver 6 cm de largura na base termina com 2 na ponta. desta maneira ela começa a girar com ventos mais fracos e desenvolve velocidade conforme o vento aumenta.
comece com pás de no mínimo 60 cm, se ficarem lentas corte um pouquinho da ponta que ela aumenta a velocidade. é necessário ir testando para conseguir o melhor resultado.
quando você roda o eixo do motor com os dedos, você desenvolve uma velocidade muito maior do que se rodasse a hélice já montada com a mão, não da pra testar assim.
pra testar arrume um ventilador bem potente e veja se a hélice desenvolve velocidade com o vento do ventilador, se rodar bem e os leds acenderem, ok pode instalar ao ar livre que vai funcionar, se não rodar, você terá que refazer a pás.
no caso de rodar mas não desenvolver velocidade, é porque você tem muito torque devido ao formato largo das pás, será necessário fazer uma multiplicação usando uma engrenagem maior ligada a pequena engrenagem do eixo do motor, serve a própria que estava no equipamento de onde tirou o motor.
no caso do motor não começar a rodar de jeito nenhum, você terá que aumentar o diâmentro de sua hélice, se mesmo assim não rodar, o problema e o motor que tem muita prisão e não serve pra esta aplicação.
a melhor hélice pra este tipo de brinquedo é com apenas duas pás, começando mais larga próximo ao centro e afinando para as pontas numa razão de 3 para 1. se tiver 6 cm de largura na base termina com 2 na ponta. desta maneira ela começa a girar com ventos mais fracos e desenvolve velocidade conforme o vento aumenta.
comece com pás de no mínimo 60 cm, se ficarem lentas corte um pouquinho da ponta que ela aumenta a velocidade. é necessário ir testando para conseguir o melhor resultado.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
boas,
sera que faz isso, porque nós com os proprios dedos, nao da-mos rotaçao, mas sim fazemos um impulso(logo da mais tensao)...
alguem me corrija se estiver enganado :s
cumps
sera que faz isso, porque nós com os proprios dedos, nao da-mos rotaçao, mas sim fazemos um impulso(logo da mais tensao)...
alguem me corrija se estiver enganado :s
cumps
Jorge Barbosa
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
olá a todos
um grande obrigado a cascavelo pela resposta detalhada e pela sugestão da nova élice.
de facto.não há misterio nenhum na minha experiencia,e jorge_barbosah tem toda a rasão tambem quando afirma que o impulso dado com os dedos é muito superior ao movimento que eu faço com a élice montada.
moral da historia; testei a élice montada no motor e utilizei um berbequim para a fazer rodar
após certa velocidade de rotação os ledes acendem.
e eu que pensava que estava na presença de algum fenomeno sobrenatural!!!!!
vou seguir o conselho de cascavelo sobre a nova élice e depois conto-vos o seguimento
cumps
um grande obrigado a cascavelo pela resposta detalhada e pela sugestão da nova élice.
de facto.não há misterio nenhum na minha experiencia,e jorge_barbosah tem toda a rasão tambem quando afirma que o impulso dado com os dedos é muito superior ao movimento que eu faço com a élice montada.
moral da historia; testei a élice montada no motor e utilizei um berbequim para a fazer rodar
após certa velocidade de rotação os ledes acendem.
e eu que pensava que estava na presença de algum fenomeno sobrenatural!!!!!
vou seguir o conselho de cascavelo sobre a nova élice e depois conto-vos o seguimento
cumps