Predador Murteirense

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Predador Murteirense

Mensagem por RuFuS »

augsantos Escreveu:Finalmente chegou o acelerador chinês... assim pode ser que se entenda melhor com a mota, pois falam a mesma língua.

Já está montado e a predator voltou à sua forma, já consigo controlar a fera.

Agora resta-me enviar o acelerador avariado para ser analisado na SW para mo trocarem por um que funcione corretamente.

Vamos lá fazer mais uns kms.

Mas o acelerador que compraste agora ñ foi na SW?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

Não desta vez comprei no Ebay. É mais barato, tem é um cheiro característico, mas está a funcionar bem. Na SW não tinham para entrega e o avariado ainda dava para andar, com algumas limitações mas dava. Agora posso enviá-lo para mo trocarem. Também não moro assim tão perto de Leiria e para o enviar ficava sem mota...
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

Oi pessoal!

2000km já cá cantam...
A predator está portar-se bem. Em breve vai ser feito o controlo do estado das baterias após estes primeiros kms. Vamos poder ver como as baterias se estão a dar com este BMS.

Em breve darei notícias.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Predador Murteirense

Mensagem por Jorge Rocha »

Tens andado bem! :mrgreen: 8-)
Sim, há que transmitir os comportamentos das baterias e do bms!
Eu espero começar a nova contagem para a semana que vem!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

Jorge Rocha Escreveu:Tens andado bem! :mrgreen: 8-)
Sim, há que transmitir os comportamentos das baterias e do bms!
Eu espero começar a nova contagem para a semana que vem!
Boa sorte, espero que comeces com o pé direito...
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

Mais um teste...

Fiz um testede autonomia. Andei sem ultrapassar os 60km/h, foi um pouco penoso porque no caminho que faço diáriamente circulam muitos camiões e quando faço o caminho a 80/90km/h os camiões não me ultrapassam, mas a 60km/h estava sempre a abanar...

Resumindo, fiz 90km sem carregar. Quando a coloquei à carga, carregou 5kw o que nas minhas contas me leva a pensar que daria para fazer no total 110km sem problemas. Penso que não está mau.

O que acham?
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Predador Murteirense

Mensagem por pafi »

Parece que abriu a temporada da autonomia. Estou a ver que alguns de nós andam em período de testes! 90km acho fenomenal augsantos :) , mas fiquei baralhado. Se a tua é de 60Ah, o limite de carga não deveria ser 4,3kW (como está nas specs. da marca)? E quantos led's é que essa mega volta gastou? Com certeza foi aos vermelhos, não!?
Com essa relação km/kW deves andar perto dos 0,70€/100km.
E para terminar, por essas bandas a estrada deve ter percurso relativamente plano não é?

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

pafi Escreveu:Parece que abriu a temporada da autonomia. Estou a ver que alguns de nós andam em período de testes! 90km acho fenomenal augsantos :) , mas fiquei baralhado. Se a tua é de 60Ah, o limite de carga não deveria ser 4,3kW (como está nas specs. da marca)? E quantos led's é que essa mega volta gastou? Com certeza foi aos vermelhos, não!?
Com essa relação km/kW deves andar perto dos 0,70€/100km.
E para terminar, por essas bandas a estrada deve ter percurso relativamente plano não é?
Viva!

A minha mota já não tem marca... não tem leds... e o limite de carga não é 4,3kw.

Já levou 6,22kw numa só carga. Quanto a percurso plano, também não é o caso, estamos a falar da zona envolvente da serra do Montejunto, por isso há subidas e bastante interessantes.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Predador Murteirense

Mensagem por BondadeSua »

augsantos Escreveu:
pafi Escreveu:................../quote]

Viva!

A minha mota já não tem marca... não tem leds... e o limite de carga não é 4,3kw.

Já levou 6,22kw numa só carga. Quanto a percurso plano, ..................
Olá
Não quer explicar, mais devagarinho? :lol: :lol:
é que eu sou um bocado .. lerdinho! ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

BondadeSua Escreveu:
augsantos Escreveu:
pafi Escreveu:................../quote]

Viva!

A minha mota já não tem marca... não tem leds... e o limite de carga não é 4,3kw.

Já levou 6,22kw numa só carga. Quanto a percurso plano, ..................
Olá
Não quer explicar, mais devagarinho? :lol: :lol:
é que eu sou um bocado .. lerdinho! ;)

BondadeSua
Bem já não tem marca, porque não está original. As baterias como sabem forma montadas por mim e o BMS foi fabricado pelo JMAL. Não tem leds apenas um voltimetro que tinha quando tinha baterias de gel. O limite de carga não é 4,3kw, em relação a este ponto o que há a explicar mais? Simplesmente o aparelho que uso para medir as cargas já mediu 6,22kw numa carga total...
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Predador Murteirense

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso eu...
É bem possivel fazer uma discarga a uma bateria, superior à sua cotação de fabrica, que se referem a discargas de uma certa intensidade constante!
Ora fazendo uma condução muito cuidada, a baixas prestações, poder-se-á utilizar uns 110%, ou mais, da dita "capacidade". Agora juntando a isso, todas as perdas inerentes num carregamento... é bem possivel sim (penso eu!)!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Predador Murteirense

Mensagem por jmal »

A explicação é simples, fazendo a conta à energia contida no pack seria:

3.2 v (*) x 60 ah x 24 elementos = 4608 wh.

* - tensão nominal, que na realmente é superior, nos meus testes aponto para 3.26 a 3.27 volts.

Mas as baterias são carregadas até aos 3.60 a 3.65 logo isto muda as contas;

3.65 x 60 ah x 24 = 5256 wh

Ainda assim, isto não é real, porque existem curvas de potência pelo meio.

Acrescentado a isto uns supostos 10 % de perda de eficiência de carga e de eficiência do carregador dará mais ou menos = 5256 + 10 % + 10% = 6359 wh.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

Olá pessoal...

Eu sei que tenho vindo pouco cá ao fórum, mas é que tenho andado tanto de mota que não tenho tempo para cá vir...

Mas como prometido, vou dar a conhecer os resultados da verificação das baterias e do BMS.

Fiz uma carga completa e depois verifiquei a tensão individual de cada uma das 24 células. Todas se encontravam entre dois valores: 3,64 ou 3,63 com excepção de uma que media 3,95v. Fiquei preocupado, contactei o JMAL e no dia 31 de Dezembro à tarde foi detectada e reparada por ele a anomalia que existia no circuito protector daquela célula. Após a intervensão todas as células ficaram certas (dentro dos 2 valores referidos inicialmente).

Depois foi feita uma descarga total, até a mota parar por falta de combustível e novamente foram medidasa todas as células tendo obtido o resultado seguinte:
TensaoBateriasAposCorte.jpg
TensaoBateriasAposCorte.jpg (22.56 KiB) Visto 2378 vezes
Mais uma vez contactei o JMAL para saber se estava tudo normal, pois aqui a discrepância era maior. Contudo ainda não tive oportunidade de ir verificar porque algumas das células estavam a descer tanto, é que a mota tem tido muito uso, quando nos habituamos a isto é um problema.

Como vou evitar descargas profundas nos próximos tempos, penso que esta descida não será preocupante. Quando tiver mais tempo farei uma verificação mais pormenorizada. Contudo, deixo a palavra ao JMAL para explicar qual é o comportamento esperado do seu BMS.

Continuação de bons KM's.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Predador Murteirense

Mensagem por Jorge Rocha »

É muito importante essa partilha dos valores de cada celula!
Penso que não será preocupante, embora que se não forem esses os valores minimos em discarga, então já não digo nada... digo isto porque logo após se desliga o circuito, as tensões começam a subir para uns valores aparentes, que por vezes nos enganam!
Eu ainda não tenho bms, e então adquiri um ajudante (PowerLog 6S) para me facilitar a vida na manutenção diária, e que estou muito satisfeito!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Predador Murteirense

Mensagem por jmal »

Podes dizer como chegaste a esses valores, como a descarregaste até esses valores ? penso que só mesmo com a roda no ar e com o punho enrolado se consegue descarregar até esses valores.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Predador Murteirense

Mensagem por augsantos »

jmal Escreveu:Podes dizer como chegaste a esses valores, como a descarregaste até esses valores ? penso que só mesmo com a roda no ar e com o punho enrolado se consegue descarregar até esses valores.
Para chegar a estes valores foi símples. Andei 75km e a luz vermelha acendeu. Depois vim até casa muito devagar, houve um corte quase a chegar a casa. Assim que cheguei a casa fiz as medições que indiquei em cima. As luzes já não acendiam. Por isso não cheguei a estes valores com a roda no ar e com o punho enrolado. Já da última vez que fiquei sem carga aconteceu ficar sem luzes, só que dessa vez não fiz medições. Lembras-te que dessa vez achaste estranho ter ficado sem luzes.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Predador Murteirense

Mensagem por Jorge Rocha »

Em principio o conversor DC-DC funciona entre margens de tensões muito distantes, explo:30 V a 90 V. :? :?:
Só vejo que possa estar ligado ao circuito protegido pelo BMS, e logo que ele faz o corte, deixa de receber alimentação!
É mais uma prova que o BMS funciona em baixas :D
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Instalação de ponto de verificação de células.

Mensagem por augsantos »

Ora viva!

No passado fim de semana, tive que desmontar mais uma vez a AS Predator. Finalmente fui verificar se estava tudo bem em relação ao corte em baixas...

Mas para não ter que desmontar a mota com tanta frequência e também para andar mais descansado, resolvi criar uma forma de poder verificar as baterias sempre que quiser.

Aqui ficam algumas fotos da concepção:
VerifF1.jpg
VerifF1.jpg (85.34 KiB) Visto 2200 vezes
VerifF2.jpg
VerifF2.jpg (101.36 KiB) Visto 2200 vezes
VerifF3.jpg
VerifF3.jpg (119.78 KiB) Visto 2200 vezes
(...)
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Instalação de ponto de verificação de células.

Mensagem por augsantos »

(...)

Aqui está o produto final:
VerifF4.jpg
VerifF4.jpg (93.68 KiB) Visto 2199 vezes
E assim vai a predator, cada vez mais AS e cada vez com mais kms.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Dedução do investimento nas baterias de lithium em sede de I

Mensagem por augsantos »

Estive a pensar numa questão que certamente interessa a mais pessoas. Será possível deduzir o investimento feito nas baterias de lithium usadas no upgrade que fiz? Era muito interessante que fosse possível...

Quem souber algo sobre isto pf comunique.

(se não for este o local certo para colocar a questão, agradeço aos moderadores/administradores do fórum que reposicionem esta questão)
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”