As estimativas dela não são para fiar. Quando passa dos 999km de estimativa (quando se vai muito tempo a descer) apresenta 1 ou 0... Quanto começar a falhar a carga, tens ainda mais uns 10km (a direito)... Não te guies pela estimativa no visor.sugarstorm Escreveu:Obrigado a todos.
De facto é uma grande responsablidade. Farei o meu melhor.jmap Escreveu:Parabéns e honra a recordista nacional
Hoje 21 kms para ir buscar uma embalagem de frutos vermelhos. Só mesmo num VE é que se pode dar ao luxo destas loucuras. Num CI, seria tanto dinheiro gasto em transporte como no produto...
Claro que foi mas é uma desculpa para sair de casa
E fantástico foi ver a Vectrix a anunciar uma autonomia de...420kmS![]()
![]()
![]()
![]()
Como vivo numa zona alta os primeiros 4kms são a descer bem, logo é quase sempre a desenrolar o punho para travar. E era ver a autonomia a subir, subir e subir. Mais um pouco ia até Madrid![]()
No fim da viagem, 4 barras gastas, e uma autonomia estimada de 73kms. A primeira barra só desapareceu ao fim de 7 kms.
E já conta com 52.120 kms.
A minha ZEV...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Re: A minha ZEV...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Parabéns sugarstorm!
Bem vindo à mobilidade eléctrica!
Espero que possas continuar o que o Volt começou e leves essa máquina aos 100.000 kms!
Bem vindo à mobilidade eléctrica!

Espero que possas continuar o que o Volt começou e leves essa máquina aos 100.000 kms!

-
- Membro Silver
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Hoje tive a fantástica ideia de ir fazer uns Kms sem carregar a ZEV. Tinha feito 21 kms, e eu queria fazer outros tantos, por isso as 12 barras que tinha eram mais do que suficientes. O pior foi quando me enganei num cruzamento e acabei por ter de fazer mais 15 kms extra. Aos 50 apareceu a famosa luz vermelha, eu a uns 7 kms de casa, as 3 barras que tinha foram-se embora muito rápido, a autonomia desceu para 3, 2, 0 kms, e fiz os últimos metros a rezar para regressar a casa...jmap Escreveu: As estimativas dela não são para fiar. Quando passa dos 999km de estimativa (quando se vai muito tempo a descer) apresenta 1 ou 0... Quanto começar a falhar a carga, tens ainda mais uns 10km (a direito)... Não te guies pela estimativa no visor.
Felizmente havia muitas casas pelo caminho. Se ficasse apeado lá teria de ir pedinchar carga

Acabei as duas viagens (21+36) com 57 kms no total de um percurso sempre a subir e descer pequenas colinas a uma velocidade média.
Já sei o que é a famosa "ansiedade de autonomia"

Como diría o Parker Lewis, "Mental note: CHARGE THE BIKE!!!"
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Que aventura essa... para os primeiros dias 
Eu já quase esqueci o que é essa ansiedade de autonomia...ALELUIA LITIO...mas já sofri muito com ela. Mas a minha para o final estava mesmo mal, já mal fazia 20 kms.
Pelos vistos a ZEV ainda está melhor que muitas novas, acabadas de sair do Stand!

Eu já quase esqueci o que é essa ansiedade de autonomia...ALELUIA LITIO...mas já sofri muito com ela. Mas a minha para o final estava mesmo mal, já mal fazia 20 kms.
Pelos vistos a ZEV ainda está melhor que muitas novas, acabadas de sair do Stand!

Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
As NiMH não ficam atrás do Lítio, muito pelo contrário, na minha opinião... Estas NiMH têm 3.75kWh. Fazem mais de 100 quilómetros com uma única carga, se andarem a velocidades que acompanhem o teu ciclomotor... Esse ciclomotor veio com baterias de chumbo, certo? E chinesas... O "já não fazerem 20 quilómetros seguidos" parece-me mau, mas "normal" para o que é, mesmo considerando que nem 5 mil quilómetros fizeram... Não há comparação possível.
PS: Parabéns sugarstorm. 57 quilómetros de autonomia, a um ritmo normal e com o frio que tem estado, parece-me perfeitamente normal, para umas baterias que foram bem estimadas nestes seus 30 mil quilómetros. Quando eram novas faziam praticamente o mesmo.
. Pelo que percebi, a luz da bateria acendeu ao fim de 50 quilómetros. Normalmente ainda tens uma reserva de mais uns 10 quilómetros a andar devagarinho...
PS2: Apesar de achar isso normal, creio que, com esta descarga que fizeste depois disso, o comportamento dela nas últimas barras melhorará nas viagens seguintes.
PS3: Tenho de cá voltar ao DB com mais calma.
.
PS: Parabéns sugarstorm. 57 quilómetros de autonomia, a um ritmo normal e com o frio que tem estado, parece-me perfeitamente normal, para umas baterias que foram bem estimadas nestes seus 30 mil quilómetros. Quando eram novas faziam praticamente o mesmo.

PS2: Apesar de achar isso normal, creio que, com esta descarga que fizeste depois disso, o comportamento dela nas últimas barras melhorará nas viagens seguintes.
PS3: Tenho de cá voltar ao DB com mais calma.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Eu acho que as estimativas até são bastante realistas (para estimativas). Claro que, quando estamos em descidas de vários quilómetros onde não aceleramos, a estimativa deixa de ser "real", pois não há descidas que se mantenham por 200 ou mais quilómetros (e a estimativa apenas se refere a isso).jmap Escreveu: As estimativas dela não são para fiar. Quando passa dos 999km de estimativa (quando se vai muito tempo a descer) apresenta 1 ou 0... Quanto começar a falhar a carga, tens ainda mais uns 10km (a direito)... Não te guies pela estimativa no visor.

Podia-se ter um algoritmo melhor. Podia-se ignorar a "amostra da descida" e fazer sempre as contas para o quanto restaria a andar a direito... Mas aí, não sei se não perderíamos aquela noção de condução "económica" ou "não-económica" que esta estimativa nos dá.
A minha opinião é que não me importo de ter esta estimativa, mas também não me importava de ter a outra que sugeri. Acho que acabamos sempre por nos habituarmos a elas e acabam sempre por cumprir a sua função.

-
- Membro Platinium
Eu acho que a estimativa devia ter como base o consumo nos ultimos 50km face à energia gasta no momento... Não andaria sempre a subir e a descer irrelevantemente conforme se sobe ou desce...Volt Escreveu:Eu acho que as estimativas até são bastante realistas (para estimativas). Claro que, quando estamos em descidas de vários quilómetros onde não aceleramos, a estimativa deixa de ser "real", pois não há descidas que se mantenham por 200 ou mais quilómetros (e a estimativa apenas se refere a isso).jmap Escreveu: As estimativas dela não são para fiar. Quando passa dos 999km de estimativa (quando se vai muito tempo a descer) apresenta 1 ou 0... Quanto começar a falhar a carga, tens ainda mais uns 10km (a direito)... Não te guies pela estimativa no visor..
Podia-se ter um algoritmo melhor. Podia-se ignorar a "amostra da descida" e fazer sempre as contas para o quanto restaria a andar a direito... Mas aí, não sei se não perderíamos aquela noção de condução "económica" ou "não-económica" que esta estimativa nos dá.
A minha opinião é que não me importo de ter esta estimativa, mas também não me importava de ter a outra que sugeri. Acho que acabamos sempre por nos habituarmos a elas e acabam sempre por cumprir a sua função.
.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Platinium
Deculpa Volt, mas eu não tinha feito comparação entre nenhumas baterias...tinha dito que já quase não me lembrava da sensação ansiedade de autonomia.Volt Escreveu:As NiMH não ficam atrás do Lítio, muito pelo contrário, na minha opinião... Estas NiMH têm 3.75kWh. Fazem mais de 100 quilómetros com uma única carga, se andarem a velocidades que acompanhem o teu ciclomotor... Esse ciclomotor veio com baterias de chumbo, certo? E chinesas... O "já não fazerem 20 quilómetros seguidos" parece-me mau, mas "normal" para o que é, mesmo considerando que nem 5 mil quilómetros fizeram... Não há comparação possível.
Até referi que a ZEV ainda estava melhor que muitas a sair do stand, novas (podendo concluir que foi muito bom negocio).
A minha sorte para não ter falta de autonomia, podendo fazer 130kms sempre a topo, é o azar de ser sacrificado pela pouca velocidade de 50km/h. Mas amigo, não se pode ter tudo na vida!
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Lá está, eu na minha vectrix a 50 Km/h e sem grandes acelarações consigo fazer sem qualquer problema 80 quilómetros!!! não sei qual é a admiração!!Jorge Rocha Escreveu: A minha sorte para não ter falta de autonomia, podendo fazer 130kms sempre a topo, é o azar de ser sacrificado pela pouca velocidade de 50km/h. Mas amigo, não se pode ter tudo na vida!
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
-
- Membro Platinium
Ricardo, eu estava a referir a mim mesmo. Não tendo dinheiro para uma que possa andar a mais velocidade, tenho uma que dá para mais kms, isto porque as há iguais à minha e com baterias de litio com metade da autonomia, e olha que de 65 kms para 130kms vai uma grande diferença. Apenas no dia em que fui a Gaia, ultima concentração, utilizei a carga toda num só dia.ricardocruzs2 Escreveu:Lá está, eu na minha vectrix a 50 Km/h e sem grandes acelarações consigo fazer sem qualquer problema 80 quilómetros!!! não sei qual é a admiração!!Jorge Rocha Escreveu: A minha sorte para não ter falta de autonomia, podendo fazer 130kms sempre a topo, é o azar de ser sacrificado pela pouca velocidade de 50km/h. Mas amigo, não se pode ter tudo na vida!
E olha que eu tenho muitos dias de fazer perto de 100 kms e outros até a passar, mas acaba por dar sempre para o dia todo, colocando à carga enquanto janto, durmo, e por vezes ainda está á carga durante o meu pequeno almoço (carga completa 12 horas).
Muito provavelmente, se a mota podesse atingir mais velocidade, já teria tido algumas situações de ansiedade de autonomia (que foi aqui que a conversa começou), mas sendo assim, não!
Gosto tanto desta sensação, que quando tiver uma mota mais potente, vou fazer com que ela tenha tanta autonomia mas a mais velocidade, claro!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Eu acho que está muito bem assim...que me interessa os últimos 50km se na realidade vão dar-me uma ideia errada da autonomia ao meu ritmo de andamento naquele determinado momento de 2-3km?jmap Escreveu:Eu acho que a estimativa devia ter como base o consumo nos ultimos 50km face à energia gasta no momento... Não andaria sempre a subir e a descer irrelevantemente conforme se sobe ou desce...Volt Escreveu:Eu acho que as estimativas até são bastante realistas (para estimativas). Claro que, quando estamos em descidas de vários quilómetros onde não aceleramos, a estimativa deixa de ser "real", pois não há descidas que se mantenham por 200 ou mais quilómetros (e a estimativa apenas se refere a isso).jmap Escreveu: As estimativas dela não são para fiar. Quando passa dos 999km de estimativa (quando se vai muito tempo a descer) apresenta 1 ou 0... Quanto começar a falhar a carga, tens ainda mais uns 10km (a direito)... Não te guies pela estimativa no visor..
.
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Os meus parabéns e olha continua por cá e claro faz lhe kms com fartura que ela gosta!sugarstorm Escreveu:Obrigado a todos.
De facto é uma grande responsablidade. Farei o meu melhor.jmap Escreveu:Parabéns e honra a recordista nacional
Hoje 21 kms para ir buscar uma embalagem de frutos vermelhos. Só mesmo num VE é que se pode dar ao luxo destas loucuras. Num CI, seria tanto dinheiro gasto em transporte como no produto...
Claro que foi mas é uma desculpa para sair de casa
E fantástico foi ver a Vectrix a anunciar uma autonomia de...420kmS![]()
![]()
![]()
![]()
Como vivo numa zona alta os primeiros 4kms são a descer bem, logo é quase sempre a desenrolar o punho para travar. E era ver a autonomia a subir, subir e subir. Mais um pouco ia até Madrid![]()
No fim da viagem, 4 barras gastas, e uma autonomia estimada de 73kms. A primeira barra só desapareceu ao fim de 7 kms.
E já conta com 52.120 kms.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
Acho que não percebeste. Eu defendo que a estimativa tenha em consideração a autonomia nos últimos 50km para computar a previsão dependendo da energia e velocidade momentânea. Penso que o modelo actual tenha em consideração na fórmula os últimos 3 km. Como resultado, a estimativa seria bastante real (ao invés da tontaria desta que para nada serve), desde que se tratassem de percursos similares.RuFuS Escreveu: Eu acho que está muito bem assim...que me interessa os últimos 50km se na realidade vão dar-me uma ideia errada da autonomia ao meu ritmo de andamento naquele determinado momento de 2-3km?
-
- Membro Gold
Já entendi...com isso eliminavas o efeito memória, certo?jmap Escreveu:Acho que não percebeste. Eu defendo que a estimativa tenha em consideração a autonomia nos últimos 50km para computar a previsão dependendo da energia e velocidade momentânea. Penso que o modelo actual tenha em consideração na fórmula os últimos 3 km. Como resultado, a estimativa seria bastante real (ao invés da tontaria desta que para nada serve), desde que se tratassem de percursos similares.RuFuS Escreveu: Eu acho que está muito bem assim...que me interessa os últimos 50km se na realidade vão dar-me uma ideia errada da autonomia ao meu ritmo de andamento naquele determinado momento de 2-3km?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

-
- Membro Platinium
Eliminava o peso que subidas e descidas têm na computação da estimativa.RuFuS Escreveu:Já entendi...com isso eliminavas o efeito memória, certo?jmap Escreveu:Acho que não percebeste. Eu defendo que a estimativa tenha em consideração a autonomia nos últimos 50km para computar a previsão dependendo da energia e velocidade momentânea. Penso que o modelo actual tenha em consideração na fórmula os últimos 3 km. Como resultado, a estimativa seria bastante real (ao invés da tontaria desta que para nada serve), desde que se tratassem de percursos similares.RuFuS Escreveu: Eu acho que está muito bem assim...que me interessa os últimos 50km se na realidade vão dar-me uma ideia errada da autonomia ao meu ritmo de andamento naquele determinado momento de 2-3km?
-
- Membro Gold
Ok entendido...o efeito memória tb iria por arrasto...jmap Escreveu:Eliminava o peso que subidas e descidas têm na computação da estimativa.RuFuS Escreveu:Já entendi...com isso eliminavas o efeito memória, certo?jmap Escreveu:Acho que não percebeste. Eu defendo que a estimativa tenha em consideração a autonomia nos últimos 50km para computar a previsão dependendo da energia e velocidade momentânea. Penso que o modelo actual tenha em consideração na fórmula os últimos 3 km. Como resultado, a estimativa seria bastante real (ao invés da tontaria desta que para nada serve), desde que se tratassem de percursos similares.
Cumps

-
- Membro Platinium
Se fizeres uma descarga completa a cada 1000km por exemplo, não tens grande efeito de memória.RuFuS Escreveu: Ok entendido...o efeito memória tb iria por arrasto...
Cumps
-
Por acaso o efeito memória não desapareceria, nem com um algoritmo melhorado (como o que o jmap sugeriu)... O efeito memória existe e é preciso fazer uma descarga completa de vez em quando... Melhorar a estimativa é possível, mas o efeito memória é muito imprevisível para uma "máquina" o entender e detectar...
.

-
- Membro Platinium
Caro, Volt, permite-me que discorde e explico porquê... Com uma estimativa que contemple 50km, o efeito de memória já é considerado pois o decréscimo da autonomia (por influência directa deste efeito) não altera signitivamente em 50 km.Volt Escreveu:Por acaso o efeito memória não desapareceria, nem com um algoritmo melhorado (como o que o jmap sugeriu)... O efeito memória existe e é preciso fazer uma descarga completa de vez em quando... Melhorar a estimativa é possível, mas o efeito memória é muito imprevisível para uma "máquina" o entender e detectar....
-
Eu acho que não, pois não estou a ver os "sensores" detectarem que a carga que aparenta lá estar, não está... Mas podemos discordar à vontade.
. Honestamente, nem sei qual de nós estará certo...