Por essas contas devia mesmo chegar o de 40A pois o motor é de 2000W, só estou receoso porque em 200Kms o de 32A já disparou 2 vezes e de 32 para 40 acho pouca margem (embora ainda seja 20% a mais). Já agora em instalações DC existe diferença entre usar um disjuntor tipo B ou tipo C? Já vi que para sistemas que usem motores AC é conveniente usar um disjuntor tipo C, pois o tipo B é mais sensivel a picos. Qual deles será mais conveniente aplicar aqui, ou não existe grande diferença?Jorge Rocha Escreveu:Acho que poderias ficar por um de 40A... já são 410W de diferença!
Actual: 16 x 3,2V x 32A = 1638W
Depois: 16 x 3,2V x 40A = 2048W
EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
A diferença é bastante significativa, o aumento é de 25%, repara que 1638 x 1,25 = 2047,5.lopes Escreveu:Por essas contas devia mesmo chegar o de 40A pois o motor é de 2000W, só estou receoso porque em 200Kms o de 32A já disparou 2 vezes e de 32 para 40 acho pouca margem (embora ainda seja 20% a mais). Já agora em instalações DC existe diferença entre usar um disjuntor tipo B ou tipo C? Já vi que para sistemas que usem motores AC é conveniente usar um disjuntor tipo C, pois o tipo B é mais sensivel a picos. Qual deles será mais conveniente aplicar aqui, ou não existe grande diferença?Jorge Rocha Escreveu:Acho que poderias ficar por um de 40A... já são 410W de diferença!
Actual: 16 x 3,2V x 32A = 1638W
Depois: 16 x 3,2V x 40A = 2048W
Eu não tenho muita experiencia com as instalações DC, a não ser aquelas que eu proprio faço em pequenas coisas. Não costumo utilizar disjuntores para correntes continuas, e não é vulgar existirem à venda, daí eu estar a fazer estas experiencias com os disjuntores convencionais e mais baratos.
Se achas que um disjuntor de 40A é pouco, coloca um 50A. Pode custar 2,55€, de fabrico português (Efapel) de 4,5KA de corte. Se isso resolve e proteje, um tanto melhor, mas continuo a achar que um de 40A seria o ideal.
Abraço
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
antes de mais parabéns pela recuperação da mota. ficou mesmo a maneira!
como postado ai num tópico, atenção as voltagens DC que metem nos disjuntores, pois eles estão preparados para corrente AC, que a voltagem passa pelo 0V para extinguir o arco eléctrico e não queimar tudo, alguns disjuntores ate têm marcado a voltagem que suportam em DC.
estou de acordo com o Jorge Rocha em meteres um disjuntor de 40A pois já é alguma diferença e que em principio chega, e como a margem não é assim tão grande andas mais protegido contra um possível curto-circuito.
Abraço
como postado ai num tópico, atenção as voltagens DC que metem nos disjuntores, pois eles estão preparados para corrente AC, que a voltagem passa pelo 0V para extinguir o arco eléctrico e não queimar tudo, alguns disjuntores ate têm marcado a voltagem que suportam em DC.
estou de acordo com o Jorge Rocha em meteres um disjuntor de 40A pois já é alguma diferença e que em principio chega, e como a margem não é assim tão grande andas mais protegido contra um possível curto-circuito.
Abraço
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
Obrigado g_card pelo testemunhog_card Escreveu:antes de mais parabéns pela recuperação da mota. ficou mesmo a maneira!
Abraço

Ontem andei às compras para a liberty e acabei por mandar vir um disjuntor tipo B de 45. Pelo que pesquisei o tipo B é mais sensivel e não dá tanta tolerância como o tipo C e assim a protecção contra curto-circuito também será maior. Julgo assim que usar um C40 ou um B45 não terá grande diferença... espero...

Entretanto também já vem a caminho um novo disco para melhorar os travões!

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
A liberty voltou às obras do futuro troço da A13... um dia destes faço uma visita guiada!
Bom fim de semana!

Bom fim de semana!

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Boa foto 

e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
Tive um bom professor, não foi t3lmo??t3lmo Escreveu:Boa foto

Esta acho que foi a 3ª foto panorâmica que tirei com a tua técnica. Não ficou mal, mas ainda requer mais experiência!

Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Essa foto panorâmica ficou um espectáculo!
O Telmo já está a fazer escola no Forum!
Lá mais abaixo, na albufeira, tinhas um cenário bem fixe para tirar umas fotos.
Finalmente dá para ver como a branquinha ficou muito fixe com essa nova pintura.

Finalmente dá para ver como a branquinha ficou muito fixe com essa nova pintura.

-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Também acho! Será que a vamos ver ao vivo no encontro de Coimbra?e_bike Escreveu:(...)Finalmente dá para ver como a branquinha ficou muito fixe com essa nova pintura.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
É verdade, a reportagem fotográfica prometida ainda não foi feita. E o cenário da albufeira até nem ficava mau de todo... nunca de sabe!e_bike Escreveu:Essa foto panorâmica ficou um espectáculo!O Telmo já está a fazer escola no Forum!

Gostava, mas ainda não vai ser desta, pelos motivos familiares que já tinha referido anteriormente, mas também porque ainda não ganhei confiança suficiente com ela para fazer uma viagem dessas.pafi Escreveu:Também acho! Será que a vamos ver ao vivo no encontro de Coimbra?e_bike Escreveu:(...)Finalmente dá para ver como a branquinha ficou muito fixe com essa nova pintura.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
O disco já vem a caminho...marcopns Escreveu:Compra daqui que é mais barato.
http://stores.ebay.co.uk/Kevin-Motor-Pa ... ce=message
http://www.ebay.co.uk/itm/Modification- ... 3f15e82af0
Optei pela sugestão que o marcopns me deixou à uns dias atrás. Embora o disco tenha uma aparência diferente (o que até pode resultar favorávelmente), era o que ficava mesmo mais em conta.
Curioso que o vendedor envio-me ontem um email com todos os detalhes do envio, inclusivamente com fotos a documentar o envio mostrando o meu disco, o embalamento, a embalagem já com os dados, moradas, etc. Achei curioso, pois já tenho alguma rodagem no eBay e nunca tinha tido um vendedor que me fizesse isso. 5*!
O unico apontamento vai só para os "reflexos" vermelhos que o disco tem... não é que eu não goste de vermelho

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Gostei do aspecto desse disco! Grande Marco, sempre atento!
Tenho de tirar medidas aos meus para ver se são compatíveis com a Predator, acho que o meu traseiro está empenado, estou sempre a ouvi-lo a roçar nas pastilhas.
O vermelho até é capaz de ficar bem com o branco da mota. Pinta as pinças de vermelho também e fica mesmo racing!
Tenho de tirar medidas aos meus para ver se são compatíveis com a Predator, acho que o meu traseiro está empenado, estou sempre a ouvi-lo a roçar nas pastilhas.
O vermelho até é capaz de ficar bem com o branco da mota. Pinta as pinças de vermelho também e fica mesmo racing!

-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Esse vendedor trabalha mesmo assim 5*.
Comprei lá 2 pares de pastilhas que me custaram 5€ cada, são melhores que as de origem, recomendo.
Por falar em racing... pinta as jantes de preto com fita vermelha
Comprei lá 2 pares de pastilhas que me custaram 5€ cada, são melhores que as de origem, recomendo.
Por falar em racing... pinta as jantes de preto com fita vermelha

-
Não queria a minha branquinha assim tão racing!
Mas durante a recuperação cheguei mesmo a ponderar pintar as jantes de preto. Só não o fiz porque entretanto com uma limpeza elas até ficaram com bom aspecto e não mexi mais.

Mas durante a recuperação cheguei mesmo a ponderar pintar as jantes de preto. Só não o fiz porque entretanto com uma limpeza elas até ficaram com bom aspecto e não mexi mais.

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Platinium
Estou a ver que temos que incluir o momento "Fotografia panorâmica a la t3lmo" durante o encontro de Coimbra! Cenários não vão faltarlopes Escreveu:Tive um bom professor, não foi t3lmo??t3lmo Escreveu:Boa foto![]()
![]()
Esta acho que foi a 3ª foto panorâmica que tirei com a tua técnica. Não ficou mal, mas ainda requer mais experiência!
Abraço,

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Pafi, vou colocar no teu DB um guia simples para pores em prática por lápafi Escreveu:Estou a ver que temos que incluir o momento "Fotografia panorâmica a la t3lmo" durante o encontro de Coimbra! Cenários não vão faltar

e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
A tua motinha ficou realmente muito catita!
Um muito bom trabalho esse o teu! Parabéns mais uma vez!
Chuva (mesmo que miúdinha) durante 2/3 das viagens
Vento com algumas rajadas
Temperaturas que baixaram até aos 12º (na serra da Lousã)
Altitudes de até 930m
Viagem de regresso sempre de noite
Sei que só um tolo se mete a fazer tal viagem, mas apesar disso esse tolo terá de ter muita confiança nos VE`s.
Um muito bom trabalho esse o teu! Parabéns mais uma vez!
Para demonstrar que eu tenho confiança na minha electrica, ontem fui a Castelo Branco, que no total fiz 380Km. Posso dizer que o dia estava do piorio:lopes Escreveu:... mas também porque ainda não ganhei confiança suficiente com ela para fazer uma viagem dessas.
Altitudes de até 930m
Sei que só um tolo se mete a fazer tal viagem, mas apesar disso esse tolo terá de ter muita confiança nos VE`s.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Epá nao tinha visto isto.... e sinceramente com um sistema de travagem melhorado (o mais importante para mim) qq Predator fica praticamente perfeitalopes Escreveu:O disco já vem a caminho...marcopns Escreveu:Compra daqui que é mais barato.
http://stores.ebay.co.uk/Kevin-Motor-Pa ... ce=message
http://www.ebay.co.uk/itm/Modification- ... 3f15e82af0
Optei pela sugestão que o marcopns me deixou à uns dias atrás. Embora o disco tenha uma aparência diferente (o que até pode resultar favorávelmente), era o que ficava mesmo mais em conta.
Curioso que o vendedor envio-me ontem um email com todos os detalhes do envio, inclusivamente com fotos a documentar o envio mostrando o meu disco, o embalamento, a embalagem já com os dados, moradas, etc. Achei curioso, pois já tenho alguma rodagem no eBay e nunca tinha tido um vendedor que me fizesse isso. 5*!
O unico apontamento vai só para os "reflexos" vermelhos que o disco tem... não é que eu não goste de vermelho, mas não me deve ficar bem na mota, pelo que em principio vou disfarçar esses reflexos de preto!

Depois da news da coisa

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Mas tú és um caso à parte e (perdoa-me a expressão) um granda maluco!Jorge Rocha Escreveu:Para demonstrar que eu tenho confiança na minha electrica, ontem fui a Castelo Branco, que no total fiz 380Km. Posso dizer que o dia estava do piorio:
Altitudes de até 930m

As pastilhas servem as mesmas, pois não estou a mudar a bomba - apenas o disco.Mumia Escreveu:Epá nao tinha visto isto.... e sinceramente com um sistema de travagem melhorado (o mais importante para mim) qq Predator fica praticamente perfeita(so fica a faltar os amortecedores)
Depois da news da coisae as pastilhas são mm iguais?? servem?
Era para ter mandado vir um par de pastilhas, mas as minhas ainda estão em bom estado, e confesso que tive um bocado de perguiça para estar a desmontar aquilo para ver o modelo!

Quando vier, eu dou notícias!

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Platinium
Ouça lá Sr. Jorge! Por acaso não se anda a esquecer de pôr o nome na lista dos participantes no tópico do encontro? Depois queixa-te que não há tomada para ti! Ou os 60km de Aveiro-Coimbra já não são desafio suficiente? Se for isso sempre podes ir primeiro ao Porto e depois acompanhar o pessoal do norteJorge Rocha Escreveu:(...) Para demonstrar que eu tenho confiança na minha electrica, ontem fui a Castelo Branco, que no total fiz 380Km. (...)