Se calhar são iniciativas da Motonova. Uma vez disseram-me que a marca o tinha mandado substituir (tinha uns 3000km) e eu como achei estranho perguntei à Masac e eles responderam que não estava previsto. Ainda assim na Motonova disseram-me que o oleo estava preto e que estavam a colocar um mais espesso por causa do barulho. Segundo o que li, não só não adianta nada em relação às motas que têm esse barulho (que resulta de um pequeno desacerto nas rodas dentadas da gearbox) como provoca um maior aquecimento... Quero eu portanto dizer que dispenso certo tipo de iniciativas ainda por cima encapotadas.jmal Escreveu:jmap Escreveu: Sim, não deviam estar previstas mudanças, tanto que nem existe forma de o trocar facilmente, só desmontando a tampa da caixa redutora planetária.
A minha ZEV...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Re: A minha ZEV...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Volt Escreveu:Vivas a todos..
A minha ZEV tem andado de volta à rotina. No entanto, nem tudo está bem. Acho que ela é temperamental. Consciente que foi trocada durante quase um mês, tem reclamado constantemente a dizer que tem a bateria quente e deixa-me preocupado. Algo se passa. Ou não ficou alguma coisa bem ligada com este regresso da oficina, ou está mesmo cheia de calor... Independentemente da resposta a esta questão, hoje, ficou a carregar (ao relento) no quintal, de castigo.
Levei-a à oficina para trocar a "valvolina" (quem dizia que o VE não leva óleos nem tem manutenção?). Ao fim de 50 mil kms, precisou de manutenção. Até agora, sem ser pneus, pastilhas e uma mariquice qualquer de um "dono esquisito", era uma mota zero manutenção. Isso mudou agora..
Mas já mudou tarde. Segundo o Armando, esta "valvolina" deve ser trocada aos 25 ou 30 mil kms. Quando a Super-ZEV estiver pronta, tenho de levar a ZEV de volta à oficina. Agora sinto que já não trava como devia... Deve precisar de mudar o óleo dos travões.
A despesa, foi de 43 euros e picos. Inclui óleo, mão-de-obra e IVA... Cada vez mais caro.. Ainda assim, nada que se compare à manutenção de uma CI...
Sentiste alguma diferença na tua nimh desde que mudaram a valvolina?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Não foi bem só um mudar... É que ela já estava quase sem óleo... Agora, está mais silenciosa e já não noto a traseira a prender... Ainda vou ver se falo com a Masac sobre isto. Depois dou notícias.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Podes perguntar ao Armando que óleo colocou?Volt Escreveu:Não foi bem só um mudar... É que ela já estava quase sem óleo... Agora, está mais silenciosa e já não noto a traseira a prender... Ainda vou ver se falo com a Masac sobre isto. Depois dou notícias.
Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

-
Vivas a todos.
.
Ainda não perguntei ao Armando que óleo ele meteu, mas quando lá for, pergunto. Na Masac tive a confirmação de que este óleo precisa ser mudado de vez em quando, pois até leva muito pouco e é normal perder as suas qualidades com o tempo...
Também fiquei a saber quanto custa fazer um upgrade para Li ou Li+ à minha ZEV, caso o queira fazer com material Vectrix e os respectivos dois anos de garantia em todos os componentes que se substituírem (e os 80 mil kms para as baterias)...
Ora, para mais tarde recordar (valores já com IVA):
Baterias NiMH 3.75 (VX-1) - 2900€ "recuperadas" ou 3600€ novas;
Baterias Lítio 3.75 (VX-1 Li) - 4300€ novas (inclui outros componentes necessários ao upgrade);
Baterias Lítio 5.4 (VX-1 Li+) - 5600€ novas (inclui outros componentes necessários ao upgrade);
É uma pipa de massa, especialmente porque ainda não está previsto qualquer valor de retoma pelas NiMH antigas (excepto em caso de garantia).
Mas esta máquina vale todos os tostões...
.
Entretanto, ainda vou fazer mais uns kms com a minha ZEV. Está agora com 50 505. Felizmente, desde que abasteceu ao relento, nunca mais se queixou da temperatura. Está a bombar como antes.
.

Ainda não perguntei ao Armando que óleo ele meteu, mas quando lá for, pergunto. Na Masac tive a confirmação de que este óleo precisa ser mudado de vez em quando, pois até leva muito pouco e é normal perder as suas qualidades com o tempo...
Também fiquei a saber quanto custa fazer um upgrade para Li ou Li+ à minha ZEV, caso o queira fazer com material Vectrix e os respectivos dois anos de garantia em todos os componentes que se substituírem (e os 80 mil kms para as baterias)...
Baterias Lítio 3.75 (VX-1 Li) - 4300€ novas (inclui outros componentes necessários ao upgrade);
Baterias Lítio 5.4 (VX-1 Li+) - 5600€ novas (inclui outros componentes necessários ao upgrade);
É uma pipa de massa, especialmente porque ainda não está previsto qualquer valor de retoma pelas NiMH antigas (excepto em caso de garantia).
Mas esta máquina vale todos os tostões...

Entretanto, ainda vou fazer mais uns kms com a minha ZEV. Está agora com 50 505. Felizmente, desde que abasteceu ao relento, nunca mais se queixou da temperatura. Está a bombar como antes.

-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Fica esse p custo do Up Grade para Li+???
Baterias Lítio 5.4 (VX-1 Li+) - 5600€ novas (inclui outros componentes necessários ao upgrade)
Pois pouco falhei do que estava a espera!!! Alguém interessado numas de NiMh com perto de 13.000kms lol...
Um aparte inclui todo o trabalho, mão de obra e tal e coisa?!?
Obrigado pela informação!
Baterias Lítio 5.4 (VX-1 Li+) - 5600€ novas (inclui outros componentes necessários ao upgrade)
Pois pouco falhei do que estava a espera!!! Alguém interessado numas de NiMh com perto de 13.000kms lol...
Um aparte inclui todo o trabalho, mão de obra e tal e coisa?!?
Obrigado pela informação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
São loucos...Volt Escreveu:Vivas a todos..
Mas esta máquina vale todos os tostões....
.
Diz-me lá tu que és o único capaz disso. Para além da autonomia, a versão Li+ é melhor no desempenho face à NiMH em quê?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Isso mesmo autonomia... o que preciso...
Mas com os Mobie's pode muito bem a ser remendado mas até lá vamos ver se...
Mas com os Mobie's pode muito bem a ser remendado mas até lá vamos ver se...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
As grandes diferenças entre as versões NiMH e Lítio são mesmo o peso (e autonomia no caso da Li+).
- As de lítio são ligeiramente mais leves, mas mal se nota, pois o motor está, claramente, bem dimensionado;
- As versões NiMH mais antigas (como é o nosso caso), têm o corte aos 100 kph reais, menos 10 que as novas (NiMH e Lítio);
- O software, está claramente melhor nas Li (tem 5 sensores de temperatura em vários locais das baterias);
- Os punhos foram melhorados, bem como o material que reveste o banco;
- O vidro é ligeiramente mais alto e o banco ligeiramente mais magro;
- O carregamento tem muitas diferenças (obviamente), pois a NiMH começa a carregar a 12A (se estiver vazia), depois vai baixando gradualmente até aos 10A. No fim, carrega a 3A depois de uma pausa grande em que esteve desligada a arrefecer. A Li+, começa a carregar devagar e vai subindo os amperes (podem ver isso no vídeo seguinte) até estabilizar a 10A a partir dos 6 minutos. No final do carregamento, o balanceamento é feito a meio ampere.
Link
- As de lítio são ligeiramente mais leves, mas mal se nota, pois o motor está, claramente, bem dimensionado;
- As versões NiMH mais antigas (como é o nosso caso), têm o corte aos 100 kph reais, menos 10 que as novas (NiMH e Lítio);
- O software, está claramente melhor nas Li (tem 5 sensores de temperatura em vários locais das baterias);
- Os punhos foram melhorados, bem como o material que reveste o banco;
- O carregamento tem muitas diferenças (obviamente), pois a NiMH começa a carregar a 12A (se estiver vazia), depois vai baixando gradualmente até aos 10A. No fim, carrega a 3A depois de uma pausa grande em que esteve desligada a arrefecer. A Li+, começa a carregar devagar e vai subindo os amperes (podem ver isso no vídeo seguinte) até estabilizar a 10A a partir dos 6 minutos. No final do carregamento, o balanceamento é feito a meio ampere.
Link
-
- Membro Platinium
Calculo que o consumo também seja mais reduzido porque o litio retém mais energia que as NiMH, certo?
Só uma correcção, a NiMH tem uma série de sensores à volta da bateria também (calculo que os mesmos) e que pode ser verificado directamente no PC só que o software só mostra o maior valor no mostrador.
Só uma correcção, a NiMH tem uma série de sensores à volta da bateria também (calculo que os mesmos) e que pode ser verificado directamente no PC só que o software só mostra o maior valor no mostrador.
-
Pois... É isso. No mostrador da Li+, podemos ver a temperatura dos 5 sensores, bem como a voltagem das células mais alta e mais baixa. Claro que a tensão total também não é a mesma. As NiMH, com a bateria cheia, varia entre os 140 e os 148 (não me recordo de ver mais). A Li+, entre os 137 e 141.
PS: Eu tenho estado mais atento à tensão da Li+, a qual tenho apontado depois de desligar a ficha da tomada.
PS: Eu tenho estado mais atento à tensão da Li+, a qual tenho apontado depois de desligar a ficha da tomada.
-
Chegou a hora deste post! Vou colocá-lo aqui, pois com 50 mil e 500 quilómetros, esta mota foi a que mais contribuiu para eu chegar a esta marca.Volt Escreveu: Por último, resta-me dar-lhe os parabéns por estes 3 anos que completou no Domingo (dia 21). Foram 3 anos e 50 mil kms. Metade dos que preciso para atingir uma outra marca importante na minha vida (que está para breve) e que contarei num próximo post...
Foram 100 mil quilómetros desde que tive o meu último acidente/queda. Desde então, fiz cerca de 50 mil e 500 com esta Vectrix, dois mil e 500 com a outra (Super-ZEV) e 2 mil com duas Vectrix de serviço. Fiz 28 mil e 500 com a Hayabusa e 11 mil com a Burgman 650. Com estas duas fui a Amesterdão, Bruxelas, Paris, Madrid, Andorra, León, Gijón, San Sebastián, Sevilha, Aracena, Faro, Évora, Coimbra, Bragança, Mangualde, etc., etc..
Os restantes 5 mil e 500 quilómetros, foram feitos com outras motas que tive (ou tenho) ou que me foram emprestadas (de serviço e de testes). Entre outras, contam-se: Ninja 600, CB 500, SYM 125, R1, GTR 1400, FJR 1300, GSXR 1000, CBR 600, Hornet 600, GSR 600, etc., etc..
Amanhã à noite, em Almada (no New Cheers), vou brindar a este feito. Quem puder, apareça.

-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
100.0000Kms em 2 rodas é feito....parabéns, eu não vou poder ir, mas olha bebe uma por mimVolt Escreveu:Chegou a hora deste post! Vou colocá-lo aqui, pois com 50 mil e 500 quilómetros, esta mota foi a que mais contribuiu para eu chegar a esta marca.Volt Escreveu: Por último, resta-me dar-lhe os parabéns por estes 3 anos que completou no Domingo (dia 21). Foram 3 anos e 50 mil kms. Metade dos que preciso para atingir uma outra marca importante na minha vida (que está para breve) e que contarei num próximo post...
Foram 100 mil quilómetros desde que tive o meu último acidente/queda. Desde então, fiz cerca de 50 mil e 500 com esta Vectrix, dois mil e 500 com a outra (Super-ZEV) e 2 mil com duas Vectrix de serviço. Fiz 28 mil e 500 com a Hayabusa e 11 mil com a Burgman 650. Com estas duas fui a Amesterdão, Bruxelas, Paris, Madrid, Andorra, León, Gijón, San Sebastián, Sevilha, Aracena, Faro, Évora, Coimbra, Bragança, Mangualde, etc., etc..
Os restantes 5 mil e 500 quilómetros, foram feitos com outras motas que tive (ou tenho) ou que me foram emprestadas (de serviço e de testes). Entre outras, contam-se: Ninja 600, CB 500, SYM 125, R1, GTR 1400, FJR 1300, GSXR 1000, CBR 600, Hornet 600, GSR 600, etc., etc..
Amanhã à noite, em Almada (no New Cheers), vou brindar a este feito. Quem puder, apareça..

-
Quer dizer... 100 mil, sem quedas. 
Antes da última queda, foram outros tantos, ou quase...
. Tenho de fazer essas contas, mas deve andar "ela por ela".
.
PS: Thanks.
.

Antes da última queda, foram outros tantos, ou quase...

PS: Thanks.

-
- Membro Silver
- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Brindo à distância rapaz... notável! Parabéns e quantos muitos com essa "qualidade".Volt Escreveu:Amanhã à noite, em Almada (no New Cheers), vou brindar a este feito. Quem puder, apareça.

Cumps.
-

-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta mar 02, 2011 10:21 am
Estas diferenças notam-se nas versões de Ni novas ou só nas mais antigas?Volt Escreveu: - Os punhos foram melhorados, bem como o material que reveste o banco;
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm
Ó pá, só agora vi o convite!! Mas tb não dava porque estou sem "electroes"..está neste momento em st-by á espera da 1/2 noite para começar a carregar em horario economico....tem de ser. Diverte-te e parabens pela marca!!!Volt Escreveu:Chegou a hora deste post! Vou colocá-lo aqui, pois com 50 mil e 500 quilómetros, esta mota foi a que mais contribuiu para eu chegar a esta marca.Volt Escreveu: Por último, resta-me dar-lhe os parabéns por estes 3 anos que completou no Domingo (dia 21). Foram 3 anos e 50 mil kms. Metade dos que preciso para atingir uma outra marca importante na minha vida (que está para breve) e que contarei num próximo post...
Amanhã à noite, em Almada (no New Cheers), vou brindar a este feito. Quem puder, apareça..
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!
32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!
32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...
-
As NiMH são iguais.ribasmoura Escreveu:Estas diferenças notam-se nas versões de Ni novas ou só nas mais antigas?Volt Escreveu: - Os punhos foram melhorados, bem como o material que reveste o banco;

-
Sem problema. Obrigado.futurewatt Escreveu:Ó pá, só agora vi o convite!! Mas tb não dava porque estou sem "electroes"..está neste momento em st-by á espera da 1/2 noite para começar a carregar em horario economico....tem de ser. Diverte-te e parabens pela marca!!!

Tens estado a andar bem.