Bom sobre esta menina parece andar tudo ok, a água tramou a malta, desta vez levou algumas proteções adicionais para não entrar, e mesmo que entre saia rapidamente.
O pack, anteriormente tinha uma elevação de cerca de 2.5 cm, com um falso piso tipo rede com 1 cm de altura, após isso tinha um fundo em composto de madeira, por cima tinha um a espuma não inflamável que faz de cama às células. A águadeve ter entrado por baixo do guiador, na zona que separa a cobertura do compartimento da bateria e a cobertura por baixo do guiador, esta deve ter escorrido pelo quadro e acumulou por cima da tampa do compartimento, até que conseguiu entrar. Existem 2 furos no fundo na parte traseira do compartimento que servem para escoamento, mas por alguma razão não escoou a agua toda ficando alguma na parte da frente do pack, não consegui chegar a uma conclusão neste caso, porque sem peso das baterias ela está mais elevada, mas parece-me que a mota no descanso e até com o condutor em cima, a parte mais funda do compartimento fica para a da frente, o que explicaria a razão da agua não ter saído. De qualquer maneira saia quando fosse por exemplo a subir, o que não aconteceu, fica o mistério.
Desta vez usei os compartimentos originais das baterias nimh, estes;
para alojar as a123, o problema é que não é possível adicionar mais células para ficar com mais capacidade como ficou previsto, estes caixotes são vedados de lado, tem apenas uns furos por cima e por baixo por onde circula o forçado pelas ventoinhas que tem por cima, nessa zona não entra agua. Na parte que anteriormente entrou, mesmo que volte a entrar, encontra uma lona e escorre para a parte da frente do compartimento, por baixo dessa lona está o pack da frente, essa mesma lona não interfere com a ventilação.
Peço desculpa, eu tinha fotos deste trabalho no telefone, mas o mesmo teve um problema e foi para garantia, e normalmente limpam tudo, ainda não o recebi.
Estes mesmos packs também têm os 2.5 cm de elevação a partir do fundo do compartimento, e abri mais uns buracos em zonas que me pareceram mais corretas para drenagem. A tampa do compartimento tem uma borracha no encaixe, mas ainda assim apliquei silicone de vedação para reforçar a vedação.
Por cima da tampa na zona do quadro onde possa possivelmente escorrer agua, também com silicone, fiz uns caminhos para que a água desvie para fora da zona perigosa.
Entre a tampa do compartimento e a cobertura do mesmo, alongando-se até à zona do guiador levou também uma proteção para que quando entrar água rebatida (que foi a causa do incidente) ela escorra para as laterais da mota, zona por baixo dos pés, onde sai livremente.
Verifiquei também os tubos de admissão de ar na parte da frente da mota, mesmo estando a um nível elevado, pode entrar agua para dentro deles, mas o circuito está bem projetado, os tubos descem abaixo do nível do fundo do compartimento e só depois sobem para entrar nas laterais/fundo do compartimento da bateria. Na parte mais baixa destes tubos encontramos um pequeno furo para drenagem. Na parte da entrada na frente da mota, o tipo de filtro que tem também evita que entre agua, mas ainda assim cuidado quando lavam a mota.
Nota importante: Não é por ser elétrica, até nas a CI deve-se evitar lavar a mota com água e especialmente com jatos de água. Usem produtos próprios para limpeza de motas, caso usem xampons, humedeçam a mota com um pano ensopado em água, para limpar a espuma façam o mesmo, tanto em motas elétricas como em a CI, fica um conselho.
Portanto após tudo isto, só entrará água caso passes por um rio, ela não está preparada, nem conheço nenhuma outra que esteja preparada para isso, até mesmo as enduro, cross etc, se apanharem agua ao nível do motor podem ter problemas sérios.