Página 8 de 44
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quarta ago 24, 2011 2:18 pm
por ricardocruzs2
Fantástico volt
Realmente esses valores dessa Vectrix com baterias de lítio é um caça comparado com o meu avião

Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quarta ago 24, 2011 2:25 pm
por Volt
Não tenho (falta-me isso!) a experiência de andar a 110 kph reais numa NiMH. Calculo que a bateria se gaste em 30 (ou menos) quilómetros. A 100 kph sei que ela "desaparece" em cerca de 40... Na Super-ZEV, creio que é praticamente impossível gastar a carga em 60 quilómetros (o dobro das NiMH). Nem que fosse sempre a subir.

. É uma diferença na compra de alguns 3500 euros, mas o à-vontade com que ando nela sem olhar para os quilómetros que ainda me faltam fazer, é uma sensação do outro mundo...

.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quinta ago 25, 2011 10:22 am
por MH_electric
Volt Escreveu:Não tenho (falta-me isso!) a experiência de andar a 110 kph reais numa NiMH. Calculo que a bateria se gaste em 30 (ou menos) quilómetros. A 100 kph sei que ela "desaparece" em cerca de 40... Na Super-ZEV, creio que é praticamente impossível gastar a carga em 60 quilómetros (o dobro das NiMH). Nem que fosse sempre a subir.

. É uma diferença na compra de alguns 3500 euros, mas o à-vontade com que ando nela sem olhar para os quilómetros que ainda me faltam fazer, é uma sensação do outro mundo...

.
Sim,
Já o tentei fazer a 110km/h e fui obrigado a abrandar senão a coisa ia correr mal

Também precisava de umas Li+
Deixei-te uma pergunta no meu DB

Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quinta ago 25, 2011 3:53 pm
por Volt
Vivas a todos.

.
A Super-ZEV faz hoje 15 dias. Por um acaso do destino e para não abrandar o ritmo, leva 1500 quilómetros feitos (vai fazer um pouco mais até ao final do dia). A média diária fica assim redonda e fácil de contar.

.
Tem corrido tudo bem. Demasiado bem, até (como se isso fosse possível*). Penso que está na hora de levar a outra para a oficina, arranjá-la e pensar o que fazer com ela. Mas isso são contas para o outro DB.

.
* - Não existe o "demasiado bem". Mas existe o maravilhosamente bem.

Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quinta ago 25, 2011 9:50 pm
por galt
Fizeste uma boa compra!
Tens de confirmar a autonomia dela no dia-a-dia.
Bons quilómetros..

.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 10:55 am
por Volt
Obrigado.

. É verdade. A autonomia tem que ser testada em ritmo de passeio. Para já, no dia-a-dia, estou a ter uma média de 90 quilómetros (de autonomia). O mínimo de estimativa foi de 70 e picos kms. E o máximo (até agora) de 130 e tal kms.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 11:15 am
por serges
Eu aposto que na mão do UgaBugga que iria aos 200kms de autonomia depois cansava se e toca a enrolar e a gastar os electrões... lol
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 11:22 am
por Volt
Pois... Eu para bater "records" de autonomia tenho de emagrecer muito.

.
E sou o mais pesado dos actuais 3 donos/reservistas de VX-1 Li+. Acho que assim não vou lá.

Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 12:29 pm
por serges
Volt pergunta idiota quanto tempo a carregar, acho que já vi para aqui mas agora não encontro!?!?!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 2:40 pm
por Volt
Ela cresce uma barra a cada 14 ou 15 minutos, logo, as 17, devem acabar ao fim de 4 horas e pouco. Mas depois vem o balanceamento. Normalmente leva mais umas 3 horas. Carregar os 100% (apenas fiz isto nas 6 primeiras cargas), depois de balanceadas as baterias, foram entre 6 horas e 42 minutos até 7 horas e meia. Excepto a primeira carga. Essa foi de 13 horas. Acho que é record!

.
Como estou a fazer uma média de quase 90 quilómetros por carga, isto dá cerca de 22 quilómetros por cada hora de carga. Claro que se fosse a velocidade de passeio e conseguisse 150 quilómetros por carga, seriam quase 40 quilómetros por cada hora de carga. Isto não é nada de extraordinário, pois a minha ZEV já fazia isso. A grande diferença é que a primeira e a última carga não contam como tempo de espera...
Resumindo, para quem quer viajar, poderá fazer os primeiros 150 kms seguidos (a 50kph são 3 horas), parar umas 4 horas para almoço e passeio num local qualquer e andar mais 150 kms. São 10 horas para 300 kms. Já demorei muito mais e a pagar!

.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 3:39 pm
por serges
Bolas, realmente juntar as 2h30m da NiMh as de Li era fantástico mas pronto não se pode ter tudo!!!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 4:49 pm
por Volt
O carregador da Li+ é o mesmo da última versão das NiMH (e que faz o mesmo que o da "nossa" versão), que tira 1500Wh da rede. Ou seja, 1.5kWh ao fim de uma hora...
A Masac bem que podia meter cá fora um carregador mais rápido que conseguisse tirar 3500 ou 3600Wh...

. Assim, a VX-1 carregava em uma hora e pouco, e a VX-1 Li+ em hora e meia!

.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 4:58 pm
por jmal
Volt Escreveu:O carregador da Li+ é o mesmo da última versão das NiMH (e que faz o mesmo que o da "nossa" versão), que tira 1500Wh da rede. Ou seja, 1.5kWh ao fim de uma hora...
A Masac bem que podia meter cá fora um carregador mais rápido que conseguisse tirar 3500 ou 3600Wh...

. Assim, a VX-1 carregava em uma hora e pouco, e a VX-1 Li+ em hora e meia!

.
Pois, mas não é só meter cá fora !!!!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 5:03 pm
por Volt
Hum...

. O que lhe falta?
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 26, 2011 8:01 pm
por galt
Volt Escreveu:Hum...

. O que lhe falta?
Seria bom para o utilizador e prejudicial para as baterias.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 30, 2011 2:25 pm
por Volt
Certo, mas eu estava a falar de um carregador destes (de 3500W) para usar só nas férias em passeios mais longos...

.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 30, 2011 2:37 pm
por Volt
Ora, vivas a todos.

.
Vou pegar aqui no post do jmap e do rocker_pt...
jmap Escreveu:rocker_pt Escreveu:Yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
01º - 51,560 kms - Volt (2 motas)
02º - 26,050 kms - rocker_pt (3 motas)
Eu bem disse que ia apanhar o Volt. Já subi para segundo. Já falta pouco Volt, põe-te a pau.
Ahahah. Já reparaste que ele tem feito uma média de 100km por dia? Não vale a pena sonhares a não ser que tenciones fazer 200km por dia.

Pois... É verdade. Tem sido uma rotina maluca, que fez com que ainda não testasse autonomia da mota nova a sério.

. Vamos a ver se é no próximo fim-de-semana...
Entretanto, já fiz (praticamente) 22 ciclos de carga. Tenho estado a alimentar a
folha de cálculo do Google e, já consigo retirar de lá uns dados interessantes. Por exemplo: A este ritmo (que vai baixar mais cedo ou mais tarde), as baterias vão atingir os 1700 ciclos (de 80% de carga) aos 120 mil kms de vida... A este ritmo (altíssimo), tal só será atingido daqui a cerca de 1200 dias, que são 3 anos e meio. Notem que a ZEV levou 3 anos a fazer 50 mil kms. Duvido que este ritmo se mantenha... De certeza que a minha rotina vai mudar. Neste momento faço 60 kms a ir e vir para o meu emprego e 40 kms a "ir e vir e ir e vir" para o trabalho da minha pendura.

.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 30, 2011 2:39 pm
por jmal
galt Escreveu:Volt Escreveu:Hum...

. O que lhe falta?
Seria bom para o utilizador e prejudicial para as baterias.
Nem por isso, desde que se tenha alguns cuidados com a temperatura não existe qualquer problema, e esse controle já ela tem, o que queria dizer é que o bms tem de ter capacidade para lidar com mais corrente a passar pelas baterias, 3500 w de carga nessa mota, é pouco mais que 0.5C, essas baterias aguentam muito mais que isso sem qualquer problema. Cargas acima de 2C é que podem ser prejudiciais, até 1C não há motivo para preocupações.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 30, 2011 11:28 pm
por Njay
Que marca de baterias é que a V-Li tem?
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quarta ago 31, 2011 12:43 am
por Volt
Acho que é da mesma marca que as NiMH. Já me esqueci do nome deles...