Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

funchal
Membro
Membro
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por funchal »

itisix Escreveu:estava a ver o site do leroy merlin e ficam aqui alguns preços da promoção actual:
roofmate sl30 (30 mm espessura) a 2,45 € / m2
lambrim de pinho a 4,95 € / m2
pavimento laminado a 4,90€ / m2
até 16 de fevereiro.
quero uma leroy merlin aquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
ou dá para encomendar online...? mas depois com os portes de envio... báá!

em relação à área do telhado, na mata já me tinham dito 'cerca de 30% a mais'. quem me disse 'o dobro' foi um pedreiro se a área do chão tem 110 m2, então vamos comprar para 145 m2 ? então serão 186 placas... cerca de 612 euros... bem, é mais aceitável!
na izi disseram que podemos devolver as placas que não utilizarmos, menos mau...

adoro as janelas velux!!! ainda não estão instaladas, mas são mesmo bonitas! ficam a faltar os estores de ocultação / persianas da velux, mas depois peço online.
Última edição por funchal em sábado fev 14, 2009 11:40 am, editado 1 vez no total.
Cumps,
Cláudia & Élvio - Funchal, Madeira

funchal
Membro
Membro

Mensagem por funchal »

olá funchal
283 placas é muito, deves ter uma área muito grande! essa história do dobro da área do chão é que não estou a perceber. no meu caso por exemplo tenho 150m2 de implantação (lage do chão do sotão) mas segundo as minhas medições (comprimentoxlargura) apurei apenas 137m2 que até têm lógica, uma vez que o resto diz respeito às paredes suporte das vigotas (a não ser que não tenhas paredes suporte).
quanto às janelas, os preços que mencionaste nem são maus face aos outros (além de que as da veluz são maiores), vou seguir o teu conselho e solicitar o envio das lojas convencionadas. atenção às montagens que não por empresas credenciadas, por causa da garantia, às vezes mais vale pagar mais um bocado
já enviei um e-mail para o izi, estou à espera de resposta.
olá cimento,
já estive a fazer as contas de outra forma... estou mais descansada!
pode ver fotos do nosso sotão num post que coloquei aqui no site: está na página 5 deste tópico e foi escrito a 28/12/2008. as áreas que lá estão referem-se apenas à área útil de escritório (que entretanto conseguimos aumentar pela reposicionamento de algumas vigas: 4,77m x 6m), sendo que a área total a ser isolada: 9,5m x 10,5m = +/- 99,75 m2. conto como 110m2, porque há sempre desperdício de material (cerca de 10%), certo?

em relação às janelas velux, já fui buscá-las e posso confirmar: são um espectáculo! o meu cunhado tem uma empresa de alumínios, por isso é seguro. esse orçamento de 75€ parece ser muito porreiro...
Cumps,

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

funchal, compra o lambrim que está no izi por 5,25 € / metro que é lindissimo. parecem várias tábuinhas seguidas e parece muito direitinho. não sei é se aí na madeira há a mesma promoção, mas se estivesse para comprar agora, era aquele certamente. ainda estou a pensar se compro ou não, mas só devo mexer no meu sótão daqui a 1 ou 2 anos.

o preço "normal" é 14€

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Mensagem por CIMENTO »

boas pessoal

fui comprar o material e chegou no sábado às 08 da matina conforme fotos. ficou tudo em 843€ (137m2 ,90placas wallmate 4cm 1,56m2 + esferovite 3cm para 117m2, 59 placas 2x1 + 29 ripas 2,60x15mmx40mm).

comecei cedo, efectuei o corte do esferovite em placas de 33,3cm para encaixar entre as vigotas, só foram 354 placas , demorei um dia e meio.
tive um amigo lá em casa que trabalhou em tempos como ajudante de electricista, pelo que já me marcou as paredes todas, por onde devem ser abertos os roços e etc, também me vai ajudar na instalação. :

escusado será dizer que o no domingo à noite, estava completamente estafado. agora vamos com calma.

mais uma coisa, estive a efectuar um furo de teste na vigota e não me pareceu muito complicado.
Anexos
Quantidade de material
Quantidade de material
Material I.jpg (13.01 KiB) Visto 6671 vezes
Outra perspectiva da quantidade de material
Outra perspectiva da quantidade de material
Material II.jpg (19.71 KiB) Visto 6668 vezes
Fase de testes nas instalação do esferovite entre as  vigotas
Fase de testes nas instalação do esferovite entre as vigotas
Testes.jpg (31.33 KiB) Visto 6670 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

funchal,

esqueci-me de referenciar que no armazém onde comprei o material, também vendiam janelas marca fakro, ao que parece são polacas e são os segundos maiores vendedores a nível mundial. o preço é bastante mais em conta que as velux e até que as imporjan, fizeram-me uma simulação : 78x98 basculante(vidro duplo com gás) já com rufo, ficava-me em 274€ cada.

acho que vou aproveitar

funchal
Membro
Membro

Mensagem por funchal »

cimento Escreveu:funchal,

esqueci-me de referenciar que no armazém onde comprei o material, também vendiam janelas marca fakro, ao que parece são polacas e são os segundos maiores vendedores a nível mundial. o preço é bastante mais em conta que as velux e até que as imporjan, fizeram-me uma simulação : 78x98 basculante(vidro duplo com gás) já com rufo, ficava-me em 274€ cada.

acho que vou aproveitar

olá cimento,
parece ser, de facto, uma boa oportunidade!
é bom ver alguém avançar com a obra... a minha obra só começará em março...

olá itisix,
vou passar no izi, mas por aquilo que me apercebi, não têm muitos lambrins... mas pode ser que tenha passado despercebido... obrigado!
Cumps,

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

vou ter que alterar a forma de passar o tubo, ou seja antes passaria por dentro do sotão na parte isolada, agora por ter comprado ripas de 15mm vou ter que passar o tubo 16mm por cima do isolamento junto às telhas para depois entrarem junto dos respectivos roços. (tenho que furar o isolamento onde eles entram mas acho que o amigo poliuretano resolve a situação facilmente )

tubo : ou isogris c/guia ou anelado com guia, ambos parecem ter preços bastante acessíveis.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:vou ter que alterar a forma de passar o tubo, ou seja antes passaria por dentro do sotão na parte isolada, agora por ter comprado ripas de 15mm vou ter que passar o tubo 16mm por cima do isolamento junto às telhas para depois entrarem junto dos respectivos roços. (tenho que furar o isolamento onde eles entram mas acho que o amigo poliuretano resolve a situação facilmente )

tubo : ou isogris c/guia ou anelado com guia, ambos parecem ter preços bastante acessíveis.
passa por baixo na mesma. as ripas têm 15mm e o tubo 16/17mm. "apertas" um bocadinho o isolamento. na minha opinião é preferivel. podes tentar passar tubo de 12mm, mas passan-te 3 fios de 2,5 mm à justa. se não tiver grandes "apertos" ou curvas muito apertadas até dá.
o tubo, o gris é mais resistente e se tiver de passar por fora aconselho. o anelado é muito mais maleável e fácil de trabalhar. eu ia para anelado de 16 mm por dentro. 1 mm ou 2 apertas bem com esse tubo sem problemas.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
cimento Escreveu:vou ter que alterar a forma de passar o tubo, ou seja antes passaria por dentro do sotão na parte isolada, agora por ter comprado ripas de 15mm vou ter que passar o tubo 16mm por cima do isolamento junto às telhas para depois entrarem junto dos respectivos roços. (tenho que furar o isolamento onde eles entram mas acho que o amigo poliuretano resolve a situação facilmente )

passa por baixo na mesma. as ripas têm 15mm e o tubo 16/17mm. "apertas" um bocadinho o isolamento. na minha opinião é preferivel. podes tentar passar tubo de 12mm, mas passan-te 3 fios de 2,5 mm à justa. se não tiver grandes "apertos" ou curvas muito apertadas até dá.
o tubo, o gris é mais resistente e se tiver de passar por fora aconselho. o anelado é muito mais maleável e fácil de trabalhar. eu ia para anelado de 16 mm por dentro. 1 mm ou 2 apertas bem com esse tubo sem problemas.
não sei não isitix,

agora estou mais inclinado para a outra solução, acho que é mais prática.

assim não corro o risco de ficar com "barrigas" quando colocar o lambrim, além de que não preciso de estar a jogar com as ripas para passar os cabos de um lado para o outro.

em termos de isolamento acho que não vou perder, pois a dimensão dos furos é pequena e a espuma acho que corrige os furos.

mesmo por fora, acho que vou utilizar o tubo anelado por ser mais flexível e fácil de trabalhar, em termos de segurança acho que a diferença está relacionada com a pressão que cada tubo pode suportar, neste caso como é por cima do isolamento, a pressão é zero (à excepção das paredes, mas aí está tudo ok).

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu: não sei não isitix,

assim não corro o risco de ficar com "barrigas" quando colocar o lambrim, além de que não preciso de estar a jogar com as ripas para passar os cabos de um lado para o outro.

em termos de isolamento acho que não vou perder, pois a dimensão dos furos é pequena e a espuma acho que corrige os furos.

mesmo por fora, acho que vou utilizar o tubo anelado por ser mais flexível e fácil de trabalhar, em termos de segurança acho que a diferença está relacionada com a pressão que cada tubo pode suportar, neste caso como é por cima do isolamento, a pressão é zero (à excepção das paredes, mas aí está tudo ok).
bem, se preferes assim não vou discutir, até porque não é má solução. e sim, a única diferença será a pressão, porque o tubo gris normalmente é utilizado no exterior "à vista". em instalações embutidas, é sempre anelado.

já agora, não compres disso nos bricos que é um roubo.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
cimento Escreveu: não sei não isitix,

já agora, não compres disso nos bricos que é um roubo.
podes querer que é um roubo ontem estive a ver preços na maxmat, para 20m de tubo anelado 16mm c/guia pediam 11€

tenho visto na internet para o mesmo tubo só que com 100m = 15€

vou ver nas casas da especialidade quanto custa

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu: tenho visto na internet para o mesmo tubo só que com 100m = 15€

vou ver nas casas da especialidade quanto custa
deve ser por aí...

na semana passada comprei 1 tubo para exaustor (aluminio flexivel) com 2 metros por 2 euros e tal. no izi com 1 metro eram 6 ou 7

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

aqui estou eu de novo desta vez para vos mostrar os primeiros trabalhos de pedreiro, que irão dar suporte ao trabalho de electricista

vejam as fotos que não foi nada fácil!

perdi meio sábado só para abrir meia dúzia de roços (num quarto), a martelo (de pedreiro) e escopro, e no fim do dia ainda tive que tomar um benuron para as dores do braço

mas enfim, já estou bom e acho que é tudo uma questão de hábito. o martelo e o escorpo no tijolo até funcionam bem, agora no cimento ui ui. já fui comprar discos de corte para a rebarbadora que vai ter que dar uma ajuda.

bem, depois mostro mais avanços.
Anexos
RoçoIV.jpg
RoçoIV.jpg (20.38 KiB) Visto 6527 vezes
RoçoII.jpg
RoçoII.jpg (38.48 KiB) Visto 6528 vezes
RoçoI.jpg
RoçoI.jpg (23.81 KiB) Visto 6525 vezes

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:perdi meio sábado só para abrir meia dúzia de roços (num quarto), a martelo (de pedreiro) e escopro, e no fim do dia ainda tive que tomar um benuron para as dores do braço
ai as obras que dão trabalho...

compra um martelo percursor por 35 euros como eu fiz... que jeitasso tem dado. e fazer furos grandes com aquilo? não se passa nada. faço um furo de 20 mm sem me cansar muito. claro que se andares a partir muita pedra, chegas ao fim do dia e parece que o braço descolou... lol

força para fazer o resto.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

caro cimento:

com uma rebarbadora, e berbequim electro-pneumático fazes isso de forma muito mais fácil, especialmente se também usares a inteligência (parece-me que o estás a fazer!) evitando ao máximo apanhar as ligações longitudinais entre os tijolos (no sentido do roço).

de qualquer maneira tudo tem um nº de horas de trabalho - homem que para quem trabalha sozinho, é mais duro. mas tudo se faz... com a satisfação final do trabalho que nós fazemos.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix

o martelo percursor seria boa ideia, mas teria que gastar dinheiro em algo que muito provavelmente não iria usar mais, pelo que vou-me ficar pela mão de obra barata

ajosemor

de facto a rebarbadora caiu que nem gingas, já me permite retirar de uma vez um bom bocado grande das ligações em cimento é pena não ir mais fundo!

talvez esteja a ganhar "músculo" pois desta vez não me custou tanto, pelo menos não precisei do benuron.

também não consigo avançar muito, porque a bebé tem que dormir e claro param as obras.

enfim vai-se fazendo...

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:o martelo percursor seria boa ideia, mas teria que gastar dinheiro em algo que muito provavelmente não iria usar mais, pelo que vou-me ficar pela mão de obra barata enfim vai-se fazendo...
o meu volta meia volta anda na berra. mas eu também sou de andar sempre a fazer obras, por isso...
estes 4 dias passei-os enfiados na minha obra da cozinha. começa a ganhar forma, se bem que dá mesmo muito que fazer. já não podia das mãos de tanto pintar, mas pronto. fica mais barato assim e é verdade, dá mais gozo.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
cimento Escreveu:o martelo percursor seria boa ideia, mas teria que gastar dinheiro em algo que muito provavelmente não iria usar mais, pelo que vou-me ficar pela mão de obra barata enfim vai-se fazendo...
o meu volta meia volta anda na berra. mas eu também sou de andar sempre a fazer obras, por isso...
estes 4 dias passei-os enfiados na minha obra da cozinha. começa a ganhar forma, se bem que dá mesmo muito que fazer. já não podia das mãos de tanto pintar, mas pronto. fica mais barato assim e é verdade, dá mais gozo.

então e fotos dessa obra para o pessoal ver, não há ?

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:
itisix Escreveu:

então e fotos dessa obra para o pessoal ver, não há ?
pois... isso é que tá mau. a máquina fez kaput quando ía a pegar nela no sábado. ou fica melhor ou não há dinheiro para uma nova.

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por ffbento »

olá amigos,

segui atentamente este tópico e li mais umas coisas acerca deste assunto.

o objectivo: isolar termicamente o meu telhado. tenho aquecimento central (gasóleo) que pretendo substituir (pelo menos parcialmente) por algo mais ecológico e na óptica da poupânça (ambiental e monetária) acho que a primeira medida passa por melhorar o isolamento da casa. também pelo que percebi um dos factores que terá mais impacto será o telhado. ainda estou a considerar a hipótese do isolamento das paredes mas em relação a esse tenho ainda algumas dúvidas.

focando-me no telhado:

na verdade não necessito de usar o sótão portanto a solução pode inviabilizar a utilização do mesmo se fôr mais barata e fácil de instalar.

pelo que li estou indeciso entre:

1- lã de rocha
- vantagens: preço e facilidade de aplicação

a minha dúvida aqui prende-se com os factores negativos que li sobre esta hipótese.

a) o facto de ser cancerígeo: tendo uma lage de betão e um alçapão que nunca (ou raramente) é aberto será que me devo preocupar com as ditas poeiras finas que podem ser prejudiciais?

b) a questão da "bicharada" é de facto um problema?

c) podem essas poeiras sopradas sair pelas pontos de fuga do telhado e depois afectar a zona circundante ou aí deixam de ser um problema?

2- roofmate

aqui tenho as seguintes dúvidas:

d) posso usar roofmate mas colocado directamente na laje?
d1) se sim, isso inviabiliza a utilização (ou seja não pode ser pisado)?

d2) se não, devo isolar também as vigotas? ou seja, colocar não só roofmate debaixo das telhas como também a contornar a vigota?

e) posso usar floormate (directamente na laje) ? o preço é muito diferente?

obrigado,

ffb

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”