Noticias de Eléctricos!
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Re: Noticias de Eléctricos!
olha, nunca pensei que até tu tivesses a ideia que qualquer investimento em tecnologia verde tenha que ter retorno...
esse é o argumento mais incrível que já ouvi para limitar a adopção de tecnologias "verdes".
então para eu comprar uns painéis e tornar-me independente da edp (ou quem me fornecer a energia) eu tenho que calcular retorno do investimento?
então quando compram um portátil de 1000€ só porque vos apetece não fazem as contas a o retorno de investimento em relação a um de 300€?
então quando compram uma tv lcd, ou plasma, também fazem contas ao retorno de investimento em relação a uma de tubos de raios catódicos?
então quando compram um carro a ci tipo um golf também fazem contas a comprar em vez de um skoda ou renault mais baratos?
quer dizer, para tudo o resto que se compra, nunca existe a questão do retorno de investimento, para qualquer tecnologia verde que traga independência total ou mesmo que reduzida do "status quo" instalado temos que a justificar com retorno do investimento...
realmente, isto por aqui anda a ficar altamente deturpado...
esse é o argumento mais incrível que já ouvi para limitar a adopção de tecnologias "verdes".
então para eu comprar uns painéis e tornar-me independente da edp (ou quem me fornecer a energia) eu tenho que calcular retorno do investimento?
então quando compram um portátil de 1000€ só porque vos apetece não fazem as contas a o retorno de investimento em relação a um de 300€?
então quando compram uma tv lcd, ou plasma, também fazem contas ao retorno de investimento em relação a uma de tubos de raios catódicos?
então quando compram um carro a ci tipo um golf também fazem contas a comprar em vez de um skoda ou renault mais baratos?
quer dizer, para tudo o resto que se compra, nunca existe a questão do retorno de investimento, para qualquer tecnologia verde que traga independência total ou mesmo que reduzida do "status quo" instalado temos que a justificar com retorno do investimento...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
por acaso penso nisso. em vez de ter comprado um portatil de 800€, comprei um de 400€.hmgp Escreveu:olha, nunca pensei que até tu tivesses a ideia que qualquer investimento em tecnologia verde tenha que ter retorno...
o mesmo acontece com o carro electrico. é novidade. querem esperar por mais escolha e maior concorrencia para baixar os preços.

-
- Membro Silver
- Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am
parafraseando uma formação que tive aqui à uns tempos:hmgp Escreveu:olha, nunca pensei que até tu tivesses a ideia que qualquer investimento em tecnologia verde tenha que ter retorno...
"tudo aquilo que fazemos é por um de dois propósitos. busca do prazer ou fuga à "dor"".
no caso das tv's, computadores, etc. estamos a falar claramente em "busca de prazer". tirando razões profissionais.
quando falamos em comprar o ci ou o veiculo electrico, ou mesmo os paineis solares já depende muito de pessoa para pessoa. se a pessoa tem prazer em ser ecológico é "busca de prazer", não tendo só o fará mesmo como "fuga à dor", sendo a dor neste caso o não pagar uma factura energética tão alta.
acho muito bem que no teu caso a questão ambiental (prazer) esteja acima da da económica (dor) mas nem toda a gente se pode dar a esse "luxo". a vida está mal para todos e por vezes temos de por os prazeres de lado para fugir um bocadinho à "dor" e termos pequenos prazeres.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
hmgp Escreveu:olha, nunca pensei que até tu tivesses a ideia que qualquer investimento em tecnologia verde tenha que ter retorno...
podes, eu também gostava de pensar dessa maneira, o banco é que não me deixa, porque se não houver retorno não lhe consigo pagar.
qualquer um pode investir num sistema de micro-geração, mas se formos a ver quantos existem sem serem bonificados, e se venderem tantos carros como sistemas existem, então nem a fabrica dos carros se faz.
acho que estás a meter os pés pelas mãos, uma coisa é comparar um produto de mais qualidade com um de menor qualidade, outra coisa é investir num sistema energético à alternativa de consumir da edp. ou gastas 30.000 euros num sistema solar sem fazer contas ao que vais pagar à edp durante 25 anos ?hmgp Escreveu: então quando compram um portátil de 1000€ só porque vos apetece não fazem as contas a o retorno de investimento em relação a um de 300€?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
artigo interessante: http://www.espiritohonda.com/forum/view ... 99&start=0
sobre a conversa do h2, o problema da produção seria similar ao do petróleo.
quase a mm coisa do que digo aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=13250
sobre a conversa do h2, o problema da produção seria similar ao do petróleo.
quase a mm coisa do que digo aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=13250
no caso do h2 acredito que possa vir a ser mais simples, mas por enquanto...ter uma matéria prima difícil de extrair, difícil de refinar, e inacessível a qualquer cidadão e mesmo a pequenos grupos empresariais é a forma ideal de controlar uma fonte de energia, poder manipulá-la e exercer o poder.
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
toyota iq eléctrico no tal ano mágico:
http://www.autohoje.com/index.php?optio ... itemid=360
http://www.autohoje.com/index.php?optio ... itemid=360
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Gold
@monty
nao me digas que sabes o meu saldo bancario?
e luxo ter prioridades diferentes do resto do pessoal? entao e olhando para o que faço, sim, vivo rodeado de luxo.
@jmal
meter os pes pelas maos porque?
so porque vemos as coisas de maneira diferente?
entao sim, meto os pes pelas maos com muito gosto!
e sim, se pudesse, nao pensava duas vezes em me tornar auto-suficiente e deixar a edp, independentemente do preço a 25 ou mais anos.
e uma questao de atitude, de pensamento diferente, de objectivos diferentes sem duvida alguma.
p.s.: desculpem a pontuaçao, ou falta dela, mas este pc onde escrevo nao esta muito catolico...
e luxo ter prioridades diferentes do resto do pessoal? entao e olhando para o que faço, sim, vivo rodeado de luxo.
@jmal
e sim, se pudesse, nao pensava duas vezes em me tornar auto-suficiente e deixar a edp, independentemente do preço a 25 ou mais anos.
e uma questao de atitude, de pensamento diferente, de objectivos diferentes sem duvida alguma.
p.s.: desculpem a pontuaçao, ou falta dela, mas este pc onde escrevo nao esta muito catolico...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
eu se tivesse euros para gastar, não duvides que também o fazia.hmgp Escreveu:@monty
@jmal
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
jmal Escreveu:
eu se tivesse euros para gastar, não duvides que também o fazia.
haaaaaa!!!!!
este sim, já me parece mais o jmal que eu "conheço"!
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
- Membro Silver
precisamente, eu não sei o teu saldo bancário... mas sei o meujmal Escreveu:eu se tivesse euros para gastar, não duvides que também o fazia.hmgp Escreveu:@monty
@jmal
o meu infelizmente não me dá para ser mais ecológico do que andar de metro e fazer reciclágem.
-
- Membro Gold
a tua frase foi esta:
e o que tem a ver opções com o tamanho da carteira? exemplo, eu preferia poder ter um conjunto de eolica+fotovoltaico do que trocar de carro, porque o meu (pequeno carro) já tem 10 anos em cima. isto é "luxo"? significa que tenho uma carteira grande?
opções meu caro amigo, opções. que as minhas não são as normais, isso seu eu, mas não tenho problemas com isso, antes pelo contrário...
no meu texto, onde vês escrito que digo que temos que todos dar ao "luxo" ?acho muito bem que no teu caso a questão ambiental (prazer) esteja acima da da económica (dor) mas nem toda a gente se pode dar a esse "luxo". a vida está mal para todos e por vezes temos de por os prazeres de lado para fugir um bocadinho à "dor" e termos pequenos prazeres.
e o que tem a ver opções com o tamanho da carteira? exemplo, eu preferia poder ter um conjunto de eolica+fotovoltaico do que trocar de carro, porque o meu (pequeno carro) já tem 10 anos em cima. isto é "luxo"? significa que tenho uma carteira grande?
opções meu caro amigo, opções. que as minhas não são as normais, isso seu eu, mas não tenho problemas com isso, antes pelo contrário...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
pela parte que me toca e não sendo endinheirado (muito pelo contrário) faço um esforço para utilizar veiculos limpos. é claro que nem todos damos a mesma importância à ecologia... um bom medidor do nosso empenho reflecte o montante que nos disponibilizamos em investir em veiculos não poluentes em detrimento dos poluentes (geralmente mais baratos).
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Silver
isto deve ser da crise ou da greve mas acho que as pessoas andam muito irritadas e pouco tolerantes.hmgp Escreveu:a tua frase foi esta:no meu texto, onde vês escrito que digo que temos que todos dar ao "luxo" ?acho muito bem que no teu caso a questão ambiental (prazer) esteja acima da da económica (dor) mas nem toda a gente se pode dar a esse "luxo". a vida está mal para todos e por vezes temos de por os prazeres de lado para fugir um bocadinho à "dor" e termos pequenos prazeres.
por estas e por outras é que me tento conter nos comentários que tenho feito no forum.
será que não percebes que existem pessoas que devido a situação que o país se encontra e à precaridade dos empregos não têm capacidades nem para "ter um conjunto de eolica+fotovoltaico" nem para "trocar de carro"?
uma vez que não tenho nenhum ve, porque não tenho dinheiro para o ter, e porque cada vez que faço um comentário sou "agredido" desta forma vou deixar de o fazer. vou passar a entrar em modo de guest para consultar informação e manter-me a par das novidades mas não volto a fazer comentário.
peço desculpa por não ser mais ecológico do que sou, se bem que na realidade vindo de transportes públicos para o emprego, e sempre que posso, acabo por ser mais ecológico do que tu... enfim...
-
Autor do tópico - Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
vá calma e sem stresses!
monty sabes que há sempre muita gente que se quer mais e mais... quando podemos dar menos e menos!
monty sabes que há sempre muita gente que se quer mais e mais... quando podemos dar menos e menos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
mas tá tudo louco ou a precisar de óculos para poder ler?monty Escreveu:isto deve ser da crise ou da greve mas acho que as pessoas andam muito irritadas e pouco tolerantes.hmgp Escreveu:a tua frase foi esta:no meu texto, onde vês escrito que digo que temos que todos dar ao "luxo" ?acho muito bem que no teu caso a questão ambiental (prazer) esteja acima da da económica (dor) mas nem toda a gente se pode dar a esse "luxo". a vida está mal para todos e por vezes temos de por os prazeres de lado para fugir um bocadinho à "dor" e termos pequenos prazeres.
por estas e por outras é que me tento conter nos comentários que tenho feito no forum.
será que não percebes que existem pessoas que devido a situação que o país se encontra e à precaridade dos empregos não têm capacidades nem para "ter um conjunto de eolica+fotovoltaico" nem para "trocar de carro"?
uma vez que não tenho nenhum ve, porque não tenho dinheiro para o ter, e porque cada vez que faço um comentário sou "agredido" desta forma vou deixar de o fazer. vou passar a entrar em modo de guest para consultar informação e manter-me a par das novidades mas não volto a fazer comentário.
peço desculpa por não ser mais ecológico do que sou, se bem que na realidade vindo de transportes públicos para o emprego, e sempre que posso, acabo por ser mais ecológico do que tu... enfim...
onde, digam-me, é que eu critico:
- não ter dinheiro?
- ser ou não ecológico nas suas opções?
a minha conversa começa por que achar (achar significa minha opinião) o argumento de que tem que existir retorno económico numa opção ecológica um falso argumento porque em mais nada fazemos isso. pelo menos de maneira tão aberta ou consciente. seja o que for que queiras optar para ser ecológico, vem logo o argumento do retorno financeiro ao barulho. mas depois ninguém contabiliza correctamente as coisas como por exemplo o custo de ter o clima como temos, mas isso são outras conversas.
mais nada! não critiquei estados economicos do país, das pessoa, nada, zero!
eu não critiquei niguém, dei a minha opinião baseada em factos que me parecem curriqueiros e posteriormente justifiquei-a com um exemplo meu de uma opção minha. por alguma razão também mantenho o meu carro com mais de 10 anos que nem um pequeno familiar é, apesar de eu ter 2 filhas. achas que isso significa que tenho dinheiro para isso? disse que era uma opção que faria se pudesse!!!!
mas isso é a minha situação que acho que não é para aqui chamada e que ninguém aqui tem a ver com isso. isso faz o quê de mim digam lá?
e não, transportes publicos não são mais ecológicos que a minha mota eléctrica, mas é bem melhor que um carro para essas deslocações, principalmente se for comboio ou metro.
monty, tens uma situação economica tramada? sinto muito, e a sério e sem sarcasmo, porque por vezes a escrita pode ser "traiçoeira", se te puder ajudar em alguma coisa podes-me mandar email para aqui [email protected].
sérgio, antes de me acusares entre linhas de ser consumista, devias primeiro conhecer as pessoas.
jmal, um pedido, retira-me a categoria de "colaborador" porque já percebi que dar opinião diferente se tornou um problema e não desejo mais esse estatuto porque não o acho coerente com a minha futura atitude.
obrigado.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
gostei desta conversa.
e depois desta tempestade, pensem bem... há aqui muitos ensinamentos! e daqui uns tempos, quando voltarem a ler vão ver como cada um tem razão à sua maneira.
parabéns aos intervenientes, pois demonstram conhecimento das suas causas.
proponho que no sábado se torne a falar disto.
pessoalmente, essa do retorno é o que faz a balança pesar pro lado do ecológico! não podemos ter o melhor dos 2 mundos!
o poder da opção(sacrifício) é tramado!
fiquem bem!
e depois desta tempestade, pensem bem... há aqui muitos ensinamentos! e daqui uns tempos, quando voltarem a ler vão ver como cada um tem razão à sua maneira.
parabéns aos intervenientes, pois demonstram conhecimento das suas causas.
proponho que no sábado se torne a falar disto.
pessoalmente, essa do retorno é o que faz a balança pesar pro lado do ecológico! não podemos ter o melhor dos 2 mundos!
o poder da opção(sacrifício) é tramado!
fiquem bem!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
uma boa notícia para os ve's.
mais de 50% da nossa energia é renovável:
mais de 50% da nossa energia é renovável:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=455865o consumo anual de electricidade em portugal já passa em 50,3% do total pelas fontes renováveis, de acordo com dados de setembro da direcção geral de energia e geologia, segundo os quais já há licenciamento para mais 12% de potência renovável face à actualmente instalada.
eólicas devem atingir este ano 4 mil mw de potência em portugal.
o consumo de energia eléctrica em portugal já está a ser abastecido, em mais de metade do volume total, por fontes renováveis, tendo a quota das energias limpas assumido em setembro um peso de 50,3%, segundo dados da direcção geral de energia e geologia (dgeg).
no final de setembro o consumo anualizado (contando os 12 meses de outubro de 2009 a setembro de 2010) estava a ser abastecido em 50,3% a partir das renováveis, acima do anterior recorde de 50,2% de peso das renováveis, verificado em julho, e também acima da quota de 35,1% que as renováveis assumiram no ano 2009.
a produção total de energia eléctrica a partir de fontes renováveis nos primeiros nove meses deste ano subiu 71% face a igual período do ano passado. mas no terceiro trimestre o crescimento face ao ano passado foi menos acentuado: a produção hídrica, por exemplo, subiu 40%, e a eólica apenas aumentou 2%.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
ninguém te disse tal, creio que tu é que estás a fazer uma tempestade num copo de agua!!!sérgio, antes de me acusares entre linhas de ser consumista, devias primeiro conhecer as pessoas.
estamos todos aqui para o mesmo qual é a necessidade de esta troca de ideias em que cada um percebe o que quer!, voltemos as noticias...
espero que penses melhor no teu pedido!
obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
vivas.
acho que vocês foram vítimas de alguns mal-entendidos de parte a parte. é pena o fórum não ter um bar onde possamos tomar um copo e explicar pessoalmente e com calma as nossas intenções quando um mal-entendido se dá.
ps: claro que, neste momento, toda e qualquer solução eléctrica é melhor do que a catastrófica realidade de latas a combustão que pelas nossas estradas emergem...
acho que vocês foram vítimas de alguns mal-entendidos de parte a parte. é pena o fórum não ter um bar onde possamos tomar um copo e explicar pessoalmente e com calma as nossas intenções quando um mal-entendido se dá.
só meto aqui esta frase porque acho que não está correcta. perdoa-me hmgp, mas os transportes públicos (especialmente os eléctricos) são mais ecológicos que qualquer outro meio de transporte motorizado. é que, a deslocação de massas populacionais bate tudo. há um estudo onde se faz a comparação da deslocação de umas 100 ou 1000 (não me recordo ao certo) pessoas num espaço de 100 ou 1000 (não me recordo ao certo) metros. se todos fossem de carro, o espaço ocupado levava a filas enormes (100 ou 1000 carros...). se fossem de mota, idem. se fossem de comboio (por exemplo) essas filas não existiriam e a energia usada para mover o(s) comboio(s) é muito menor do que a que seria usada nos outros casos (100 ou 1000)... é tudo uma questão de ocupação de espaços e da energia necessária para nos libertarmos deles...hmgp Escreveu:e não, transportes publicos não são mais ecológicos que a minha mota eléctrica, mas é bem melhor que um carro para essas deslocações, principalmente se for comboio ou metro.
ps: claro que, neste momento, toda e qualquer solução eléctrica é melhor do que a catastrófica realidade de latas a combustão que pelas nossas estradas emergem...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
não conhecia esse estudo. mas como viste tenho noção que comboio e metro são os melhores.
obrigado pela informação.
cada vez mais concordo contigo sobre a diferença das 2 para as 4 rodas.
obrigado pela informação.
cada vez mais concordo contigo sobre a diferença das 2 para as 4 rodas.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi