Myzer Escreveu:Boa tarde a todos.
Estou a ponderar instalar um kit de produção de 500w para autoconsumo, e eu não percebo absolutamente nada do tema, simplesmente quero ver reduzida a conta da luz. Tenho uma moradia onde tudo é elétrico, ou seja, não tenho gás, tenho um termoacumulador solar para aquecer agua sanitária, o aquecimento é com AC, e mesmo a agua é fornecida através de um furo artesiano, que trabalha com uma bomba elétrica.
A EDP propõe face aos meus consumos uma solução que me custa 1296€ (2 painéis 500w, c/ 1 micro inversor). Pelo que vi neste tópico dizem que é caro. Devo ou não optar por realizar este investimento? Conhecem alguma empresa ou alguém na zona do Porto/Braga, que venda e instale este tipo de solução a preços mais competitivos?? Algum conselho? Por onde devo começar?
Na minha opinião em primeiro lugar não te deves precipitar, deves tentar saber o consumo dos stand bay, não esqueceres que tens tudo electrico mas não deve estar tudo a trabalhar ao mesmo tempo e muita coisa trabalha só por alguns momentos caso da bomba, frigorifico, arcas congeladoras e até mesmo os ares condicionados e muitas outras coisas trabalham a noite e por isso não contam para os cálculos ou não deveriam ao contrario dos srs. da EDP.
Em segundo lugar (caso tenhas um contador digital) ter em mente que se produzires mais do que o que consomes estas a enviar para a rede e ainda se pode dar o caso de estares a pagar a electricidade que estás a oferecer a EDP e que por cada KW instalado tiveste que pagar mais pela instalação.
Se não te for possivel medires os stand by podes fazer a leitura no contador de manhã quando saíres de casa e quando chegares a casa a noite fazes nova leitura (claro que tem que ser por varios dias e nunca vai ser correcta porque normalmente os contadores só contam os KW e podes ter 1,01 e quando chegares a casa 2,99 o que te dá uma leitura de consumo de 1kw quando na verdade tens quase 2Kw de consumo por isso é que tem que ser feito durante varios dias para se ter uma ideia mais real dos consumos durante o dia e mesmo assim nunca o vais ter se não for com um amperimetro ou um contador que meça o consumo instantâneo.
Em segundo lugar (caso tenhas um contador digital) ter em mente que se produzires mais do que o que consomes estas a enviar para a rede e ainda se pode dar o caso de estares a pagar a electricidade que estás a oferecer a EDP e que por cada KW instalado tiveste que pagar mais pela instalação, agora vê o que te queriam impingir da EDP a não ser que tenhas uns enormes consumos durante o dia.
Em grosso modo com a orientação e inclinação certa 1W de painel quando o sol esta a incidir correctamente no painel ele produz 0,85w.
Agora se tiveres um contador dos antigos com disco não tens que ter este trabalho todo podes instalar painéis a vontade (mas não a vontadinha

é que senão chegas ao verão e tens que ter as luzes acesas durante o dia para consumires energia para o contador não ficar com leituras inferiores as anteriores.
Ou se instalares um desviador de corrente ou seja ele não te deixa passar corrente para a rede e o excesso encaminha-a para um equipamento que o possa acumular ou consumir na altura só que são mais uns custos a ter em consideração.
Em terceiro lugar vai lendo os post que há no forum que já existe muita coisa e vai fazendo perguntas que estamos cá para aprendermos uns com os outros.
Espero ter ajudado e não te ter baralhado ainda mais,
Boa sorte