Pois é, bem gostava eu que ela conseguisse, mas veio de fábrica com a perna curta e metade do peso do dono da mota...Mumia Escreveu:entao e q tal começares a por a tua mulher a andar de ZEV

PS: 2wheelfun, é mesmo um marco. Foi mesmo isso que achei.

Pois é, bem gostava eu que ela conseguisse, mas veio de fábrica com a perna curta e metade do peso do dono da mota...Mumia Escreveu:entao e q tal começares a por a tua mulher a andar de ZEV
Bolas que ainda não corrigiram o problema de ela consumir energia desligada... Era imperativo corrigir isto pois drena a bateria completamente em cerca de 6 meses... O que quer dizer que se fica arrumada 6 meses corre-se o risco de nem a conseguir carregar pois a voltagem é demasiado baixa e o carregador não lhe pega. Falta corrigir isto... O litio não descarrega tanto sozinho como o NiMH (que descarrega cerca de 1% por dia), mas com o consumo interno (não me lembro de que componente), vai-se na mesma...Volt Escreveu:Vivas a todos..
Depois de duas semanas sem andar, a minha ZEV perdeu duas barras de bateria. Um amigo (que acabou de se apresentar no fórum) veio cá dar uma voltinha nela e ficou rendido. Acho que em breve teremos mais um diário de bordo de uma Vectrix aqui no fórum..
Ainda não tive oportunidade de levar a ZEV à oficina. A ver se a levo hoje... Ela tem 50 mil e 12 quilómetros. Está tão paradinha...
Boas, grande parte dessa descarga se não a totalidade, deve-se á tecnoligia da bateria (NI-MH) e nada se pode fazer para corrigir, só com baterias diferentes(LifePo4).jmap Escreveu:Bolas que ainda não corrigiram o problema de ela consumir energia desligada... Era imperativo corrigir isto pois drena a bateria completamente em cerca de 6 meses... O que quer dizer que se fica arrumada 6 meses corre-se o risco de nem a conseguir carregar pois a voltagem é demasiado baixa e o carregador não lhe pega. Falta corrigir isto... O litio não descarrega tanto sozinho como o NiMH (que descarrega cerca de 1% por dia), mas com o consumo interno (não me lembro de que componente), vai-se na mesma...Volt Escreveu:Vivas a todos..
Depois de duas semanas sem andar, a minha ZEV perdeu duas barras de bateria. Um amigo (que acabou de se apresentar no fórum) veio cá dar uma voltinha nela e ficou rendido. Acho que em breve teremos mais um diário de bordo de uma Vectrix aqui no fórum..
Ainda não tive oportunidade de levar a ZEV à oficina. A ver se a levo hoje... Ela tem 50 mil e 12 quilómetros. Está tão paradinha...
Pior, pela minha experiencia parece-me que o dreno se encontra ligado apenas a uma bateria porque noto um grande desbalanceamento quando está muito tempo parada (o máximo que esteve foi 15 dias).
Não é bem assim... para explicar tive que ir à procura do que tinha lido há muito tempo atrás... Então é assim:zointz Escreveu:Boas, grande parte dessa descarga se não a totalidade, deve-se á tecnoligia da bateria (NI-MH) e nada se pode fazer para corrigir, só com baterias diferentes(LifePo4).jmap Escreveu:Bolas que ainda não corrigiram o problema de ela consumir energia desligada... Era imperativo corrigir isto pois drena a bateria completamente em cerca de 6 meses... O que quer dizer que se fica arrumada 6 meses corre-se o risco de nem a conseguir carregar pois a voltagem é demasiado baixa e o carregador não lhe pega. Falta corrigir isto... O litio não descarrega tanto sozinho como o NiMH (que descarrega cerca de 1% por dia), mas com o consumo interno (não me lembro de que componente), vai-se na mesma...Volt Escreveu:Vivas a todos..
Pior, pela minha experiencia parece-me que o dreno se encontra ligado apenas a uma bateria porque noto um grande desbalanceamento quando está muito tempo parada (o máximo que esteve foi 15 dias).
Tenho ideia que de todas as tecnologias de bateria a Ni-MH é a que tem a auto-descarga maior, embora nas pilhas recarregaveis comuns (ex. AA) já existem pilhas com auto-descarga reduzida fazendo com que perca a carga em apenas 1 ano.
Se ela perder carga parada, é certinho...Volt Escreveu:A nova versão?. A Li+ também tem esse consumo do controlador?
Isso em carregamento ou utilização?Volt Escreveu:A minha ZEV (...) tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado.
Mudou? Uma intervenção não significa que passe a ser diferente daqui para a frente, como sabes.Volt Escreveu:Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Isso mudou agora..
Ora aí está uma vantagem da minha chinesa! Não tem valvolina, toma toma! E não está na menopausa como a tua para ter caloresVolt Escreveu:Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms.
43,73€ foi o que dei pela troca de óleo de travões da Thunder por isso a troca dessa valvolina não me parece nada exagerado para ser feito aos 25 mil kms.Volt Escreveu:A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro.. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Em utilização. Durante o carregamento tenho estado a dormir2wheelfun Escreveu:Isso em carregamento ou utilização?Volt Escreveu:A minha ZEV (...) tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado.
Realmente, isto ficou muito mal escrito.2wheelfun Escreveu:Mudou? Uma intervenção não significa que passe a ser diferente daqui para a frente, como sabes.Volt Escreveu:Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Isso mudou agora..
Epá, nem sei. Já não me lembro. Tenho de rever o manual...2wheelfun Escreveu:Ora aí está uma vantagem da minha chinesa! Não tem valvolina, toma toma! E não está na menopausa como a tua para ter caloresVolt Escreveu:Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms.Estou a brincar como calculas... mas olha, por acaso não tinhas essa indicação da troca de lubrificante no manual?
Então ganhaste-me. A minha despesa foi de 43,05€.2wheelfun Escreveu:43,73€ foi o que dei pela troca de óleo de travões da Thunder por isso a troca dessa valvolina não me parece nada exagerado para ser feito aos 25 mil kms.Volt Escreveu:A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro.. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Cumps.
Irra. Grande despesa! O máximo que gastei foram 10 euros até hoje. Desculpa a ignorância mas a valvolina é o quê?Volt Escreveu:Vivas a todos..
A minha ZEV tem andado de volta à rotina. No entanto, nem tudo está bem. Acho que ela é temperamental. Consciente que foi trocada durante quase um mês, tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado. Algo se passa. Ou não ficou alguma coisa bem ligada com este regresso da oficina, ou está mesmo cheia de calor... Independentemente da resposta a esta questão, hoje, ficou a carregar (ao relento) no quintal, de castigo.
Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Até agora, sem ser pneus, pastilhas e uma mariquice qualquer de um "dono esquisito", era uma mota zero manutenção. Isso mudou agora..
Mas já mudou tarde. Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms. Quando a Super-ZEV estiver pronta, tenho de levar a ZEV de volta à oficina. Agora sinto que já não trava como devia... Deve precisar de mudar o óleo dos travões.
A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro.. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Somos 2...jmap Escreveu:Irra. Grande despesa! O máximo que gastei foram 10 euros até hoje. Desculpa a ignorância mas a valvolina é o quê?
É óleo para caixas velocidades, redutoras, etc, ou seja, para engrenagens que trabalhem a frio.jmap Escreveu:Irra. Grande despesa! O máximo que gastei foram 10 euros até hoje. Desculpa a ignorância mas a valvolina é o quê?Volt Escreveu:Vivas a todos..
A minha ZEV tem andado de volta à rotina. No entanto, nem tudo está bem. Acho que ela é temperamental. Consciente que foi trocada durante quase um mês, tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado. Algo se passa. Ou não ficou alguma coisa bem ligada com este regresso da oficina, ou está mesmo cheia de calor... Independentemente da resposta a esta questão, hoje, ficou a carregar (ao relento) no quintal, de castigo.
Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Até agora, sem ser pneus, pastilhas e uma mariquice qualquer de um "dono esquisito", era uma mota zero manutenção. Isso mudou agora..
Mas já mudou tarde. Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms. Quando a Super-ZEV estiver pronta, tenho de levar a ZEV de volta à oficina. Agora sinto que já não trava como devia... Deve precisar de mudar o óleo dos travões.
A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro.. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Já sei do que se trata. É o óleo que está na sistema de desmultiplicação (planet gearbox). Mas a Masac tinha-me dito que não estavam previstas mudanças?! Se calhar no contexto em que perguntei... Suponho que faz sentido pois o calor gerado pelo mecanismo, com o tempo degrada a qualidade do óleo.jmal Escreveu: É óleo para caixas velocidades, redutoras, etc, ou seja, para engrenagens que trabalhem a frio.
Procurem no vis porque já muitos a mudaram, lembro-me de ver isso e alguns até fizeram uma alteração na tampa da caixa redutora para permitir uma fácil mudança. O óleo em questão é sintético 70-90.
Sim, não deviam estar previstas mudanças, tanto que nem existe forma de o trocar facilmente, só desmontando a tampa da caixa redutora planetária.jmap Escreveu:Já sei do que se trata. É o óleo que está na sistema de desmultiplicação (planet gearbox). Mas a Masac tinha-me dito que não estavam previstas mudanças?! Se calhar no contexto em que perguntei... Suponho que faz sentido pois o calor gerado pelo mecanismo, com o tempo degrada a qualidade do óleo.jmal Escreveu: É óleo para caixas velocidades, redutoras, etc, ou seja, para engrenagens que trabalhem a frio.
Procurem no vis porque já muitos a mudaram, lembro-me de ver isso e alguns até fizeram uma alteração na tampa da caixa redutora para permitir uma fácil mudança. O óleo em questão é sintético 70-90.