Re: DB Vectrix Cinzenta
Enviado: domingo nov 15, 2015 2:53 pm
Tens aí um motão. Qual a autonomia prevista em condução normal ?
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Segundo o Nuno Santos o Pack estará com cerca de 85 a 95% da capacidade original.MRider Escreveu:Tens aí um motão. Qual a autonomia prevista em condução normal ?
Se tivesse a sorte do outro forista, que conseguiu homologar a mota sem CoC em Setúbal, tinha ficado por bem menos... Como se diz na bola, é levantar a cabeça!_rapt0r_ Escreveu:Foi pena a burocratização e o dinheiro que tives-te que gastar para te livrares dela.. de resto parece-me um excelente negócio.
Relativemente às flutuações de intensidade de luz do painel, sim, é normal, é devido ao pequeno sensor de luminosidade que ela tem, já relativamente ao punho, penso que o meu não abana assim tanto, e barulho não faz nenhum!!cuttysark76 Escreveu:https://vimeo.com/145857289
Olá,
Queria perguntar-vos se esta folga é normal no acelerador. Não tem folga a rodar o punho, apenas esta que não sei se está visível no vídeo. É apenas incómoda em zonas com mais trepidação.
Também queria perguntar-vos se é normal haver flutuações da intensidade da luz do painel de instrumentos!
Como sempre li que a autonomia em cidade é superior à em AE fico algo alarmado. Já tinha decidido, por uma questão de custos/segurança não ir por Cascais pela A5, mas agora parece-me obrigatório!rnlcarlov Escreveu:Sim, o pára-arranca da cidade torna os consumos bastante mais elevados que na estrada. Penso que o efeito é maior quanto maior for o peso do veículo em questão.
No meu carro tenho obervado isso. Para percursos nas imediações do IST os consumos por km são para aí 40% superiores do que ao andar uns km sem parar num semáforo. Só para terem uma ideia, andar uns km na A5 a uns 100km/h não me tem dado consumos médios muito superiores aos percursos citadinos. Lisboa tem colinas para caramba...
Quem me dera!RNM Escreveu:A vectrix tem o dobro da bateria da Govecs e excelente travagem regenerativa, bem pode fazer o dobro dos km...
Senão a prenda de natal é um pack da Nissan!
O software de fábrica É O QUE DANIFICA as células! E é errado que o pack só aqueça se estiver danificado. Se calhar é importante ouvires quem te dá conselhos e não tem qualquer tipo de interesse comercial. Eu só quero que os tugas comprem VE's que não lhes dêm problemas:cuttysark76 Escreveu:Não quero entrar numa discussão sobre os softwares, sem ter toda a informação do meu lado, no entanto, os argumentos do Nuno, tendo em conta as minhas pretensões, vão no sentido utilizar a última versão de fábrica, também com o objectivo de ser mais fácil despistar quaisquer eventuais problemas. Depois farei as actualizações...
Não querendo argumentar pelo Nuno, sob o risco de estar a fugir à verdade, é a forma como e quando carrego, bem como, a forma como ando na mota que define o desgaste da saúde do pack. O pack só aquece ao carregar se estiver danificado. O pack só aquece se puxar muitos C's pela mota. Devo usar o máximo de energia possível entre cargas, independentemente de fazer viagens de 5 ou 30kms.
O meu punho também não mexe assim. Deve haver aí algo desapertado. Ou pior. Esperemos que não.cuttysark76 Escreveu:Tenho de ver isso do punho, pelos vistos... Fiquei de ver junto do Nuno um problema de um sensor de temperatura que está estragado.
Também não estou 100% seguro que não exista uma certa vibração na mota a partir de certa velocidade.
Tens de ver o código de erro que aparece junto com a chave de fendas. Se for Encdr ou CanBus, são falhas de comunicação momentâneas e não é grave. Podes, e deves, pedir ao Nuno para limpar o encoder. Se ele não o tiver feito.cuttysark76 Escreveu:Já por duas vezes senti um bater seco na caixa/transmissão da mota, circulando muito devagar, acompanhado do aparecimento de uma chave de fendas no painel de instrumentos, no entanto a luz apaga-se ao fim de uns segundos.
A autonomia REAL de uma Vectrix Nimh nova, no dia a dia, é de cerca de 60 kms. Com um pack com alguma degradação, cerca de 50 kms é absolutamente normal. Menos até se for com andamentos rápidos.cuttysark76 Escreveu:Estou algo desapontado com a autonomia. Carreguei a moto no Sábado passado, tal como registado no post acima. Desde aí, só circulei em cidade, em pára-arranca e a travar quase exclusivamente com a regenerativa, no entanto, em pouco mais de 30kms já consumi 60/70% das barras... Tirando uma ou duas excepções, tenho feito arranques muito suaves. Não sei se o peso tremendo desta mota a prejudica no pára-arranca vs circular continuamente em estrada, poderá ser isso. Tenho de fazer um teste de estrada para verificar a autonomia nessas condições. Não me recordo, por exemplo, de ter excedido os 50/60kms/h... Aparentemente, as minhas viagens Lisboa-Cascais vão ser feitas muito à pele... Sabia que o pack de Nimh seria uma solução de compromisso, mas começo a ter receio que não seja suficiente.
RNM Escreveu:Certíssimo, mas a regen compensa muito essa diferença, em condução citadina.
Para velocidade const, as formulas são:
Paero = 0.5*A*Cd*rho*v^3
Proll = m*g*Crr*v
Em aceleração, considerar tb a variação da energia cinética (0.5*m*(vf^2-vi^2))
Mais uma vez, teoria. Na prática, a maior viagem feita com uma Nimh original que eu conheço em Portugal ainda é da minha moto que um dia, no início, o volt levou aos 91kms em condições, curiosamente, muito especiais.RNM Escreveu:A velocidade constante, a Vectrix é suposto fazer 105 km a 40 km/h (segundo o manual).