Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Beto_Soares
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 18, 2007 9:43 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Beto_Soares »

já está operacional!

agora vamos ver a adesão...

julgo que logo nos jornais da tv irão fazer algum comentário e quantificar as inscrições (em género de publicidade: "nas primeiras horas inscreveram-se centenas de microprodutores...")

vai uma aposta?

AJG
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 15, 2008 10:59 pm

Mensagem por AJG »

olá a todos, boa noite

sou um aluno da academia da força aérea, encontro-me no último ano do curso de administração aeronáutica e o meu trabalho final versa sobre a possibilidade de instalação de painéis fotovoltáicos que permitam a venda de energia à rede.

li este tópico com muita atenção, e gostaria de vos colocar uma dúvida que pode condicionar a possibilidade de avançar ou não com este tema para a realização do trabalho.

de acordo com o dec. lei 363/2007, a microgeração apenas pode ser instalada em contratos de baixa tensão.

o meu problema é que os contratos que as várias unidades da fap têm com a edp são de média tensão.

assim a minha dúvida é a seguinte:
existe alguma possibilidade de, apesar dessa condição, ao abrigo deste decreto lei, ou de outra legislação, instalar fv para venda à rede (considerando a ligação à média tensão)?

agradeço desde já a todos aqueles que possam dar o seu contributo,

saudações aeronáuticas
artur guerreiro

juputz
Membro
Membro
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm

Mensagem por juputz »

olá a todos, boa noite

sou um aluno da academia da força aérea, encontro-me no último ano do curso de administração aeronáutica .........
..............................................
saudações aeronáuticas
artur guerreiro

ola artur,

também não sou uns dos melhores cracks neste tema, mas como sei ainda está em vigo o lei 68/2002 onde ao menos se pode entregar muito mais kw´s, se embora também da para media tensõ não sei. talvez ligas ao dgeg: tel: 21-7922700/800 eles devem saber.

saudações civis

jürgen putz

AJG
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 15, 2008 10:59 pm

Mensagem por AJG »

jürgen, obrigado pela dica.

abraço!

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

lá passou mais uma jornada de registos de unidades de microprodução. estive toda a santa tarde a tentar entrar e só muito esporádicamente conseguia abrir um ecranzinho verde mas voltava a falhar assim que mudava de página. assim torna-se muito penoso fazer qualquer registo, e desmotiva qualquer um, que também pode não ter o dia todo livre para ficar a olhar para o monitor de nervos em franja.

"o despacho do senhor director geral de energia e geologia, divulgado no sítio da dgeg na internet, determina, no seu n.º 10, a suspensão de novos registos no srm - sistema de registo da microprodução, pelo período de um mês logo que sejam atingidos 2 mw de potência de pré-registos de novas instalações de microprodução.

tendo-se verificado que o limite máximo acima referido foi atingido pelas 18:50 horas do dia 5 de maio de 2008, comunica-se que o processo de pré-registo de novas instalações foi suspenso, sendo reaberto no próximo dia 9 de junho, às 12 horas.

mantém-se aberto o registo de utilizadores e a consulta de processos de instalações já registadas."

já só faltam atribuir 6 mw remunerados a 0,65 €/kwh. não se atrazem.
DJGH

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

ola,

já escrevi ontem mas parece que não saiu, então nova tentativa:

eu também tentei registrar um cliente meu e como vi que isto não vai por frente, até tentei com 4 computadores em simultaneo. fiz o erro de só ontem fazer o pre-registo e depois uns bons 4 horas estava tudo contente, quando recebi a mensagem que somos registrados. na mesma fiquei admirado, que não me pediram nº telem´vel, nem os dados de contador etc.
telefonei com um importador e ele me disse, que isto só era o pre-registo que já podia ser feito antes e agora tinha que fazer outra entrada com username e password.
ok, a volta das 16 e poucos fiz então esta entrada e finalmente as 18:00 h foi informado que o username o password eram engangados – tenho quase 100 % certeza que eram corectos.
outra tentativa, e as 18:55 h a informação que o limite já está atingido.
isto cheira me mau.
ontem estive com meu importador e eles contaram que também não conseguiram mas um outro cliente deles conseguiu registrar 30 clientes???
estamos a jogar totoloto?

“mantém-se aberto o registo de utilizadores e a consulta de processos de instalações já registadas."
alguem aqui já encontrou os processo já registrados? eu não.

quem controla isto tudo?

gostava de ler mais experiências.

cumprimentos

jürgen

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Mensagem por ribascop1972 »

consegui a inscrição na primeira abertura.
já efectuei o pagamento e recebi hoje a carta da certiel com o recibo a comprovar o pagamento da taxa.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

ribascop1972 Escreveu:consegui a inscrição na primeira abertura.
já efectuei o pagamento e recebi hoje a carta da certiel com o recibo a comprovar o pagamento da taxa.
a ver se percebi bem. conseguiu fazer o registo da sua unidade de microprodução aquando da 1ª abertura dos registos, no dia 2 de maio, e só agora, passado um mês, recebeu o comprovativo do pagamento da taxa. correcto? agora tem 120 dias para fazer a instalação e pedir a vistoria...
pode-me informar quando recebeu o sms a informar que podia proceder ao pagamento da taxa? (para ver quanto tempo eles estão a demorar a aceitar os registos)
DJGH

chipemulator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 11, 2008 8:06 pm

Mensagem por chipemulator »

eu tambem consegui na primeira!
recebi o sms uns quinze dias depois e ontem recebi o recibo.
agora só falta instalar a coisa.

cumps

chip

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado

a ver se percebi bem. conseguiu fazer o registo da sua unidade de microprodução aquando da 1ª abertura dos registos, no dia 2 de maio, e só agora, passado um mês, recebeu o comprovativo do pagamento da taxa. correcto? agora tem 120 dias para fazer a instalação e pedir a vistoria...
pode-me informar quando recebeu o sms a informar que podia proceder ao pagamento da taxa? (para ver quanto tempo eles estão a demorar a aceitar os registos)
[/quote]

correcto. devo ter recebido o sms cerca de 15 dias apos o registo

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

okay, estão a demorar então cerca de 15 dias a dar a resposta por sms.
e as unidades de microprodução já as vão instalar?
sabem que a sma lançou especialmente para portugal um novo inversor, o sunny boy 3800/v, que não é mais do que o modelo já experimentado de 3,8 kw mas limitado a 3,68 kw. ainda não está homologado mas a sma informou que a homologação no srm deve estar a saír muito em breve. com este inversor, e um adequado campo fotovoltaico, admito que se consigam produções anuais entre os 5.500 e 5.900 kwh, e melhores prazos de amortização do investimento já que o sobrecusto do sistema não é significativo.
DJGH

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado

em principio vou colocar paineis sanyo 215wp devido ao espaço que possuo. assim consigo colocar menos 4 modulos, para uma instalação 3,45 kw. é que no meu telhado tenho uma zona de sombra que se colocar uma string mais comprida vai acabar por corta-la.
o inversor será o sma 3300.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

okay, vai ser então uma unidade de 3,3 kw (a potência nominal de saída do inversor é que dita a potência da unidade de microprodução). e qual a produção esperada? (já agora a inclinação e o azimute da instalação)
DJGH

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

ola,

finalmente isto comece outra vez com vida.

em primeiro parabens para estes que conseguiram – há algum truque (?) ou foi mesmo assim
facil – tem alguma connecção de altissima velocidade de dsl – eu já tenho 8 mb mas mesmo
assim não consegui.

djgh escreveu: com este inversor, e um adequado campo fotovoltaico, admito que se consigam produções anuais entre os 5.500 e 5.900 kwh
com as minhas contas com ajuda de: (não é propaganda, é da ue) http://re.jrc.cec.eu.int/pvgis/apps/rad ... map=europe

vou aos 5250 kwh para a zona de sintra-lisboa

djgh escreveu : okay, vai ser então uma unidade de 3,3 kw (a potência nominal de saída do inversor é que dita a potência da unidade de microprodução). e qual a produção esperada? (já agora a inclinação e o azimute da instalação)
nas minhas contas pode se por na boa 3,6 kwh ou até um pouco mais no telhado com o sunny 3300 porque a potencia max é de 3600 e eles só vão confirmar a potencia nominal que é de 3300. também vamos ter perdas nos cabos (+/- dc 1 % e ac 1 %), mais uns 6 % no conversor e assim nunca vamos ter mais do que os 3,45 e isto tudo no caso ideal – sem sombras, totalmente par sul e os 30-35 graus – e mais ainda, quando já temos os condições ideais?

alguma ideia minha enganda, agradece que me corrigem

em anexo mais uma vez umas contas contas minhas para o caso mínimo de esperar e para um caso que eu acho mais real, porque eu nõ acredite que vamos ter estes aumentos quase potenciais até....não sei onde e também previsto que os custos da edp vão aumentar 3% por ano, e acho que podemos ser muito felizes se é só isso (veem o aumento do óleo)
aqui também: corrigem me se estou enganado p.f.

já agora: a minha pergunta de ontem ninguem tem resposta:

“mantém-se aberto o registo de utilizadores e a consulta de processos de instalações já registadas."

alguem aqui já encontrou os processo já registrados? eu não.

abraço

jürgen

p.s. parece que só posso por um ficheiro, então vem depois mais 3 mails
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

continuação
Anexos

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

continuação
Anexos

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

continuação
Anexos

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado

djgh Escreveu:okay, vai ser então uma unidade de 3,3 kw (a potência nominal de saída do inversor é que dita a potência da unidade de microprodução). e qual a produção esperada? (já agora a inclinação e o azimute da instalação)
não existe calculos exactos quanto à produção anual em virtude do meu telhado (placa isolada, tipo terraço) possuir uma zona de sombras no final da tarde e que vai afectar uma string, por isso vou avançar para uns paineis com mais eficiencia (tambem mais eficiente nas altas temperaturas), não necessitando de tantos modulos. os paineis serão colocados a sul com uma inclinação proxima dos 0 graus.

srg
Membro
Membro
Registado: terça jan 15, 2008 4:06 pm

Mensagem por srg »

juputz Escreveu:continuação
o valor da tarifa já foi tema de debate aqui no fórum, mas, foi tema que nunca ficou esclarecido.

após analisar a sua tabela verifico que do sexto ano ao décimo quinto a tarifa é sempre igual.

eu interpreto exactamente como o sr.º “no sexto ano é definida para os próximos dez” mas á quem defenda que é actualizada todos os anos.

gostaria de saber, se a sua interpretação é confirmada por alguma entidade oficial (srm ou ministério da economia).

relanço o debate aqui no fórum.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

caros amigos, srg,
a questão das tarifas pós 5º ano, está já esclarecida pelo srm. consultem a página 7 do "guia da microprodução (http://www.renovaveisnahora.pt/guia_microproducao). a evolução da tarifa qúe podem observar é considerando o cenário mais desfavorável (para a tarifa) que é a adesão maciça dos microprodutores, esgotanto todos os anos a cota disponível para esse ano, cenário que, a manterem-se as regras do jogo e dos seus "prémios" (as tarifas base) nunca se irá concretizar. ou melhor, daqui por 2/3 anos deixa de haver microprodutores interessados.
por esta razão vou fazer futurologia. ponho turbante e digo: daqui a 3/4 anos irá haver nova legislação que irá alterar o valor da remuneração, de forma a que se mantenha o interesse económico em instalar novas unidades de microprodução. a microprodução não pode parar. pode ficar mais restritiva na potência anual disponibilizada, mas a tarifa tem de manter o interesse em fazer novas instalações, todos os anos.
DJGH

Responder

Voltar para “Micro-Produção”