Página 8 de 18
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça jan 31, 2012 12:02 pm
por serges
ICEM4N Escreveu:ricardocruzs2 Escreveu:Boas
Não me querendo meter neste assunto, o que posso dizer é que eu uso e abuso da travagem regenerativa, não pelos ganhos energéticos mas sim porque é muito prático e eficaz, uso-a em praticamente 70% do total das minhas viagens, uso a regenarativa especialmente quando me preparo para as rotundas, é como se metesse uma ou duas mudanças abaixo

é mesmo fantástico, recorrendo apenas aos travões Brembo em situações a que isso me obriga

Exactamente, tenho que dar razao ao jorge e ao volt.
Mas explico. Ao Jorge pois está provado que a travagem realmente regenera energia e está PROVADO QUANTO %%%% regenera num troço exactamente igual. Pois Volt se eu morar na serra da estrela na torre e trabalhar no final é uma situação possível e realmente a travagem vai ajudar em muito na autonomia quando voltar ao cimo da torre.
Agora dou também razão ao Volt pois eu ainda hoje devido à conversa contei em segundos ... de cabeça... o tempo que travo com calço e com regen. Ou seja com calço travei o equivalente a 5/6 segundos e com travagem regenerativa cerca de 20segundos. Tendo em conta que demoro 25min a chegar ao trabalho e travo 20seg com o botao e 6 seg com a manete, eu não travo a não ser em 2 rotundas o resto é autoestrada.... conclusao .. para mim eu regenero 0.05% e quem mora na serra da estrela regenera uns 15%..
Isto é a minha humilde opinião de quem não tem muitos brinquedos para fazer testes.
Partilho da tua humilde opinião pois raramente uso os travões e a explicação é a mesma que a tua!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça jan 31, 2012 1:58 pm
por Roger a Jazz
CONCLUSÂO: Para quem circula em estradas sem grandes inclinações, a regenerativa não é vantajosa do ponto de vista de ganhos energéticos, mas vantagosas do ponto de vista da segurança. Para quem circula em estradas com mais inclinações a regenerativa é vantajosa do ponto de vista de ganhos energéticos e de segurança.
Portanto, quem não tem regenerativa não tem vantagens que é o meu caso. Mas agora sou um adepto da regenerativa e logo que possível será ativada
Uma boa teoria, é boa até ser refutada e para ser refutada tem que apresentar estudos que o comprovem. (ou então se adquirir a zone, mas ficam já avisados que a senhora não está incluida no pacote que eu já liguei para la e eles disseram que não

)
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: domingo fev 26, 2012 7:03 pm
por zig
Jorge Rocha Escreveu:Não resisti... fiz as ligações, mesmo provisorias, e fui esperimentar, para ver seu comportamento!
......
E a suspensão??? Como eu desafinei a força das molas, por saber que iria reduzir o peso, e fi-lo para o maximo de desafinação (quero dizer, menos força), agora já posso passar por os pisos degradados (que neste país é uma constante) sem que se note tanto!
Está a fazer mais trabalho agora a suspensão! Bom para o conforto!
....
Jorge
tenho de te dar os parabéns, és uma "oficina de um homem só"
pelo que li, fizeste de tudo, soldadura, luzes, baterias, velocimetro/acessórios de controle, etc, etc

; não chega a tanto mas quase refizeste a mota..
acho que demonstras uma capacidade de inovação/engenho/prática impressionantes
mas a parte que mais me "interessa" é esta questão acima referida, das molas e dos amortecedores
a minha eléctrica tem, ao que julgo, o mesmo chassis que a tua e a suspensão também
(tu próprio o disseste no DB do civic, daí vir aqui ler o teu e pedir a tua opinião)
eu já tenho as minhas molas reguladas para o máximo de "distensão" possível, mas mesmo assim acho-as durissimas
eu até encaro a hipótese de comprar outros, não é que "nade em dinheiro", mas as minhas costas são mais importantes que os euros
mas não faço ideia de quais, pois não disponho de documentação técnica sobre a mota
penso que a escolha deve ser em função nao só das dimensões físicas deles, como do "esforço" que precisam suportar, quer eles quer as molas
tens alguma sugestão de como se poderia melhorar/suavizar esta questão ??
obrigado e cumprimentos
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: segunda fev 27, 2012 1:10 am
por Jorge Rocha
zig Escreveu:
eu já tenho as minhas molas reguladas para o máximo de "distensão" possível, mas mesmo assim acho-as durissimas
eu até encaro a hipótese de comprar outros, não é que "nade em dinheiro", mas as minhas costas são mais importantes que os euros
mas não faço ideia de quais, pois não disponho de documentação técnica sobre a mota
penso que a escolha deve ser em função nao só das dimensões físicas deles, como do "esforço" que precisam suportar, quer eles quer as molas
tens alguma sugestão de como se poderia melhorar/suavizar esta questão ??
obrigado e cumprimentos
Até tenho uma sugestão, e que me parece muito simples também, passo a explicar:
Os amortecedores traseiros são duros e têm pouco curso de amortecimento, certo?! Ora se diminuirmos a distancia dos amortecedores ao eixo (que fica a meio da mota) já os amortecedores ficam sujeitos a mais esforço, devido à alavanca ser maior, tornando-os mais suaves e com mais curso de amortecimento.
Esta alteração não custará muito mais que uma hora de trabalho com uns cortes dos apoios dos amortecedores e de seguida a soldadura dos mesmos, um pouco mais perto do eixo (que não me refiro ao da roda, mas ao da forquilha da roda), e claro uns toques de pintura.
Ou então a compra de uns com um curso maior e de menor força, mas muito provavelmente, não terão as mesmas fixações, e logo a necessidade de cortes e soldaduras e pinturas também, fora o gasto do dinheiro nos amortecedores!
Se não me fiz compreender avisa.
Um abraço
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: segunda fev 27, 2012 6:27 pm
por zig
confesso que não percebi muito bem, mas logo vou ler isto melhor, olhando para a mota, para ver se vejo a coisa ;(
inte
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: segunda fev 27, 2012 7:36 pm
por Jorge Rocha
zig Escreveu:confesso que não percebi muito bem, mas logo vou ler isto melhor, olhando para a mota, para ver se vejo a coisa ;(
inte
Poderei eu não ter dito os nomes corretos às coisas...
Tenta visualizar estas imagens!
https://picasaweb.google.com/1082784669 ... hvL-2YGGVQ#" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 11:55 am
por jmal
O problema não é a suspensão, o problema é o motor hub, pesa entre 20 a 30 kg, se não tiver uma suspensão dura, ele vai andar a saltar na estrada, isto quando se já atingue algumas velocidades, para andar a 50 kmh talvez se consiga melhor com essa solução, mas em estradas muito irregulares vão verificar que a roda vai andar a saltar. Quanto a mim é um problema que está apenas no peso que não anda suspenso, se não houver uma suspensão que "segure" o motor ao chão, o motor vai saltar e isso compromete a segurança.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 3:47 pm
por sergio ferraz
ja agora...
se o motor estiver na roda da frente pode levar uma suspensao mais suave atras?
na minha bicicleta com motor na frente ao inclinar nas curvas a direcçao desvia-se para fora da curva por causa do peso
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 7:34 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:O problema não é a suspensão, o problema é o motor hub, pesa entre 20 a 30 kg, se não tiver uma suspensão dura, ele vai andar a saltar na estrada, isto quando se já atingue algumas velocidades, para andar a 50 kmh talvez se consiga melhor com essa solução, mas em estradas muito irregulares vão verificar que a roda vai andar a saltar. Quanto a mim é um problema que está apenas no peso que não anda suspenso, se não houver uma suspensão que "segure" o motor ao chão, o motor vai saltar e isso compromete a segurança
Penso que o que conta é a relação entre o peso total no eixo de trás e o peso do conjunto que está agarrado à roda de trás. E nisso até tem uma relação muito positiva, a favorecer o trabalho da suspensão!
É muito fácil fazer essas verificações, as dos pesos:
Pendura-se a mota pelo suporte do top case, de modo a que a roda de trás fique suspensa uns 10 cm, coloca-se uma balança por baixo da roda, desaperta-se as fixações dos amortecedores pela parte inferior (e com cuidado para a roda não cair sobre a balança com força), e verificar o peso.
Depois é só fazer as contas às proporcionalidades. Quanto maior é o motor hub, em principio, também a mota o é, directamente proporcional!
Muito mais peso têm as scooters CI com os motores e caixa seguros ao eixo da roda de trás...
http://saopedrodacova.olx.pt/motor-de-s ... -133998610" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 8:06 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:O problema não é a suspensão, o problema é o motor hub, pesa entre 20 a 30 kg, se não tiver uma suspensão dura, ele vai andar a saltar na estrada, isto quando se já atingue algumas velocidades, para andar a 50 kmh talvez se consiga melhor com essa solução, mas em estradas muito irregulares vão verificar que a roda vai andar a saltar. Quanto a mim é um problema que está apenas no peso que não anda suspenso, se não houver uma suspensão que "segure" o motor ao chão, o motor vai saltar e isso compromete a segurança
Penso que o que conta é a relação entre o peso total no eixo de trás e o peso do conjunto que está agarrado à roda de trás. E nisso até tem uma relação muito positiva, a favorecer o trabalho da suspensão!
É muito fácil fazer essas verificações, as dos pesos:
Pendura-se a mota pelo suporte do top case, de modo a que a roda de trás fique suspensa uns 10 cm, coloca-se uma balança por baixo da roda, desaperta-se as fixações dos amortecedores pela parte inferior (e com cuidado para a roda não cair sobre a balança com força), e verificar o peso.
Depois é só fazer as contas às proporcionalidades. Quanto maior é o motor hub, em principio, também a mota o é, directamente proporcional!
É mais facil tirar a roda/motor e pesar. O problema é o peso que roda não suspenso.
Neste caso o peso do motor não está no eixo da roda, e não roda, logo também não cria o efeito de centrifugação que os motores hub criam, para entenderes o que digo, numa rebarbadora mete um disco novo e liga-a, depois tenta agita-la para cima e para baixo e vê a contra-força que ela te faz, depois faz o mesmo com um disco mais leve ou gasto e vê a diferença, não é por acaso que tanto em motas como em carros a segurança e conforto depende do peso das rodas (jantes de liga leve, etc).
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 9:54 pm
por zig
Jorge, pelo que percebi dos teus esquemas, sugeres que diminuir/apertar os amortecedores os tornaria mais macios ??
eu tenho a regulação dos meus ao contrário, isto é, tenho os amortecedores regulados para estarem o maiores possíveis
fiz umas fotos e coloquei onde todos possam ver, para não estar a encher o forum de fotos da minha vermelhinha
estão em
http://dl.dropbox.com/u/4213389/mota/amortecedores.html
(espero não estar a violar nenhuma regra do forum ao recorrer a um servidor externo ao forum)
será que estou a fazer o contrário do que devo no que se refere à regulação dos amortecedores ?
outra coisa, estou aqui preocupado com a minha motita, a "poluir" o teu DB, queres que passemos o assunto para o meu DB ??
obrigado
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 10:45 pm
por Jorge Rocha
zig Escreveu:Jorge, pelo que percebi dos teus esquemas, sugeres que diminuir/apertar os amortecedores os tornaria mais macios ??
eu tenho a regulação dos meus ao contrário, isto é, tenho os amortecedores regulados para estarem o maiores possíveis
fiz umas fotos e coloquei onde todos possam ver, para não estar a encher o forum de fotos da minha vermelhinha
estão em
http://dl.dropbox.com/u/4213389/mota/amortecedores.html
(espero não estar a violar nenhuma regra do forum ao recorrer a um servidor externo ao forum)
será que estou a fazer o contrário do que devo ?
outra coisa, estou aqui preocupado com a minha motita, a "poluir" o teu DB, queres que passemos o assunto para o meu DB ??
obrigado
Não, não era essa a ideia. Pelo facto de colocar os amortecedores mais perto do eixo (mais para a esquerda no desenho) faz com que eles sejam mais apertados devido a uma maior alavanca, daí o desenho mostrar menos curso de mola (pois já está a fazer trabalho, apenas com o peso da mota), mas sem diminuir o curso que tinha na origem (pois eles quanto mais perto do eixo estiver mais curso a roda tem).
Tens os teus amortecedores já no máximo de afinação, para suave, mas continuam muito duros. Na minha passa-se a mesma coisa. Eu já experimentei andar só com um amortecedor e a mota ficou um espectáculo (mas afinei-o para mais força primeiro). Mesmo eu pesando apenas 65 kg, quando passava por um buraco, o amortecedor até batia na borracha, mas absorvia o impacto muito bem. É claro que isto foi só uns metros, pois a estrutura de aço não foi construída para assim trabalhar.
Quanto ao tema estar a ser desenvolvido no meu DB, eu não fico nada incomodado, e até acho que se adequa, tendo a Flash os mesmos sintomas, mas se acharem que se deva mudar, estejam à vontade!

E para ti também, se achares que ficaria melhor no teu diário, passamos para lá!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: terça fev 28, 2012 11:21 pm
por zig
Jorge Rocha Escreveu:
Quanto ao tema estar a ser desenvolvido no meu DB, eu não fico nada incomodado, e até acho que se adequa, tendo a Flash os mesmos sintomas, mas se acharem que se deva mudar, estejam à vontade!

E para ti também, se achares que ficaria melhor no teu diário, passamos para lá!
para mim, está tudo bem, serve aqui no teu DB ou no meu, penso que o importante é o tema
só levantei a questão não fosses estar a ficar aborrecido com as minhas perguntas
como é mais certo seres tu a descobrir uma boa solução e não eu, por mim, podemos continuar aqui
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 12:01 am
por Jorge Rocha
Eu como não posso colocar em pratica o que está no desenho, pois tenho as minhas baterias a ocupar esse espaço, e enquanto não tiver dinheiro para comprar uns amortecedores de maior curso e menor força de molas, baixei a pressão de ar nos pneus, e já se anda melhor!
Também já estou a necessitar de lhe fazer um investimento em pneus, pois aqueles meias lecas não deverão chegar aos 10 mil kms, com muita pena minha!
Quando me lembro, que comprei a mota há apenas 6 meses e ela já correu comigo 6 mil e tal kms... nos ultimos dois meses fiz tantos kms como nos primeiros quatro! E graças ao litio
Já poupei perto de 500 € de combustivel, para 30€ de electricidade gastos!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 12:32 am
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:
É mais facil tirar a roda/motor e pesar. O problema é o peso que roda não suspenso.
Devemos pesar todo o conjunto que permanece paralelo ao solo, daí a roda ser muito pouco...
jmal Escreveu: Neste caso o peso do motor não está no eixo da roda, e não roda, logo também não cria o efeito de centrifugação que os motores hub criam, para entenderes o que digo, numa rebarbadora mete um disco novo e liga-a, depois tenta agita-la para cima e para baixo e vê a contra-força que ela te faz, depois faz o mesmo com um disco mais leve ou gasto e vê a diferença, não é por acaso que tanto em motas como em carros a segurança e conforto depende do peso das rodas (jantes de liga leve, etc).
Deves te ter enganado, e estavas a pensar que estavas a dizer que a força centrifuga tende em manter o equilibrio, e quando numa rebarbadora se inclina o disco para uns dos lados, parece que ele se opõe querendo manter-se direito. Sim, isso é verdade, mas não intrefere no seu peso.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 10:25 am
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:Devemos pesar todo o conjunto que permanece paralelo ao solo, daí a roda ser muito pouco...
O motor roda deve andar pelos 85-90 % do peso não suspenso, fora ele tens o braço oscilante, travões e nalguns caso o guarda-lama.
Jorge Rocha Escreveu:Deves te ter enganado, e estavas a pensar que estavas a dizer que a força centrifuga tende em manter o equilibrio, e quando numa rebarbadora se inclina o disco para uns dos lados, parece que ele se opõe querendo manter-se direito. Sim, isso é verdade, mas não intrefere no seu peso.
Não é inclinar, imagina que o disco é a roda da tua mota, e fazes o movimento como se tivesse uma suspensão, primeiro executa o movimento para cima e para baixo com o disco parado, e depois com o disco a andar.
Não interfere no peso, mas interfere na dinâmica de movimentos.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 3:48 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:
Não é inclinar, imagina que o disco é a roda da tua mota, e fazes o movimento como se tivesse uma suspensão, primeiro executa o movimento para cima e para baixo com o disco parado, e depois com o disco a andar.
Não interfere no peso, mas interfere na dinâmica de movimentos.
A minha rebarbadora é uma Bosch GWS 20-230 H e o disco é de 230/diamante para pedras duras.
Fiz tal e qual tu indicaste, e não verifiquei nenhuma diferença entre quando parada e quando a 6450 rpm.
Para tentar ainda encontrar a razão para essa tua ideia, pendurei a minha bicicleta, coloquei na mudança mais pesada, rodei os pedais até não poder mais, e de seguida, levantei-a e simulei uma estrada cheia de lombas e buracos. Depois deixei parar a roda por completo e fiz a mesma coisa, e também não notei diferença alguma!
Conclusão: a rotação da roda não interfere com o seu peso para a suspenção.
Se isso assim fosse, nas inspecções de veiculos, teriam lá os sistemas de verificar suspenções com as rodas em andamento, que não é o caso.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 5:18 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:
Não é inclinar, imagina que o disco é a roda da tua mota, e fazes o movimento como se tivesse uma suspensão, primeiro executa o movimento para cima e para baixo com o disco parado, e depois com o disco a andar.
Não interfere no peso, mas interfere na dinâmica de movimentos.
A minha rebarbadora é uma Bosch GWS 20-230 H e o disco é de 230/diamante para pedras duras.
Fiz tal e qual tu indicaste, e não verifiquei nenhuma diferença entre quando parada e quando a 6450 rpm.
Para tentar ainda encontrar a razão para essa tua ideia, pendurei a minha bicicleta, coloquei na mudança mais pesada, rodei os pedais até não poder mais, e de seguida, levantei-a e simulei uma estrada cheia de lombas e buracos. Depois deixei parar a roda por completo e fiz a mesma coisa, e também não notei diferença alguma!
Conclusão: a rotação da roda não interfere com o seu peso para a suspenção.
Se isso assim fosse, nas inspecções de veiculos, teriam lá os sistemas de verificar suspenções com as rodas em andamento, que não é o caso.
Eu não disse que interferia no peso, interfere sim na dinâmica de movimentos da suspensão.
http://bestcars.uol.com.br/glo/m.htm
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 10:55 pm
por Jorge Rocha
Não devemos confundir as coisas... O que diz neste link eu também estou de acordo!
Que quanto menor for o peso do conjunto não suspenso ás molas, em relação ao conjunto que fica suspenso, melhor é a resposta dos amortecedores, empurrando a roda à estrada, porpocionando maior segurança em pisos degradados, tanto em travagem, como em acelaração, e ou em curva!
Os motores hub nem sempre são o problema de peso extra, pois na minha scooter até a beneficia em relação a uma CI.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta fev 29, 2012 11:31 pm
por tavares
Por acaso eu já aqui expliquei o que se passa com as nossas motas , devido á utlização do motor hub , mas como temos por aqui foristas novos e isso já foi á cerca de dois anos , volto a explicar:
as rodas conjuntamente com os pneus , e parte dos elementos da suspensão constituem os denominados " pesos não suspensos " , com uma grande influencia no comportamento das motos.
quanto menores forem estes pesos ( devido a menores massas ) melhor será a estabilidade geral e a maneabilidade .
no entanto existe um outro factor bastante importante a ser considerado nas rodas que é o " momento de inércia " , este depende da geometria e da distribuição da massa .
a energia total [e] de uma roda em movimento é igual a :
e = 1/2 m.v^2+ 1/2 j.w^2
em que m é a massa; v é a velocidade longitudinal; w é a velocidae angular ; j é o momento rotacional de inércia
j = m.r^2
em que r é a distancia a que se encontra a massa
por aqui se vê que quanto menor a massa ( variação linear) , e quanto menor a distancia a que se encontra ( variação quadrática ) , menor será a energia necessária para o seu movimento, o que corresponde a que com a mesma potencia se conseguirá obter maior velocidade e melhores acelerações
chattering-
é um fenónemo generalizado de vibração das massas não suspensas da moto que aparece durante a travagem e em curva , causando uma instabilidade tal que obriga a diminuir a velocidade para manter a trajectória em curva.
esta vibração é auto-excitada o que explica o seu súbito aparecimento em determinadas situações , podendo as acelerações das massas não suspensas atingir os 5g.
a origem do chatter depende da rigidez e da inércia dos elementos mecânicos e , em geral , quanto menores forem as massas, menor será a vibração
a eliminação ou redução das vibrações obriga a um estudo bastante complexo que passa por alterações na redistribuição das massas, implicando o redesenho dos elementos mecânicos e em particular o braço oscilante.
agora pergunto:
este fenónemo é ou não é conhecido pelos utilizadores de mota eléctrica ? em especial os que possuem motas mais rápidas.
pois a culpa é do motor hub que todos temos desde as chinesas á vectrix . em motas tipo scooter não há grandes hipóteses de alteração mas em outro tipo de motas há toda a vantagem em utilizar-mos motores on-board.