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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 10:15 pm
por Fendel
aproximadamente com 250 kg de lenha por hora, pode-se gerar 1000 kg de vapor por hora e gerar em torno de 100 kw de ee...
mas estes valores dependem muito da tecnologia empregada: caldeiras de alta pressão, condensação do vapor na saída da máquina, etc...

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 10:39 pm
por Josenir
fendel Escreveu:aproximadamente com 250 kg de lenha por hora, pode-se gerar 1000 kg de vapor por hora e gerar em torno de 100 kw de ee...
mas estes valores dependem muito da tecnologia empregada: caldeiras de alta pressão, condensação do vapor na saída da máquina, etc...
na verdade eu vi na sua página web que você trabalha com caldeiras e entendi que você teria para vender caldeiras com capacidade de 500 kgv/h a 2000 kgv/h. gostaria de informação sobre esta que você teria de 500 kgv/h. quanto ela consome de lenha, quanto custa, quais as dimensões e peso ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 10:58 pm
por Fendel
eu faço máquinas sob encomenda, conforme as necessidades dos clientes...
as caldeiras de 500 kgv/h são geralmente para baixa pressão (máx 10 bar).
quando se utiliza lenha, se calcula 20 kgv/h por m2 de superfície de aquecimento.
já quando se usa gn pode-se utilizar 30 kgv/h por m2.
uma caldeira de 500 kgv/h consome aprox 125 kg de lenha por hora, custa em torno de r$ 40.000,00, as dimensões são de aprox 3 m3 e o peso de aprox 2 ton.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 11:22 pm
por Josenir
muito boa a sua informação. valeu mesmo. o que acontece é que eu estou tentando fazer uma pequena caldeira e não está fácil. já estive cogitando comprar uma, mas esta, ao que me parece é a menor que você fabrica, é muito grande para o que eu pretendo.
você não teria por aí um projeto de uma pequena caldeira que possa ser construída com materiais de baixo custo ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 11:35 pm
por Luciano Kaefer
essa é a base da partilha do conhecimento.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 11:37 pm
por Fendel
uma caldeira é uma grande bomba...
por isso precisa ser inspecionada a cada ano, e a cada manutenção...
precisa ser operada por alguém habilitado...
é um grande pepino... é muita responsabilidade... não se pode facilitar nada...

por outro lado, imagino que uma caldeira automotiva seria aquotubular... com pouco volume sob pressão... com múltipos contrôles... etc...

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 11:44 pm
por Luciano Kaefer
não esquecendo as recomendações de segurança, em posts anteriores, o sandro_ventania falou sobre o uso de botijões de gnv, altamente resistentes. basta ter dispositivos de segurança, como válvula de escape e um manômetro de pressão, para que se mantenha controle do equipamento.

lembrem que a boa e velha panela de pressão, que cozinha feijão nas casas de nossas marias, são pequenas caldeiras geradoras de pressão. aquele vapor que sai pela válvula, é o que moverá as polias. em suas proporções.

uma caldeira aquatubular é mais segura. imagino que o josenir queira o mesmo que eu e dezenas de usuários: um desenho que possibilite fazer em casa, com segurança, uma caldeira para movimentar motores.

fendel: aquele seu projeto de motores serem usados para gerar ee poderiam ser tocados por uma pequena caldeira caseira, não ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 11:55 pm
por Fendel
complementando...
queimar gases e líquidos é fácil... e reuqer um queimador eficiente e pequeno... numa caldeira...
por outro lado, queimar lenha é bem mais complicado, e requer uma fornalha mais sofisticada e maior...

uma caldeira baseada num botijão é muito ineficiente.... pouca área de troca térmica.... e além disso, me parece que os botijões para gnv são feitos de material inflamável...

há cerca de 2 anos vi alguma notícia sobre carros a vapor... só não lembro onde... nem de quando era a notícia...

trata-se de um projeto bem complexo... com muita coisa a ser desenvolvida...

qualquer motor elétrico é também um gerador... desde que ligado à rede... e desde que seja acionado por uma força externa que o faça rodar acima da velocidade síncrona.
eu já fiz experiências com geradores em caldeiras.... mas os rendimentos são baixos, desanimadores, quando não se tem uso para o calor residual...

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo nov 09, 2008 11:56 pm
por Luciano Kaefer
já que o fendel bem lembrou acerca de que uma caldeira é uma bomba, convém esclarecer e mostrar aos usuários acidentes que ocorrem por uso inadvertido de pressões erradas:
GLP-Explosao-Carro-PR.jpg
GLP-Explosao-Carro-PR.jpg (0 Bytes) Visto 6643 vezes
explosão de botijão de glp com gás natural (gnv)



em abril de 2004, por volta das 8h30, o motorista de um gol chegou, no posto cem, de bandeira br, localizado na br 116, arredores de curitiba, pr, para fazer o abastecimento. o motorista havia feito a conversão para gnv de seu veículo em oficina credenciada pelo inmetro em abril de 2004, desde então, vinha abastecendo regularmente o veiculo com gás natural em postos de gnv.

abastecimento
o frentista, treinado para seguir os procedimentos de segurança, solicitou que o motorista saísse do carro e abriu o porta-malas para verificar se o cilindro estava instalado corretamente. feitos esses procedimentos, iniciou o abastecimento de gnv.

conseqüência
segundos depois, ocorreu o rompimento súbito e violento do botijão (com deslocamento de ar, sem fogo) que destruiu completamente o gol. as peças voaram mais de 80 metros e, graças aos procedimentos de segurança adotados pelo posto, não causou ferimentos a nenhuma das pessoas que estavam próximas ao veículo.

motivo da explosão
a explosão aconteceu porque o motorista colocou um botijão de gás liquefeito de petróleo (glp) escondido no carro, encoberto pelo carpete do carro, e ligou nele a tubulação que deveria estar conectada ao cilindro de gás natural. e o gás natural foi direcionado para o botijão de glp, que suporta uma pressão máxima de 15 atmosferas, enquanto o cilindro próprio para gnv é projetado para receber o gás natural sob pressão, numa faixa de 180 atm a 220 atm.

o motorista queria economizar
o rapaz, dono desse carro, achou que era mais barato abastecer o botijão de gás no posto do que comprar um botijão novo. seu objetivo era economizar uns 5 ou 6 reais, mas acabou perdendo o carro.

danos
o carro ficou quase que totalmente destruído, incluindo o botijão de glp. o cilindro de gnv foi o único item que permaneceu intacto.

seguro
os prejuízos do carro não terão cobertura pelo seguro, uma vez que o motorista adotou procedimento ilegal no veículo.

fonte: gazeta do povo – abril de 2004

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda nov 10, 2008 12:02 am
por Josenir
eu pensei na seguinte idéia:
usa-se um tambor de 200l de ferro, revestido internamente com uma tela e argila para fazer o isolamento térmico, formando assim, a fornalha. para o aquecimento da água usa-se um evaporador de ar condicionado de 12000 btu´s. não há reservatório de água, apenas de vapor, que pode ser um cilindro de gás ou extintor de incêndio. o reservatório fica metade dentro da fornalha e metade fora, encaixado por uma abertura na parte de cima. a água é injetada no evaporador através de uma bomba de combustível de automóvel de injeção eletrônica e uma válvula solenóide que pode ser um bico injetor automotivo. monta-se um circuito eletrônico com medidor de pressão e que controle a injeção de pequena quantidade de água no evaporador para produzir o vapor. desta forma não há perigo de explosão, pois teremos no reservatório apenas o vapor mínimo necessário para alimentar a máquina que vai trabalhar e não tem água quente. estou trabalhando nisso. se alguém tiver uma sugestão, agradeço por mim e pelos demais colegas. amanhã eu mostro algumas fotos do começo da obra.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda nov 10, 2008 5:51 pm
por Josenir
aí está o começo daquilo que pretendo chamar de "caldeira made in home 1.0". a caixinha de sugestões está aberta, só não vale sugestão do tipo "acho que não vai dar certo".
Caldeira.JPG
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda nov 10, 2008 7:35 pm
por sandro_ventania
josenir, boa sorte na empreitada!
falar coisas sobre, testar a pressão que este cilindro e a tubulação que será a caldeira resistem, acho que não precisa né.
no inicio desse topico tem um site que mostra muitas caldeiras aquatubular para automoveis e tem mais adiante outro link que mostra uma caldeira aquatubular...nela o reservatorio é apenas um tubo de maior diametro onde vão soldados varios tubos de menores, dê uma olhada!
fendel, me desculpe a impressão, mas do jeito que voce coloca, parece que vapor é algo extremamente ineficiente...mas não é isso que eu encontro por aí não.
josenir...acho que voce quer brincar assim...veja!


Link


Link

com essa sua caldeira, vai ficar parecido com este:


Link

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda nov 10, 2008 10:29 pm
por Fendel
uma locomotiva a diesel tem rendimento de 40%.
uma a carvão... 5%...
mesmo a lenha sendo mais barata, há a questão da queima mais complexa e do manuseio mais complicado de combustíveis sólidos, além do consumo adicional de água, quando esta não é condensada.
não sou contra o uso do vapor...
só acho que, quando já se tem um gerador diesel, é muito mais fácil e melhor recolher e utilizar óleo de fritura...

sobre a caldeira "1.0" ainda não entendi direito a função do tanque, e o local onde pretende colocar a "serpentina"...
e me parece que vai ter que ter muito ar de combustão em escesso, prá reduzir a temperatura de chama... e não derreter as aletas de alumínio...

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda nov 10, 2008 11:33 pm
por Josenir
vejam um desenho esquemático do projeto. observem que vai haver um controlador eletrônico que mede a pressão no reservatório e injeta água em pequena quantidade e alta pressão no primeiro evaporador e o segundo evaporador serve como um superaquecedor de vapor e pega algum líquido condensado no fundo do reservatório. se a presão subir acima de determinado valor o controlador aciona a válvula de alívio e se ele falhar, tem a válvula de segurança que abre com uma pressão um pouco maior.
Caldeira_2_0.JPG
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: terça nov 11, 2008 12:27 am
por Josenir
antes eu já tinha pensado o projeto sem controlador, que ficaria como no desenho abaixo. na verdade ainda estou decidindo qual do dois vou fazer primeiro. este é mais simples, mas vejo algumas desvantagens nele, como ter que parar para abastecer e manter água no reservatório junto com o vapor. já fiz um teste com o evaporador em cima do fogão de casa e ele circula muito bem a água por convexão quando é aquecido.
Caldeira_1_0.JPG
Caldeira_1_0.JPG (20.3 KiB) Visto 6574 vezes

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: terça nov 11, 2008 12:48 am
por Josenir
fendel Escreveu:uma locomotiva a diesel tem rendimento de 40%.
uma a carvão... 5%...
mesmo a lenha sendo mais barata, há a questão da queima mais complexa e do manuseio mais complicado de combustíveis sólidos, além do consumo adicional de água, quando esta não é condensada.
não sou contra o uso do vapor...
só acho que, quando já se tem um gerador diesel, é muito mais fácil e melhor recolher e utilizar óleo de fritura...
sobre essa história do rendimento eu diria o seguinte:
um gerador para uso rural com biodiesel ou óleo vegetal reaproveitado parece prático, mas há que se lembrar que nada é de graça, tudo tem um custo, mesmo o óleo que é recebido como doação em breve não vai existir mais, devido à procura, terá que ser pago. há que se pensar no trabalho para preparação do óleo vegetal e do motor, o transporte desse material, etc... nos tempos de hoje a mão-de-obra está ficando muito cara devido aos impostos e direitos trabalhistas em excesso. no caso de uso em média escala, como no caso do luciano, vai ter que usar bastante mão-de-obra para substituir esse óleo diesel que usa hoje por óleo vegetal, e isso precisa ser computado no custo final.
já no caso de uma máquina a vapor a mão-de-obra é muito menor e a matéria prima existe em abundância e a custo zero. por menor que seja o rendimento do conjunto caldeira/motor a vapor, a biomassa no meio rural e até no meio urbano tem custo muito próximo de zero, o que significa que qualquer trabalho produzido com algo a custo zero pode ser considerado como 100% de rendimento, pois de outra forma seria apenas lixo, e lixo gera custo para ser descartado, não renda.
ademais, quando o fendel diz que um motor a diesel tem rendimento muito maior do que um motor a vapor eu penso que isso seria verdade a 100 anos atrás, hoje as máquinas a vapor são usadas em usinas termelétricas no mundo todo. o fornecimento de energia é uma atividade onde há muita competitividade, logo algumas das maiores empresas do mundo não investiriam em máquinas a vapor para gerar energia se isso significasse menor rendimento.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 12, 2008 3:37 pm
por sandro_ventania
qualquer trabalho produzido com algo a custo zero pode ser considerado como 100% de rendimento
josenir...disse pouco, mas falou tudo!!!

se gerar trabalho através do vapor é tão ineficiente...por que ainda é tão usado?
não seria mais pratico usarem motores a diesel para mover os geradores?
resposta:
um motogerador a diesel é pratico, mas tem custo x beneficio alto!
as termoeletricas, usam oleo cru...pois sai mais barato queimar oleo cru pra produzir vapor do que queimar oleo diesel em motores diesel.
pratico por pratico...é só luciano esticar fios e ligar uma bomba eletrica.

notaram nos videos como pequenas maquinetas de brinquedo carregavam 1 dezena de pessoas?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta nov 12, 2008 4:08 pm
por Fendel
quando se quer eficiência nas termoelétricas a combustíveis líquidos, se usa o ciclo combinado = primeiro se utiliza um motor (turbina) a combustível, e com os gases de escape deste se toca uma caldeira e um motor (turbina) a vapor com condensação.

como nosso amigo da bomba de água não quer perder dinheiro e tempo, volto a sugerir o uso de óleo de fritura em seu gerador a diesel adaptado a ovf, coletado pelos catadores de papel, plástico, metais, etc da cidade...

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta nov 13, 2008 5:07 pm
por Josenir
fendel,

já que você trabalha com caldeiras e tem acesso a motores a vapor com mais facilidade, não poderia pôr aqui umas fotos dos motores a vapor atuais que você costuma ver em uso por aí ? agradeço.

ps: mas não serve coisa do tipo dessas aqui, que são apenas para ludibriar as pessoas interessadas e servem apenas como meio de desinformar.
Motor_vapor.JPG
Motor_vapor.JPG (52.13 KiB) Visto 6462 vezes

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta nov 13, 2008 7:58 pm
por Fendel
segue um filme de motor a vapor com gerador. notem a polia grande, que serve como volante de inércia, pro gerador não ficar muito instável:
http://br.youtube.com/watch?v=_yiy5ifclqa

aqui aparece a gaveta numa máquina de dupla ação:
http://de.wikipedia.org/wiki/steuerung_(dampfmaschine)

e aqui aparece uma animação de máquina de 1 estágio e mais abaixo uma de 3 estágios, ambas de dupla ação:
http://de.wikipedia.org/wiki/dampfmaschine

ampliação do esquema anterior de 1 estágio (muito didático)
http://de.wikipedia.org/w/index.php?tit ... 0305185032

moderno motor a vapor com gerador de 1,4 mw, pe 41 bar, ps 9 bar
http://www2.pe.tu-clausthal.de/agbalck/ ... g_8292.htm