pedro, em primeiro lugar algo que penso que ainda nao mencionaste e o pessoal aguarda à muito: qual é o peso bruto do automovel neste momento e quanto "cai" sobre cada eixo? o jmal diz que o numero de celulas da ts nao será o mais adequado, o que pensas fazer acerca disso?tento equilibrar o mais possivel o peso
FORD PROBE'94
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Re: FORD PROBE'94
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
se originalmente a distribuição de pesos sobre os eixos estava razoavelmente boa é facil..
1º eixo (o dianteiro) :
soma o peso de tudo o que de lá retiráste..motor..radiador..termoventilador..etc..
subtrai o peso do que lá colocaste..a diferença indica-te o peso em falta..
para o 2º eixo é o mesmo procedimento..
no entanto poderás alvitrar-te alguns requintes procurando sempre colocar o peso incidindo o mais baixo e entre eixos possivel..
o ideal seria colocares uma balança sob cada roda..e assim se calibra um carro..(não esquecer de colocar o peso nos respectivos locais correspondente aos ocupantes que prevês acomodar com maior frequencia)..
abraços
[***************]
se originalmente a distribuição de pesos sobre os eixos estava razoavelmente boa é facil..
1º eixo (o dianteiro) :
soma o peso de tudo o que de lá retiráste..motor..radiador..termoventilador..etc..
subtrai o peso do que lá colocaste..a diferença indica-te o peso em falta..
para o 2º eixo é o mesmo procedimento..
no entanto poderás alvitrar-te alguns requintes procurando sempre colocar o peso incidindo o mais baixo e entre eixos possivel..
o ideal seria colocares uma balança sob cada roda..e assim se calibra um carro..(não esquecer de colocar o peso nos respectivos locais correspondente aos ocupantes que prevês acomodar com maior frequencia)..
abraços
[***************]
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
boas
quanto as baterias, 100ah é suficiente para dar umas voltas, mas está limitado a 3c (+-43kw ou 58 cv) o que é bastante bom.
agora o tempo de vida é que é capaz de ser bastante menos dos 2000 ou 3000 ciclos anunciados.
excelente seriam as de 160ah, mas o orçamento ai complica as coisas, não?
cumprimentos
quanto as baterias, 100ah é suficiente para dar umas voltas, mas está limitado a 3c (+-43kw ou 58 cv) o que é bastante bom.
agora o tempo de vida é que é capaz de ser bastante menos dos 2000 ou 3000 ciclos anunciados.
excelente seriam as de 160ah, mas o orçamento ai complica as coisas, não?
cumprimentos
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm
boas,
ainda não me foi possivel pesar os componentes que foram retirados do carro, mas não é muito dificil de fazer um calculo com base nos pesos conhecidos.
o peso inicial do carro era de aproximadamente 1.600kg.
no eixo da frente retiramos :
motor: cerca de 200kg
radiador e acessorios: cerca de 75kg
ar condicionado: 30kg
diversos:20kg
total retirado sobre este eixo: 325kg
no eixo de trás :
deposito combustivel: 20kg
sistema escape: 20kg
total retirado : 40kg
no eixo traseiro não será adicionado qualquer sistema, portanto não temos qualquer peso a adicionar. na frente adicionamos :
motor: 65kg
baterias: 145kg
carregador / controlador: 20kg
suportes motor / baterias : 15kg
total adicionado 245kg
em resumo tiramos 365kg e adicionamos 245kg, uma diferença de -120kg, menos 80 no eixo da frente e menos 40 atrás.
quanto às baterias não partilho de nenhum dos receios apresentados, li muitos comentarios de utilizadores com sistemas semelhantes, alguns já com bastantes km feitos e não são relatados problemas, se alguém encontrar relatos negativos coloque aqui o link que seria uma grande ajuda. inclusivamente muitos dos sistemas que encontrei usam as baterias de 90aha da ts.
às baterias de 160aha não chego, e ainda por cima não iam caber todas na parte da frente do carro (desculpas...). não há motivo nenhum para que as baterias durem menos do que os 2.000 ciclos anunciados pela ts é para (tentar) garantir isso que todo o sistema da belktronix lá está. nota que o anunciado pela ts é uma redução para 80% >= 2.000 ciclos e 70% >= 3.000 ciclos.
não quero pareçer muito optimista mas pelos calculos que faço e comparando com outras conversões, a autonomia deve rondar os 75km, claro que sem grandes "abusos".
cumps
pedro
ainda não me foi possivel pesar os componentes que foram retirados do carro, mas não é muito dificil de fazer um calculo com base nos pesos conhecidos.
no eixo de trás :
no eixo traseiro não será adicionado qualquer sistema, portanto não temos qualquer peso a adicionar. na frente adicionamos :
total adicionado 245kg
em resumo tiramos 365kg e adicionamos 245kg, uma diferença de -120kg, menos 80 no eixo da frente e menos 40 atrás.
quanto às baterias não partilho de nenhum dos receios apresentados, li muitos comentarios de utilizadores com sistemas semelhantes, alguns já com bastantes km feitos e não são relatados problemas, se alguém encontrar relatos negativos coloque aqui o link que seria uma grande ajuda. inclusivamente muitos dos sistemas que encontrei usam as baterias de 90aha da ts.
às baterias de 160aha não chego, e ainda por cima não iam caber todas na parte da frente do carro (desculpas...). não há motivo nenhum para que as baterias durem menos do que os 2.000 ciclos anunciados pela ts é para (tentar) garantir isso que todo o sistema da belktronix lá está. nota que o anunciado pela ts é uma redução para 80% >= 2.000 ciclos e 70% >= 3.000 ciclos.
não quero pareçer muito optimista mas pelos calculos que faço e comparando com outras conversões, a autonomia deve rondar os 75km, claro que sem grandes "abusos".
cumps
pedro
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ou seja, com menos 120 kg temos um peso bruto de 1480 kg, mais os passageiros (5x 70kg= 350 kg + bagagem 100 kg = 450 kg) temos um peso total de 1930 kg. quase 2 toneladas ... é de peso esse probe! tens a certeza dessa autonomia? hmmm...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
com essa carga tenho a certeza que não faz.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
partilho da mesma opinião e dou algumas sugestões, no caso do bms que desenvolvi para as scooters, meti-o a cortar um pouco mais acima, entre os 2.6 e 2.7v, assim quando se "puxa" pelo acelerador o bms garante que os limites mínimos anunciados , mas atenção que existe um senão nos bms, que é o tempo de demora a comandar o tal corte, nalguns sistemas chega a ser de 500ms, o que acho muito alto, no meu consegui tempos de corte inferiores a 1 milissegundo. se por exemplo o corte é feito aos 2.5 volts e o bms demora 100 ms a comandar esse corte, quando o corte for realmente feito já a tensão baixou desse valor, nesse caso já baixou do nível mínimo que o fabricante recomenda. dai eu ter projectado o sistema para um corte muito eficaz e rápido e dado a um nível acima do mínimo aconselhado pelo fabricante, assim é garantido que não chega ao mínimo dos 2.5v. no meu caso quando o veículo deixa de andar por descarga, quando meço as baterias elas têm sempre no mínimo 3 volts, nesta altura não temos menos de 15 % de energia nas baterias, como não as carregamos aos níveis máximos de 4.25v, carrego até 3.6v, estamos a utilizar entre 70-80 % da carga, ora neste aspecto penso que tenhamos baterias para durar, mas claro só o tempo dirá.pmcbf_ev Escreveu:boas,
no eixo de trás :
total adicionado 245kg
cumps
pedro
no teu caso aconselho a começar a circular com o controlador programado com uma potência menor, tipo 20 kw no máximo, e vais subindo até a um nível aceitável de performance, assim garantes o bom funcionamento delas e vais verificando os valores e autonomia que tens.
mais tarde e como ficas, para já, com menos peso podes optar por um pack de baterias em paralelo se optares por ter mais autonomia e potência.
até agora estou a gostar muito das ts, claro que ainda somos "muito novos" nisto, mas até agora só tenho a dizer bem destas baterias.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
eu concordo com o jmal , as baterias da ts, tem-se provado que até tem qualidade apesar de seram uma das mais baratas do mercado.
a ts desde 2006 que tem melhorado bastante as suas baterias, longe vão os probemas...
atenção à montagem das mesmas, já que a ts e tambem em varios foruns recomendam que as baterias sejam montadas na vertical, com os polos para cima.
em modelos mais antigos observa-se corrosão nos polos devido ao electrolito da bateria, não sei se o problema entretanto foi resolvido, mas não vale a pena arriscar.
cumprimentos
a ts desde 2006 que tem melhorado bastante as suas baterias, longe vão os probemas...
atenção à montagem das mesmas, já que a ts e tambem em varios foruns recomendam que as baterias sejam montadas na vertical, com os polos para cima.
em modelos mais antigos observa-se corrosão nos polos devido ao electrolito da bateria, não sei se o problema entretanto foi resolvido, mas não vale a pena arriscar.
cumprimentos
-
olá,
jmal obrigado pelas tuas dicas, vou fazer exactamente como tu dizes, apenas na tensão de carga terei alguns problemas, pelo que sei do sistema da belktronix não é facil alterar o valor que vêm colocado de fabrica. sei que também não esta no limite de 4,25v mas duvido que esteja tão baixo quanto os 3,6v.
3,6v é a tensão de carga aconselhada para as celulas da sky energy talvez seja possivel alterar para essa configuração !?. (o problema é que a discarga é até aos 2,0v).
pensas que será muito problematico utilizar uma tensão de carga de 4v ? penso que é este valor que esta previsto no sistema.
cumps pedro
jmal obrigado pelas tuas dicas, vou fazer exactamente como tu dizes, apenas na tensão de carga terei alguns problemas, pelo que sei do sistema da belktronix não é facil alterar o valor que vêm colocado de fabrica. sei que também não esta no limite de 4,25v mas duvido que esteja tão baixo quanto os 3,6v.
3,6v é a tensão de carga aconselhada para as celulas da sky energy talvez seja possivel alterar para essa configuração !?. (o problema é que a discarga é até aos 2,0v).
pensas que será muito problematico utilizar uma tensão de carga de 4v ? penso que é este valor que esta previsto no sistema.
cumps pedro
-
- Membro Platinium
eu sinceramente não entendo porque alguns fabricantes fazem o corte tão abaixo, isto porque a essas tensões as baterias estão a sofrer mesmo, é nessa altura que elas começam a aquecer, logo estão mesmo no fim da sua descarga, e a energia que se obtém com essas tensões é mínima mesmo, na minha scooter, baixei o corte de 2.65 para 2.3 e testei, obtive cerca de 1.5 kms a velocidades na ordem dos 20 kms máximos. ou seja, o que se obtém não é minimamente aceitável tendo em conta o risco. abaixo dos 2.9 v não temos mais de o que 30 % da performance geral do veículo.pmcbf_ev Escreveu:olá,
cumps pedro
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
se fosse possivel baixar tambem a tensão era bom, apesar da ts dizer 4.25v , o ideal seria 3,9 ou 4,0 carregar acima dessa tensão não traz ganhos significativos e as baterias não sendo carregadas até 4,25v tem um tempo de vida superior.
jmal, tu que és o perito de baterias, és da mesma opinião ?
-
- Membro Platinium
esqueci-me desse ponto, acima de 3.60 - 3.65 também não vejo qualquer vantagem, a diferença de capacidade de carga de 3.60 para 4.25 é pouco significativa, nos testes que realizei a diferença de autonomia não chega a 5% mais do que carregadas a 3.60. mas o ponto critico quando se utiliza as tensões de carga perto do máximo, ou seja 4.25, qualquer flutuação de carga o bms vai actuar, mas ele não vai conseguir segurar a carga nos 4.25, este valor vai ser ultrapassado facilmente e as células com mais de 4.25 vão inchar e perder as caracteristicas, tais como capacidade e potência instantânea.celsomenaia Escreveu:se fosse possivel baixar tambem a tensão era bom, apesar da ts dizer 4.25v , o ideal seria 3,9 ou 4,0 carregar acima dessa tensão não traz ganhos significativos e as baterias não sendo carregadas até 4,25v tem um tempo de vida superior.
dai os fabricantes recomendarem carga máxima de 3.65, todos os carregadores da ts e até de outras marcas não vão além destes valores. a tecnologia lifepo4 suportam muito bem sobrecargas e descargas profundas, mas com estas características muito interessantes, podemos ter uma grande margem de trabalho bem folgada e garantir assim a sua longevidade, reparem que noutras tecnologias para podermos ter boas performances temos de atingir os seus limites, nestas temos uma grande margem entre os limites e temos óptimas performances.
as baterias ainda têm muito que evoluir, mas estão a evoluir com alguma rapidez, a a123systems anunciou a produção de baterias para ve com uma densidade de 165 wh/kg e com as caracteristicas fantásticas que já conhecemos; o seu alto débito até 100c e possibilidade de carga rápida de 5 minutos com 90 % de carga. com esta densidade o peso das baterias para o carro do pedro seria pouco mais de metade do peso.
45 células de 3.2 v 100 ah 144 kg = 14.400 wh / 144 = 100 wh/kg de densidade, com a densidade de 165 wh fica com um peso de 87 kg, com 150 kg de baterias teriamos 24.75 kw de energia, penso que o suficiente para este carro ter autonomias de 150-200 kms.
Cumps Inovadores
-
baterias
já estão fabricados os suportes das baterias, em aço inox 1,5mm, depois de colocados no sitio estudo agora os melhores locais para fixa-los a estrutura do carro.
tenho de colocar o capô do carro, para confirmar, pois um dos blocos de baterias não deve estar muito longe do topo, aproveito e vejo que espaço tenho disponivel para os restantes componentes.
em principio será por cima do suporte mais baixo das baterias que serão instalados os principais componentes electricos, espero que caibam pois ficaria um desenho muito "limpo". vou colocar uma barra de aluminio de um lado ao outro, com uma prancha de plastico, com 1 a 1,25mm de espessura, que servirá de base a todos os elementos do sistema da belktronix.
se tudo correr bem esta semana devemos fazer significativos progressos...
já estão fabricados os suportes das baterias, em aço inox 1,5mm, depois de colocados no sitio estudo agora os melhores locais para fixa-los a estrutura do carro.
tenho de colocar o capô do carro, para confirmar, pois um dos blocos de baterias não deve estar muito longe do topo, aproveito e vejo que espaço tenho disponivel para os restantes componentes.
em principio será por cima do suporte mais baixo das baterias que serão instalados os principais componentes electricos, espero que caibam pois ficaria um desenho muito "limpo". vou colocar uma barra de aluminio de um lado ao outro, com uma prancha de plastico, com 1 a 1,25mm de espessura, que servirá de base a todos os elementos do sistema da belktronix.
se tudo correr bem esta semana devemos fazer significativos progressos...
- Anexos
-
- bat Rack.jpg (146.81 KiB) Visto 5111 vezes
-
- Moderador
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
essas baterias colocadas o mais possivel junto ao chão não tornariam o carro mais estavel?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's
-
pode não pareçer pelas fotos mas o grupo da frente está no sitio mais baixo do carro, infelizmente o outro terá de ficar sobre o motor pois não há qualquer outro local disponivel.
cumps
pedro
cumps
pedro
-
boas,
tal como previa as coisas começam a avançar de uma forma mais visivel, pena que em breve teremos de interromper, durante agosto não vai ser possivel mexer no carro.
a transformação do sistema de direcção ficou concluida, falta apenas encher o sistema com um oleo para direcção manual. utilizei, ou melhor, reutilizei um deposito que tinha sido retirado do carro, penso que era do sistema de refrigeração, foram necessarias algumas adaptações nas saidas mas ficou muito bem.
os racks de suporte das baterias também já ficaram definitivamente prontos, tudo encaixa bem, no entanto o espaço livre entre o topo de um dos blocos de baterias e o capô é de cerca de 2cm, relembro que estou a utilizar maquetes em cartão das baterias, feitas com as medidas que a ts fornece no seu site, espero que não haja supresas quando as baterias chegarem.
por falar em baterias, também hoje fiz a transferência de 50% do valor, os outros 50% serão no fim do mês, que é para quando a expedição está prevista, se tudo correr bem no final do mês de agosto chegam a portugal.
o dia de hoje ainda deu tempo para soldar a barra que vai servir de suporte para os componentes electricos. ainda não temos é foto.
deixo também a indicação que o "plástico" com a referência uhmw que tantas vezes vemos utilizada em conversões nos "states", ao que pareçe, correponde ao nosso hd pe-1000, na pratica é um polietileno de massa molecular ultra-elevada (uf... que nome) que resiste a temperaturas até 90º. consegui encontrar um empresa aqui perto que têm placas de 12mm e amanha vou buscar 100x30cm desta "massa molecular".
cumps
pedro
tal como previa as coisas começam a avançar de uma forma mais visivel, pena que em breve teremos de interromper, durante agosto não vai ser possivel mexer no carro.
a transformação do sistema de direcção ficou concluida, falta apenas encher o sistema com um oleo para direcção manual. utilizei, ou melhor, reutilizei um deposito que tinha sido retirado do carro, penso que era do sistema de refrigeração, foram necessarias algumas adaptações nas saidas mas ficou muito bem.
os racks de suporte das baterias também já ficaram definitivamente prontos, tudo encaixa bem, no entanto o espaço livre entre o topo de um dos blocos de baterias e o capô é de cerca de 2cm, relembro que estou a utilizar maquetes em cartão das baterias, feitas com as medidas que a ts fornece no seu site, espero que não haja supresas quando as baterias chegarem.
por falar em baterias, também hoje fiz a transferência de 50% do valor, os outros 50% serão no fim do mês, que é para quando a expedição está prevista, se tudo correr bem no final do mês de agosto chegam a portugal.
o dia de hoje ainda deu tempo para soldar a barra que vai servir de suporte para os componentes electricos. ainda não temos é foto.
deixo também a indicação que o "plástico" com a referência uhmw que tantas vezes vemos utilizada em conversões nos "states", ao que pareçe, correponde ao nosso hd pe-1000, na pratica é um polietileno de massa molecular ultra-elevada (uf... que nome) que resiste a temperaturas até 90º. consegui encontrar um empresa aqui perto que têm placas de 12mm e amanha vou buscar 100x30cm desta "massa molecular".
cumps
pedro
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
oleo para caixas de direcção normais ??!!..as caixas de direcção não-assistidas são lubrificadas com massa consistente..
recordas ter referido a distribuição das baterias o mais baixo e entre eixos possivel ?..sem direcção assistida seria a melhor opção..
assim vais ter cerca de menos 80kgs sobre o eixo dianteiro mas de qualquer forma essa "leveza" não vai ser a suficiente para priscindir da assistencia á direcção usando uma caixa de direcção assistida sem assistencia..
mas a prática/experiencia é mais eloquente que quaisquer palavras..
abraços
[***************]
p.s.- boas férias..bem as mereces
oleo para caixas de direcção normais ??!!..as caixas de direcção não-assistidas são lubrificadas com massa consistente..
recordas ter referido a distribuição das baterias o mais baixo e entre eixos possivel ?..sem direcção assistida seria a melhor opção..
assim vais ter cerca de menos 80kgs sobre o eixo dianteiro mas de qualquer forma essa "leveza" não vai ser a suficiente para priscindir da assistencia á direcção usando uma caixa de direcção assistida sem assistencia..
mas a prática/experiencia é mais eloquente que quaisquer palavras..
abraços
[***************]
p.s.- boas férias..bem as mereces
-
- Membro Platinium
pmcbf_ev Escreveu:boas,
desde que tenhas contado com os fixadores e anti-dilatadores, as medidas no site delas não incluem isso.
o que falo é isto;

Cumps Inovadores
-
grande foto jmal.
na largura a ts anuncia um medida de 145 e eu considerei 150mm, como os anti-dilatadores entram nas "ranhuras" das celulas de certeza não terei problemas.
no comprimento já pode ser diferente, vou montar um grupo de 8, outro de 10, dois de 5, um de 6 e finalmente um de 11. a excepção do maior grupo (11 celulas) tenho folgas no minimo de 1,5cm que penso chegarem para os fixadores. no grupo de 11 é que vai ser complicado pois tenho apenas 6/7mm extra, será que dá ? já previa este problema mas não era possivel fazer de outra maneira pois o carro não alarga...
jmal qual é a tua opinião sobre formar grandes grupos de celulas, como os de 10 e 11 que penso formar ? será melhor dividi-los ao meio ?
fernando, a direcção não é propriamente manual é uma conversão de uma assistida em manual, acho que não tenho forma de colocar massa consistente (?), penso que a unica solução é oleo, aconselhas-me algum oleo em especial ? vi que alguns colegas, lá fora, usam oleo de transmissão.
por fim o relatorio do dia : hoje correu mal, a tarefa simples de ir buscar a chapa de pe-1000 transformou-se numa espera de cerca de 1 hora e no fim acabei por não trazer nada, há que lá voltar amanha. sem a chapa nesta altura pouco se pode fazer.
cumps
pedro
na largura a ts anuncia um medida de 145 e eu considerei 150mm, como os anti-dilatadores entram nas "ranhuras" das celulas de certeza não terei problemas.
no comprimento já pode ser diferente, vou montar um grupo de 8, outro de 10, dois de 5, um de 6 e finalmente um de 11. a excepção do maior grupo (11 celulas) tenho folgas no minimo de 1,5cm que penso chegarem para os fixadores. no grupo de 11 é que vai ser complicado pois tenho apenas 6/7mm extra, será que dá ? já previa este problema mas não era possivel fazer de outra maneira pois o carro não alarga...
jmal qual é a tua opinião sobre formar grandes grupos de celulas, como os de 10 e 11 que penso formar ? será melhor dividi-los ao meio ?
fernando, a direcção não é propriamente manual é uma conversão de uma assistida em manual, acho que não tenho forma de colocar massa consistente (?), penso que a unica solução é oleo, aconselhas-me algum oleo em especial ? vi que alguns colegas, lá fora, usam oleo de transmissão.
por fim o relatorio do dia : hoje correu mal, a tarefa simples de ir buscar a chapa de pe-1000 transformou-se numa espera de cerca de 1 hora e no fim acabei por não trazer nada, há que lá voltar amanha. sem a chapa nesta altura pouco se pode fazer.
cumps
pedro
-
- Membro Platinium
na largura não à problema, não aumenta, mas no comprimento posso medir, tenho aqui células de 90ah e posso medir.pmcbf_ev Escreveu:grande foto jmal.
cumps
pedro
mas adquiris-te as células separadas ou já em grupos montados ? é que os fixadores e anti-dilatadores já vêm montados de fabrica por causa do comprimento das guias fixadoras.
Cumps Inovadores