Bem, a Amarelinha continua a rolar bem, sem nenhum stress.
Aqui está ela ao lado de uma prima que encontrou, equipada com uma viseira corta-vento... pensei que ficasse maior/mais alta, não sei se ajudará alguma coisa
Prima com viseira
IMG_20110818_202201.jpg (56.33 KiB) Visto 2920 vezes
Infelizmente hoje de manhã descobri que perdi novamente o cartão ViaCard
Acho que foi ontem no Almada Forum, e hoje quando sai ainda era muito cedo para ir lá aos perdidos e achados... se alguém encontrar avise, OK?
Com esta história está-me a ficar cara a porcaria da portagem... até doeu pagar 1,45€ - sem qualquer desconto, nem sequer por ser mota... e ainda mais 3€ para a segunda via do cartão se não o encontrar
Sim, para a viaverde tem uma diferença pequena, mas se usares o mês inteiro tem mais desconto com o ViaCard do que com a ViaVerde, com o único incoveniente de ter de parar para passar o cartão.
Valores ViaCard:
- carro = 1,305€
- mota = 0,914€ (nas 1ªs 12 passagens) | 0,305 (nas seguintes do mesmo mês)
No caso da viaverde isso não acontece, pois foi criada essa excepção (tal como no viacard). Mas a classe é a mesma dos ligeiros... A mim nem são os preços injustos que mais me revolta...
Há muitos anos que o "pessoal das motas" é desconsiderado em diversas matérias. Mais grave do que isso é continuar-se a legislar sem ter em conta a segurança de quem anda de mota e/ou bicicleta. Basta ver a colocação dos rails com 30 cms de altura (precisamente o espaço necessário para que quem esteja dentro de um carro fique protegido, sendo que, quem esteja em mota ou bicicleta, passa por baixo e corre o risco de ser cortado pelas chapas de metal que suportam os rails). Recentemente (já há uns anitos) aprovou-se uma lei que teima em não ser 100% cumprida, a qual obriga todos os novos rails a terem os prumos protegidos, de forma a que nada nem ninguém passe por baixo... Mas há mais exemplos. Os rails já existentes só passam a ser protegidos quando "tiverem" contabilizadas 5 vítimas no local. Na altura em que isto foi debatido, lembro de me sentir muito revoltado. Mas o tempo e a inércia calam muita gente. Até nós próprios... Outros exemplos são os postes à beira da estrada. Para um carro, um despiste é chapa. Para quem anda de mota, ou bicicleta, isso é negligência (e um despiste pode ser fatal)...
Mas não quero alastrar aqui no DB da amarelinha o offtopic. Com calma, num café ou noutro local, poderemos falar melhor sobre este e outros assuntos. Os anos passam, as lutas passam, mas a injustiça cresce e muita luta fica por lutar. Infelizmente.
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
hmma diz-me uma coisa como se comporta a tua bereco em cima da ponte, não abana muito com o vento? a q velocidade andas em cima do tabuleiro?
Eu tenho a minha há dois dias e como nunca tive motos não me tinha apercebido do vento q se apanha, fonix em estrada aberta tipo eixo norte/sul o vento faz abanar bastante imagino na ponte.... epá sinto insegurança em estrada aberta com o vento talvez falta de prática....
O vento na ponte não se sente mais do que noutra estrada qualquer... a não ser nos dias mesmo de mau tempo e rajadas (casos em que deixo a mota em casa ).
Normalmente faz-me mais impressão os saltinhos das juntas de dilatação do que o vento... e também costuma estar mais de frente ou de trás, ao contrário do eixo norte-sul onde já se apanha o vento mais lateralmente.
A extensão que tenho acho que é de 5 mts, mas depois confirmo em casa (tipicamente deixo tudo em casa - carregador e extensão - uma vez que o percurso que faço casa-trabalho é muito consistente e a carga chega perfeitamente para os 40mks diários)
PS - Velocidade em cima do tabuleiro entre 50 e 75 kms/h
electrizado Escreveu:hmma por mim tudo bem se se conseguir um preço melhor. Já deves ter comprado tás por dentro disso vai-me informando ssf.
Nope... para a Amarelinha nunca comprei... os 12600kms que tem foram feitos com os pneus de origem (que nem estão muito gastos), mas já têm alguns golpes e agora no molhado parecem manteiga...
O tamanho dos meus é 120/70-12' ... por isso são um pouco diferentes, mas qualquer coisa deste género (Pirelli SL36 DJ) parece-me bem Alguém sabe dizer se estes serão bons para utilização mista?
Os meus são estes, cabem na evo, mas à frente foi preciso levantar um pouco o guarda lama, aconselho a meter à frente um pneu mais alto, no meu caso meti mais estreito e mais alto, fica muito mais confortável e com melhor ciclistica, atrás meti um mais largo 140 para ter mais aderência, mas a mota já não tem peso para ele, e o 130 será o melhor para o meu caso, no teu caso será melhor o 120 para não perderes potência.
Um pneu 2 medidas +largo nao te vai dar melhor aderencia, a jante continua a ter a mesma largura, e o pneu vai ficar espremido... vai la medir a largura real dele, agora que esta aplicado na jante
Barrocas Escreveu:Um pneu 2 medidas +largo nao te vai dar melhor aderencia, a jante continua a ter a mesma largura, e o pneu vai ficar espremido... vai la medir a largura real dele, agora que esta aplicado na jante
É bem mais largo, tanto que roça, ou quase nos amortecedores, com o 130 ficava mais distante. Quanto ao piso, também tem mais borracha no chão. Agora se dá ou não mais aderência também não te sei dizer, mas entretanto com o novo 130 já te sei dizer, do 120 para o 130 notei mais aderência e estabilidade, do 130 para 140, ainda mais estabilidade.
Eu acho que não vou inventar muito e estou a pensar mandar vir uns Pirelli SL26 com as mesmas medidas (120/70)... também já os vi com indices de carga diferentes, e pelas contas que fiz também me parece que chegue perfeitamente uns de 51 ou pouco mais (acho que os chinocas que ela tem agora são de 60 e tal)... o índice de carga também influencia a dureza e peso do pneu, não??
Índice 51 dá para quase 200 kg. Se colocares dois pneus de índice 51, dá para quase 400 kg. A tua mota, mais a carga, mais dois "ocupantes", não deve chegar a esse peso. .
Quanto à dureza, isso está relacionado com o material que faz o revestimento exterior e não com o índice...
Volt Escreveu:Índice 51 dá para quase 200 kg. Se colocares dois pneus de índice 51, dá para quase 400 kg. A tua mota, mais a carga, mais dois "ocupantes", não deve chegar a esse peso. .
Quanto à dureza, isso está relacionado com o material que faz o revestimento exterior e não com o índice...
No entanto o peso ñ é distribuído uniformemente e a traseira leva sempre com mais peso...
Tenta um índice mais elevado para o pneu traseiro que vai-te garantir sempre uma maior durabilidade...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Editionentre muitas outras scooters eléctricas
Quanto maior o indice de carga maior a "robustez" do pneu, logo deverá ter uma constituição interna mais "pesada", para lhe dar essa robustez, penso que de que...
E uma vez que também nunca ultrapassarei os 100kms/h (a não ser que vá de reboque), o índice de velocidade "J" também será mais do que suficiente.
Mais alguém estará interessado em mandar vir pneus e repartir (ou até anular) os portes??
O que habitualmente se chama "dureza" do pneu é ao material que o reveste. Mais "borracha" no caso de ser mole; Mais "plástico" no caso de ser duro... O interior (e o número de camadas intermédias) pode ser perfeitamente o mesmo. Foi isto que eu quis dizer.
PS: E terem (quer o mole, quer o duro) exactamente o mesmo índice de carga...