Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por CrOhN »

Os preços não precisam descer. O que é preciso é netmetering, mais nada!


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por borllock »

Se o netmetering não entrou nesta legislação duvido que entre tão cedo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por jmlflorencio »

jmlflorencio Escreveu: Bom, ou os preços de instalação descem, ou é para acabar com a Microgeração.

Parecendo que não, com o incentivo máximo o corte na receita é de quê? 30%?
CrOhN Escreveu:Os preços não precisam descer. O que é preciso é netmetering, mais nada!
Para a maior parte das pessoas a microgeração é um investimento, não uma medida ecológica...

Ou a taxa de juro do investimento é atractiva, ou então deixa-se o dinheiro no banco...
borllock Escreveu:Se o netmetering não entrou nesta legislação duvido que entre tão cedo.
Pois... :-/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por CrOhN »

borllock Escreveu:Se o netmetering não entrou nesta legislação duvido que entre tão cedo.
Entrava, era só NINGUEM meter o que quer que fosse. E eles obrigavam-se...


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por borllock »

Olha que duvido que alguém meta unidades de produção (as novas microgeração e minigeração) a 9.5cent/Kwh LOL
O que vai compensar meter é autoconsumo, principalmente nas empresas.
Tens que perceber que as tarifas a 65cent/kwh não eram sustentáveis a longo prazo.
Este novo decreto não é para fazer dinheiro, mas sim para poupar, baixar a factura da eletricidade, quem não mudar a mentalidade tá tramado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por jmlflorencio »

Com o quadro actual mais rapidamente metia um projecto de microprodução do que de auto consumo... A não ser que o injectado na rede fosse descontado, claro.

É que antes receber tudo o que se produz a 11 cent (com as bonificações) do que estar a pagar para dar energia à EDP...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por CrOhN »

borllock Escreveu:Olha que duvido que alguém meta unidades de produção (as novas microgeração e minigeração) a 9.5cent/Kwh LOL
O que vai compensar meter é autoconsumo, principalmente nas empresas.
Tens que perceber que as tarifas a 65cent/kwh não eram sustentáveis a longo prazo.
Este novo decreto não é para fazer dinheiro, mas sim para poupar, baixar a factura da eletricidade, quem não mudar a mentalidade tá tramado.
Ninguem aqui falou em fazer dinheiro! O problema é que assim como está, a "poupança" é uma ilusão! Estás extremamente limitado no que podes poupar. Já quem benificia, acabam por ser sempre os mesmos. Ficou garantido o tacho para os mesmos de sempre, e nisto eu estou a incluir as empresas.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por Celestino »

jmlflorencio Escreveu:... antes receber tudo o que se produz a 11 cent (com as bonificações) do que estar a pagar para dar energia à EDP...
11 cent ??
Bonificações ??
Não quer explicar melhor?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por jmlflorencio »

Celestino Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:... antes receber tudo o que se produz a 11 cent (com as bonificações) do que estar a pagar para dar energia à EDP...
11 cent ??
Bonificações ??
Não quer explicar melhor?
Li num link colocado aqui no fórum... 9,5 cent + 1 cent se se instalar uma tomada de carregamento de veículos + 0,5 cent se se instalarem painéis térmicos...
(Ou ao contrário, já não me lembro bem...)

Entretanto vi este post, com as tarifas de referência (e fiquei sem perceber se os dois incentivos são acumuláveis)

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18744
Última edição por jmlflorencio em quinta fev 05, 2015 11:16 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por meira78 »

jmlflorencio Escreveu:
Celestino Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:... antes receber tudo o que se produz a 11 cent (com as bonificações) do que estar a pagar para dar energia à EDP...
11 cent ??
Bonificações ??
Não quer explicar melhor?
Li num link colocado aqui no fórum... 9,5 cent + 1 cent se se instalar uma tomada de carregamento de veículos + 0,5 cent se se instalarem painéis térmicos...
(Ou ao contrário, já não me lembro bem...)
Exactamente:

"Para quem, em vez de consumir toda a electricidade gerada, opte por vendê-la à rede nacional, o preço de referência é de 95 euros por megwatt/hora, acrescido de uma bonificação de 10 euros se for instalada uma tomada para carregamento de veículo eléctrico. Caso a instalação de produção de electricidade esteja associada a painéis solares térmicos, destinados a aquecimento de água, o bónus sobre a tarifas é de mais cinco euros por megawatt/hora. Neste último caso, está ainda prevista a redução do IMI, embora não tenham sido revelados detalhes."


Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por Myzer »

Boa tarde a todos.

Estou a ponderar instalar um kit de produção de 500w para autoconsumo, e eu não percebo absolutamente nada do tema, simplesmente quero ver reduzida a conta da luz. Tenho uma moradia onde tudo é elétrico, ou seja, não tenho gás, tenho um termoacumulador solar para aquecer agua sanitária, o aquecimento é com AC, e mesmo a agua é fornecida através de um furo artesiano, que trabalha com uma bomba elétrica.

A EDP propõe face aos meus consumos uma solução que me custa 1296€ (2 painéis 500w, c/ 1 micro inversor). Pelo que vi neste tópico dizem que é caro. Devo ou não optar por realizar este investimento? Conhecem alguma empresa ou alguém na zona do Porto/Braga, que venda e instale este tipo de solução a preços mais competitivos?? Algum conselho? Por onde devo começar?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por alexjp4 »

jmlflorencio Escreveu:Com o quadro actual mais rapidamente metia um projecto de microprodução do que de auto consumo... A não ser que o injectado na rede fosse descontado, claro.

É que antes receber tudo o que se produz a 11 cent (com as bonificações) do que estar a pagar para dar energia à EDP...
Quanto é que custa agora uma instalação de 4500W de campo solar? e não esquecer que tens que pagar um seguro todos os anos, a taxa de inscrição, ao fim de 5 anos o inversor deixa de estar na garantia ou tens que pagar para alargar a garantia e esperando que não tenhas que ter nenhuma intervenção técnica fora da garantia tens que estar colectado no caso de ficares desempregado não tens direito ao fundo de desemprego e tens um rendimento de 850€/ano isto se não se lembrarem de taxar em sede de IRS este rendimento porque se assim for deve ser pelo menos 28% este valor da produção depende do local da instalação e orientação, agora como o outro diz é só fazerem as contas :mrgreen: e uma coisa é certa o que investires já o gastastes e o que vais produzir ou gastar em manutenção é uma incógnita.
E não tens que pagar para dares nem necessitas de dar nada a EDP desde que o sistema de auto consumo esteja bem dimensionado e de preferência que seja o próprio a fazer a instalação, porque tanto num caso como no outro não vais enriquecer.
Porque ao contrario da micro ou mini produção no autoconsumo é só para eliminar os stand by ou se tiver onde armazenar os excessos por isso um painel e um inversor gried tie chega e não vale a pena irem na conversa da EDP que montam 1 painel e tem um rendimento de x€ e se montarem 2 têm quase o dobro do rendimento em € e por aí fora o que é falso porque a partir do momento em que ultrapassam os stand bay estão realmente a produzir KW mas sim para a EDP e a nossa conta não diminui, bem pelo contrário até pode estar a crescer se o contador não parar quando estivermos a injectar na rede.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por alexjp4 »

Myzer Escreveu:Boa tarde a todos.

Estou a ponderar instalar um kit de produção de 500w para autoconsumo, e eu não percebo absolutamente nada do tema, simplesmente quero ver reduzida a conta da luz. Tenho uma moradia onde tudo é elétrico, ou seja, não tenho gás, tenho um termoacumulador solar para aquecer agua sanitária, o aquecimento é com AC, e mesmo a agua é fornecida através de um furo artesiano, que trabalha com uma bomba elétrica.

A EDP propõe face aos meus consumos uma solução que me custa 1296€ (2 painéis 500w, c/ 1 micro inversor). Pelo que vi neste tópico dizem que é caro. Devo ou não optar por realizar este investimento? Conhecem alguma empresa ou alguém na zona do Porto/Braga, que venda e instale este tipo de solução a preços mais competitivos?? Algum conselho? Por onde devo começar?
Na minha opinião em primeiro lugar não te deves precipitar, deves tentar saber o consumo dos stand bay, não esqueceres que tens tudo electrico mas não deve estar tudo a trabalhar ao mesmo tempo e muita coisa trabalha só por alguns momentos caso da bomba, frigorifico, arcas congeladoras e até mesmo os ares condicionados e muitas outras coisas trabalham a noite e por isso não contam para os cálculos ou não deveriam ao contrario dos srs. da EDP.
Em segundo lugar (caso tenhas um contador digital) ter em mente que se produzires mais do que o que consomes estas a enviar para a rede e ainda se pode dar o caso de estares a pagar a electricidade que estás a oferecer a EDP e que por cada KW instalado tiveste que pagar mais pela instalação.
Se não te for possivel medires os stand by podes fazer a leitura no contador de manhã quando saíres de casa e quando chegares a casa a noite fazes nova leitura (claro que tem que ser por varios dias e nunca vai ser correcta porque normalmente os contadores só contam os KW e podes ter 1,01 e quando chegares a casa 2,99 o que te dá uma leitura de consumo de 1kw quando na verdade tens quase 2Kw de consumo por isso é que tem que ser feito durante varios dias para se ter uma ideia mais real dos consumos durante o dia e mesmo assim nunca o vais ter se não for com um amperimetro ou um contador que meça o consumo instantâneo.
Em segundo lugar (caso tenhas um contador digital) ter em mente que se produzires mais do que o que consomes estas a enviar para a rede e ainda se pode dar o caso de estares a pagar a electricidade que estás a oferecer a EDP e que por cada KW instalado tiveste que pagar mais pela instalação, agora vê o que te queriam impingir da EDP a não ser que tenhas uns enormes consumos durante o dia.
Em grosso modo com a orientação e inclinação certa 1W de painel quando o sol esta a incidir correctamente no painel ele produz 0,85w.
Agora se tiveres um contador dos antigos com disco não tens que ter este trabalho todo podes instalar painéis a vontade (mas não a vontadinha 8-) é que senão chegas ao verão e tens que ter as luzes acesas durante o dia para consumires energia para o contador não ficar com leituras inferiores as anteriores.
Ou se instalares um desviador de corrente ou seja ele não te deixa passar corrente para a rede e o excesso encaminha-a para um equipamento que o possa acumular ou consumir na altura só que são mais uns custos a ter em consideração.
Em terceiro lugar vai lendo os post que há no forum que já existe muita coisa e vai fazendo perguntas que estamos cá para aprendermos uns com os outros.
Espero ter ajudado e não te ter baralhado ainda mais,
Boa sorte

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por Emanuel Couto »

alexjp4 Escreveu:Espero ter ajudado e não te ter baralhado ainda mais,
Sem dúvida que está a ajudar e muito :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por jmlflorencio »

alexjp4 Escreveu: Quanto é que custa agora uma instalação de 4500W de campo solar? e não esquecer... (...)

E não tens que pagar para dares nem necessitas de dar nada a EDP desde que o sistema de auto consumo esteja bem dimensionado... (...)
É só fazer as contas, como dizes e bem. Ou compensa vendendo a 11 cent, ou não compensa. Simples.

O que não compensa certamente é estar a substituir sistemas eficientes que usam outros tipos de energia por sistemas eléctricos de aquecimento (ou outra coisa qualquer), só para depois poder abater parte da factura da EDP. Essas contas é que são fáceis de fazer...

Os bancos de baterias também são caros, e exigentes no que respeita à manutenção (pelo que tenho lido por aqui), pelo que só serão opção para 'adeptos' das energias limpas...

Se for só para os consumos 'stand-by', então isso é 'andar a brincar aos painéis solares', um grão de areia no meio de tudo, um passatempo se assim quisermos... E só serve para os comerciais da EDP enganarem os distraídos (e vai haver muita gente enganada por aí)...

(Isto tudo sem querer atacar ninguém que tenha implementado está solução)

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por Celestino »

jmlflorencio Escreveu:É só fazer as contas, como dizes e bem. Ou compensa vendendo a 11 cent, ou não compensa. Simples.

O que não compensa certamente é estar a substituir sistemas eficientes que usam outros tipos de energia por sistemas eléctricos de aquecimento (ou outra coisa qualquer), só para depois poder abater parte da factura da EDP. Essas contas é que são fáceis de fazer...

Os bancos de baterias também são caros, e exigentes no que respeita à manutenção (pelo que tenho lido por aqui), pelo que só serão opção para 'adeptos' das energias limpas...

Se for só para os consumos 'stand-by', então isso é 'andar a brincar aos painéis solares', um grão de areia no meio de tudo, um passatempo se assim quisermos... E só serve para os comerciais da EDP enganarem os distraídos (e vai haver muita gente enganada por aí)...

(Isto tudo sem querer atacar ninguém que tenha implementado está solução)
Simples e bem resumido...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por CrOhN »

jmlflorencio Escreveu: É só fazer as contas, como dizes e bem. Ou compensa vendendo a 11 cent, ou não compensa. Simples.

O que não compensa certamente é estar a substituir sistemas eficientes que usam outros tipos de energia por sistemas eléctricos de aquecimento (ou outra coisa qualquer), só para depois poder abater parte da factura da EDP. Essas contas é que são fáceis de fazer...

Os bancos de baterias também são caros, e exigentes no que respeita à manutenção (pelo que tenho lido por aqui), pelo que só serão opção para 'adeptos' das energias limpas...

Se for só para os consumos 'stand-by', então isso é 'andar a brincar aos painéis solares', um grão de areia no meio de tudo, um passatempo se assim quisermos... E só serve para os comerciais da EDP enganarem os distraídos (e vai haver muita gente enganada por aí)...

(Isto tudo sem querer atacar ninguém que tenha implementado está solução)
Eu não poderia ter colocado de melhor forma.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por alexjp4 »

Se for só para os consumos 'stand-by', então isso é 'andar a brincar aos painéis solares', um grão de areia no meio de tudo, um passatempo se assim quisermos... E só serve para os comerciais da EDP enganarem os distraídos (e vai haver muita gente enganada por aí)...

Eu tambem não defendo, bem pelo contrário as soluções da EDP pelo menos as que tenho lido aqui, e do modo como esta legislação está feita é mesmo só para brincar aos paineis solares como dizes, porque se instalas mais do que consomes, tens um investimento maior, andas a oferecer electricidade a EDP e ainda te arriscas a pagar a electricidade que estas a oferecer a EDP ou pensam que este governo iria oferecer alguma coisa aos portugueses, daí defender apenas a eliminação dos stand by porque com consumos de 200W de stand by consegues elimina-los sem injectares na rede com um investimento a volta de 450€ e para consumos muito mais pequenos, como já vi, compras um painel mais pequeno e colocas na varanda sem precisares de grandes obras e sem grandes preocupações com orientações e com um investimento muito mais pequeno e claro é mesmo só para eliminares o grão de areia mas tambem tens um investimento reduzido e nem é para passatempo porque em 1 ou 2 horas resolves a instalação, tudo aquilo que ultrapasse os stand by vai aumentar o investimento e com as possíveis consequências atrás referidas e aí é que se queres ter um passatempo tens com que te entreter a nível de tempo e de dinheiro se não quiseres andar a oferecer electricidade a EDP, porque andar a sobredimencionar o campo solar não compensa ao contrário da microgeração que compensa sobredimencionares porque tudo (desde que não ultrapassares a quota) é pago.
Quando perguntava quanto é que custa agora uma instalação era mesmo para saber o preço para poder fazer as minhas contas e poder justificar a minha opinião, sei que no fim de 2012 o meu cunhado instalou 4500W por 10.000€ agora não faço ideia de quanto estão a pedir por uma instalação.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mê

Mensagem por jmlflorencio »

alexjp4 Escreveu:(...)
Quando perguntava quanto é que custa agora uma instalação era mesmo para saber o preço para poder fazer as minhas contas e poder justificar a minha opinião, sei que no fim de 2012 o meu cunhado instalou 4500W por 10.000€ agora não faço ideia de quanto estão a pedir por uma instalação.
Percebi mal então, peço desculpa :)

Também não sei ao certo em quanto vai o preço, mas como desceu quase proporcionalmente com a tarifa paga (desde o tempo dos 65 cent/KWh até ao regime que tínhamos de venda ao preço do consumo), pode ser que tenha descido mais um pouco de novo...

Se continuar a proporcionar as 'taxas de juro' que proporcionava nos anteriores regimes parece-me bem :)


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Novas Regras Para Produção De Eletricidade Em Autoconsum

Mensagem por Silverio28 »

Quando é que o site fica online?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”