A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

Não, é até não conseguir passar dos 23 (acho) kph em plano. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

hmma Escreveu:Quando fazem uma descarga profunda dessas, é mesmo até ela não andar nada, nada, nada?
Nop, nesse caso aí terias que a empurrar até uma tomada eléctrica mais próxima :D

Visto que sou um user que não contribui muito para este forum contráriamente a muitos outros!!! lógicamente não vou voltar a descrever esse processo aqui visto que já muitos o fizeram, portanto é só uma questão de ires pesquisar alguns posts dos DB de quem possui vectrix ;)

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Volt Escreveu:Não, é até não conseguir passar dos 23 (acho) kph em plano. :-).
Então sempre ajudava qualquer coisita a subir, empurrando à mão e acelerando devagar.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Será até ela andar devagar.
Eu levei a minha até aos 119v.
Ela ainda andava até aos 40/50 kms/h mas eu é que não tinha mais tempo senão ainda a descarregava um pouco mais.
Mas claro que abaixo dessa voltagem já começa a ser um pouco o jogo da roleta russa. Afinal de contas 102 células x 1.2v=122.4v

Aqui está a página oficial das baterias:

http://www.evbtech.com/nimh-cells/

Não refere especificamente qual a voltagem mínima, mas para não correr o risco de uma reversão é preciso ter muita calma com o punho a baixas voltagens. E mesmo assim...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ate me arrepio só de pensar ter essa subida pla frente sem elctricidade :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

58900 kms hoje.
Entretanto já consegui convercer um amigo a virar eléctrico. Isso acho que é uma grande vitória. Se cada um de nós fizer isso, e se o amigo também o fizer, um dia destes a comunidade cresce.
Ele está à procura, vendo as opções do mercado, orientado por mim. Já foi a Oeiras e tudo experimentar. Agora só falta a parte mais difícil. O financiamento :D
Se ele comprar, vou fazer questão que abra mais um DB aqui ;)

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

sugarstorm Escreveu:58900 kms hoje...Entretanto já consegui convercer um amigo a virar eléctrico. Isso acho que é uma grande vitória. Se cada um de nós fizer isso, e se o amigo também o fizer, um dia destes a comunidade cresce...
Boa! "Like" :). É o chamado efeito cascata ou avalanche! Concordo 100%.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

sugarstorm Escreveu:58900 kms hoje.
Entretanto já consegui convercer um amigo a virar eléctrico. Isso acho que é uma grande vitória. Se cada um de nós fizer isso, e se o amigo também o fizer, um dia destes a comunidade cresce.
Ele está à procura, vendo as opções do mercado, orientado por mim.
Muito bom! Está bem orientado com toda a certeza! :D

Na minha familia, volta e meia juntam-se 4 VE`s de duas rodas, para o jantar de familia. Há pouco mais de 1 ano não existia nenhum!
Como o Pafi diz "efeito bola de neve" a funcionar! :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Hoje tive de fazer uma pequena loucura.
A ZEV está mesmo com uma enorme "reversible voltage depression". Ontem, ao fim de 44 kms acendeu a luz vermelha da bateria com 7 traços no "adivinhómetro" como chamam os estrangeiros no visfirvoltage.
Fiz mais uns metros e cerreguei. Só carregou até ao 10º traço. FALTAVAM 7!!!
Fui para casa e disse para mim mesmo que tinha de esquecer o "adivinhómetro". Ia fazer 32 kms até ao trabalho, logo carreguei 45 minutos durante a noite, até aos 139v, e parti, só com 6 traços no visor, em 17 (acreditem que é arrepiante). Aos 29 kms acendeu a luz vermelha depois do último traço ter durado um eternidade, uns 10 kms em AE. Cheguei ao emprego e andei meia hora às voltas, mais 10 kms, no parque de estacionamento até baixar a voltagem ao máximo, mas devagar. Assim que apareceu a mensagem de busvlt (bateria com voltagem muito baixa), coloquei a carregar. Sem equalização, esteve quase 3 horas à carga. E ficou com 15 barras. Segundo o guru australianos das Vectrix Mik, esse é o indicador do real estado das baterias. Logo a minha tem 15 de 17 barras, ou seja terá perdido entre 12% a 15% da sua capacidade.
A minha autonomia REAL é de cerca de 55 kms, isto numa viagem com AE e estrada, a rolar entre os 60 e 80 kms/h. Para um pack com 37.000 kms...
A vida dura de um condutor eléctrico a Nimh :)

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

OK, ATENÇÃO, TESOURINHO DEPRIMENTE CI HOJE!!!
PAREM AS ROTATIVAS!!!

Explicando...
Hoje na Estrada da Luz, paro num sinal e uma Suzuki branca, daquelas com muuuuuuuuuuitos cavalos poluentes e relinchantes pára ao meu lado. Um olhar inquisidor da parte dele, já habitual e lá arrancámos os dois, mais ou menos à mesma velocidade. Quando viu que estava a ser acompanhado por uma scooter eléctrica, sentiu o orgulho ferido e disparou...durante 200m.
Foi o tempo de parar no próximo sinal. 5 segundos depois estávamos lado a lado outra vez.
Desta vez foi uma mirada meio de respeito, meio de desprezo. Com quem diz "espera que já te mostro!!!".
O macaco dos peões passa a vermelho, e oiço um VRUUUUUUMMMMMMMM, VRUUUUMMMMMM, ou seja, prepara-te para comer o meu pó!
Salta a verde e...
...
...
...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O MOTÃO VAI ABAIXO!!!
Quando arrancou, já eu tinha uns 100 metros de avanço :D :D :D
Demais. É mesmo um daqueles casos que se alguém tivesse filmado dava um vídeo de bandeira a favor dos eléctricos.
Muito me ri. A minha mãe quase se mijava quando lhe contei...
E já lá vão 59.000 kms.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

looooooooooooooool e e.... digo aqui... que se lhe desses bem no arranque tb n se safava :lol: :lol: nos primeiros metros... :lol: :lol:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Se era de 600cc para cima, não ficavas à frente, mas também não serias dos que ficava muito para trás. :-D.
As 600cc (de pista) fazem, com relativa facilidade, os 0 aos 100 em 3 segundos e picos. Claro que é preciso o condutor ser relativamente experiente (e pouco distraído) para não a deixar ir abaixo, por exemplo... :-).

Mas, para fazer isso, é preciso gastar (em dinheiro e energia) nesse momento mais do que tu gastarás a semana toda...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:Mas, para fazer isso, é preciso gastar (em dinheiro e energia) nesse momento mais do que tu gastarás a semana toda...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Por falar em gastar dinheiro hoje também foi um dia muito proveitoso.
Talvez me chamem fundamentalista, mas hoje poupei 179,3€ a andar num ZEV. Como?
Não, não fiz 1793 kms na ZEV. Que seria o gasto em kilómetros na viatura CI :D
Mas a minha carrinha CI está a 7.000 kms da revisão. Como cheguei hoje aos 7.000 kms em VE, se não tivesse a Vectrix era hoje o dia de ir pagar o dízimo à oficina para mais uma revisão. A Bosh Car Service anuncia um preço de 170€ para a revisão dela, logo seria isso o que gastaria se continuasse a andar de CI.
Por culpa da Vectrix, esse dinheiro foi deferido para daqui a alguns meses. Se voltar a não chover este inverno, anos. Era bom era se chuvesse de noite e houvesse sol de dia :)
Era Vectrix até ao fim!!!

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Grande episódio esse! :lol:
Há pessoal que só anda de mota para se armar em bom! Serviu-lhe de lição para a próxima não fazer o mesmo! ;)

PS- Olha lá não te cruzaste comigo no sábado na zona de Alhandra? Acho que eras tu!?
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

e_bike Escreveu: PS- Olha lá não te cruzaste comigo no sábado na zona de Alhandra? Acho que eras tu!?
Seriam umas 13:30?
Eu de facto pareceu-me ver uma Jonway, mas já estou tão farto de ver as CI que já nem ligo. E foi tão rápido...

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

sugarstorm Escreveu:
e_bike Escreveu: PS- Olha lá não te cruzaste comigo no sábado na zona de Alhandra? Acho que eras tu!?
Seriam umas 13:30?
Eu de facto pareceu-me ver uma Jonway, mas já estou tão farto de ver as CI que já nem ligo. E foi tão rápido...
Sim foi isso mesmo. Também só me apercebi que era vectrix quando nos cruzámos e nem tive tempo de levantar a mão. Estava cheio de pressa para chegar a Oeiras.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Hoje um post muito triste. :( :( :( :cry:
Ontem, deixei tombar a ZEV. A única boa notícia é que estou bem. Mas podia ter sido bem complicado.
Meti por um caminho de terra batida, a subir, e cheguei a um entroncamento e em vez de ter continuado, parei. Tive a plena consciência que foi um erro enorme. Mas já estava feito. Quando tentei arrancar, começou a derrapar e a fugir para o lado esquerdo e não consegui aguentar o peso. Ainda fiz um esforço enorme para a tentar aguentar em pé, mas a escolha era entre ela cair ou a minha perna esquerda ficar debaixo dos 230 kgs. Não havia escolha possível. É mesmo muito doloroso ver a nossa menina de lado, tombada.
O pior é que estive meia hora à espera de ajuda para a levantar. Era impossível sozinho. Eu bem tentei.
Resultado final: os plástico todos do lado esquerdo riscados. Que mer**!!!
E o pior é passar por ela, andar nela e ter aqueles riscos todos a relembrar que fui um estúpido!
Bem, adiante...
Felizmente que o comportamento dela está normal. Já fez uns 40 kms e não tem nada a não ser os arranhões.
Já agora, existe maneira de disfarçar aquilo? Ter que aguentar as cicatrizes a relembrar que sou um parvo é demasiado doloroso...

Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

Faz-me lembrar um episódio semelhante em que a minha toda janota parada a arrancar com a roda da frente perto dum carril do electrico se lembrou de tombar. Ai tive a ajuda de dois policias que me viram deixa-la cair e me auxiliaram a levanta-la. O mal estava feito e osriscoa ainda estão lá para eu me lembrar.

Para espirito português diz-se:
podia ter sido pior, afinal são só riscos.

Quem estima e é cuidadoso diz:
cada vez que vejo e me lembro, até doi a "alma".

Como compreendo...

Qualquer das maneiras está feito e erros desses, ou melhor azares, acontecem a qualquer um e se tiver que voltar a acontecer (espero bem que não), que seja tão só semelhante e não passe disso.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

O pessoal que andou a recuperar e a pintar carenagens com certeza saberá indicar-te um ou dois produtos ou procedimentos mágicos para melhorar esse assunto. Boa sorte e que seja possível.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”