Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
Enviado: quarta fev 25, 2009 3:00 pm
não tens o esquema eléctrico da mota? na última pagina do livro de instruções da bereco tem lá o esquema eléctrico da mota e tem lá o disjuntor!
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o pessoal da ecoglady ligou hoje, informaram-me que vinham buscar a mota, vou saber na 6a quando, para arranja-la. disseram-me também para não a utilizar mais até virem busca-la, para não correr riscos maiores.edupatorod Escreveu:pois é bem verdade...
já vi uma mota electrica a começar a arder por causa de n ter disjuntor ou circuito de protecção... até mesmo um instintor teve que ser usado para eliminar o fogo e não chegar as baterias.
não foi nenhuma bereco... mas a que foi n interessa.
o que interessa é que uma mota eléctrica sem disjuntor ou circuito de protecção é uma bomba temporária prestes a rebentar a qualquer altura.
por favor ponham disjuntor nessa mota... corta os fios, abre o circuito e poe um disjuntor... se quiseres mando-te disjuntores... mas por favor, poe...um!!! se quiseres ajuda diz...
eduardo
team bereco
quanto à protecção se eles dizem isso é porque tem um fusível dentro, o que não é normal, só em controladores industriais, mas se dizem que tem, quem sou eu para duvidar.marcoluz Escreveu:bem... a mota já veio do arranjo.
os fios já tão fine! quanto a um disjuntor, o sr. da ecoglady disse que este modelo não tem, basicamente disse que o controlador tem algo que desempenha o mesmo papel.
continuo com o problema no travão, oscilação de intensidade na travagem. mudaram o disco, mudaram a roda, a jante e continua com o mesmo problema. foi pena não terem detectado após todas estas mudanças que a mota continuou a travar mal... das duas uma, ou é das pastilhas (duvido quase a 100%) ou é da bomba (mto confiante).
vou a uma oficina de motas para me detectarem o problema, se for da bomba... pagam eles. se for dos discos pago eu... o que não acho muito correcto pois ela já veio da fábrica assim mas, a verdade é que já lhes dei muito uso...
a mota já tem quase 2800km... será altura de mudar os discos da frente?
vou perguntar numa oficina de motas perto de mim.barrocas Escreveu:sobre a travagem oscilante, já tentaram mudar o óleo dos travões?
por vezes ficam bolhas de ar nos tubos, que se eliminam ao sangrar o sistema.
se não for disso, pode ser devido às tolerâncias da distância do conjunto da pinça em relação ao disco, ou lubrificação dos componentes móveis.
tudo isto deve ser feito por pessoas qualificadas para o serviço, porque o risco de ficar sem travões não é apelativo...
isso é o disco empenado.marcoluz Escreveu:vou perguntar numa oficina de motas perto de mim.barrocas Escreveu:sobre a travagem oscilante, já tentaram mudar o óleo dos travões?
por vezes ficam bolhas de ar nos tubos, que se eliminam ao sangrar o sistema.
se não for disso, pode ser devido às tolerâncias da distância do conjunto da pinça em relação ao disco, ou lubrificação dos componentes móveis.
tudo isto deve ser feito por pessoas qualificadas para o serviço, porque o risco de ficar sem travões não é apelativo...
poderá ser da bomba antes?
é curioso porque as oscilacoes sao proporcionais à velocidade ou seja velocidades rápidas quando travo existe uma oscilacao rápida e à medida que vou travando, as oscilacao vao diminuido de frequencia proporcionalmente.
realmente parece ser do disco mas ele ja foi trocado por um novo com jante nova e pneu novo e o problema persiste.jmal Escreveu:isso é o disco empenado.marcoluz Escreveu:vou perguntar numa oficina de motas perto de mim.barrocas Escreveu:sobre a travagem oscilante, já tentaram mudar o óleo dos travões?
por vezes ficam bolhas de ar nos tubos, que se eliminam ao sangrar o sistema.
se não for disso, pode ser devido às tolerâncias da distância do conjunto da pinça em relação ao disco, ou lubrificação dos componentes móveis.
tudo isto deve ser feito por pessoas qualificadas para o serviço, porque o risco de ficar sem travões não é apelativo...
poderá ser da bomba antes?
é curioso porque as oscilacoes sao proporcionais à velocidade ou seja velocidades rápidas quando travo existe uma oscilacao rápida e à medida que vou travando, as oscilacao vao diminuido de frequencia proporcionalmente.
certo, desculpa, já tinha lido essa informação que tinhas trocado, foi pena na altura não trocarem também a bomba.marcoluz Escreveu:realmente parece ser do disco mas ele ja foi trocado por um novo com jante nova e pneu novo e o problema persiste.jmal Escreveu:isso é o disco empenado.marcoluz Escreveu:
vou perguntar numa oficina de motas perto de mim.
poderá ser da bomba antes?
é curioso porque as oscilacoes sao proporcionais à velocidade ou seja velocidades rápidas quando travo existe uma oscilacao rápida e à medida que vou travando, as oscilacao vao diminuido de frequencia proporcionalmente.
inclusivé posso adiantar que a roda antiga foi para uma outra scooter e deixou de se sentir as oscilacoes na travagem... dai pensar que possa ser da bomba... é estranho!
viva marco.marcoluz Escreveu:bem... a mota já veio do arranjo.
os fios já tão fine! quanto a um disjuntor, o sr. da ecoglady disse que este modelo não tem, basicamente disse que o controlador tem algo que desempenha o mesmo papel.
continuo com o problema no travão, oscilação de intensidade na travagem. mudaram o disco, mudaram a roda, a jante e continua com o mesmo problema. foi pena não terem detectado após todas estas mudanças que a mota continuou a travar mal... das duas uma, ou é das pastilhas (duvido quase a 100%) ou é da bomba (mto confiante).
vou a uma oficina de motas para me detectarem o problema, se for da bomba... pagam eles. se for dos discos pago eu... o que não acho muito correcto pois ela já veio da fábrica assim mas, a verdade é que já lhes dei muito uso...
a mota já tem quase 2800km... será altura de mudar os discos da frente?
por acaso no pneu da frente nao se nota em andamento (numa superdesportiva pelo menos). deve ter a ver com o facto de soh na travagem haver uma grande superficie de pneu a tocar no alcatrao (ehehe).barrocas Escreveu:se fosse de calibragem/jante/pneus notava-se trepidação em andamento, e não apenas em travagem
num motor de ci, pelo menos eu, enquanto ela estah a andar, nao dou com o barulho...barrocas Escreveu:se fosse rolamentos fazia ruídos e/ou prendia quando rolava solta.
pois... acredito. ateh porque percebes mais disso que eu.barrocas Escreveu:tal como referi, se já mudaram disco, jante e pneu, deve ser do óleo de travões, ou precisa de manutenção na pinça de travagem (o conjunto que "morde" no disco).
barrocas Escreveu: se levantares a frente da moto do solo (descanço central + miuda simpática no banco traseiro), e colocares a roda da frente a andar, ela prende ou roda bem? faz algum som?
pois, é bem verdade! mas estes ciclomotores são mais levezinhos, é conforme os modelos... na evader gt nem precisa, pode-se escolher qual a roda que fica no chão... o descanço central é mesmo centrado em relação ao pesovolt Escreveu: se fosse na vectrix, era preciso que a miuda simpatica fosse muito formosa.
tenho de verificar quando chegar a portugal, é que de momento encontro-me na alemanha. mas penso que roda bem... depois confirmo pra semana!barrocas Escreveu:se fosse de calibragem/jante/pneus notava-se trepidação em andamento, e não apenas em travagem
se fosse rolamentos fazia ruídos e/ou prendia quando rolava solta.
tal como referi, se já mudaram disco, jante e pneu, deve ser do óleo de travões, ou precisa de manutenção na pinça de travagem (o conjunto que "morde" no disco).
se levantares a frente da moto do solo (descanço central + miuda simpática no banco traseiro), e colocares a roda da frente a andar, ela prende ou roda bem? faz algum som?