Lorenzo Green Power
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Lorenzo Green Power
Olha que cena! Eu sei bem o que isso é!!!!!
É muito chato ter o sistema parado por causa dum simples cooler!
Mas antes acontecer na garantia, que depois!
E é preferível o sistema estar parado nesta altura do ano, (com poucas horas de luminosidade) do que no verão, com dias grandes com bastante horas de luminosidade..
Boa sorte....
É muito chato ter o sistema parado por causa dum simples cooler!
Mas antes acontecer na garantia, que depois!
E é preferível o sistema estar parado nesta altura do ano, (com poucas horas de luminosidade) do que no verão, com dias grandes com bastante horas de luminosidade..
Boa sorte....

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
O sistema já está a funcionar outra vez, ainda deu para apanhar todo o sol desta tarde.
Uma reparação e entrega super rápida. Gostei.

A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
A loja fica em Portugal ?JMLorenzo Escreveu:O sistema já está a funcionar outra vez, ainda deu para apanhar todo o sol desta tarde.![]()
Live long and prosper!
-
-
- Membro Platinium
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Ainda bem que foram rápidos.
Agradou-me ouvir isto!!!
por razões obvias...
Agradou-me ouvir isto!!!
por razões obvias...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Hora de fazer uma atualização da situação.
Fevereiro foi mesmo para esquecer pois o inversor a meio do mês voltou a dar indicação de erro, o inversor funcionava e desta vez as ventoinhas também o chato era o alarme que tive de o por em off.
Consegui uma nova versão de firmware mas o problema não ficou resolvido, conclusão foi para reparação e agora o problema estava na ventoinha do carregador.
Acabei por me entreter a fazer um novo circuito para o meu seguidor.
O anterior seguia bem o sol e de noite voltava para Este mas tinha dois problemas, se de manhã o dia estivesse nublado ele iria há procura do sol e só parava no limite e não voltava para trás.
Nunca o consegui afinar para ele não fazer isso, o segundo problema, o circuito não dava para colocar os painéis na "horizontal" quando voltava para Este.
O atual circuito só utiliza cinco componentes para cada sentido e faz tudo o que o outro não fazia, procura o sol nos dois sentidos, nos dias nublados procura o ponto mais luminoso e há noite coloca os painéis na "horizontal", mais simples é impossível.
Fevereiro foi mesmo para esquecer pois o inversor a meio do mês voltou a dar indicação de erro, o inversor funcionava e desta vez as ventoinhas também o chato era o alarme que tive de o por em off.
Consegui uma nova versão de firmware mas o problema não ficou resolvido, conclusão foi para reparação e agora o problema estava na ventoinha do carregador.
Acabei por me entreter a fazer um novo circuito para o meu seguidor.
O anterior seguia bem o sol e de noite voltava para Este mas tinha dois problemas, se de manhã o dia estivesse nublado ele iria há procura do sol e só parava no limite e não voltava para trás.
Nunca o consegui afinar para ele não fazer isso, o segundo problema, o circuito não dava para colocar os painéis na "horizontal" quando voltava para Este.
O atual circuito só utiliza cinco componentes para cada sentido e faz tudo o que o outro não fazia, procura o sol nos dois sentidos, nos dias nublados procura o ponto mais luminoso e há noite coloca os painéis na "horizontal", mais simples é impossível.
.

-
- Membro Platinium
Muito bem
Onde arranjaste esse circuito ? Foste tu que criaste ?
Onde arranjaste esse circuito ? Foste tu que criaste ?

Live long and prosper!
-
- Moderador
Realmente é lixado quando o material dá problemas... e eu sei bem disso, pois o meu apresentava algumas anomalias antes de avariar.
E fizeste muito bem a aproveitar o tempo para colocar a eletrônica em dia
e ficou fixe!
Só esta, nos dias nublado procurar o ponto mais luminoso é que lixa tudo!
Pois este ponto pode ser no sentido contrário ao sol!
E se está naqueles dias que as nuvens passem rápido na frente do sol ainda pior! o motor anda para cá e para lá
Uma maneira de minimizar este enfeito, é criar um circuito temporizador, e mesmo assim, se na altura de acionamento tiver uma nuvem na frente do sol, ele manda a estrutura para o ponto com mais luminosidade, que dependendo da nuvem, bastante afastado do sol, ficando lá o tempo pré defenido, mesmo que a nuvem já não esteja lá.
Com um pouco de sorte, na altura do próximo acionamento o sol já tenha ficado a descoberto.
Já testei isto tudo....!
Bem, na verdade tens a vantagem da tua estrutura ser mais pequena, e ter um menor raio de ação, facilitando o trabalho do motor.
Se fosse uma estrutura como a minha, em pouco tempo os motores iam à vida.
Abraço.
E fizeste muito bem a aproveitar o tempo para colocar a eletrônica em dia

Só esta, nos dias nublado procurar o ponto mais luminoso é que lixa tudo!
Pois este ponto pode ser no sentido contrário ao sol!
E se está naqueles dias que as nuvens passem rápido na frente do sol ainda pior! o motor anda para cá e para lá

Uma maneira de minimizar este enfeito, é criar um circuito temporizador, e mesmo assim, se na altura de acionamento tiver uma nuvem na frente do sol, ele manda a estrutura para o ponto com mais luminosidade, que dependendo da nuvem, bastante afastado do sol, ficando lá o tempo pré defenido, mesmo que a nuvem já não esteja lá.
Com um pouco de sorte, na altura do próximo acionamento o sol já tenha ficado a descoberto.
Já testei isto tudo....!
Bem, na verdade tens a vantagem da tua estrutura ser mais pequena, e ter um menor raio de ação, facilitando o trabalho do motor.
Se fosse uma estrutura como a minha, em pouco tempo os motores iam à vida.
Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
Respondendo ao visitante2, o circuito tirei da net, alterei foi os valores ao ir testando e vendo o seu comportamento.
Emanuel no inicio tive esse problema de com nuvens ele andar de um lado para o outro, vim a descobrir que um dos potenciómetros de ajuste estava interrompido. Depois de o mudar e baixado a sensibilidade deixou de fazer isso.
O circuito anterior tinha temporizador mas não fazia o que este faz e tens razão se a estrutura fosse maior teria de fazer uma coisa mais sofisticada ou então teria de comprar um já feito.
Descobri um seguidor de 2 eixos na net em que a versão mais barata custa cerca de 160€ e pode já trazer o circuito de proteção para vento e granizo só depende dos sensores que ligares.
Emanuel no inicio tive esse problema de com nuvens ele andar de um lado para o outro, vim a descobrir que um dos potenciómetros de ajuste estava interrompido. Depois de o mudar e baixado a sensibilidade deixou de fazer isso.
O circuito anterior tinha temporizador mas não fazia o que este faz e tens razão se a estrutura fosse maior teria de fazer uma coisa mais sofisticada ou então teria de comprar um já feito.
Descobri um seguidor de 2 eixos na net em que a versão mais barata custa cerca de 160€ e pode já trazer o circuito de proteção para vento e granizo só depende dos sensores que ligares.
.

-
- Moderador
JMLorenzo!
Ok baixando a sensibilidade o (amp op) fica menos sensível a variações ohmicas nos receptores, mas tem que haver sensibilidade suficiente para seguir a luz com eficiência!!
E mesmo depois de todas as afinações que fiz, o seguidor comportava-se de forma muito ineficiente, gastando energia e motores desnecessariamente.
Por este facto, resolvi fazer um sistema misto, programado e por luminosidade.
O seguidor por definição é programado, o seguimento por luminosidade só entra em ação quando um (x) tempo o sensor estiver exposto a (x) luminosidade.
Abraço.
Ok baixando a sensibilidade o (amp op) fica menos sensível a variações ohmicas nos receptores, mas tem que haver sensibilidade suficiente para seguir a luz com eficiência!!
E mesmo depois de todas as afinações que fiz, o seguidor comportava-se de forma muito ineficiente, gastando energia e motores desnecessariamente.
Por este facto, resolvi fazer um sistema misto, programado e por luminosidade.
O seguidor por definição é programado, o seguimento por luminosidade só entra em ação quando um (x) tempo o sensor estiver exposto a (x) luminosidade.
Abraço.

-
- Moderador
Não percebiJMLorenzo Escreveu: Emanuel no inicio tive esse problema de com nuvens ele andar de um lado para o outro, vim a descobrir que um dos potenciómetros de ajuste estava interrompido. Depois de o mudar e baixado a sensibilidade deixou de fazer isso.
.

Com um potenciómetro interrompido, nunca podia andar de um lado para o outro.
Isto aconteceu com o antigo seguidor, ou foi com este!?

-
- Moderador
JMLorenzo, esquece as questões do seguidor!
provavelmente. deve ser um sistema diferente, e continua com o bom trabalho....
provavelmente. deve ser um sistema diferente, e continua com o bom trabalho....

-
Atualização do 1º trimestre
Ainda não alcancei a minha meta de 100Kw mês pois este trimestre foi frustrante devido a problemas técnicos, mas em Março fiquei perto com 82,3Kw, se o inversor não estivesse as reparar nos primeiros 5 dias do mês teria conseguido chegar lá.
Desde que comecei esta aventura das renováveis já produzi/consumi 548Kw de energia solar.Ainda não alcancei a minha meta de 100Kw mês pois este trimestre foi frustrante devido a problemas técnicos, mas em Março fiquei perto com 82,3Kw, se o inversor não estivesse as reparar nos primeiros 5 dias do mês teria conseguido chegar lá.
.

-
- Moderador
Muito bom.... parabéns.
Qual é o teu potencial (PV) e o tempo de produção para conseguires esta marca

-
Comecei os testes em Junho e a contagem a serio em Julho.Emanuel Couto Escreveu:Muito bom.... parabéns.
Comecei com 3 painéis de 195W e em meados de Agosto acrescentei mais 3 de 250W. Tenho um total de 1335W por enquanto.

.

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Parabéns! dá gosto ver a energia a somar não dá!!!
Não tarda nada duplicas isso!
cumps
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Paulo se eu tivesse o espaço que tu tens ai sim que duplicava.pnunes Escreveu:Parabéns! dá gosto ver a energia a somar não dá!!!
cumps

De momento estou há espera de mais 2 painéis que encomendei ao amigo pedrolima.
.

-
- Moderador
Por falar nisso!
O Pedro Lima nunca mais apareceu por aqui..!
Eu tb nunca mais falei com ele.
Ele continua nesta atividade!!
O Pedro Lima nunca mais apareceu por aqui..!
Eu tb nunca mais falei com ele.
Ele continua nesta atividade!!

-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Continua.