Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
Viva hensil!
E só leres os comentários acima, vais logo perceber do que se trata!
Obrigado Mda!
Sim.... realmente poderia-se aplicar este filtro aos mais diversos equipamentos, salvaguardando as respectivas potências.
A respeito dos capacitores!
Não percebo porque diz que não vão durar muito!!
Na foto abaixo, mostro uma aplicação feita por mim para corrigir o fator potência, e proteger o inversor dos picos vindos de alguns aparelhos, tipo rebarbadoras, máquina circular e de bancada de cortar madeira, compressor etc...
Já está operacional há vários meses, e tem levado bastante porrada, ainda não queimou qualquer capacitor!
Atenção!
Este banco de capacitores, não está junto ao inversor!
Mas sim junto as cargas.
E só leres os comentários acima, vais logo perceber do que se trata!
Obrigado Mda!
Sim.... realmente poderia-se aplicar este filtro aos mais diversos equipamentos, salvaguardando as respectivas potências.
A respeito dos capacitores!
Não percebo porque diz que não vão durar muito!!
Na foto abaixo, mostro uma aplicação feita por mim para corrigir o fator potência, e proteger o inversor dos picos vindos de alguns aparelhos, tipo rebarbadoras, máquina circular e de bancada de cortar madeira, compressor etc...
Já está operacional há vários meses, e tem levado bastante porrada, ainda não queimou qualquer capacitor!
Atenção!
Este banco de capacitores, não está junto ao inversor!
Mas sim junto as cargas.
- Anexos
-
- Capacitores 23.jpg (99.98 KiB) Visto 1601 vezes

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Pois eu tenho o mesmo problema, quando uma bomba entra em funcionamento o pico faz o inversor desligar, por isso é que tive de mudar de fase.
Os electroliticos não vão num nem dois meses, mas vão perdendo eficiencia e morrem.
Como estão ligados os condensadores nesse filtro?
Parece em serie, se assim fosse não era mais facil arranjar logo um de 50 microF.
Obrigado.
Os electroliticos não vão num nem dois meses, mas vão perdendo eficiencia e morrem.
Como estão ligados os condensadores nesse filtro?
Parece em serie, se assim fosse não era mais facil arranjar logo um de 50 microF.
Obrigado.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS
-
Mda, que potência (aparente) que o teu conversor consegue atingir?
Sabes qual é o valor de pico da tua bomba!?
Se a fase em questão tiver com muita impedância, não ajuda em nada!
Voltando aos capacitores.
E respondendo as tuas perguntas, se foram ligados em série, ou em paralelo!
E porque não pus menos capacitores de maior capacitância!
As ligações, tanto na (bateria de capacitores) para corrigir o fator potência, ou mesmo no (filtro) são todos em (paralelo) assim se somam as suas capacitancias.
Mas atenção!
Nem todos os capacitores dão para fazer isso de maneira segura.
E preciso ter atenção à potência das cargas conectadas neles, a faixa de tensões tolerada pelo componente, etc.
E sobretudo, muito cuidado a manusear estes equipamentos!
Pois uma pessoa descuidada pode sofrer um descarga muito violenta (colocando em risco a sua própria vida).
Uma dica! É colocar uma resistência na entrada, entre o fase e o neutro, em poucos minutos ficam descarregados.
Porque não pus menos capacitores de maior capacitancia!
Na verdade não comprei nenhum destes capacitores.
Há uns (5) anos houve um acerto de contas com uma empresa da área de eletricidade local, e eles deixaram aqui uma caixa lacada com (50) capacitores destes, e desde aí tenho os utilizado em várias aplicações.
A respeito da durabilidade dos mesmos!
Há capacitores deste lote a trabalhar com máquinas industriais há vários anos.
Logo que sejam bem dimensionados podem ter um ciclo de vida muito alargado!
Ia esquecendo!
A foto acima estava com (8) capacitores, depois coloquei mais (2).
Totalizando (10) capacitores em paralelo ligados a uma tripla de (20A).
E a diferença, quando este equipamento está ligado, é bem notória.
Abraço.
Sabes qual é o valor de pico da tua bomba!?
Se a fase em questão tiver com muita impedância, não ajuda em nada!
Voltando aos capacitores.
E respondendo as tuas perguntas, se foram ligados em série, ou em paralelo!
E porque não pus menos capacitores de maior capacitância!
As ligações, tanto na (bateria de capacitores) para corrigir o fator potência, ou mesmo no (filtro) são todos em (paralelo) assim se somam as suas capacitancias.
Mas atenção!
Nem todos os capacitores dão para fazer isso de maneira segura.
E preciso ter atenção à potência das cargas conectadas neles, a faixa de tensões tolerada pelo componente, etc.
E sobretudo, muito cuidado a manusear estes equipamentos!
Pois uma pessoa descuidada pode sofrer um descarga muito violenta (colocando em risco a sua própria vida).
Uma dica! É colocar uma resistência na entrada, entre o fase e o neutro, em poucos minutos ficam descarregados.
Porque não pus menos capacitores de maior capacitancia!
Na verdade não comprei nenhum destes capacitores.
Há uns (5) anos houve um acerto de contas com uma empresa da área de eletricidade local, e eles deixaram aqui uma caixa lacada com (50) capacitores destes, e desde aí tenho os utilizado em várias aplicações.
A respeito da durabilidade dos mesmos!
Há capacitores deste lote a trabalhar com máquinas industriais há vários anos.
Logo que sejam bem dimensionados podem ter um ciclo de vida muito alargado!
Ia esquecendo!
A foto acima estava com (8) capacitores, depois coloquei mais (2).
Totalizando (10) capacitores em paralelo ligados a uma tripla de (20A).
E a diferença, quando este equipamento está ligado, é bem notória.
Abraço.
- Anexos
-
- Filtro12.jpg (123.99 KiB) Visto 1548 vezes

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro Silver
O meu inversor é GTI e o que é afectado é toda a instalação. Com a entrada em funcionamento, tenho uma depresão de 220V para 186V com um pico de potencia na ordem dos 2100W, com uma potencia de funcionamento na ordem dos 1250W. Ja tentei ligar dois condensadores em paralelo que perfaziam 100microF, mas não vi melhoras, aumentei ligeiramente a capacitancia do condensador de arranque, mas não vi melhoras.
Depois como não encontrei outra solução optei por ligar a uma outra fase essa carga durante o dia.
Mas quando conseguir resolver o problema de outra maneira, vou seguir por ai.
Quanto a condensadores sei bem o perigo que representam e ja senti na pele o estrago que podem fazer, quando descarrego um ate me arrepio. Levei com uma carga de cerca de 80microF, e para alem das dores, andei dias a tremer.
Se explicar melhor os dois casos do supressor de picos e factor potencia, logo que tenha tempo imito e testo cá por casa. Era uma coisa que dava muito jeito.
Obrigado
Depois como não encontrei outra solução optei por ligar a uma outra fase essa carga durante o dia.
Mas quando conseguir resolver o problema de outra maneira, vou seguir por ai.
Quanto a condensadores sei bem o perigo que representam e ja senti na pele o estrago que podem fazer, quando descarrego um ate me arrepio. Levei com uma carga de cerca de 80microF, e para alem das dores, andei dias a tremer.
Se explicar melhor os dois casos do supressor de picos e factor potencia, logo que tenha tempo imito e testo cá por casa. Era uma coisa que dava muito jeito.
Obrigado
-
Até fiquei arrepiado só de ler
Bem...., já levei os meus esticansos, mas nunca com estas proporções....
A respeito do teu conversor!
Vou ser sincero! não conheço, mas os valores que apresentaste são de facto preocupantes!!
Esta queda de tensão nunca poderia acontecer!!!
(Isto não vai lá apenas aumentando a capacitância na saída)
Que na verdade não faz milagres.
Com uma potência em contínuo de (1250 watts) devia lidar bem, pelo menos (por alguns segundos) com picos na ordem dos (2500 watts)..!
Já comparaste estes valores com outro inversor do mesmo modelo!
Para saberes se tem o mesmo comportamento, ou se o teu tem alguma anomalia.
Seria melhor veres isso!
A respeito da concepção da (bateria de capacitores) para corrigir o fator potência e picos, é muito fácil!
É só soldar os capacitores em paralelo, o indutor foi feito com fio unifilar de (3mm2) azul e castanho ou preto, o núcleo com ferro das obras, laminado e envernizado, montados numa placa acrílica.
O filtro, depois de concluído, de ter postado as suas especificações, e apesar de não ter esquema, explico como fiz, que tb é muito fácil!
E se tens experiência em eletrônica! Ainda melhor...
Apesar de achar que no teu caso em particular não vai fazer grande diferença!
Só mais uma!
Já fizeste uma verificação no circuito do bloco elevador do conversor!?
Abraço.

Bem...., já levei os meus esticansos, mas nunca com estas proporções....
A respeito do teu conversor!
Vou ser sincero! não conheço, mas os valores que apresentaste são de facto preocupantes!!
Esta queda de tensão nunca poderia acontecer!!!
(Isto não vai lá apenas aumentando a capacitância na saída)
Que na verdade não faz milagres.
Com uma potência em contínuo de (1250 watts) devia lidar bem, pelo menos (por alguns segundos) com picos na ordem dos (2500 watts)..!
Já comparaste estes valores com outro inversor do mesmo modelo!
Para saberes se tem o mesmo comportamento, ou se o teu tem alguma anomalia.
Seria melhor veres isso!
A respeito da concepção da (bateria de capacitores) para corrigir o fator potência e picos, é muito fácil!
É só soldar os capacitores em paralelo, o indutor foi feito com fio unifilar de (3mm2) azul e castanho ou preto, o núcleo com ferro das obras, laminado e envernizado, montados numa placa acrílica.
O filtro, depois de concluído, de ter postado as suas especificações, e apesar de não ter esquema, explico como fiz, que tb é muito fácil!
E se tens experiência em eletrônica! Ainda melhor...
Apesar de achar que no teu caso em particular não vai fazer grande diferença!
Só mais uma!
Já fizeste uma verificação no circuito do bloco elevador do conversor!?
Abraço.

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Mais um projecto, muito bem!!
Mas Emanuel, porque não fazes um topico dedicado a este tema?? na minha opinião seria mais interessante porque certamente exitem interessados neste assunto que possivelmente não opinam porque não lhes interessa o topico onde está inserido... que achas??
Assim como ão tem nada a ver com o topico em si.
cumps
Mas Emanuel, porque não fazes um topico dedicado a este tema?? na minha opinião seria mais interessante porque certamente exitem interessados neste assunto que possivelmente não opinam porque não lhes interessa o topico onde está inserido... que achas??
Assim como ão tem nada a ver com o topico em si.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Obrigado Paulo!
Quanto a abrir um tópico propositadamente, e dedicado a este (mini projeto) se quiserem posso abrir!?
Mas não me parece que seja um assunto muito interessante e relevante para a melhoria dos users!!
E vai ser mais um entre muitos tópicos "mortos" no fórum...
Se o destino do filtro for a implementação no meu sistema, e vir no seguimento do meu historial do que venho fazendo desde que entrei nesta onda de (energias alternativas) não vejo porque seja off-topico!!
Quanto a abrir um tópico propositadamente, e dedicado a este (mini projeto) se quiserem posso abrir!?
Mas não me parece que seja um assunto muito interessante e relevante para a melhoria dos users!!
E vai ser mais um entre muitos tópicos "mortos" no fórum...
Se o destino do filtro for a implementação no meu sistema, e vir no seguimento do meu historial do que venho fazendo desde que entrei nesta onda de (energias alternativas) não vejo porque seja off-topico!!

-
- Membro Silver
Foi um acidente, uma bomba submersível que estava a desencravar com dois de 40 em paralelo. Valeu-me a lição, e as dores.
O meu inversor é um Steca 2000+ que se desliga se a voltagem passar abaixo de determinado valor, e o que eu quero é que com o arranque da bomba isso não aconteça. O inversor esta bom, o fornecimento da rede é que não e grande coisa. O inversor que é um Grid Tie, porta-se melhor nesta fase não fosse estes picos provocados pelo arranque destas cargas. Os meus conhecimentos de electrónica são os de um desenrasca, mas sempre pronto a aprender mais um bocado.
Este tipo de projectos, de supressão de picos filtros etc, é extremamente interessante, e de imensa utilidade para quem tem micro-geração em casa. Quer seja por ma qualidade da rede, quer seja para poupar o inversor e a aparelhagem, quer seja para tentar ter uma boa qualidade da electricidade. Basta ler http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... it=flagelo
Eu e muita gente lhe agradeceríamos testaríamos e trocaríamos impressões para desenvolver o assunto, não quer dizer que tenha de abrir mais um tópico, mas ajudar nesta problemática seria bem bom para todos.
Agora no que toca a bateria de condensadores, como calcular a capacitancia necessaria? Qual o papel do indutor, e como calcular o nº de espiras e diâmetro do núcleo?
Obrigado
O meu inversor é um Steca 2000+ que se desliga se a voltagem passar abaixo de determinado valor, e o que eu quero é que com o arranque da bomba isso não aconteça. O inversor esta bom, o fornecimento da rede é que não e grande coisa. O inversor que é um Grid Tie, porta-se melhor nesta fase não fosse estes picos provocados pelo arranque destas cargas. Os meus conhecimentos de electrónica são os de um desenrasca, mas sempre pronto a aprender mais um bocado.
Este tipo de projectos, de supressão de picos filtros etc, é extremamente interessante, e de imensa utilidade para quem tem micro-geração em casa. Quer seja por ma qualidade da rede, quer seja para poupar o inversor e a aparelhagem, quer seja para tentar ter uma boa qualidade da electricidade. Basta ler http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... it=flagelo
Eu e muita gente lhe agradeceríamos testaríamos e trocaríamos impressões para desenvolver o assunto, não quer dizer que tenha de abrir mais um tópico, mas ajudar nesta problemática seria bem bom para todos.
Agora no que toca a bateria de condensadores, como calcular a capacitancia necessaria? Qual o papel do indutor, e como calcular o nº de espiras e diâmetro do núcleo?
Obrigado
-
- Membro Platinium
Mas não penses que vais resolver o teu problema com uma bateria de condensadores ou qualquer coisa parecida, longe disso, o problema é outro como sabes...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
Pode não resolver mas atenua, se passar de uma depressão de 220V -->180V para uma depresão 220V--> 190V já me faz uma grande diferença, alem disso há inúmeras aplicações tanto para a bateria como para o filtro, pois quanto mais ruído se eliminar melhor, para todos os equipamentos.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
O problema é a falta de €€€pnunes Escreveu:Mas não penses que vais resolver o teu problema com uma bateria de condensadores ou qualquer coisa parecida, longe disso, o problema é outro como sabes...

Live long and prosper!
-
- Membro Silver
€ faltam a toda a gente, mas o pessoal que se mete nisto é esmifra por natureza, e gosta de fazer as coisas pelas próprias mãos, o prazer esta ai. 

-
- Membro Platinium
Concordo a 100% se for para contabilizar os € investidosmda Escreveu:€ faltam a toda a gente, mas o pessoal que se mete nisto é esmifra por natureza, e gosta de fazer as coisas pelas próprias mãos, o prazer esta ai.

O que é feito por gosto não cansa

Live long and prosper!
-
mda Escreveu: Agora no que toca a bateria de condensadores, como calcular a capacitancia necessaria? Qual o papel do indutor, e como calcular o nº de espiras e diâmetro do núcleo?
Obrigado
Indo direto ao assunto!
O tema ( indudancia/capacitancia) é sem dúvida muito interessante, mas muito vasto para estar a explicar aqui!!! Sobretudo como fazer os seus cálculos (apesar de não ser necessário levar tudo à letra).
Se queres aprender mais sobre o tema, estas vídeo aulas são muito explicativas, falam sobre a capacitancia, que acho fulcral para o tema em questão. https://www.youtube.com/watch?v=W6sbdyI ... ata_player" onclick="window.open(this.href);return false;
Só por alto!
Os indutores que coloco na entrada, e na saída do circuito, tanto no (filtro), quanto na (bateria) apesar de ter outras propriedades, que agora vamos deixar para segundo plano, são principalmente para servir de amortecedores entre a fonte (que é o conversor) e os capacitores.
Faz a analogia com os amortecedores de um carro, absorvendo as vibrações dos buracos na estrada!
A mola, quanto mais voltas tem, mais vais absorver as vibrações provocadas pelos buracos.
Se o carro for mais (pesado) e se os buracos forem mais (fundos) temos que adequar a mola a estas variáveis!
Acontece a mesma coisa com os capacitores, pois eles próprios agem como carga, e quanto mais carga, mais amortecedor para a mesma.
Abraço.

-
- Membro Platinium
Sim falaste muito bem mas se o amortecedor do carro é fraco não serve de muito ter uma mola com muitas voltas. 

Live long and prosper!
-
Sim......., vendo as coisas por este prismavisitante2 Escreveu:Sim falaste muito bem mas se o amortecedor do carro é fraco não serve de muito ter uma mola com muitas voltas.

-
- Membro Platinium
Mudando ligeiramente de assunto e como perguntaste no meu topico pelas produçoes lembrei de perguntar pelas tuas!!
tens um contador! custumas contabilizar?
acho que nunca mostras-te cá as reais contas dele, ou já? na me lembro..
sabemos que tens parte em 12V, essas são mais dificeis de contabilizar, só por calculos aproximados, mas o AC quanto por mês??
cumps
tens um contador! custumas contabilizar?
acho que nunca mostras-te cá as reais contas dele, ou já? na me lembro..
sabemos que tens parte em 12V, essas são mais dificeis de contabilizar, só por calculos aproximados, mas o AC quanto por mês??
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
mda Escreveu:Pode não resolver mas atenua, se passar de uma depressão de 220V -->180V para uma depresão 220V--> 190V já me faz uma grande diferença, alem disso há inúmeras aplicações tanto para a bateria como para o filtro, pois quanto mais ruído se eliminar melhor, para todos os equipamentos.
E colocar um transformador 220v - 240V, (ou mesmo 220V -400V, ligado a duas fases) à saida do grid tie?
-
- Membro Silver
Isso ja foi debatido, e chegou-se a conclusão que não resolve, pois os gradientes na realidade continuam os mesmos.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Tu próprio o disseste, precisavas de passar do minimo de 180V para 190V. Mantendo valores aceitáveis, passavas para 200V de mínimo.
E onde foi isso debatido? Alguem experimentou? Uma vulgar UPS com AVR faz isso, a unica diferença é que é dinamicamente; no teu caso, é subir tudo 20V.
E onde foi isso debatido? Alguem experimentou? Uma vulgar UPS com AVR faz isso, a unica diferença é que é dinamicamente; no teu caso, é subir tudo 20V.