Tal como postei ontem à noite, a tarde foi passada a colocar o novo apoio para a Top Case que já estava a ganhar bolor no canto da garagem desde Fevereiro.
Comprei uma Givi 46L de um amigo por 70€, um preço justo, já que novas custam mais de 100€. Está em bom estado.
Depois quando descobri o preço do apoio oficial da Vectrix ia tendo um ataque cardíaco! Custava o dobro da Top Case e não tinha o reforço de metal que leva aos fantásticos casos de malas a caírem na estrada levando consigo a parte de trás da moto

BIG NO NO!!!
Então pensei em comprar o reforço na Vectrixpro. Mas não tinham ainda o apoio. GRRRRRR.
Depois o mumia colocou o apoio feito por um amigo. E ainda perguntei por essa solução. Mas pelos vistos a capacidade de produção é baixa. Ou então tive azar de ser verão e a praia ser mais agradável que fazer apoios para top cases
Mas como para quem espera sempre alcança, a Vectrixpro começa entretanto a comercializar o apoio também. YES!!! Pensei eu. Mando um pedido de informação e...nada! Sem resposta. Isto anda mau!
Felizmente existe por aqui no Fórum malta que pensa de forma proactiva. Recebo um mail a perguntar se quero o reforço+apoio da Vectrixpro em minha casa, em 2 dias úteis, por um preço justo? Claro que sim!
Quem são essas pessoas? É o banner que está lá em cima. FuelFree Motos.
Feita a encomenda, 2 dias depois tinha o reforço+apoio na minha casa. Agora só falta montar. Pois...
Vamos lá à odisseia. Quem se quiser meter à aventura é bom tirarem a tarde de folga

Começo por dizer que a qualidade do material é boa. Forte e agradável ao olho.
Este é o reforço, o Stage 1:
Vem bem embalado, com instruções e é bem forte.
E este é o apoio, o Stage 2:
Todo de metal, pintado de preto e bem resistente.
O primeiro passo é retirar a tampa traseira. Basta com uma chave Philips remover os dois parafusos do lado de fora desta foto:
Assim temos acesso aos 4 parafusos que vamos remover onde ficará fixo o sistema:
Já apresentavam alguma corrosão, afinal de contas a minha menina já tem 6 anos de idade e o volt nunca foge da chuva
Chave Allen e fora com eles:
Depois abrimos o banco do pendura e retiramos com a Allen os dois parafusos que prendem a parte da frente da peça traseira:
Aqui está ela removida:
O próximo passo depende da vossa Vectrix. Se for mais antiga terão de cortar a peça para permitir a montagem do reforço. As motos mais modernas já têm esta abertura. Caso não tenham sorte (como eu

), é pegar numa serra de metal e cortar, para transformar isto:
Nisto:
O plástico é rijo mas corta-se bem. Além disso a FF motos tem uma excelente secção de apoio ao cliente no seu próprio site onde ensina até um chimpanzé a fazer o corte com precisão milimétrica

O meu não está perfeito mas é porque a ferramenta não ajuda.
Assim percebe-se bem o porquê do corte:
De seguida pega-se nas duas peças em U...
e colocam-se no lugar:
De seguida apertam-se. Podem utilizar os parafusos mais longos para ajudar a posicionar melhor as peças:
Não vale a pena apertar muito pois poderá ser necessário fazer pequenos ajustes posteriormente.
Depois aconselho a retirar o banco do pendura. Nas instruções não está esse passo, mas são 5 minutos de trabalho que ajudam bastante. Ainda por cima os parafusos que vêm no kit são mais longos que os originais o que dificulta muito o trabalho com o banco posto.
Basta remover a mola e os dois parafusos traseiros. Chave Philips e alicate bastam.
Depois utilizamos os dois novos parafusos do kit, colocando os dois espaçadores conforme a próxima figura e apertar:
Para acabar a parte do reforço basta colocar a placa transversal, colocar os dois parafusos mais longos e apertar tudo. Atenção nesta parte para terem a certeza que fica tudo bem alinhado. Eu tive que apertar/desapertar 3 vezes até bater tudo certinho. Às vezes basta um milímetro e já não dá para colocar o apoio.
Para o apoio, quem não tem a tampa furada tem de voltar à destruição controlada

Felizmente os polacos pensaram em tudo e enviam um molde para o corte:
Após marcação é furar à vontade. Infelizmente este é um daqueles momentos em que gostaria de ter investido um pouco mais na ferramenta. Um Dremel tinha vindo mesmo a calhar! Foi feito com uma lima redonda muito pequena. Daí este aspecto floreado
Pode parecer mau, mas como fica escondido não tenho azia

Aqui está a peça já na sua posição final, faltando apenas levar o apoio:
Para finalizar é só colocar o apoio e apertar os parafusos com chave Allen. Atenção que as instruções têm um erro. Os parafusos de 60mm e 50mm estão no local errado. Mas é fácil de perceber. Tenta-se como está lá, não dá. Troca-se e já tá!
O aspecto final da coisa, vista de cima:
E o antes:
...e o depois:
E já agora, o registo dos kilómetros:
Boas montagens
