Página 79 de 92

Re: A minha ZEV...

Enviado: terça dez 03, 2013 3:04 pm
por sugarstorm
serges Escreveu:Mau já combinam as coisas assim... nem sei quando a minha vermelha vem!!! loool

Obrigado jmal... mas temos de falar numa almoçarada de natal ou jantarada, que tal? Pago eu o jantar... vamos ao McDonalds
Se fosse no Gambrinus...

Re: A minha ZEV...

Enviado: terça dez 03, 2013 4:28 pm
por Mumia
sim sim 6ª vamos bem cedinhoooooooo ate Cheganças ;) falta-me só confirmar as horas com o Rc. :) é deixar o cavalo branco e trazer a do primo :mrgreen: e dp ficar com a do Dr. ai que swinger's que somos :lol: :lol:

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado fev 22, 2014 8:01 pm
por sugarstorm
Nos últimos 2 meses não houve actualizações no DB pois quase não andei na ZEV.
Entre a (muita) chuva e dois períodos de férias, apenas andei de moto no dia 15/1 e hoje.
Interessante é que um dos períodos de férias foi na Finlândia, em pleno Círculo Polar Ártico, Rovaniemi.
E essa cidade capital da Lapónia é um paraíso dos VE's por uma razão simples: TODOS os parques de estacionamento particulares têm uma tomada por lugar!!! :o :shock: :o
É isso mesmo, uma tomada por lugar. A razão é simples. Devido ao frio extremo (este inverno chegou a -39º), os ICE têm de ter obrigatoriamente um sistema para aquecimento do motor/bateria. Abaixo de -10º começa a ser difícil o arranque dos motores, logo cada lugar de estacionamento tem uma tomada própria protegida por disjuntor, e com um temporizador, que deve ser ligado 2 horas antes da utilização do veículo.
No entanto notei que nos parques das superfícies comerciais não existem estas tomadas. E isso obriga a ginástica :D Se estiverem -15º, os donos dos ICE terão cerca de 2 horas depois de o utilizarem para voltar ao carro e ele pegar. -25º, uma hora. -30º, meia hora e começa a ser arriscado :lol:
Mas o mais estranho para mim foi verificar que muitos poucos prédios têm garagem. Os carros passam a vida ao frio extremo, cheios de neve em cima! E a chatice que é todos os dias ter que limpar a neve, ligar o temporizador, vestir casacões para fazer 30 metros entre a porta do prédio e o carro, despir tudo. E se for necessário utilizar o carro sem aviso? Têm de esperar que ele aqueça!!! :shock: :?
Nós cá no sul, sem qualquer destes problemas temos quase todos os prédios com garagem.
Nisso não percebo os finlandeses. Quanto ao resto, bem, estamos mesmo o fim da Europa :oops:
Definitivamente eu teria de ter uma garagem :D

Fez no dia 18 de Fevereiro 2 anos que tenho a ZEV.
14289kms no total, sendo que estive meio ano sem ela devido a uma intervenção que não aconteceu.
Mais uma vez o xénon com problemas no arranque.
Mas como ela mais dia, menos dia, vai voltar ao Dr. das Caldas para uma nova surpresa...

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado fev 22, 2014 8:15 pm
por visitante1
Fantástico, estiveste no 66!! penso já ter viagem marcada para a finlandia também, até agora não passei do 63,acho que vai ser desta...
há muito eletricos não há! os nordicos apostam nisso até mais não... ainda bem!!
cumps

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta mar 07, 2014 5:19 pm
por sugarstorm
Hoje o dia estava bom demais para ficar em casa.
Assim, peguei na ZEV e fui ao ginásio...a 43 kms de casa :D
Só mesmo de VE. É uma das coisas que ninguém fala nos VE. Eles possibilitam-nos fazer coisas que nunca faríamos num CI.
Um VEista nem pensa em quantos cêntimos saltam da carteira. Pega no VE e vai!
Isso melhora a vida de uma pessoa/família. A possibilidade de não ficar preso em casa. Os CIistas podem sair, mas pagam bem o pr€ço... :lol: :lol: :lol:
Por falar nisso, os Mobie's do CC Vasco da Gama, do Espaço Amoreiras estão a funcionar, e as duas tomadas Shucko do Corte Inglês também :D
Mais 85 kms hoje, com a ZEV a passar a barreira dos 66.000kms!

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta mar 20, 2014 3:46 pm
por sugarstorm
Hoje mais alguns kms e passado o duplo número da besta! 66666,6 kms!!! :D
Sessenta e seis mil, seiscentos e sessenta e seis kilómetros e seiscentos metros.
Venha o calor e o tempo bom que agora o objectivo é chegar aos 70.000.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta mar 20, 2014 8:51 pm
por Mumia
xiiiiii e a fotooooooo??? essa merecia foto :lol:

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta mar 21, 2014 3:08 am
por Volt
Verdade. :-). Agora vais ter de tirar aos 77.777,7. :-D. E vamos a isso que essa mota e esse pack de baterias ainda tem muito por andar. ;-).

Parada é que não pode ficar. Seria demasiado estranho para ela. :-p.

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta mar 21, 2014 11:16 am
por O_volt
sugarstorm Escreveu:Hoje mais alguns kms e passado o duplo número da besta! 66666,6 kms!!! :D
Sessenta e seis mil, seiscentos e sessenta e seis kilómetros e seiscentos metros.
Venha o calor e o tempo bom que agora o objectivo é chegar aos 70.000.
Este último pack tem sido fantástico. Só vem demonstrar que os cuidados iniciais e posteriores são mt importantes para a durabilidade de qualquer química.
Bravo

Re: A minha ZEV...

Enviado: sexta abr 11, 2014 6:47 pm
por sugarstorm
A minha ZEV voltou ao Dr. das Caldas para mais uma pequena melhoria.
Só digo que será (mais) uma estreia mundial nas Vectrix! Cortesia da FFM, como de costume. :D
Entretanto anda-se em burra de substituição. E faz muito jeito. Hoje 84 kms para ir ao ginásio :lol:
É caso para dizer, só mesmo em VE!!! :D

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado abr 26, 2014 2:32 am
por Mumia
sugarstorm Escreveu:A minha ZEV voltou ao Dr. das Caldas para mais uma pequena melhoria.
Só digo que será (mais) uma estreia mundial nas Vectrix! Cortesia da FFM, como de costume. :D
Entretanto anda-se em burra de substituição. E faz muito jeito. Hoje 84 kms para ir ao ginásio :lol:
É caso para dizer, só mesmo em VE!!! :D
Então entao essa menina??? Já ha novidades??? :)

vaaaaaaaa curioso paaa! :mrgreen:

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo mai 04, 2014 8:02 pm
por sugarstorm
Parece que a menina já anda. Estou em pulgas!!!
Entretanto uma curiosidade. Fez ontem um mês que gastei 129€ num novo blusão de verão Dainese na Expomoto.
Nesse mês fiz 1200kms, a maioria na burra de substituição.
Moral da história: o casaco está pago! :D
Só mesmo de VE!

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo mai 04, 2014 8:08 pm
por jasmim
E não pode desvendar essa melhoria? :)

Re: A minha ZEV...

Enviado: segunda mai 05, 2014 1:08 pm
por RuFuS
sugarstorm Escreveu:Parece que a menina já anda. Estou em pulgas!!!
Entretanto uma curiosidade. Fez ontem um mês que gastei 129€ num novo blusão de verão Dainese na Expomoto.
Nesse mês fiz 1200kms, a maioria na burra de substituição.
Moral da história: o casaco está pago! :D
Só mesmo de VE!
Eheh...mota de serviço dá sempre jeito...não ficaste privado de electrões ;)

Como se porta a bateria dessa Vectrix de serviço?

Re: A minha ZEV...

Enviado: segunda mai 05, 2014 4:34 pm
por sugarstorm
Antes de mais, menos formalidade, por favor :lol:
Aqui não há doutores. :D
Podes tratar-me por tu, ok? ;)
jasmim Escreveu:E não pode desvendar essa melhoria? :)
Não. É surpresa. Só mesmo quando a tiver nas mãos.
Quero ter fotos para mostrar tudo como deve ser.
E experimentar!

Re: A minha ZEV...

Enviado: segunda mai 05, 2014 6:26 pm
por jasmim
Vamos então aguardar pacientemente! ;)

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo mai 11, 2014 3:03 pm
por sugarstorm
Hoje à noite grandes novidades neste DB.
Entretanto, só para abrir o apetite, posso dizer que hoje fiz 51 kms a 60kms/h de velocidade média e ao fim tinha 130v e 5 barras. Daria para mais 20 kms com algum cuidado. Como?
Veja mais logo os próximos capítulos da emocionante série "o DB da ZEV!". Aqui, no seu canal Nova Energia! :D

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo mai 11, 2014 3:49 pm
por jasmim
Mal posso esperar! :lol:

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo mai 11, 2014 5:23 pm
por Mumia
eu seiiiiii lol quero é ver fotos e fotos e videos... e relatos e essas coisas todas :P

Re: A minha ZEV...

Enviado: segunda mai 12, 2014 3:45 pm
por sugarstorm
Bom, chega de suspense.
Hoje é dia de revelar a grande novidade mundial. Como de costume, mais uma vez, made by...Fuel Free Motos!

A minha Vectrix está como nova pois levou...um pack de A123 em paralelo com as Nimh

E verdade. A malta das Vectrix andava muito triste e ciumenta pois era só ver o Jorge Rocha a espremer packs extra, "custom made by JR", para as chinesas do mercado. :D :lol:
Era +15 amperes para a moto do Y, +20 para a do X, mantendo ou aumentando o espaço de arrumação original, aumentando a autonomia e potência, e nós, vectrixianos, nicles!!! :(
Tanto chorámos que a FFM arranjou a solução.
O grande problema era mesmo onde meter mais baterias. Na mala, lá ia ela. Na top case, era pesado e estranho. Onde então? Nós já sabemos que as chinesas dá para enfiar baterias e carregadores em todos os cantinhos. Com a Vectrix, não. Tens aquele espaço para as baterias e mais nada. E chega um momento em que tens uma grande decisão a tomar. Ou trocas as Nimh por lítio (gastando um nota preta pois são 42 células!), ou então nada feito! E é muito chato para certas pessoas. Eu, por exemplo, tenho um pack Nimh que está debilitado (obrigado Software original Vectrix :x ), mas que ainda faz 40 kms. É um verdadeiro desperdício estar a atirar para o lixo um pack destes que ainda carrega 2.5 kw. Ainda me dá para o dia a dia, mas tenho de estar sempre a controlar o punho e sempre à procura de tomada. Ter que atirar para o lixo este pack estava a fazer-me azia (e não é por ser leão :lol: )!
Mas...
É agora que entra a genialidade do Dr. das Caldas. Ele descobriu um espacinho (inho, mesmo!) entre o pack e o poisa pés, dos 2 lados. Algo com 4 cm por onde passam alguns fios da zona frontal até à zona traseira:
10276457_679598082089546_119627203_n.jpg
10276457_679598082089546_119627203_n.jpg (75.81 KiB) Visto 2885 vezes
10306838_679598102089544_1774653155_n.jpg
10306838_679598102089544_1774653155_n.jpg (76.69 KiB) Visto 2885 vezes
Compram-se umas calhas eléctricas.
Toca a colocar lá 120 células A123 de 2.3 Ah, numa configuração 40S3P, bem protegidas por BMS, e voilá!!!
10363290_686895794693108_1677969806_o.jpg
10363290_686895794693108_1677969806_o.jpg (322.7 KiB) Visto 2885 vezes
Temos a 1ª Vectrix NIMH+LiFePO do mundo!!!

A diferença é absolutamente brutal. Com mais 917w em cima a autonomia subiu 20 kms, a potência é maior, as células nimh já não descem para valores perigosos, enfim, um espectáculo.
E tudo isto por uma fracção do preço de uma conversão completa.
A única desvantagem que vejo é mesmo ter mais 9 kgs em cima da moto. Mas como 99% dos dias ando só eu, não é preocupante. E com o vento destes últimos dias...
E o melhor de tudo é que posso no futuro meter lítio no compartimento das baterias e ter uma Vectrix com mesmo muuuuuuuita autonomia. The sky is the limit :D