Motor de impressora!

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

paulogloria
Membro
Membro
Registado: domingo mai 03, 2009 2:53 am

Re: Motor de impressora!

Mensagem por paulogloria »

viva pessoal dos cataventos,ja tenho catavento a alguns anos ,mas uma nortada a rondar os 50 nots partiu-me o bixo agora vou construir outro mas com alguns leds. ja aprendi algumas coisas no forum com o pessoal e ja arranjei o material nesessario, tinha 2 impresoras e ja tirei os motores 3 normais e 2 de passo . mas agora a minha dificuldade e como vou fixar o rotor da ventoinha no motor ja vi muitos projectos fotos e videos mas nenhum mostra o encaixe ao promenor ke deia pra perceber ...agradecia ai ao pessoal ke ja fez cataventos com motor de impressora ke me explica-se ou mete-se fotos xau e bons ventos ai pro pessoal.....

ctavares
Membro
Membro
Registado: segunda mar 02, 2009 2:23 pm

Mensagem por ctavares »

josenir Escreveu:
ctavares Escreveu:boas pessoal!
já construí o aerogerador usando o motor de fotocopiadora. fiz alguns testes com ele ao vento que gostava que dessem a vossa opiniao
medindo volts (usando só 1 par de fios, o motor tem 6) trata-se de uma lampada de 12v 5w
medindo amperes conforme a ilustração da foto(neste caso a pilha é substituida pelo aerogerador)
agradeço qualquer ajuda em electronica pois quero por o meu gerador a produzir energia!...
observei que as medidas foram feitas com o multímetro em corrente alternada, logo se realmente a lâmpada está ligada direto aos fios do gerador (sem usar diodos) está correto. falta identificar as bobinas do motor e usar uma ponte retificadora de diodos e um capacitor, e fazer as medidas em corrente contínua. provavelmente vai consegui pelo menos quatro vezes mais energia do que conseguiu neste primeiro experimento.
sim, a lampada está ligada directo aos fios do gerador.quanto á questao de identificar as bobines (corrija-me se está mal) o motor tem 6 fios e identifiquei que o preto com o vermelho formam 1 par e o azul com o branco formam outro. são estas as bobines que tenho que identificar? junto foto do interior do motor para melhor compreençao.
DSC02220.JPG
DSC02220.JPG (98.66 KiB) Visto 7920 vezes
se não estou enganado penso ser um gerador hexafásico logo a rectificação seria feita de um dos modos ilustrados
Hexafasico_ret[1].JPG
Hexafasico_ret[1].JPG (25.86 KiB) Visto 7919 vezes
se o que eu escreví até agora estiver correcto surge-me um problema onde fica o capacitor?

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm

Mensagem por jsm221 »

boas

eu estive a desmontar uma impressora , éla tinha dois motores mas eles so têm quatro fios, não conssigo descobrir quais são os fios que dão energia se alguém me pude-se ajudar agradecia.

cumps

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
Contacto:

Mensagem por vergaranunes »

jsm221 Escreveu:boas

eu estive a desmontar uma impressora , éla tinha dois motores mas eles so têm quatro fios, não conssigo descobrir quais são os fios que dão energia se alguém me pude-se ajudar agradecia.

cumps
sempre sugiro algo muito simples (talvez nem tão técnico): pega o motor, escolhe um par de fios (pode ser qualquer arranjo entre os 4 fios disponíveis), conecta um led nesse par de fios, sem se preocupar com a polaridade. com os dedos, gira o eixo do motor. o led, provavelmente, irá acender. pode girar para o outro lado para ver o efeito (se acende igualmente ou se não acende). depois escolhe outro par de fios (podendo manter um dos dois iniciais), e faz o mesmo processo com o led. é possível que o led acenda apenas com par fixo de fios (que não podem ser combinados entre si). o recomendável é fazer este teste com um voltímetro para ver qual é o par de fios que tem maior voltagem.
não sei se é a forma correta, mas é assim que eu faço. e para mim sempre resolveu.

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jsm221 »

boas

eu já tinha tentado isso , mas foi muito depressa, agora esprimentei com calma e fez-se luz! os dois motores dão , vou fazer uma ventoinha , já esto a fazer as pás com tubos pvc , amanha em principio coloco cá as fotos.

obrigado pela ajuda vergaranunes

cumps

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

desejo sucesso no experimento. esperemos as fotos.

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jsm221 »

boas

as prometidas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

dêem a vossa opinião

cumps

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jsm221 »

então ficou assim tão mau? como ainda ninguém comentou..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jsm221 Escreveu:então ficou assim tão mau? como ainda ninguém comentou..

dá-lhes algum tempo, ainda estão a digerir a coisa.

mas na minha opinião tá excelente, em tempos fiz também uma turbina com tubo de pvc e só morreu na tempestade do ano passado . usei um dínamo de bicicleta, produzia pouca tensão, mas o suficiente para acender uns leds. com esse motor consegues mais alguns volts, agora é testar quantos volts dá com as respectivas pontes rectificadoras.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

de fato, sou um dos que ainda está "digerindo" as imagens. mas vamos lá...

algumas dificuldades que encontrei com projeto semelhante:

- tive dificuldades para fixar a hélice no eixo do motor. usei uma super cola para isso.
- as pás das hélices eram pequenas demais para o peso do giro do motor. tive que fazê-las maiores, ou precisavam de ventos muito fortes.

por ora é isso.

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jsm221 »

boas

amanhã ou assim devo começar as fazer a estrutura.

cumps

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo folgo em saber que estás a aplicar aquilo que aprendeste, no fórum. agora só tens que fazer a estrutura o leme e a restante parte eléctrica. vai pondo fotos para todos podermos acompanhar. bom trabalho

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jsm221 »

boas finalmente o que eu desejava

Imagem

Imagem

comentem

cumps

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo depois de acabares, começa logo a engendrar outro, de preferencia maior.bom trabalho

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

jsm221 Escreveu:boas finalmente o que eu desejava

Imagem

Imagem

comentem

cumps

parabéns pelo trabalho. mas eu gostaria de saber o que foi ligado no motor. foram leds? quantos? já teve vento para ver como foi o comportamento? pelas fotos a gente não consegue dizer muita coisa sobre o resultado do aerogerador.

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Mensagem por tiktak »

caros amigos

tenho aqui um enigma misterioso para desvendar:

é o seguinte ; como podem ver pelas fotos,eu rodo ligeiramente o meu motor de impressora
e acendo com toda a facilidade 4 leds em serie com bastante potencia.

de seguida construi uma pequena élice de 3 pás ,mas quando tento testar manualmente
a ventoinha no motor ;.....surpresa;........ não tenho o minimo sinal de energia nos ledes

alguem me pode ou consegue desvendar o mistério?
fico grato

http://images.imagehotel.net/mnskhix9ax.jpg

http://images.imagehotel.net/ihihl14sct.jpg

http://images.imagehotel.net/rd86u5hx5q.jpg

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Mensagem por jorge_barbosah »

boas,

jsm221, acho um projecto bem executado

o quê que consegues produzir com esse motor?

quanto ao tiktak, é bastante estranho isso... faz um video disso para mostrar ca à malta

cumps
Jorge Barbosa

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Mensagem por cascavelo »

ok tiktak, vou tentar explicar, isto é perfeitamente normal, acontece que quanto maor a hélice, mais lenta ela é, quanto mais pás a hélice tiver, mais lenta fica, e quanto mais larga, mais lenta também.
quando você roda o eixo do motor com os dedos, você desenvolve uma velocidade muito maior do que se rodasse a hélice já montada com a mão, não da pra testar assim.
pra testar arrume um ventilador bem potente e veja se a hélice desenvolve velocidade com o vento do ventilador, se rodar bem e os leds acenderem, ok pode instalar ao ar livre que vai funcionar, se não rodar, você terá que refazer a pás.
no caso de rodar mas não desenvolver velocidade, é porque você tem muito torque devido ao formato largo das pás, será necessário fazer uma multiplicação usando uma engrenagem maior ligada a pequena engrenagem do eixo do motor, serve a própria que estava no equipamento de onde tirou o motor.
no caso do motor não começar a rodar de jeito nenhum, você terá que aumentar o diâmentro de sua hélice, se mesmo assim não rodar, o problema e o motor que tem muita prisão e não serve pra esta aplicação.
a melhor hélice pra este tipo de brinquedo é com apenas duas pás, começando mais larga próximo ao centro e afinando para as pontas numa razão de 3 para 1. se tiver 6 cm de largura na base termina com 2 na ponta. desta maneira ela começa a girar com ventos mais fracos e desenvolve velocidade conforme o vento aumenta.
comece com pás de no mínimo 60 cm, se ficarem lentas corte um pouquinho da ponta que ela aumenta a velocidade. é necessário ir testando para conseguir o melhor resultado.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Mensagem por jorge_barbosah »

boas,

sera que faz isso, porque nós com os proprios dedos, nao da-mos rotaçao, mas sim fazemos um impulso(logo da mais tensao)...

alguem me corrija se estiver enganado :s

cumps
Jorge Barbosa

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Mensagem por tiktak »

olá a todos

um grande obrigado a cascavelo pela resposta detalhada e pela sugestão da nova élice.
de facto.não há misterio nenhum na minha experiencia,e jorge_barbosah tem toda a rasão tambem quando afirma que o impulso dado com os dedos é muito superior ao movimento que eu faço com a élice montada.
moral da historia; testei a élice montada no motor e utilizei um berbequim para a fazer rodar
após certa velocidade de rotação os ledes acendem.
e eu que pensava que estava na presença de algum fenomeno sobrenatural!!!!!

vou seguir o conselho de cascavelo sobre a nova élice e depois conto-vos o seguimento

cumps

Responder

Voltar para “Energia Eólica”