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Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta ago 17, 2011 5:33 pm
por Volt
Mumia Escreveu:entao e q tal começares a por a tua mulher a andar de ZEV ;)
Pois é, bem gostava eu que ela conseguisse, mas veio de fábrica com a perna curta e metade do peso do dono da mota... :lol:

PS: 2wheelfun, é mesmo um marco. Foi mesmo isso que achei. :-D

Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta ago 17, 2011 11:27 pm
por ricardocruzs2
Realmente é um grande marco, o que me deixa muito optimista e dando-me mais confiança ainda :)

Quanto o banco ser demasiado alto para ela, podes sempre sugerir que ela ande com um tijolo e o coloque por baixo sempre que tenha que por os pés no chão :lol: :lol:

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta ago 18, 2011 3:06 am
por Volt
Tenho uma loja de góticas aqui ao pé de casa. Estou a pensar oferecer-lhe umas botas com uns tacões que até vai parecer que anda de andas. :lol:

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta ago 18, 2011 4:31 pm
por Mumia
mai nada... daquelas botas c solas bueee altas e ta resolvido :P qt ao peso... melhor... menos consumo ;)

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta ago 25, 2011 4:09 pm
por Volt
Vivas a todos. :-).

A minha ZEV passou uma semana inteira sem andar! Isto era coisa que só acontecia quando eu entrava de férias. Coitada... Tem ficado tão sozinha no piso -3 de um edifício de escritórios...

A razão porque não a levei para a margem certa ( :lol: ) foi a mesma de que me queixo desde os 30 mil kms feitos. Há algo no rolamento traseiro que não está bem (se fosse a gasolina, era de certeza um rolamento marado, como é eléctrica, não sei o que é). Na próxima semana vai ao "doutor" e logo tiraremos conclusões. :-).

Entretanto, falta-me arranjar a porta do porta-luvas (que partiu-se quando deixei cair óleo dos travões lá para dentro), lavá-la e levá-la para a garagem lá de casa.

Por último, resta-me dar-lhe os parabéns por estes 3 anos que completou no Domingo (dia 21). Foram 3 anos e 50 mil kms. Metade dos que preciso para atingir uma outra marca importante na minha vida (que está para breve) e que contarei num próximo post...

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Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 12:25 pm
por Volt
Vivas a todos. :-).

Depois de duas semanas sem andar, a minha ZEV perdeu duas barras de bateria. Um amigo (que acabou de se apresentar no fórum) veio cá dar uma voltinha nela e ficou rendido. Acho que em breve teremos mais um diário de bordo de uma Vectrix aqui no fórum. ;-).

Ainda não tive oportunidade de levar a ZEV à oficina. A ver se a levo hoje... Ela tem 50 mil e 12 quilómetros. Está tão paradinha...

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 12:54 pm
por jmap
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Depois de duas semanas sem andar, a minha ZEV perdeu duas barras de bateria. Um amigo (que acabou de se apresentar no fórum) veio cá dar uma voltinha nela e ficou rendido. Acho que em breve teremos mais um diário de bordo de uma Vectrix aqui no fórum. ;-).

Ainda não tive oportunidade de levar a ZEV à oficina. A ver se a levo hoje... Ela tem 50 mil e 12 quilómetros. Está tão paradinha...
Bolas que ainda não corrigiram o problema de ela consumir energia desligada... Era imperativo corrigir isto pois drena a bateria completamente em cerca de 6 meses... O que quer dizer que se fica arrumada 6 meses corre-se o risco de nem a conseguir carregar pois a voltagem é demasiado baixa e o carregador não lhe pega. Falta corrigir isto... O litio não descarrega tanto sozinho como o NiMH (que descarrega cerca de 1% por dia), mas com o consumo interno (não me lembro de que componente), vai-se na mesma...
Pior, pela minha experiencia parece-me que o dreno se encontra ligado apenas a uma bateria porque noto um grande desbalanceamento quando está muito tempo parada (o máximo que esteve foi 15 dias).

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 2:17 pm
por zointz
jmap Escreveu:
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Depois de duas semanas sem andar, a minha ZEV perdeu duas barras de bateria. Um amigo (que acabou de se apresentar no fórum) veio cá dar uma voltinha nela e ficou rendido. Acho que em breve teremos mais um diário de bordo de uma Vectrix aqui no fórum. ;-).

Ainda não tive oportunidade de levar a ZEV à oficina. A ver se a levo hoje... Ela tem 50 mil e 12 quilómetros. Está tão paradinha...
Bolas que ainda não corrigiram o problema de ela consumir energia desligada... Era imperativo corrigir isto pois drena a bateria completamente em cerca de 6 meses... O que quer dizer que se fica arrumada 6 meses corre-se o risco de nem a conseguir carregar pois a voltagem é demasiado baixa e o carregador não lhe pega. Falta corrigir isto... O litio não descarrega tanto sozinho como o NiMH (que descarrega cerca de 1% por dia), mas com o consumo interno (não me lembro de que componente), vai-se na mesma...
Pior, pela minha experiencia parece-me que o dreno se encontra ligado apenas a uma bateria porque noto um grande desbalanceamento quando está muito tempo parada (o máximo que esteve foi 15 dias).
Boas, grande parte dessa descarga se não a totalidade, deve-se á tecnoligia da bateria (NI-MH) e nada se pode fazer para corrigir, só com baterias diferentes(LifePo4).

Tenho ideia que de todas as tecnologias de bateria a Ni-MH é a que tem a auto-descarga maior, embora nas pilhas recarregaveis comuns (ex. AA) já existem pilhas com auto-descarga reduzida fazendo com que perca a carga em apenas 1 ano.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 3:32 pm
por jmap
zointz Escreveu:
jmap Escreveu:
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Depois de duas semanas sem andar, a minha ZEV perdeu duas barras de bateria. Um amigo (que acabou de se apresentar no fórum) veio cá dar uma voltinha nela e ficou rendido. Acho que em breve teremos mais um diário de bordo de uma Vectrix aqui no fórum. ;-).

Ainda não tive oportunidade de levar a ZEV à oficina. A ver se a levo hoje... Ela tem 50 mil e 12 quilómetros. Está tão paradinha...
Bolas que ainda não corrigiram o problema de ela consumir energia desligada... Era imperativo corrigir isto pois drena a bateria completamente em cerca de 6 meses... O que quer dizer que se fica arrumada 6 meses corre-se o risco de nem a conseguir carregar pois a voltagem é demasiado baixa e o carregador não lhe pega. Falta corrigir isto... O litio não descarrega tanto sozinho como o NiMH (que descarrega cerca de 1% por dia), mas com o consumo interno (não me lembro de que componente), vai-se na mesma...
Pior, pela minha experiencia parece-me que o dreno se encontra ligado apenas a uma bateria porque noto um grande desbalanceamento quando está muito tempo parada (o máximo que esteve foi 15 dias).
Boas, grande parte dessa descarga se não a totalidade, deve-se á tecnoligia da bateria (NI-MH) e nada se pode fazer para corrigir, só com baterias diferentes(LifePo4).

Tenho ideia que de todas as tecnologias de bateria a Ni-MH é a que tem a auto-descarga maior, embora nas pilhas recarregaveis comuns (ex. AA) já existem pilhas com auto-descarga reduzida fazendo com que perca a carga em apenas 1 ano.
Não é bem assim... para explicar tive que ir à procura do que tinha lido há muito tempo atrás... Então é assim:
A Vectrix tem o controlador do motor a debitar sempre 8mA. Isto provoca o declínio da bateria até ao ponto em que está tão vazia que o carregador não consegue iniciar o processo. Este é um problema há muito identificado e é com tristeza que o vejo mantido na nova versão.
Para além disso as baterias NiMH descarregam "naturalmente" cerca de 1% da sua carga por dia...

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 3:43 pm
por Volt
A nova versão? :-|. A Li+ também tem esse consumo do controlador?

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 4:18 pm
por jmap
Volt Escreveu:A nova versão? :-|. A Li+ também tem esse consumo do controlador?
Se ela perder carga parada, é certinho...

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta set 01, 2011 4:23 pm
por Volt
Pois... Mas essa não tem parado muito. :-).

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta set 09, 2011 10:43 pm
por Volt
Vivas a todos. :-).

A minha ZEV tem andado de volta à rotina. No entanto, nem tudo está bem. Acho que ela é temperamental. Consciente que foi trocada durante quase um mês, tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado. Algo se passa. Ou não ficou alguma coisa bem ligada com este regresso da oficina, ou está mesmo cheia de calor... Independentemente da resposta a esta questão, hoje, ficou a carregar (ao relento) no quintal, de castigo. :lol:

Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Até agora, sem ser pneus, pastilhas e uma mariquice qualquer de um "dono esquisito", era uma mota zero manutenção. Isso mudou agora. :-D.

Mas já mudou tarde. Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms. Quando a Super-ZEV estiver pronta, tenho de levar a ZEV de volta à oficina. Agora sinto que já não trava como devia... Deve precisar de mudar o óleo dos travões.

A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro. :-(. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta set 09, 2011 11:11 pm
por 2wheelfun
Volt Escreveu:A minha ZEV (...) tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado.
Isso em carregamento ou utilização?
Volt Escreveu:Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Isso mudou agora. :-D.
Mudou? Uma intervenção não significa que passe a ser diferente daqui para a frente, como sabes.
Volt Escreveu:Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms.
Ora aí está uma vantagem da minha chinesa! Não tem valvolina, toma toma! E não está na menopausa como a tua para ter calores :lol: Estou a brincar como calculas... mas olha, por acaso não tinhas essa indicação da troca de lubrificante no manual?
Volt Escreveu:A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro. :-(. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
43,73€ foi o que dei pela troca de óleo de travões da Thunder por isso a troca dessa valvolina não me parece nada exagerado para ser feito aos 25 mil kms.
Cumps.

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta set 09, 2011 11:46 pm
por Volt
2wheelfun Escreveu:
Volt Escreveu:A minha ZEV (...) tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado.
Isso em carregamento ou utilização?
Em utilização. Durante o carregamento tenho estado a dormir :) (por isso é que não sei se não é da garagem aquecer muito e resolvi deixá-la no quintal). O que é certo é que fui de casa ao trabalho com o aviso do bathot no ecrã. :-|.

2wheelfun Escreveu:
Volt Escreveu:Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Isso mudou agora. :-D.
Mudou? Uma intervenção não significa que passe a ser diferente daqui para a frente, como sabes.
Realmente, isto ficou muito mal escrito. :lol:
O que queria dizer é que ela não teve praticamente manutenção durante estes 50 mil kms. E isso mudou agora. :-).

2wheelfun Escreveu:
Volt Escreveu:Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms.
Ora aí está uma vantagem da minha chinesa! Não tem valvolina, toma toma! E não está na menopausa como a tua para ter calores :lol: Estou a brincar como calculas... mas olha, por acaso não tinhas essa indicação da troca de lubrificante no manual?
Epá, nem sei. Já não me lembro. Tenho de rever o manual...
Mas não digas isso das chinesas senão ainda aparece aí alguém a dizer que é mais fiável uma chinesa que avaria constantemente, mas, que dá para mexer à vontade (mesmo que não percebamos nada disso)... :-p.

2wheelfun Escreveu:
Volt Escreveu:A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro. :-(. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
43,73€ foi o que dei pela troca de óleo de travões da Thunder por isso a troca dessa valvolina não me parece nada exagerado para ser feito aos 25 mil kms.
Cumps.
Então ganhaste-me. A minha despesa foi de 43,05€. :lol:
Eu nem sei se foi muito porque esqueci-me de trazer a folha de obra... Tenho de ver se a peço na próxima ida, pois gosto de saber quanto é de óleo, de mão-de-obra e IVA...

:-).

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado set 10, 2011 1:20 am
por jmap
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

A minha ZEV tem andado de volta à rotina. No entanto, nem tudo está bem. Acho que ela é temperamental. Consciente que foi trocada durante quase um mês, tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado. Algo se passa. Ou não ficou alguma coisa bem ligada com este regresso da oficina, ou está mesmo cheia de calor... Independentemente da resposta a esta questão, hoje, ficou a carregar (ao relento) no quintal, de castigo. :lol:

Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Até agora, sem ser pneus, pastilhas e uma mariquice qualquer de um "dono esquisito", era uma mota zero manutenção. Isso mudou agora. :-D.

Mas já mudou tarde. Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms. Quando a Super-ZEV estiver pronta, tenho de levar a ZEV de volta à oficina. Agora sinto que já não trava como devia... Deve precisar de mudar o óleo dos travões.

A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro. :-(. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Irra. Grande despesa! O máximo que gastei foram 10 euros até hoje. Desculpa a ignorância mas a valvolina é o quê?

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado set 10, 2011 7:48 am
por MH_electric
jmap Escreveu:Irra. Grande despesa! O máximo que gastei foram 10 euros até hoje. Desculpa a ignorância mas a valvolina é o quê?
Somos 2... :D

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado set 10, 2011 9:21 am
por jmal
jmap Escreveu:
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

A minha ZEV tem andado de volta à rotina. No entanto, nem tudo está bem. Acho que ela é temperamental. Consciente que foi trocada durante quase um mês, tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado. Algo se passa. Ou não ficou alguma coisa bem ligada com este regresso da oficina, ou está mesmo cheia de calor... Independentemente da resposta a esta questão, hoje, ficou a carregar (ao relento) no quintal, de castigo. :lol:

Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Até agora, sem ser pneus, pastilhas e uma mariquice qualquer de um "dono esquisito", era uma mota zero manutenção. Isso mudou agora. :-D.

Mas já mudou tarde. Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms. Quando a Super-ZEV estiver pronta, tenho de levar a ZEV de volta à oficina. Agora sinto que já não trava como devia... Deve precisar de mudar o óleo dos travões.

A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro. :-(. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Irra. Grande despesa! O máximo que gastei foram 10 euros até hoje. Desculpa a ignorância mas a valvolina é o quê?
É óleo para caixas velocidades, redutoras, etc, ou seja, para engrenagens que trabalhem a frio.

Procurem no vis porque já muitos a mudaram, lembro-me de ver isso e alguns até fizeram uma alteração na tampa da caixa redutora para permitir uma fácil mudança. O óleo em questão é sintético 70-90.

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado set 10, 2011 11:25 am
por jmap
jmal Escreveu: É óleo para caixas velocidades, redutoras, etc, ou seja, para engrenagens que trabalhem a frio.

Procurem no vis porque já muitos a mudaram, lembro-me de ver isso e alguns até fizeram uma alteração na tampa da caixa redutora para permitir uma fácil mudança. O óleo em questão é sintético 70-90.
Já sei do que se trata. É o óleo que está na sistema de desmultiplicação (planet gearbox). Mas a Masac tinha-me dito que não estavam previstas mudanças?! Se calhar no contexto em que perguntei... Suponho que faz sentido pois o calor gerado pelo mecanismo, com o tempo degrada a qualidade do óleo.

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado set 10, 2011 3:40 pm
por jmal
jmap Escreveu:
jmal Escreveu: É óleo para caixas velocidades, redutoras, etc, ou seja, para engrenagens que trabalhem a frio.

Procurem no vis porque já muitos a mudaram, lembro-me de ver isso e alguns até fizeram uma alteração na tampa da caixa redutora para permitir uma fácil mudança. O óleo em questão é sintético 70-90.
Já sei do que se trata. É o óleo que está na sistema de desmultiplicação (planet gearbox). Mas a Masac tinha-me dito que não estavam previstas mudanças?! Se calhar no contexto em que perguntei... Suponho que faz sentido pois o calor gerado pelo mecanismo, com o tempo degrada a qualidade do óleo.
Sim, não deviam estar previstas mudanças, tanto que nem existe forma de o trocar facilmente, só desmontando a tampa da caixa redutora planetária.