Isso quer dizer que houve células a baixar dos 2v, verifica como elas estão.
Este foi o meu comentário de inicio, parece que errei na tensão, eram 2.2v, e ao parece alguns me interpretaram como: ISSO QUER DIZER QUE TÁ TUDO QUEIMADO E AVARIOU TUDO, peço desculpa pafi, penso que não foi isso que percebeste da minha parte, portanto desculpem o incomodo.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: sábado dez 07, 2013 11:53 am
por MVS
jmal Escreveu:
Exactamente, são margens de segurança e não só, qualquer equipamento electrónico, tem tempos de leitura, detecção e reacção, nestas tensões a resistência interna é muito alta, o que faz com que o tempo da queda de tensão por variação de corrente seja muito menor, e quanto menor a cpacidade disponivel na celula, menor esse tempo, ou seja, o tempo disponivel à reacção do controlador para diminuir o pwm e consequente corrente para que a celula não baixe mais, é muito superior numa celula com 2.8, do que numa com 2.4, ou seja, a de 2.8 v poderá baixar 0.1, enquanto numa com 2.4v no mesmo tempo necessário poderá baixar 0.3 ou superior.
Basicamente, a maneira ideial de funcionar é em CV/CC, mas neste caso controlado pela tensão minima de ambos, célula menor e total do pack e corrente maxima.
Estes valores de 2,4V ou 2,8V são tensões constantes obtidas sob forte consumo de corrente em uso normal. Não era para interpretares como o valor de tensão das células em repouso. Se houver um corte em baixa do BMS não rearmo automáticamente se a tensão não subir acima dos 3,1V (para um CutOff de 2,5V).
Estás a falar da articulação entre o BMS e o controlador do motor. Isso é demasiado técnico para discutir neste DB. Se for aberto um tópico para efeito podemos ir até ao tutano do assunto.
jmal Escreveu:
Temos também a vertente funcionalidade, se o bms cortar a tensões mais altas, além de poder gerir melhor a capacidade que resta, o veiculo terá outra segurança, porque chegar ao minimo e cortar de repente, acho que é uma grande falha de segurança.
Os CI têm no mínimo um ponteiro de indicação de nível do tanque, mais uma luz avisadora, engasgam e cortam de repente e ninguém se queixa de grandes falhas de segurança porque ficou sem combustível durante uma ultrapassagem.
Para mim os VE devem ter um ponteiro de indicação de carga restante fidedigno (eu uso Coulomb counting para determinar a capacidade restante do pack), uma luz avisadora e um modo de consumo económico por parte de controlador do motor que pode ser entrar em funcionamento por abaixamento da tensão do pack (método fraco no caso do lítio pelas razões que evocaste - fica intermitente) ou por output digital do BMS depois do pack entrar num valor de capacidade restante programado considerado reserva (fica nesse modo até carregares o pack - o VE fica com um comportamento mais consistente).
Isto tem muito a ver com preferências pessoais e como sempre há excepções a tudo isto para consumidores elevados, equipamentos fora de especificações, etc.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: sábado dez 07, 2013 1:55 pm
por jmal
MVS Escreveu:
Estes valores de 2,4V ou 2,8V são tensões constantes obtidas sob forte consumo de corrente em uso normal. Não era para interpretares como o valor de tensão das células em repouso. Se houver um corte em baixa do BMS não rearmo automáticamente se a tensão não subir acima dos 3,1V (para um CutOff de 2,5V).
Estás a falar da articulação entre o BMS e o controlador do motor. Isso é demasiado técnico para discutir neste DB. Se for aberto um tópico para efeito podemos ir até ao tutano do assunto.
Forte ? basta ter 3.20v, ou menos de 50 % de capacidade, e aplicar 2c de descarga, normal para veiculos já com alguma potência.
Estou a falar daquilo que não aconteceu neste caso, devia ter rearmado.
MVS Escreveu:Os CI têm no mínimo um ponteiro de indicação de nível do tanque, mais uma luz avisadora, engasgam e cortam de repente e ninguém se queixa de grandes falhas de segurança porque ficou sem combustível durante uma ultrapassagem.
Para mim os VE devem ter um ponteiro de indicação de carga restante fidedigno (eu uso Coulomb counting para determinar a capacidade restante do pack), uma luz avisadora e um modo de consumo económico por parte de controlador do motor que pode ser entrar em funcionamento por abaixamento da tensão do pack (método fraco no caso do lítio pelas razões que evocaste - fica intermitente) ou por output digital do BMS depois do pack entrar num valor de capacidade restante programado considerado reserva (fica nesse modo até carregares o pack - o VE fica com um comportamento mais consistente).
Isto tem muito a ver com preferências pessoais e como sempre há excepções a tudo isto para consumidores elevados, equipamentos fora de especificações, etc.
Achas que vale a pena comparar tecnologias e realidades diferentes, a diferença entre eles é de no minimo 10x, ou seja, a situação num CI acender a luz e não chegar à bomba, tem sermpre pelo menos 50 kms de autonomia, para um veiculo de 1000 kms de autonomia, acontece uma vez na vida, no meu caso nunca aconteceu ficar a pé num CI por esse motivo, agora a luz do bms acender por tensão baixa, é todos os dias.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: sábado dez 07, 2013 9:02 pm
por jmal
Deixa cá meter mais uma axa para a fogueira, e hoje tá mesmo frio .
LiFePO4 é a quimica de que é feito o catodo destas baterias, mas existem muitas diferenças entre séries e fabricantes, tal como o bacalhau pode ser cozido de 1001 maneiras diferentes, no entanto é sempre bacalhau. Com isto quero apenas dizer que todas são diferentes e especificações diferentes, vão deste 1C e até menos até 100C de descarga, etc,etc,etc, eu trabalho com umas que a tensão minima de corte sem estrago é 1V, no entanto falei aqui sempre em 2.5v porque estava a falar das baterias do pafi, se é que me entendem .
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 12:10 am
por pafi
(Este foi um fim de semana virado para a serra, geada, sincelo, colheita de azeitona (ai as minhas costas e pernas...), correção de testes, etc... Não deu para medir as tensões do pack. A mota ficou totalmente carregada na outra semana, e perto disso deve continuar durante a próxima.)
Jorge, quando os astros estiverem alinhados, que achas que leve enquanto se acerta o passo ao pack da branquinha - um rosé ou um tinto de S.J. Pesqueira? Ou então umas amêndoas? Quando houver valores logo se vê ...
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 9:43 am
por O_volt
pafi Escreveu:(Este foi um fim de semana virado para a serra, geada, sincelo, colheita de azeitona (ai as minhas costas e pernas...), correção de testes, etc... Não deu para medir as tensões do pack. A mota ficou totalmente carregada na outra semana, e perto disso deve continuar durante a próxima.)
Jorge, quando os astros estiverem alinhados, que achas que leve enquanto se acerta o passo ao pack da branquinha - um rosé ou um tinto de S.J. Pesqueira? Ou então umas amêndoas? Quando houver valores logo se vê ...
Também quero!
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 5:07 pm
por Jorge Rocha
Pafi, as ofertas são bem vindas, mas na verdade não sou grande apreciador de bebidas, já as amêndoas, desde que não tenham açucar, marcham! Mas conta bem mais a presença/convivio!
Fica atento ao astros e aparece logo que se alinhem! Sempre aguardo por um amigo!
O_volt, desta forma ainda pode ser que tenhas sorte!
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 5:20 pm
por XaYu
Epah fazemos já um mini encontro no JR Lab A minha agora vai a qualquer lado
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 6:09 pm
por O_volt
Jorge Rocha Escreveu:Pafi, as ofertas são bem vindas, mas na verdade não sou grande apreciador de bebidas, já as amêndoas, desde que não tenham açucar, marcham! Mas conta bem mais a presença/convivio!
Fica atento ao astros e aparece logo que se alinhem! Sempre aguardo por um amigo!
O_volt, desta forma ainda pode ser que tenhas sorte!
É pá sendo assim....
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 7:20 pm
por pafi
Descansa que as amêndoas são descascadas e sem açúcar.
Quanto às baterias, são CALB - http://en.calb.cn/. São azuis, mas como andam escondidas não me importo
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: segunda dez 09, 2013 10:41 pm
por ICEM4N
pafi Escreveu:Descansa que as amêndoas são descascadas e sem açúcar.
Quanto às baterias, são CALB - http://en.calb.cn/. São azuis, mas como andam escondidas não me importo
Em dia de encontro de VE para as bandas de Esposende (ao qual não fui ) decidi meter mãos à massa e medir as tensões individuais das células do pack.
Como foi a primeira vez que fiz isso, não foram uma nem duas medições, mas... cinco! Aliás, seis, contando com as medições iniciais.
Inicialmente, o pack estava a 76,5V e estavam todas a 3,32V, excepto uma a 3,29V, e duas a 3,31V.
Liguei o carregador e 1,23kWh depois voltei (ou seja, por semana, sem andar, perde cerca de 0,4kWh).
Valores da tensão do pack: 85,5V | (...) | 81,9V | 81,3V | 81,2V
A meio da medição o multímetro ainda começou a dar uns valores estranhos, mas depois de lhe mudar a pilha voltou a fazer sentido.
O procedimento foi o seguinte. Logo após a carga terminar, ir medindo os valores até chegar a altura em que se obtinha alguma estabilidade, mas ao final de cinco "rondas" fartei-me e deixei as medições por ali. Acho que 3,38V é o valor de referência, e para os km que tem em cima não se está a portar mal.
Quanto ao bms, fiz um pequeno filme para o verem em ação, e de facto, não se acendem todos os leds, mas talvez isso se deva à falta de atividade. Esta semana isso resolve-se !!!
Numa das medições, devo ter feito um cc acidental com as sondas e desliguei o bms temporariamente, mas nada que um reset não resolvesse ... Na sequência disso, o carregador ligou-se novamente e carregou mais um pouco. Mesmo assim, o valor mais alto que vi foi 3,71V. Depois foi sempre a baixar até aos 3,38V.
Comecei por fazer as medições entre o pólo "B-" (dos três fios "negativos" que ligam ao bms é o que tem maior diâmetro) e a primeira célula. Depois entre cada uma delas. No final, novamente entre o B- e a última célula para medir o valor total do pack.
Agora, fotos e vídeo:
20131221_173317.jpg (96.84 KiB) Visto 2954 vezes
(Esta é a parte que não está visível, pois costuma andar tapada e fechada por baixo do banco...)
20131221_180853.jpg (119 KiB) Visto 2954 vezes
(... mas à medida que os e- vão entrando e a carga vai terminando, os leds vão acendendo. No final fica tipo árvore de Natal , e passado um bocado volta tudo a apagar-se.)
20131221_183845.jpg (103.53 KiB) Visto 2954 vezes
(Como as «selfies» estão na ordem do dia, cá vai um pormenor da «operação» . O som, já devem saber de que é. É o dissipador da minha paciência... )
Cerca de 22k km, com 1,5 anos de uso intenso + 0,5 ano de uso ridículo.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: domingo dez 22, 2013 12:40 am
por RJSC
A medição mais expressiva será com o pack descarregado a fundo.
Se o carregares o BMS vai nivelar as tensões e ficas sem conseguir ver se alguma célula está pior.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: domingo dez 22, 2013 10:27 am
por Jorge Rocha
Pelo que me pareceu, todas as células estão minimamente bem balanceadas por cima!
Como o frio do andamento daquele dia arrefeceu mais umas células que outras, ou mesmo todas, na generalidade, a tensão facilmente caiu mesmo embora ainda poderiam ter os tais 20 ou 30% de capacidade, somente possível utiliza-la com temperaturas mais favoráveis.
A solução passa por fazer um isolamento extra ao pack, para que durante a viagem não arrefeça, e assim possa desfrutar de toda a capacidade.
Como pequenas coisas podem influenciar tanto o comportamento destas motas...
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: domingo dez 22, 2013 1:46 pm
por RuFuS
Está óptimo!!! Melhor é impossível! O Jorge Rocha tem razão! Podes descarregar isso até 2v que não há problema!
Estou com o RJSC, deves fazer uma descarga e verificar antes de carregar, até porque nessa tensão é normal esses valores.
Tens ali um erro de medição ou de anotação.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: domingo jan 19, 2014 8:00 pm
por pafi
Aproveitei este dia, em que ainda não caiu água, para fazer o teste de medição do pack depois de descarga profunda. Como não havia encontro de VE para ir... andei às voltas pela cidade (subidas íngremes, descidas, circular, etc...) e pela nacional. Escolhi a estrada que liga Coimbra a Pereira (que é bastante plana), e depois regressei.
A maior parte do tempo foi sempre a fundo, ficando a tensão mais ou menos por volta dos 72V e a velocidade pelos 90km/h. No total, foram 86km. Quando faltava uma barra no CB, já no regresso, fui controlando o ponteiro do voltímetro para não atingir o meio, pois abaixo disso já se sabe...
À chegada, ainda tinha uma barra e 18 ou 19km de autonomia, mas apenas os conseguiria percorrer se não ultrapassasse os 30 ou 40 A de corrente, pois acima disso o ponteiro descia. O valor mais baixo no CB foi 69V, mas surgiu apenas uma vez e durante pouco tempo. Optei por não abusar mais do teste.
Valores da tensão do pack:
1º medição : 76,4V
2º medição : 76,8V
Tenho, portanto, a célula 11 preguiçosa e fica explicado o "mistério" da viagem de dezembro. Não sei se tivesse feito um teste mais "soft" se o resultado seria igual, mas como o tempo para viajar a velocidades baixas não abundava, ficou feito o primeiro teste. E a saber que posso andar uns 90-95km sempre a fundo, caso a estrada seja plana
Ou seja, quando houver tempo terei que dar tratamento especial a esta menina para que não continue a estragar-se mais.
Até lá, andar com juízo e não descarregar muito o pack.
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Enviado: domingo jan 19, 2014 8:27 pm
por galt
Pode ser da falta de utilizacao.
Ela quer passear e tu nao apoias...