Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por fyntas »

boa noite sr nj05

citado por mim
boas
sr nj05
existe aí uma situação mais grave que o isolamento pelo menos assim o parece a nível da foto.
o campo de colectores devera ser sempre ascendente isto é desde a entrada do líquido no 1º colector (lado direito) até á saída do liquido (colector lado esquerdo) devera existir uma diferença de 5% de inclinação, caso contrario a leitura da sonda não será real fazendo com que a bomba por vezes não trabalhe quando deveria trabalhar (resultado, desperdício de energia captada pelos colectores, uma vez que não está a ser aproveitada)
este desnível é resultante dos pontos de fixação da estrutura, deveria existir um ponto a meio de cada colector, neste caso existem 2 pontos para 3 colectores, o que dá origem aos colectores de descaírem nas extremidades e influenciarem o seu rendimento.
a válvula de segurança situada no colector não é indicada nem faz falta nesse local, qualquer elemento de segurança colocado junto aos colectores terá de suportar a temperatura de estagnação do mesmo, o que não é o caso (garantidamente)
o purgador só lhe irá trazer problemas alem de não suportar as temperaturas de estagnação não existe qualquer válvula de corte, quando o sistema ultrapassar os 120º vai-se transformar em vapor o mesmo irá sair pelo purgador. resultado perda de pressão no circuito primário.
o isolamento de longe que não é o indicado, teria de ser isolamento indicado para a situação em questão, está descriminado no contrato entre o fornecedor e o instalador:
…respectivo isolamento térmico e todos os acessórios destinados ao correcto funcionamento da instalação dos equipamentos…
o isolamento uv existe em varas de 2 metros diâmetro 18 sensivelmente os 6 € por metro, uma das casas que o comercializa é a tiba ou então procurar junto da armacell.
não isole peças amovíveis com a fita de isolamento de colar, é preferível cortar o isolamento ao meio e colocar só isolamento cola no local do corte.
citado por si
boas

também tenho coisas positivas a dizer desta vez. tal como tinha referido antes, hoje esteviveram dois técnicos da norquente em minha casa.

reconheceram sem rodeios que todas as minhas queixas eram válidas e seriam resolvidas. colocaram isolamento armaflex com 20mm e protecção uv nas zonas expostas, e trocaram o purgador normal por um purgador solar com fecho. vão também retirar a válvula de segurança normal que está instalada nos painéis (desnecessária) e vão substituír o isolamento das tubagens internas por outro com mais espessura. além disso vão isolar devidamente as zonas que ficaram sem o mesmo.

relativamente à estrutura, vão desmontar os painéis e substituir as travessas de suporte dos mesmos dado que confirmaram que os painéis estão a sofrer esforço nas uniões entre os mesmos.
bem parece que afinal eu até tinha razão.
fez muito bem em reclamar, e todos os que tem razões para isso o deveriam fazer, só desta forma é que as marcas conseguem seleccionar quem tem competência para executar uma instalação, mas seria bom que essa selecção continua-se após o protocolo tanto da parte do fornecedor bem como da parte do cliente final.


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por nj05 »

fyntas Escreveu:boa noite sr nj05

citado por mim
boas
sr nj05
existe aí uma situação mais grave que o isolamento pelo menos assim o parece a nível da foto.
o campo de colectores devera ser sempre ascendente isto é desde a entrada do líquido no 1º colector (lado direito) até á saída do liquido (colector lado esquerdo) devera existir uma diferença de 5% de inclinação, caso contrario a leitura da sonda não será real fazendo com que a bomba por vezes não trabalhe quando deveria trabalhar (resultado, desperdício de energia captada pelos colectores, uma vez que não está a ser aproveitada)
este desnível é resultante dos pontos de fixação da estrutura, deveria existir um ponto a meio de cada colector, neste caso existem 2 pontos para 3 colectores, o que dá origem aos colectores de descaírem nas extremidades e influenciarem o seu rendimento.
a válvula de segurança situada no colector não é indicada nem faz falta nesse local, qualquer elemento de segurança colocado junto aos colectores terá de suportar a temperatura de estagnação do mesmo, o que não é o caso (garantidamente)
o purgador só lhe irá trazer problemas alem de não suportar as temperaturas de estagnação não existe qualquer válvula de corte, quando o sistema ultrapassar os 120º vai-se transformar em vapor o mesmo irá sair pelo purgador. resultado perda de pressão no circuito primário.
o isolamento de longe que não é o indicado, teria de ser isolamento indicado para a situação em questão, está descriminado no contrato entre o fornecedor e o instalador:
…respectivo isolamento térmico e todos os acessórios destinados ao correcto funcionamento da instalação dos equipamentos…
o isolamento uv existe em varas de 2 metros diâmetro 18 sensivelmente os 6 € por metro, uma das casas que o comercializa é a tiba ou então procurar junto da armacell.
não isole peças amovíveis com a fita de isolamento de colar, é preferível cortar o isolamento ao meio e colocar só isolamento cola no local do corte.
citado por si
boas

também tenho coisas positivas a dizer desta vez. tal como tinha referido antes, hoje esteviveram dois técnicos da norquente em minha casa.

reconheceram sem rodeios que todas as minhas queixas eram válidas e seriam resolvidas. colocaram isolamento armaflex com 20mm e protecção uv nas zonas expostas, e trocaram o purgador normal por um purgador solar com fecho. vão também retirar a válvula de segurança normal que está instalada nos painéis (desnecessária) e vão substituír o isolamento das tubagens internas por outro com mais espessura. além disso vão isolar devidamente as zonas que ficaram sem o mesmo.

relativamente à estrutura, vão desmontar os painéis e substituir as travessas de suporte dos mesmos dado que confirmaram que os painéis estão a sofrer esforço nas uniões entre os mesmos.
bem parece que afinal eu até tinha razão.
fez muito bem em reclamar, e todos os que tem razões para isso o deveriam fazer, só desta forma é que as marcas conseguem seleccionar quem tem competência para executar uma instalação, mas seria bom que essa selecção continua-se após o protocolo tanto da parte do fornecedor bem como da parte do cliente final.
efectivamente. já agradeci antes mas volto a agradecer os seus comentários. foram muito úteis.

abraço


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

berto Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
berto Escreveu:axo que ja nao ha muito para dizer sobre a norquente a qualidade do serviço ,corresponde ao preco que se paga....agora vai da cabeca de cada um e tmb dos bolsos de cada um para quem quiser gastar pouco dinheiro e ter um sistema solar de aqs,acho uma optima solucao...eu mesmo ja a escolhi,e so mudei de ideias ,pq nao gosto de levar seca...agora so o tempo pode dizer as pessoas ,quais foram realmente as boas escolhas...no meu caso,fiz bem em mudar.so depois de vir ca um tecnico (a norquente deu me seca nesta parte) e que fiquei a saber qual a posicao em que o painel vai ficar no telhado,e como o painel nao vai ficar alinhado com as telhas (vai ficar atravessado),prefiro ter algo mais pequeno,pois o ts 200 da norquente leva 2 paineis,e o da maioria das marcas leva 1.no final das contas vou gastar mais 300 euros do que o previsto.mal esteja no sitio eu mostro vos como ficou...
boas

e já pagaste os paineis?

nao vas por ai....ainda nao paguei paineis a ninguem e ja tive um representante de uma grande marca ca em casa a fazer uma visita ao local,e tmb ja tive contactos de outras marcas para fazer o mesmo(mas como ja me decidi,recusei),e garanto te ,nunca tive sequer uma chamada da norquente...mas nao os censuro.nao devem de ter maos a medir para tantas encomendas...eu por outro lado apenas exigo um pouco de qualidade ,quando decido investir em algo...
boas

só estou a tentar perceber, porque parece que não é igual para todos, no meu caso paguei logo e há casos aqui que tambem pagaram os paineis sem serem instalados, um colega da minha mulher pagou 50€ para lá irem ver se dava e como é que iam ficar os paineis, (isto está escrito nas condições do contrato para quem quizer que se desloque um técnico para ver o local de instalação), os outros casos quando recorrem ao crédito este realmente só começa a ser debitado quando os paineis são instalados, mas na altura do preenchimento da proposta assinam o pedido de empréstimo, agora tu dizes que não pagaste nada e que te deram os nib`s para fazeres a transferencia do valor dos paineis e que ainda não o fizeste é que acho um pouco estranho e já terem ido ver o local da instalação e teres sido contactado por diversas marcas?! (como é que eles tinha conhecimento do teu pedido, a pmelink, deve encaminhar os pedidos para o fabricante que escolhemos e não deve enviar para todos (digo eu)).

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

[/quote]só estou a tentar perceber, porque parece que não é igual para todos, no meu caso paguei logo e há casos aqui que tambem pagaram os paineis sem serem instalados, um colega da minha mulher pagou 50€ para lá irem ver se dava e como é que iam ficar os paineis, (isto está escrito nas condições do contrato para quem quizer que se desloque um técnico para ver o local de instalação), os outros casos quando recorrem ao crédito este realmente só começa a ser debitado quando os paineis são instalados, mas na altura do preenchimento da proposta assinam o pedido de empréstimo, agora tu dizes que não pagaste nada e que te deram os nib`s para fazeres a transferencia do valor dos paineis e que ainda não o fizeste é que acho um pouco estranho e já terem ido ver o local da instalação e teres sido contactado por diversas marcas?! (como é que eles tinha conhecimento do teu pedido, a pmelink, deve encaminhar os pedidos para o fabricante que escolhemos e não deve enviar para todos (digo eu)).[/quote]

entao eu vou lhe explicar tudo ao pormenor,sem qualquer custo

fiz a encomenda no cgd no ts de 200 litros da norquente.no banco disseram me que tinha cerca de um mes para pagar...esse mes passou e nunca fui contactado pela norquente.a minha intencao era pagar os paineis assim que existisse o tal contacto.comecei imediatamente a contactar outra marcas ,para ser mais preciso a digal (solarhart e a rigsun). vou anexar os mails deles:



boa tarde,
a visita não tem encargos e o seu pedido será enviado para o nosso agente da zona.

cumprimentos,

pedro nogueira

digal sa
de: alberto fernandes [mailto:[email protected]]
enviada: quarta-feira, 1 de julho de 2009 0:54
para: [email protected]
assunto: re: informações
saudacoes

o meu numero de contacto e 93,,,,,,,,,,, e a morada e avenida bela vista------------184 boim lousada.

uma ultima questao.a visita tem encargos?

cumprimentos

alberto fernandes

from: [email protected]
to: [email protected]
subject: re: informações
date: tue, 30 jun 2009 18:53:26 +0100

boa tarde,
peço que nos envie o seu contacto de telefone e morada para podermos agendar a visita ao local.

cumprimentos,

digal solar
de: alberto fernandes [mailto:[email protected]]
enviada: segunda-feira, 29 de junho de 2009 0:20
para: [email protected]
assunto: informacoes
saudacoes.

chamo me alberto fernandes e moro em lousada.a cerca de 5 semanas fui ao banco e adquiri um kit solar ts 200ls da marca norquente.naquela altura a solahart ainda nao constava no programa.mas ate hoja a norquente nunca deu noticias e optei por desistir desse negocio,virando me agora para a solahart.a minha grande duvida e a orientacao do meu telhado,visto ele nao estar propriamente virado para sul(acho q esta virado para sudeste),e tmb nao queria por nenhuma estrutura desalinhada com o telhado.ese factor e importante e pode me fazer optar pelo ts 200l ou pelo cf 300l.gostava de saber se voces fazem algum tipo de visita ou aconselhamento,para eu poder resolver este assunto,e fazer a encomenda no banco.

desde ja o meu muito obrigado.

alberto fernandes


espero ter sido suficiente...
Última edição por Berto em domingo jul 19, 2009 8:36 pm, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

o instalador que ca veio foi a gastermica do porto.e com essa visita gratuita fiquei totalmente esclarecido.se alguem tiver duvidas acerca da visita podem ir ao site da digal e constatarem que eles nao levam dinheiro pela visita,e ate encontram um formulario,que é so preencher e marcar a respectiva visita gratuita.claro que se forem ao banco pedir a visita,acredito que esta seja paga...no banco tudo se paga

quinta feira da semana passada voltei a ir ao banco fazer nova encomenda,e falei lhes do que se tinha passado.o senhor riu-se e disse me que sem pagamento,nao havia paineis,mas tmb estranhou o facto da norquente nunca ter feito um contacto...eu nao estranhei...

espero que tenhas ficado esclarecido.em caso de mais alguma duvida dispoe...apenas nao estranhes o facto de certas pessoas se saberem mexer melhor que outras.se a mim ja me custa pagar algo sem sequer ver o que estou a pagar,imagina ,eu pagar uma visita por 50euros...

ja me esquecia da tua ultima duvida:como é que eles sabiam do meu pedido?

eu respondo te assim.mails,muitos mails.sempre que preciso de informacoes mando mails para tudo e para todos.é gratuito.
ou seja todo o tipo de visitas é feito a parte do protocolo do governo,logo nao tem que existir a regra dos 50 euros por visita.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

berto Escreveu:o instalador que ca veio foi a gastermica do porto.e com essa visita gratuita fiquei totalmente esclarecido.se alguem tiver duvidas acerca da visita podem ir ao site da digal e constatarem que eles nao levam dinheiro pela visita,e ate encontram um formulario,que é so preencher e marcar a respectiva visita gratuita.claro que se forem ao banco pedir a visita,acredito que esta seja paga...no banco tudo se paga

quinta feira da semana passada voltei a ir ao banco fazer nova encomenda,e falei lhes do que se tinha passado.o senhor riu-se e disse me que sem pagamento,nao havia paineis,mas tmb estranhou o facto da norquente nunca ter feito um contacto...eu nao estranhei...

espero que tenhas ficado esclarecido.em caso de mais alguma duvida dispoe...apenas nao estranhes o facto de certas pessoas se saberem mexer melhor que outras.se a mim ja me custa pagar algo sem sequer ver o que estou a pagar,imagina ,eu pagar uma visita por 50euros...

ja me esquecia da tua ultima duvida:como é que eles sabiam do meu pedido?

eu respondo te assim.mails,muitos mails.sempre que preciso de informacoes mando mails para tudo e para todos.é gratuito.
ou seja todo o tipo de visitas é feito a parte do protocolo do governo,logo nao tem que existir a regra dos 50 euros por visita.
boas

contactaste directamente os fornecedores, não foi atravez do banco por isso não te admires que não te tenham contactado da norquente porque a pmelink só envia os pedidos para os fornecedores depois de estarem pagos ou confirmado o emprestimo.
de qualquer maneira não sei se te instalam os paineis sem primeiro os pagares porque a encomenda para teres o apoio do estado tem que ser feita atraves de um banco que esteja no protocologo e depois este envia o pedido para a pmelink que depois encaminha para o fornecedor da marca que escolheres.
se comprares fora do protocologo pode ser que te montem os paineis antes de os pagares. ou se forem uns "gajos porreiros" instalam os paineis e esperam que faz fazer o pagamento ao banco para teres o desconto dado pelo governo.
boa sorte

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

alexjp4 Escreveu:
berto Escreveu:o instalador que ca veio foi a gastermica do porto.e com essa visita gratuita fiquei totalmente esclarecido.se alguem tiver duvidas acerca da visita podem ir ao site da digal e constatarem que eles nao levam dinheiro pela visita,e ate encontram um formulario,que é so preencher e marcar a respectiva visita gratuita.claro que se forem ao banco pedir a visita,acredito que esta seja paga...no banco tudo se paga

quinta feira da semana passada voltei a ir ao banco fazer nova encomenda,e falei lhes do que se tinha passado.o senhor riu-se e disse me que sem pagamento,nao havia paineis,mas tmb estranhou o facto da norquente nunca ter feito um contacto...eu nao estranhei...

espero que tenhas ficado esclarecido.em caso de mais alguma duvida dispoe...apenas nao estranhes o facto de certas pessoas se saberem mexer melhor que outras.se a mim ja me custa pagar algo sem sequer ver o que estou a pagar,imagina ,eu pagar uma visita por 50euros...

ja me esquecia da tua ultima duvida:como é que eles sabiam do meu pedido?

eu respondo te assim.mails,muitos mails.sempre que preciso de informacoes mando mails para tudo e para todos.é gratuito.
ou seja todo o tipo de visitas é feito a parte do protocolo do governo,logo nao tem que existir a regra dos 50 euros por visita.
boas

contactaste directamente os fornecedores, não foi atravez do banco por isso não te admires que não te tenham contactado da norquente porque a pmelink só envia os pedidos para os fornecedores depois de estarem pagos ou confirmado o emprestimo.
de qualquer maneira não sei se te instalam os paineis sem primeiro os pagares porque a encomenda para teres o apoio do estado tem que ser feita atraves de um banco que esteja no protocologo e depois este envia o pedido para a pmelink que depois encaminha para o fornecedor da marca que escolheres.
se comprares fora do protocologo pode ser que te montem os paineis antes de os pagares. ou se forem uns "gajos porreiros" instalam os paineis e esperam que faz fazer o pagamento ao banco para teres o desconto dado pelo governo.
boa sorte

boas

desculpa la alexjp4,mas qual foi a parte q nao entendes te?vou voltar a escrever os passos...

1/ encomendei o painel no banco da marca norquente(agora ja sei q ,sem pagamento nao ha paineis,mas ixo nao quer dizer q sem pagamento nao ha possibilidade de contacto da marca)

2/passou o mes de prazo e nao existiu nenhum contacto por parte da norquente.fixe.comecei a contactar directamente outras marcas,na qual optei pela solahart.enviaram ca a casa um tecnico (gastermica)para fazer uma visita ao local ,sem nenhum tipo de encargo.tecnico deixou um documento,para se quiser levar a emcomenda para a frente,basta entregar no banco.nexe documento estao todos os pormenores.

3/entreguei o documento na quinta feira passada no banco.(confirmei se o contrato cm a norquente estava cancelado,o q deu positivo).agora dao me o numero de encomenda,enviio exe mesmo numero ao instalador,e tenho de esperar ente 15 a 20 dias.nesta 2 encomenda ja nao pago a pronto,optei pelo credito.

conclusao.

posso ter falhado na parte do pagamento.(o que julgo ser uma grande palhacada,primeiro pago e depois ,quando tiverem tempo eles passam ca para montar o kit,so em portugal),mas ixo nao exclui o contacto.e essa parte q me da na alma.ter feito uma encomenda e ninguem entra em contacto comigo para afinar pormenores.eles devem de axar que o contacto e um favor q me fazem!!! mas se o que tu acabaste de dizer e verdade,entao entendo o pq de nao ter sido contactado...mas estra treta toda,nao tira o valor ao equipamento,continuo a achar que a norquente tem a melhor relacao qualidade preco.e so nao a escolho pelos motivos acima referidos...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

berto Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
berto Escreveu:o instalador que ca veio foi a gastermica do porto.e com essa visita gratuita fiquei totalmente esclarecido.se alguem tiver duvidas acerca da visita podem ir ao site da digal e constatarem que eles nao levam dinheiro pela visita,e ate encontram um formulario,que é so preencher e marcar a respectiva visita gratuita.claro que se forem ao banco pedir a visita,acredito que esta seja paga...no banco tudo se paga

quinta feira da semana passada voltei a ir ao banco fazer nova encomenda,e falei lhes do que se tinha passado.o senhor riu-se e disse me que sem pagamento,nao havia paineis,mas tmb estranhou o facto da norquente nunca ter feito um contacto...eu nao estranhei...

espero que tenhas ficado esclarecido.em caso de mais alguma duvida dispoe...apenas nao estranhes o facto de certas pessoas se saberem mexer melhor que outras.se a mim ja me custa pagar algo sem sequer ver o que estou a pagar,imagina ,eu pagar uma visita por 50euros...

ja me esquecia da tua ultima duvida:como é que eles sabiam do meu pedido?

eu respondo te assim.mails,muitos mails.sempre que preciso de informacoes mando mails para tudo e para todos.é gratuito.
ou seja todo o tipo de visitas é feito a parte do protocolo do governo,logo nao tem que existir a regra dos 50 euros por visita.
boas

contactaste directamente os fornecedores, não foi atravez do banco por isso não te admires que não te tenham contactado da norquente porque a pmelink só envia os pedidos para os fornecedores depois de estarem pagos ou confirmado o emprestimo.
de qualquer maneira não sei se te instalam os paineis sem primeiro os pagares porque a encomenda para teres o apoio do estado tem que ser feita atraves de um banco que esteja no protocologo e depois este envia o pedido para a pmelink que depois encaminha para o fornecedor da marca que escolheres.
se comprares fora do protocologo pode ser que te montem os paineis antes de os pagares. ou se forem uns "gajos porreiros" instalam os paineis e esperam que faz fazer o pagamento ao banco para teres o desconto dado pelo governo.
boa sorte

boas

desculpa la alexjp4,mas qual foi a parte q nao entendes te?vou voltar a escrever os passos...

1/ encomendei o painel no banco da marca norquente(agora ja sei q ,sem pagamento nao ha paineis,mas ixo nao quer dizer q sem pagamento nao ha possibilidade de contacto da marca)

2/passou o mes de prazo e nao existiu nenhum contacto por parte da norquente.fixe.comecei a contactar directamente outras marcas,na qual optei pela solahart.enviaram ca a casa um tecnico (gastermica)para fazer uma visita ao local ,sem nenhum tipo de encargo.tecnico deixou um documento,para se quiser levar a emcomenda para a frente,basta entregar no banco.nexe documento estao todos os pormenores.

3/entreguei o documento na quinta feira passada no banco.(confirmei se o contrato cm a norquente estava cancelado,o q deu positivo).agora dao me o numero de encomenda,enviio exe mesmo numero ao instalador,e tenho de esperar ente 15 a 20 dias.nesta 2 encomenda ja nao pago a pronto,optei pelo credito.

conclusao.

posso ter falhado na parte do pagamento.(o que julgo ser uma grande palhacada,primeiro pago e depois ,quando tiverem tempo eles passam ca para montar o kit,so em portugal),mas ixo nao exclui o contacto.e essa parte q me da na alma.ter feito uma encomenda e ninguem entra em contacto comigo para afinar pormenores.eles devem de axar que o contacto e um favor q me fazem!!! mas se o que tu acabaste de dizer e verdade,entao entendo o pq de nao ter sido contactado...mas estra treta toda,nao tira o valor ao equipamento,continuo a achar que a norquente tem a melhor relacao qualidade preco.e so nao a escolho pelos motivos acima referidos...
a parte que não estava a entender era tu teres dito que tinhas feito o pedido no banco que só pagavas quando estivesse instalado os paineis e que o técnico te ia contactar.
tambem só em portugal é que o governo subsidia os paineis.
e se não pensa depois dos paineis instalados ainda haveria alguem que não pagava e depois como é que o fabricante iria receber o valor dos paineis ou então tinha que os ir retirar com os custos que isso acarreta (tribunais, advogados anos para sair uma condenação), em todo o lado antes de teres alguma coisa pelo menos tens que dar um sinal.
se não escolhes a norquente porque eles nunca te contactaram, pois a culpa foi tua, a solahart tambem pouco mais cara é, acho é que o deposito tem menor capacidade, isto no fim é quase tudo a mesma coisa.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

a parte que não estava a entender era tu teres dito que tinhas feito o pedido no banco que só pagavas quando estivesse instalado os paineis e que o técnico te ia contactar.
tambem só em portugal é que o governo subsidia os paineis.
e se não pensa depois dos paineis instalados ainda haveria alguem que não pagava e depois como é que o fabricante iria receber o valor dos paineis ou então tinha que os ir retirar com os custos que isso acarreta (tribunais, advogados anos para sair uma condenação), em todo o lado antes de teres alguma coisa pelo menos tens que dar um sinal.
se não escolhes a norquente porque eles nunca te contactaram, pois a culpa foi tua, a solahart tambem pouco mais cara é, acho é que o deposito tem menor capacidade, isto no fim é quase tudo a mesma coisa.[/quote]



concordo com exas ultiimas palavras,o q interessa e ter os paineis no sitio para poder reduzir as despesas e ajudar um pouco o ambiente...


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Magma »

alexjp4 Escreveu: tambem só em portugal é que o governo subsidia os paineis.
por essa europa fora existem vários programas solares térmicos, a maior parte muito melhor organizada do que em portugal.

o sócrates não inventou nada de novo, limitou-se a copiar. como sempre as cópias saem piores do que os originais.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

boas pessoal,

dado que já passaram +/-4 meses desde que o programa do estado começou, e tendo em conta que estou numa fase de avaliação/decisão, agradeço a quem instalou norquente me dê dalgum feedback.

através do forum já constatei que há demora na instação mas gostaria de saber se o sistema norquente è fiavel e a relação preço/qualidade é compensadora.

ob.

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Filho da Natureza »

mamilcar Escreveu:boas pessoal,

dado que já passaram +/-4 meses desde que o programa do estado começou, e tendo em conta que estou numa fase de avaliação/decisão, agradeço a quem instalou norquente me dê dalgum feedback.

através do forum já constatei que há demora na instação mas gostaria de saber se o sistema norquente è fiavel e a relação preço/qualidade é compensadora.

ob.
pelo preço não estejas a espera de um produto de grande qualidade. ainda por cima 2 painéis para aquecerem 200 litros...só mesmo para quem não possibilidades para algo melhor.


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por nj05 »

filho da natureza Escreveu:
mamilcar Escreveu:boas pessoal,

dado que já passaram +/-4 meses desde que o programa do estado começou, e tendo em conta que estou numa fase de avaliação/decisão, agradeço a quem instalou norquente me dê dalgum feedback.

através do forum já constatei que há demora na instação mas gostaria de saber se o sistema norquente è fiavel e a relação preço/qualidade é compensadora.

ob.
pelo preço não estejas a espera de um produto de grande qualidade. ainda por cima 2 painéis para aquecerem 200 litros...só mesmo para quem não possibilidades para algo melhor.
boas

não percebo o que queres dizer com esse comentário dos 2 paineis para 200lt... os painéis deles não são seguramente os mais eficientes ou com menos perdas, mas por outro lado a área de captação disponível é a maior em todos os sistemas.

relativamente ao equipamento, posso falar com conhecimento de causa em função do que publiquei no forum. a qualidade geral é boa e a relação qualidade/preço é muitíssimo interessante. o equipamento funciona muito bem como aliás acho que funcionam todos os sistemas do programa.

o maior problema prende-se com o facto de terem muitos pedidos e verem-se na necessidade de recorrer a instaladores com experiência duvidosa como foi o que me aconteceu a mim. de qualquer modo reclamei (com a ajuda dos comentários de outros membros do forum) e foi-me reconhecida razão. ontem foi realizada uma intervenção por um técnico da norquente para substituír isolamentos e equipamentos incorrectos, bem como corrigir a estrutura de suporte dos painéis.

ele tirou fotos dos problemas encontrados e garantiu-me que já agendou uma reunião com o instalador para prevenir os mesmos problemas noutras instalações.

brevemente publico fotos do equipamento corrigido.

tenho também um amigo que instalou um ts300 deles na mesma altura do meu (até foi o mesmo instalador) e não se queixa.


nj05


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

filho da natureza Escreveu:
mamilcar Escreveu:boas pessoal,

dado que já passaram +/-4 meses desde que o programa do estado começou, e tendo em conta que estou numa fase de avaliação/decisão, agradeço a quem instalou norquente me dê dalgum feedback.

através do forum já constatei que há demora na instação mas gostaria de saber se o sistema norquente è fiavel e a relação preço/qualidade é compensadora.

ob.
pelo preço não estejas a espera de um produto de grande qualidade. ainda por cima 2 painéis para aquecerem 200 litros...só mesmo para quem não possibilidades para algo melhor.
boas

penso que gostos não se discutem mas eu felizmente até tenho possibilidad€s para comprar outros paineis mas optei pelos da norquente senão repara.

1º são mais baratos que os outros da concorrência
2º são amortizados mais depressa que os outros
3º têm mais potência calorifica que os outros (mas menos rendimento) logo consumem menos electricidade quando as condições atmosfericas não sejam as melhores.
4º têm realmente a capacidade de 200l no depósito ao contrario de alguns da concorrência que dizem que têm capacidade de 200l mas não têem.

a qualidade dos materiais não tem nada a haver com a quantidade de paineis para aquecer os 200l de agua mas sim o rendimento dos mesmos.
quando tiver que os substituir possivelmente já existem outros com melhores perfomances que os actuais da concorrência e se calhar ao mesmo preço ou mais baratos e com a diferença de preço e o que já poupei já dará? para os substituir.
têm tambem os 6 anos de garantia e acordo com a nova legislação todas peças que sejam substituidas gozam de uma garantia de 2 anos.
quem é que me garante que os outros por serem mais caros são de melhor qualidade !?
têm 2 paineis ocupam mais espaço no telhado, mas ainda tenho muito telhado e para o ano estou a pensar em instalar paineis fotovoltaicos e mesmo assim vai-me sobrar telhado. têm o inconveniente de se estar á espera alguns meses para serem instalados (encomendei em 8/5/09 e em principio se não falharem vêm no dia 29/7/09 instalar os paineis).
cada um deve fazer as contas e ver se vale a pena esperar para ter estes paineis ou se compensa pagar mais e esperar um pouco menos.
por isso a escolha dos paineis da norquente não é só uma questão de disponibilidad€ para ter algo melhor.

é uma questão de opção.


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

boa tarde

é pena que neste país para um sistema seja considerado bom tenha que estar caro.
os sistemas da norquente são bons e têem um preço justo
a maior parte dos sistemas que estão no programa têem preços superiores ao seu real valor


camart
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por camart »

olá boa tarde.
mais uma opinião. para tentar eluminar as mentes que pensam que tudo aquilo que é nosso (fab.cá em portugal) é inferior , ou então por ser mais barato não é bom !!!!
tenho um sistema tsf 300 litros instalado desde o dia 27 junho , e refeito o erro do instalador que inverteu a misturadora term. , o sistema funciona 5 estrelas, mesmo nestes dias em que o tempo esteve péssimo (ontem cá na minha zona, choveu todo o dia e toda a noite) tive sempre agua bem quente tanto de manhã como á noite.
o facto de o sistema ter 3 paineis e outros terem só dois para os mesmos litros a min não me faz diferença, o que me importa isso sim é o sistema no seu todo se é eficiente ou não.
pelo aquilo que experimentei é bom e mais nada.deve ter a melhor relação qualidade preço.
penso sim que norquente precisa sim de escolher melhor os instaladores,pois pelo que eu tido lido e visto algum deixam muito a desejar...
mas tambem a encomendas são mais que muitas....


joaquimtextex
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda mar 30, 2009 2:17 pm
Localização: porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por joaquimtextex »

hoje instalaram-me o sistema ts 200lt e fiquei admirado com a eficiencia e experiencia do instalador. acabamentos perfeitos e de qualidade. vamos ver amanha a sua eficiencia...valeu a espera.....depois coloco fotos.....


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

agradeço o feedback e as opiniões de todos!

vamos ver se até ao final do mês eu tomo uma decisão em definitivo....afinal este meu telhado de "4 aguas" bem solheiras merece ser melhor aproveitado!...agora será o sistema para as aqs mais tarde será o fotovoltaico...

obr.


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

joaquimtextex Escreveu:hoje instalaram-me o sistema ts 200lt e fiquei admirado com a eficiencia e experiencia do instalador. acabamentos perfeitos e de qualidade. vamos ver amanha a sua eficiencia...valeu a espera.....depois coloco fotos.....
joaquimtextex
estou à espera das fotos e impressão geral da eficiência(e nº pessoas), pois também optei por um ts200 (no meu caso somos 4).
cumprimentos
tlicas


joaquimtextex
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda mar 30, 2009 2:17 pm
Localização: porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por joaquimtextex »

para já as fotos....
Anexos
3.JPG
3.JPG (23.02 KiB) Visto 2626 vezes
2.JPG
2.JPG (20.92 KiB) Visto 2626 vezes
1.JPG
1.JPG (31.78 KiB) Visto 2626 vezes

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”