Olá a todos
antes de mais, desculpem a longa pausa, mas entre os afazeres e outros interesses, este ficou em pausa.
Este forum foi muito importante para mim, ao logo destes anos, sobretudo ao inicio, quer na "entrada no assunto" e na tomada de decisão da compra da mota eléctrica, quer com as minhas dúvidas iniciais e com os problemas que me foram surgindo.
Não quero portanto deixar de agradecer, e uma forma de o fazer é dar este testemunho, mas quero também dar uma pequena contribuição, neste caso, com a solução que encontrei para o problema da dureza da suspensão.
Como já passaram cerca de 5 anos desde a última intervenção, vamos rapidamente por a matéria em dia.
1. quanto ao assunto do problema de "energia" que tive com a mota, não era das baterias, nem de maus contactos, era do BMS de origem.
Recorri a ajuda profissional, e graças ao excelente apoio da FuelFreeMotos, e a um novo BMS, o assunto ficou resolvido, até hoje.
2. Entretanto, em 2015, já tive um problema adicional, um dos depósitos de óleo de travão estragou-se (o vidro de inspeção partiu). E foi a saga previsível para arranjar um para substituir, porque não é um "standard" habitual e as lojas de peças não têm. Mas lá consegui e ficou resolvido.
Nas andanças de monta/desmonta os plásticos vão-se estragando, e lá fui tendo que fazer reparações, com fibra de vidro, já que não consigo comprar substitutos para as peças que se vão estragando.
Bem sei que não está bonito, mas peço a vossa indulgência, foi a minha primeira reparação com fibra.
Entretanto já tive de fazer mais algumas reparações do mesmo tipo, porque os plásticos se vão mostrando quebradiços, até mesmo com as vibrações normais de circulação ..... paciência.
3. Mas o assunto mais importante que quero partilhar convosco tem a ver com os amortecedores.
Como sabem, estas motas chinesas (jonway e similares), pelo menos as da geração da minha, são muito duras de suspensão. O assunto foi abordado neste forum varias vezes, por vários membros. Nunca cheguei a perceber claramente se alguem tinha conseguido comprar uns amortecedores melhores, penso que não, porque não se encontravam com as dimensoes e forma adequada.
Em 2017, decidi fazer novo esforço e tirei um dos amortecedores traseiros da mota e andei por empresas "da especialidade" aqui na zona sul do país, a tentar arranjar uns para trocar, ou para "personalizar" aqueles, e fazê-los mais macios. Sem sucesso.
Depois mandei-o para o Porto, zona onde a oferta é muito maior, para o meu irmão, e pedi para perguntarem nalgumas casas se conseguiam arranjar amortecedores de marca, decentes, para substituir aqueles originais. Não se arranjava nada, ou por causa do tamanho, ou por causa de ter olhal numa ponta e forqueta noutra (pelos vistos o habitual agora é olhal nas duas pontas). Mesmo no Jorge Amortecedores também não me encontraram solução, a não ser fazer um par à medida, o que ficava "carote".
Acabei por me decidir a fazer uma experiência. Comprei um par de amortecedores vulgares, com olhal nas duas pontas , de dimensão similar aos originais. Não investi muito nos amortecedores, porque não sabia como ia correr a coisa.
Depois foi-se a um serralheiro, sempre com um dos originais ao lado, e mandou-se cortar o olhal inferior, e fez-se uma forqueta de chapa, que se soldou no local.
O resultado foi muito satisfatório, como se pode ver na imagem seguinte.
(cortou-se um pouco abaixo do depósito do óleo, para não estragar o óleo por excesso de calor, ao fazer a soldadura da nova forqueta)
Temos na imagem um dos amortecedores originais, e o par modificado.
O custo foi cerca de 52 euros (20 euros de serralheiro e 32 dos par de amortecedores)
Tenho usado essa solução até hoje, e estou satisfeito. Melhorei a macieza da circulação.
Para a próxima tentativa, agora que sei que resulta, já posso tentar uns amortecedores bons, eventualmente a gas, que sejam reguláveis.
Espero que com este exemplo, já outros membros se pensem em aventurar-se em solução similar.
Já agora, a motita está com quase 10 mil km, mas ainda não lá chegou.
Cumprimentos a todos