Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
O posto da UM está vandalizado e desligado. Mas temos outros no centro da cidade. Quando saí esse café? Vamos lá ver se aparece um domingo ou sábado de manhã com sol.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
http://www.facebook.com/optica.docentro
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Claro que sim! Vamos ver como evoluem as previsões de tempo para o próximo fim-de-semana. Quais os horários que vos dão mais jeito?joaocfgoncalves Escreveu:O posto da UM está vandalizado e desligado. Mas temos outros no centro da cidade. Quando saí esse café? Vamos lá ver se aparece um domingo ou sábado de manhã com sol.
Última edição por rcardoso em domingo out 25, 2015 10:30 pm, editado 1 vez no total.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
Redes Sociais
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Próximo fim de semana ainda não tenho a minha menina :'( Talvez de manha seja melhor
-
Para quando está prevista a chegada? Podemos adiar, não é caso de vida ou de morte. É mais importante termos a tua presença, para reforçar a imagem transmitida sobre os VEs em circulação._rapt0r_ Escreveu:Próximo fim de semana ainda não tenho a minha menina :'( Talvez de manha seja melhor

Redes Sociais
Redes Sociais
-
Será que os VEs apanham gripe?
Hoje de manhã, preparei-me bem para a chuva, que era mais que muita! Roupa impermeável e até protectores de calçado. Saio com a VE-Tória da garagem, andei uns metros até chegar ao cruzamento junto do "meu" prédio e acelero. Acelero? Isso queria eu! A Lady ou ficou mal disposta, ou com receio à chuva, ou pior ainda, apanhou uma gripe! Recusou-se a trabalhar. Insisti várias vezes, desliguei e liguei a chave de novo, mas nada! Isto com uma chuvada daquelas!... Tinha a luz ligada, mas não acelerava simplesmente... Desisti, e lá a trouxe de volta à garagem. À mão, claro! Dentro da garagem, tentei novamente, mas nada! E lá fui trabalhar, desta vez na 307 SW HDI, fumarenta, mas, pelo menos, bem disposta. Acabei por chegar com 15 minutos de atraso ao trabalho, devido a estas peripécias, e a ter de despir todo o equipamento de chuva, e o habitual de moto, capacete e blusão.
Chego agora a casa, vou visitar a doente, isto é, a VE-Tória, e não é que a menina já estava feliz da vida, e com vontade de trabalhar?
Que se terá passado? Apercebi-me que a tampa da entrada para o carregador estava aberta. De manhã não a devo ter fechado bem. Mas não me parece que essa seja a causa, pois no local onde se encontra, estava protegida com o meu corpo, não teve tempo de se molhar o suficiente para a entrada de água lá. Creio eu...

Hoje de manhã, preparei-me bem para a chuva, que era mais que muita! Roupa impermeável e até protectores de calçado. Saio com a VE-Tória da garagem, andei uns metros até chegar ao cruzamento junto do "meu" prédio e acelero. Acelero? Isso queria eu! A Lady ou ficou mal disposta, ou com receio à chuva, ou pior ainda, apanhou uma gripe! Recusou-se a trabalhar. Insisti várias vezes, desliguei e liguei a chave de novo, mas nada! Isto com uma chuvada daquelas!... Tinha a luz ligada, mas não acelerava simplesmente... Desisti, e lá a trouxe de volta à garagem. À mão, claro! Dentro da garagem, tentei novamente, mas nada! E lá fui trabalhar, desta vez na 307 SW HDI, fumarenta, mas, pelo menos, bem disposta. Acabei por chegar com 15 minutos de atraso ao trabalho, devido a estas peripécias, e a ter de despir todo o equipamento de chuva, e o habitual de moto, capacete e blusão.

Chego agora a casa, vou visitar a doente, isto é, a VE-Tória, e não é que a menina já estava feliz da vida, e com vontade de trabalhar?

Que se terá passado? Apercebi-me que a tampa da entrada para o carregador estava aberta. De manhã não a devo ter fechado bem. Mas não me parece que essa seja a causa, pois no local onde se encontra, estava protegida com o meu corpo, não teve tempo de se molhar o suficiente para a entrada de água lá. Creio eu...
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Verificaste se a luz dos travões estava acesa? Por vezes o descanso lateral fica numa posição menos recolhido, mantendo o sinal de protecção de descanso lateral.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Não verifiquei. Com aquela chuvada não era fácil conseguir ver ou pedir a alguém para me verificar isso. Ainda assim, ela foi a trabalhar desde o aparcamento até ao cruzamento da estrada.Jorge Rocha Escreveu:Verificaste se a luz dos travões estava acesa? Por vezes o descanso lateral fica numa posição menos recolhido, mantendo o sinal de protecção de descanso lateral.
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
E a luz dos stops também pode ser assinalada por os travões, estando eles um pouco afinados de mais (já tinha verificado isso no dia da entrega), pode ser que com alguma humidade, tenha favorecido ainda mais o contacto aos micro-switch, ficando em modo de protecção ao acelerador e com a luz acesa nos stops.
Quando por vezes a instalação eléctrica das luzes de trás, fica ensopada de água e lama, quando as luzes em médios ligadas, facilmente favorece uma passagem de corrente, originando um falso sinal de travagem ao controlador, impedindo que ele forneça energia ao motor. Por vezes resolve com um simples desligar de luzes. Claro que não é solução para se seguir viagem, mas pelo menos já sabemos com o que podemos contar.
Quando por vezes a instalação eléctrica das luzes de trás, fica ensopada de água e lama, quando as luzes em médios ligadas, facilmente favorece uma passagem de corrente, originando um falso sinal de travagem ao controlador, impedindo que ele forneça energia ao motor. Por vezes resolve com um simples desligar de luzes. Claro que não é solução para se seguir viagem, mas pelo menos já sabemos com o que podemos contar.
-
Jorge, mas quando desliguei a chave e voltei a ligar (o que desligou as luzes), não deveria ter interrompido esse falso sinal e voltado ao normal? Ou isso não resolve, e isto pode ocorrer com frequência se os travões ficarem com tendência a encostarem mais, com a humidade do Inverno? Se for assim, estou tramado, só posso usar a scooter com sol! lol
Redes Sociais
Redes Sociais
-
Hoje, novamente um dia de chuva intensa, principalmente no final da tarde! Mas, desta vez, a Lady VE-Tória portou-se muito bem.
Como é habitual, aliás, porque ontem foi uma excepção.
A chuva era tanta que mesmo tendo luvas impermeáveis por cima das luvas "normais" de motociclista, a água conseguiu vazar para dentro... Estão ambas a secar, neste momento.

A chuva era tanta que mesmo tendo luvas impermeáveis por cima das luvas "normais" de motociclista, a água conseguiu vazar para dentro... Estão ambas a secar, neste momento.
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
Depois de activado o micro switch, apenas com alguns impulsos se desactiva. Desligar a ignição não fará com que a ligação se desfaça, apenas faz um intervalo.
Isso tudo pode ser afinado, e em pior caso, substitui-se os micro switch, que cada um custa perto de um euro, e são apenas dois, um em cada manete de travão.
Isso tudo pode ser afinado, e em pior caso, substitui-se os micro switch, que cada um custa perto de um euro, e são apenas dois, um em cada manete de travão.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Já tive um problema com o micro switch do travão que se activava sozinho e foi facilmente resolvido com uma afinação..
-
Ah! Finalmente percebi como funciona! lolJorge Rocha Escreveu:Depois de activado o micro switch, apenas com alguns impulsos se desactiva. Desligar a ignição não fará com que a ligação se desfaça, apenas faz um intervalo.
Mas então, quando isto acontece, se apertar e largar uma ou duas vezes as manetes de travão, os switches devem desligar-se, não?
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
Sim! Lembraste no primeiro dia que andaste, ainda a medo, quase sempre com as mãos em cima das manetes, e aconteceu o mesmo?
Como te disse, não é nada de grave, desde que se tenha esse conhecimento. Conforme te tinha dito, comigo, nunca me acontecera em todos os testes que fiz para a entrega da mota.
Conforme te disse, isso também se resolve, e por pouco dinheiro, até mesmo em qualquer oficina de motas, mesmo das CI, que têm os mesmos switch's.
Se fosses daqui de perto já te tinha resolvido isso!
(também te posso enviar por correio os switch's, queres)
Como te disse, não é nada de grave, desde que se tenha esse conhecimento. Conforme te tinha dito, comigo, nunca me acontecera em todos os testes que fiz para a entrega da mota.
Conforme te disse, isso também se resolve, e por pouco dinheiro, até mesmo em qualquer oficina de motas, mesmo das CI, que têm os mesmos switch's.
-
Obrigado Jorge.Jorge Rocha Escreveu:Sim! Lembraste no primeiro dia que andaste, ainda a medo, quase sempre com as mãos em cima das manetes, e aconteceu o mesmo?

Redes Sociais
Redes Sociais
-
A Lady VE-Tória chegou agora aos 7000 kms. 1500 feitos por mim.
Cá fica a foto:
Cá fica a foto:
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Sempre a somar
Live long and prosper!
-
E na 2ª feira, a minha Lady VE-Tória ECO-Lógica, chegou aos 8000 kms. Desses, 2500 kms já foram feitos por mim.
Cá fica a foto de praxe:

Cá fica a foto de praxe:
Redes Sociais
Redes Sociais
-
Com chuva, vento ou sol, lá vão somando! 
A scooter já é o meu meio de transporte diário, para o trabalho. Requer habituação, pois foram muitos anos de condução de carro. Também requer mais atenção e cuidado, pois os perigos são maiores e sempre à espreita de um descuido. Mas também tem vantagens, pois transmite um grande prazer de condução, de maior liberdade, de rapidez na mobilidade urbana, e, como se não chegasse, é muito económica! 80 a 90 cêntimos por cada 100 kms! Nenhum CI se aproxima a isto...

A scooter já é o meu meio de transporte diário, para o trabalho. Requer habituação, pois foram muitos anos de condução de carro. Também requer mais atenção e cuidado, pois os perigos são maiores e sempre à espreita de um descuido. Mas também tem vantagens, pois transmite um grande prazer de condução, de maior liberdade, de rapidez na mobilidade urbana, e, como se não chegasse, é muito económica! 80 a 90 cêntimos por cada 100 kms! Nenhum CI se aproxima a isto...

Redes Sociais
Redes Sociais
-
Na segunda-feira passada aconteceu algo de anormal... No final do dia, no fim do trabalho, já de noite, vou para ligar a Lady VE-Tória e... Sem luzes! Não funcionava nenhuma. Dianteiras, traseiras, velocímetro, piscas. Nada! Mas o motor sim! E ainda bem, pois permitiu-me chegar a casa...
O estranho (para mim), é que após desligar e ligar a chave algumas vezes, acabou por ligar tudo! Iniciei a marcha, fiz alguns kms bem, mesmo com solavancos da estrada secundária, e depois desligou-se em andamento... Voltei a insistir com a chave, e ligaram-se novamente as luzes. Continuei caminho, mas apagaram-se de novo, desta vez ao fim de algumas centenas de metros. E isto repetiu-se até chegar a casa.
O caricato desta situação, é que nessa viagem passei duas vezes por elementos da PSP, e nessa altura as luzes funcionavam, mas mal eles se distanciavam, elas apagavam-se!
Liguei ao Jorge Rocha, que se prontificou em ajudar, enviando-me a peça (não me recordo qual) que ele achava ser a causadora do problema. Bastaria desmontar algo e efectuar a substituição. Supostamente simples. Eu aceitei de bom grado, claro. O Jorge até me ia enviar algum gráfico e instruções.
Contudo, eu conheço-me o suficiente para saber que com trabalhos manuais, faço mais asneira que algo bem feito. Acho que é um problema derivado de passar demasiado tempo com livros e computadores... E sendo assim, pensei melhor, e avisei o Jorge Rocha para até ver não enviar nada. Tenho receio de mexer no que não conheço, e estragar mais do que já está... Até porque já vi em DBs que algumas reparações "caseiras" não deram bom resultado. Não quero ser mais um nessas estatísticas...
Vou tentar desenrascar-me por aqui, num agente da Gingabike, provavelmente. Imagino que eles tenham tido alguma formação para veículos eléctricos.
Alguns dias sem a Lady. Alguns dias a poluir com a Peugeot 307 SW HDI...
O estranho (para mim), é que após desligar e ligar a chave algumas vezes, acabou por ligar tudo! Iniciei a marcha, fiz alguns kms bem, mesmo com solavancos da estrada secundária, e depois desligou-se em andamento... Voltei a insistir com a chave, e ligaram-se novamente as luzes. Continuei caminho, mas apagaram-se de novo, desta vez ao fim de algumas centenas de metros. E isto repetiu-se até chegar a casa.
O caricato desta situação, é que nessa viagem passei duas vezes por elementos da PSP, e nessa altura as luzes funcionavam, mas mal eles se distanciavam, elas apagavam-se!

Liguei ao Jorge Rocha, que se prontificou em ajudar, enviando-me a peça (não me recordo qual) que ele achava ser a causadora do problema. Bastaria desmontar algo e efectuar a substituição. Supostamente simples. Eu aceitei de bom grado, claro. O Jorge até me ia enviar algum gráfico e instruções.
Contudo, eu conheço-me o suficiente para saber que com trabalhos manuais, faço mais asneira que algo bem feito. Acho que é um problema derivado de passar demasiado tempo com livros e computadores... E sendo assim, pensei melhor, e avisei o Jorge Rocha para até ver não enviar nada. Tenho receio de mexer no que não conheço, e estragar mais do que já está... Até porque já vi em DBs que algumas reparações "caseiras" não deram bom resultado. Não quero ser mais um nessas estatísticas...
Vou tentar desenrascar-me por aqui, num agente da Gingabike, provavelmente. Imagino que eles tenham tido alguma formação para veículos eléctricos.
Alguns dias sem a Lady. Alguns dias a poluir com a Peugeot 307 SW HDI...
Redes Sociais
Redes Sociais