(do lado esquerdo o BAUER, do lado direito o SUNTECH)
Aquando da instalação do SUNTECH, praticamente não se notava a diferença atrás para os restantes módulos - agora o BAUER nota-se mais escuro... fosse isso o pior...

Queria voltar um pouco atrás ao que disse o Celestino, até porque fiquei a pensar nisso. O sistema seguidor mesmo na posição de defesa está sempre sujeito a algumas oscilações com o vento ou até com o próprio pára/arranca do motor. Pelo menos os que tenho visto, por muito pouco que seja, em casos de vento mais forte, abanam e oscilam!Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Penso que se fosse falta de elasticidade não seria o revestimento por trás que ficaria danificado como está mas sim o vidro que não não tem elasticidade nenhuma e acabava por se partir, isso deve mesmo ser defeito de fabrico nessa série visto que há mais painéis dessa marca instalados e não apresentam esses danos.lopes Escreveu:Queria voltar um pouco atrás ao que disse o Celestino, até porque fiquei a pensar nisso. O sistema seguidor mesmo na posição de defesa está sempre sujeito a algumas oscilações com o vento ou até com o próprio pára/arranca do motor. Pelo menos os que tenho visto, por muito pouco que seja, em casos de vento mais forte, abanam e oscilam!Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Isso até pode ser uma razão para eles estarem assim, juntamente com o facto de os módulos parece terem ressequido com o calor, só não aceito é que a construção de um painel solar não contemple todos esses factores e mais alguns e esteja neste estado ao fim de 4 anos. Por isso acredito mais em defeito de lote de produção do que outra coisa.
O seguinte exemplo não é do meu seguidor, mas se os painéis não permitissem alguma elasticidade por mais pequena que fosse, então com exemplos como o seguinte, não havia painel que aguentasse!![]()
![]()
Link
Repito: NÃO É O MEU SEGUIDOR!
Para já o fabricante acho que ainda não diz nada... vou ver novamente esta semana o que pretende fazer o instalador sobre o assunto, visto que é este que tem que resolver o problema ao cliente... acho...alexjp4 Escreveu:Agora falta é saber o que diz o fabricante....
Vai dando noticias e boa sorte.
Muitos painéis por aí ficam com os vidros rachados derivado das vibrações na estrutura, pelo menos com ventos muito fortes.lopes Escreveu:Queria voltar um pouco atrás ao que disse o Celestino, até porque fiquei a pensar nisso. O sistema seguidor mesmo na posição de defesa está sempre sujeito a algumas oscilações com o vento ou até com o próprio pára/arranca do motor. Pelo menos os que tenho visto, por muito pouco que seja, em casos de vento mais forte, abanam e oscilam!Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Isso até pode ser uma razão para eles estarem assim, juntamente com o facto de os módulos parece terem ressequido com o calor, só não aceito é que a construção de um painel solar não contemple todos esses factores e mais alguns e esteja neste estado ao fim de 4 anos. Por isso acredito mais em defeito de lote de produção do que outra coisa.