Bom, chega de suspense.
Hoje é dia de revelar a grande novidade mundial. Como de costume, mais uma vez, made by...Fuel Free Motos!
A minha Vectrix está como nova pois levou...um pack de A123 em paralelo com as Nimh
E verdade. A malta das Vectrix andava muito triste e ciumenta pois era só ver o Jorge Rocha a espremer packs extra, "custom made by JR", para as chinesas do mercado.
Era +15 amperes para a moto do Y, +20 para a do X, mantendo ou aumentando o espaço de arrumação original, aumentando a autonomia e potência, e nós, vectrixianos, nicles!!!
Tanto chorámos que a FFM arranjou a solução.
O grande problema era mesmo onde meter mais baterias. Na mala, lá ia ela. Na top case, era pesado e estranho. Onde então? Nós já sabemos que as chinesas dá para enfiar baterias e carregadores em todos os cantinhos. Com a Vectrix, não. Tens aquele espaço para as baterias e mais nada. E chega um momento em que tens uma grande decisão a tomar. Ou trocas as Nimh por lítio (gastando um nota preta pois são 42 células!), ou então nada feito! E é muito chato para certas pessoas. Eu, por exemplo, tenho um pack Nimh que está debilitado (obrigado Software original Vectrix

), mas que ainda faz 40 kms. É um verdadeiro desperdício estar a atirar para o lixo um pack destes que ainda carrega 2.5 kw. Ainda me dá para o dia a dia, mas tenho de estar sempre a controlar o punho e sempre à procura de tomada. Ter que atirar para o lixo este pack estava a fazer-me azia (e não é por ser leão

)!
Mas...
É agora que entra a genialidade do Dr. das Caldas. Ele descobriu um espacinho (inho, mesmo!) entre o pack e o poisa pés, dos 2 lados. Algo com 4 cm por onde passam alguns fios da zona frontal até à zona traseira:

- 10276457_679598082089546_119627203_n.jpg (75.81 KiB) Visto 2885 vezes

- 10306838_679598102089544_1774653155_n.jpg (76.69 KiB) Visto 2885 vezes
Compram-se umas calhas eléctricas.
Toca a colocar lá 120 células A123 de 2.3 Ah, numa configuração 40S3P, bem protegidas por BMS, e voilá!!!

- 10363290_686895794693108_1677969806_o.jpg (322.7 KiB) Visto 2885 vezes
Temos a 1ª Vectrix NIMH+LiFePO do mundo!!!
A diferença é absolutamente brutal. Com mais 917w em cima a autonomia subiu 20 kms, a potência é maior, as células nimh já não descem para valores perigosos, enfim, um espectáculo.
E tudo isto por uma fracção do preço de uma conversão completa.
A única desvantagem que vejo é mesmo ter mais 9 kgs em cima da moto. Mas como 99% dos dias ando só eu, não é preocupante. E com o vento destes últimos dias...
E o melhor de tudo é que posso no futuro meter lítio no compartimento das baterias e ter uma Vectrix com mesmo muuuuuuuita autonomia. The sky is the limit
