Lá foi mais um. Desta vez para o Leiria Shopping.
"Exmos. Senhores,
Este sábado realizei uma viagem entre Coimbra e Alenquer com duas paragens em Leiria, uma de manhã e outra pelas 19h00. Sou proprietário de um VE (veículo elétrico), uma scooter mais precisamente, que me permite viajar cerca de 100km. Devido à distância entre estas duas localidades tornou-se obrigatório parar a meio do caminho.
A razão pelo qual envio este email está relacionada com uma decisão da Administração perante uma necessidade minha, a de carregar o meu VE. Passo a descrevê-la.
Entrei no estacionamento e verifiquei a existência de inúmeros quadros elétricos espalhados pelo parque, cada um com 3 tomadas - uma trifásica, uma normal e uma monofásica de 3 pinos. Na altura fiquei aliviado por ver que houve quem pensasse no pormenor de instalar tais dispositivos, aquando da construção daquele espaço comercial. Liguei a minha mota a uma dessas tomadas e dirigi-me ao centro comercial. Pelo caminho, tive a preocupação de abordar um segurança que circulava pelo parque, se podia deixar a mota a carregar enquanto ia jantar à zona da restauração. Após alguns contactos via rádio, o segurança informou-me da resposta negativa. Desliguei a ficha, agradeci ao segurança, e dirigi-me ao centro da cidade para deixar a mota a carregar no mesmo local onde ficara de manhã - um posto Mobi.E (
www.mobie.pt) - em frente ao Teatro José Lúcio. Fui tomar a minha refeição num outro centro comercial ali próximo.
O objetivo deste email tão descritivo é apenas de sensibilizar V. Exas. para os benefícios da autorização destes equipamentos que, enfatizo, já estão instalados e operacionais! A minha mota consome 0,70€ para percorrer 100km, o que se pode considerar um custo residual comparado com a receita que ficaria da minha refeição e eventuais compras (por exemplo, de manhã, na tabacaria em frente ao posto Mobi.E comprei uma revista Sábado e num café ao lado tomei pequeno-almoço).
Resumindo, não consumi ali, mas como tinha que o fazer, houve outros parceiros económicos a beneficiar disso. Não foi uma situação preocupante e também não foi a primeira vez que ocorreu, mas a mobilidade elétrica começa a ganhar simpatizantes, e essas pessoas obviamente deslocam-se consoante a oferta de tomadas para carregar os VE's. Posso adiantar que em Coimbra, Figueira da Foz, Ovar, Porto, Guimarães, Lisboa, etc... há já vários centros comerciais a par deste assunto e que decidiram autorizar a utilização de tomadas ou, então optaram pela instalação de pontos de carga. Convido V. Exas. a consultar o site
www.electromaps.com para verificarem.
Finalmente, deixo alguns sites com informações sobre esta realidade, e espero que um dia, não muito distante, passem a autorizar a utilização de um equipamento que, repito, já está instalado e operacional, pois isso trará eventuais clientes que, à minha semelhança, passem por Leiria.
Aproveito e envio também fotografias do que foi o 9 de fevereiro para alguns proprietários de VE's - realizou-se o primeiro bi-encontro de VE's, em Braga e Alenquer, simultaneamente.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=260
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=300
www.electromaps.com
A minha mota tem um carregador de 800W de potência. Acaso sabem qual a potência de apenas um dos extractores de fumo do vosso parque de estacionamento?
Para terminar deixo só um desafio: porque não ponderar sobre o assunto e um dia realizar-se no Leiria Shopping um encontro de VE's?
Obrigado pela atenção.
Despeço-me apresentando os meus melhores cumprimentos,"
Querem fazer apostas

?