Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

coldp
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por coldp »

Tens a mota há poucos meses e já não tens garantia????

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

coldp Escreveu:Tens a mota há poucos meses e já não tens garantia????
A garantia de componentes era de 3 meses, pelo que já terminou. Mas na verdade, nem sequer coloquei a questão ao Jorge Rocha. Nem ele falou em preços, quando se ofereceu para enviar a peça que acha ser a origem do problema. As baterias é que têm garantia de 3 anos ou 50000 kms, no mínimo (pode ser ampliada a cobertura da garantia, caso estas sejam bem controladas e não esforçadas, segundo informou o Jorge Rocha na altura).

Eu optei por levar a uma oficina em Guimarães, pois é mais prático (e barato) que enviar a scooter para Ílhavo, e porque até poderá ser algo simples, como um mau contacto... No Sábado andei um pouco com ela, e não falhou! Hoje levei-a à oficina de um agente da Gingabike, e voltou a não falhar! Ficou lá à mesma, para tentarem descobrir se é mesmo um mau contacto ou se algum componente está com falhas.

O mais chato é mesmo ter de andar de CI outra vez. Já me envergonho da fumarada que faz... :(
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

O conversor DC/DC pode estar, conforme te disse ao telefone, um pouco cansado, e a necessitar de um menor esforço ou de repousar. Poderia-se resolver essa questão colocando umas lâmpadas de Led, resolvendo assim o problema (por um muito menor consumo energético dos LES's) e melhorando a segurança por uma maior visibilidade nocturna.
Outra hipótese seria algum pequeno curto circuito na instalação eléctrica, mas é bem mais raro.

No que for necessário a minha ajuda, sabes que podes contar comigo. (também não seria por causa de um conversor DC/DC de 20 paus que eu me iria chatear com um cliente como o rcardoso)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:O conversor DC/DC pode estar, conforme te disse ao telefone, um pouco cansado, e a necessitar de um menor esforço ou de repousar. Poderia-se resolver essa questão colocando umas lâmpadas de Led, resolvendo assim o problema (por um muito menor consumo energético dos LES's) e melhorando a segurança por uma maior visibilidade nocturna.
Excelente dica! Talvez coloque LEDs, mesmo!
Jorge Rocha Escreveu: No que for necessário a minha ajuda, sabes que podes contar comigo. (também não seria por causa de um conversor DC/DC de 20 paus que eu me iria chatear com um cliente como o rcardoso)
Sim, Jorge, sei que posso contar contigo. :)

Obrigado
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Na 4ª feira passada recomecei a andar com a Lady, agora devidamente reparada. :D
Teve de trocar o conversor DC-DC, efectivamente. Custou perto de 60€. :(

A reparação ainda ficou mais cara, no total, pois aproveitei para trocar as lâmpadas e afinar as posições dos faróis frontais, assim como rectificar o descanso central, que já não mantinha a roda de trás levantada, o que me transmitia alguma insegurança (não sei se com fundamento ou não...).

Destes últimos dias, fiquei com a impressão que o novo conversor tornou a Lady menos súbita e acelerada no arranque. Parece estar mais suave, mais fácil de controlar!... Se calhar é impressão minha, não sei... :?

Enfim, uma pequena interrupção que me pareceu uma eternidade. Mas já rola novamente. Já parei novamente de contribuir para o aquecimento global! ;)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Por vezes achamos caro um determinado trabalho, mas nem sempre sabemos o trabalho que deu...
Fazer orçamentos para trabalhos fora de rotina, é uma roleta russa, onde quase sempre se erra. Nunca há dois trabalhos iguais.

Numa viagem de 100Km, podendo fazer os primeiros 99km em 99 minutos, poderíamos prever demorar mais 1 minuto para chegar ao destino, mas por vezes encontramos um obstáculo, e temos de contornar, acabando por demorar por vezes até mais do que o que demoramos nos primeiros 99Km.
Será sempre necessário muito bom senso por parte dos intervenientes, para se obter um equilíbrio, saindo todos a ganhar.

Num mundo perfeito, não existiria dinheiro, mas apenas trocas de serviços, estando todos voluntariamente a ajudar os outros e por consequência a ser ajudados.
Não existiria ambição, pois todos teríamos os mesmos tempos de trabalho e descanso. Todos teríamos os mesmos deveres e direitos. Seriamos como uma colmeia de abelhas onde todas trabalham por um só corpo, para sua sobrevivência, e descendência.
Não somos abelhas, e por vezes trabalhamos apenas para o nosso corpo, prejudicando os outros se necessário for... somos da espécie humana, que de humana tem muito pouco.

Não penses mais nisso, pois se fosse num veiculo a combustão, os elementos a reparar poderiam ser outros, e a conta a pagar até ser a mesma ou ainda pior.

Assim podes voltar a deslocar-te de forma mais sustentável, melhorando a vida no nosso planeta e nós agradecemos também. :D
Tudo por um mundo mais limpo!


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por joaovt »

Bom Dia, tenho andado a ler alguns diários e deparei-me com algo estranho, então quando uma peça electronica avaria, porque não a reparam ??? essa quanto a mim é uma das grandes vantagens dos veiculos electricos, as pessoas que usam carros a combustiveis tradicionais queixam-se disso mesmo, do elevado preço das peças que se têm de trocar de vez em quando, já vi em alguns tópicos que o veiculos electricos dispensavam troca de peças, mas afinal não é tão verdade.

Desculpem, mas quando algo avaria e não nem sequer tentam reparar, manda para o lixo e metem novo, não é algo que se possa dizer que seja sustentável nem bom para o ambiente, das baterias já sabemos que podem ser recicladas, mas placas electronicas sempre toda a vida vi que podem ter reparação, já tive várias tvs e quando avariavam iam à reparação, e só iam para o lixo/reciclagem quando o equipamento já não oferecia condições para isso, claro que quem dá assistência, é sempre melhor trocar por novo, porque isso é que dá lucro, mas daí até dizerem que quando avaria é lixo e é sustentável, perdoem-me, mas isso é uma falácia com teor de propaganda.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

joaovt Escreveu:Desculpem, mas quando algo avaria e não nem sequer tentam reparar, manda para o lixo e metem novo, não é algo que se possa dizer que seja sustentável nem bom para o ambiente, das baterias já sabemos que podem ser recicladas, mas placas electronicas sempre toda a vida vi que podem ter reparação, (...) mas daí até dizerem que quando avaria é lixo e é sustentável, perdoem-me, mas isso é uma falácia com teor de propaganda.
Não me vou pronunciar se tudo dá para reparar ou não, pois não sou técnico. Mas parece-me que em algumas circunstâncias, a reparação pode sair mais cara que a substituição completa da peça. Depende de vários factores, como antiguidade, existência ainda de componentes compatíveis, origem e transporte desses componentes, tempo de identificação do componente avariado na peça original, etc. E se pegarmos nesse exemplo da TV, quando esta avaria, a peça avariada é substituída, em grande parte dos casos. Pelo menos, pela experiência que tive em situações dessas... Diziam-me que não compensava reparar, e que tinham metido novo. Falamos de peças relativamente baratas, claro.

Quanto a ser ou não sustentável, tanto quanto me apercebo, a referência é à mobilidade, não às peças dos veículos. Sustentável é a energia usada para fazer mover o veículo, pois com algum investimento, toda a electricidade pode vir a ser gerada por elementos naturais (sol, marés, vento, rios, etc.), com os quais sempre podemos contar, enquanto que energia derivada de combustíveis fósseis não é sustentável, porque estes últimos tendem a acabar. Podemos ir mais além, e referir a sustentabilidade ecológica, pois os veículos "verdes" não contribuem para o aquecimento global. A manterem-se apenas os veículos a combustão, e tendo em conta que cada vez mais os países têm maior quantidade de viaturas a circular, pelo aumento da população, do nível de vida e capacidade financeira, das exigências sociais, do desenvolvimento e proliferação industrial, etc., o planeta deixava de ser sustentável para nós, e para si mesmo. A prova desta incapacidade para a sustentabilidade ecológica, está nos diversos casos de poluição extrema na China, Índia, e em grandes cidades por todo o mundo. Locais onde o trânsito acaba por ser cortado, total ou parcialmente, para deixar essas zonas do planeta recuperarem para mínimos, lá está, sustentáveis!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Por vezes achamos caro um determinado trabalho, mas nem sempre sabemos o trabalho que deu...
Fazer orçamentos para trabalhos fora de rotina, é uma roleta russa, onde quase sempre se erra. Nunca há dois trabalhos iguais.

Numa viagem de 100Km, podendo fazer os primeiros 99km em 99 minutos, poderíamos prever demorar mais 1 minuto para chegar ao destino, mas por vezes encontramos um obstáculo, e temos de contornar, acabando por demorar por vezes até mais do que o que demoramos nos primeiros 99Km.
Será sempre necessário muito bom senso por parte dos intervenientes, para se obter um equilíbrio, saindo todos a ganhar.
O que faz achar caro é, provavelmente, pelos ainda poucos meses que a tenho. Se já circulasse com ela há um ano, uma despesa deste valor, teria menor impacto psicológico, com certeza! No total, paguei mais de 150€ para a reparar e afinar. Esses valores costumava pagar pelas revisões anuais da minha CI (fora do concessionário), mas tendo em conta o seu uso diário. Se, como espero, a Lady não me der problemas substanciais no futuro próximo, e com o que pouparei nas revisões do CI, agora parado durante os dias de trabalho, então o que paguei agora rapidamente deixará de ser relevante, em termos de custos com a locomoção usando a scooter.

Quanto ao tempo utilizado para algo novo, como disseste e eu concordo, deve ter um custo aplicado com bom senso. Não pode o cliente pagar uma formação que já deveria existir. Mas o cliente também deve compreender que isso é no mundo ideal, e que na realidade a formação raramente é aplicada com a devida antecedência, acabando por haver custos suplementares, mas que espera serem aplicados apenas parcialmente na sua conta.
Jorge Rocha Escreveu: Assim podes voltar a deslocar-te de forma mais sustentável, melhorando a vida no nosso planeta e nós agradecemos também. :D
Isso é o que me move e alegra! :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

O JoãoVT está a misturar as coisas. Sim, quase tudo pode ser reparado, muito embora, nestes precisos exemplos, o circuito do aparelho normalmente é envolvido em resina, talvez para poder resistir a ambientes húmidos, e isso impede qualquer tentativa de reparação.

Para além disso, por vezes a compra de novo sai mais barato que o arranjo, que deve ser o caso, já que há desses conversores DC/DC por menos de 20 euros.
Eu já arranjei alguns, substituindo alguns componentes, mas isso só foi possível por verificar que não tinham essa resina. Mesmo assim, se eu tive de ir de propósito buscar algum dos componentes, acabou por me ficar mais caro. Mas consegui evitar algum lixo e diminuir os gastos de recursos naturais e fabrico de um novo conversor DC/DC, o que para mim já me satisfaz.

Os veículos eléctricos têm um menor custo de manutenção, e isso não é "falácia com teor de propaganda". Não sei onde foi que verificou "que os veículos eléctricos dispensavam troca de peças"? Penso que se troquem quando se avariam, ou que se reparem sempre que possível e que se justifique. É verdade que o desgaste num CI é superior a um VE, e isso eu mesmo já tive prova disso, depois de ver realizados mais de 60.000Km na minha scooter eléctrica, com todas as peças originais, onde apenas o que foi substituído foram lâmpadas incandescentes, onde ainda não tinha substituído para Led.
Numa scooter CI seria isso completamente impossível, já para não falar da poluição proveniente dos gases da combustão e de todos os óleos substituídos do motor (algumas marcas com mudanças inferiores a 5.0000Km) durante a mesma distancia percorrida.

Lembro-me de ter dado uma boleia a um senhor com perto de 70 anos, que estava a empurrar sua scooter pela estrada fora... vindo eu numa carrinha grande e preparada para levar motas, podendo levar-lhe também sua scooter ao destino que necessitara (as bombas de combustível mais próximas, a uns 2Km).
O senhor lá aceitou e eu carreguei sua scooter para cima da carrinha e a amarrei.
Logo ali verifiquei que já tinha sujado as cintas de óleo queimado que envolvera quase toda a scooter. Esse mesmo óleo, nesses pouco minutos, escorrera para o chão da minha carrinha também. O cheiro a gasolina evaporada era terrível, e durou por uns dias dentro da caixa da carrinha.
Verifico o conta kms e ainda não tinha 30.000Km. Bem... tudo para dizer que por fim suspirei de alegria ao verificar tantos aspectos bons de te um VE, que até já tinha esquecido da porcaria que era ter um CI. Em quanto são novos, é tudo muito lindo, mas depois de velhos, é um tal de poluir o ar e as estradas com óleos de motores babados, para outros caírem por piso escorregadio.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

A meu ver, e relativamente ao trabalho que imagino ter dado, penso que o preço aplicado foi um pouco puxado...
Tinha-te referido que a substituição das luzes incandescentes por Led's poderia resolver na totalidade o teu problema. Tivesses isso como referencia quando te deslocastes ao mecânico, e se levasses logo as lâmpadas Led (pois ele provavelmente não terá e stock), dificilmente pagarias mais de 20€ de mão de obra para fazer a troca das lâmpadas, e as lâmpadas Led no ebay poderiam ter custado mais uns 35€.

Fico triste por verificar que existem pessoas à frente de um negocio, a inventar problemas, para justificar levar mais dinheiro ao seu cliente... Depois não sei como essas pessoas podem ser recomendadas futuramente... Acabam por perder dinheiro, pensando que estão a ganhar.
Tudo por um mundo mais limpo!


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por joaovt »

Perdoe-me sr jorge eu deduzi isso pelas suas palavras mais atrás neste tema, transcrevo:

O conversor DC/DC pode estar, conforme te disse ao telefone, um pouco cansado, e a necessitar de um menor esforço ou de repousar. Poderia-se resolver essa questão colocando umas lâmpadas de Led, resolvendo assim o problema (por um muito menor consumo energético dos LES's) e melhorando a segurança por uma maior visibilidade nocturna.

se é verdade o que diz, tem de ser trocado quando está cansado ou desgastado.

diz que fica triste com pessoas que inventam problemas, nao o percebo, se fica triste com outros devia ficar triste consigo, olhe o que escreveu

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

joaovt Escreveu:...diz que fica triste com pessoas que inventam problemas, nao o percebo, se fica triste com outros devia ficar triste consigo, olhe o que escreveu
Não necessita de me entender, embora devesse...
Como posso ficar triste comigo, se eu crio as soluções! Não necessito de olhar para o que escrevo, mas sim para o que faço, e sempre verifico que posso melhorar a cada dia. O que hoje é perfeito, amanhã será insuficiente!

Não me ocupo a chatear quem trabalha ou quem está aqui neste forum para passar gratuitamente seus conhecimentos a quem deles necessita.

Se a sua capacidade de interpretação não é suficiente para poder distinguir o bem do mal, deixe estar seus pensamentos em sua mente. Dessa forma não arrastará influencias negativas a esta mobilidade.

Devemos falar apenas do que entendemos, das nossas experiências, das nossas soluções.

Se não tem viatura eléctrica, se não percebe de seu funcionamento, e com apenas duas ou três mensagens escritas, o que é que está aqui a fazer neste forum, levantando duvidas a quem apenas está para ajudar?

Comece por adquirir um veiculo eléctrico para depois poder transmitir seu entusiasmo, suas aventuras, coisas positivas. Seja feliz!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

joaovt e Jorge Rocha, vamos lá estender as mãos e dar um cumprimento! :)

Estamos neste fórum para lutar contra a mobilidade poluente, não para poluir as relações entre os membros. As opiniões são bem-vindas, desde que sejam colocadas com sentido de respeito por todos e com uso cuidado das palavras.

joaovt, também não vi nas palavras do Jorge Rocha um incentivo à mudança do conversor DC-DC, bem pelo contrário. Ele aconselhou a trocar para lâmpadas LED, para minimizar o esforço do conversor, e assim evitar, para já, ter de o trocar.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha, também apresentei a tua sugestão acerca das lâmpadas LED na oficina que tratou da reparação. Mas aconselharam-me a não enveredar por essa solução, pois teriam de efectuar alterações ao controlo da energia (reprogramação de software?...), e não tinham conhecimentos para isso. Inclusive, pelo que me informaram, terá sido um contacto na Gingabike a transmitir essa opinião, pelo que optaram por manter lâmpadas de 35w. E eu bem que insisti que preferia a solução de LEDs, pela maior iluminação e menor consumo... Mas não podia insistir em algo para o qual não tinha conhecimentos técnicos, para saber se era viável ou não. Cheguei até a sugerir que ligassem ao Jorge, para lhes dar umas dicas no processo, que deveria ser algo simples. Não sei se ligaram ou não, mas pelo resultado, parece que não... :(
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Essa mota não tem qualquer reprogramação a fazer, sendo tudo muito simples de se fazer, substituir, trocar, sem ter que se preocupar com SW ou FW.
É dessas atitudes, as de tentar fazer passar a imagem de "um bicho de sete cabeças", para um problema que facilmente se resolve, com conhecimentos básicos.

Ligou para mim sim, a pedir para eu lhe dizer onde estava o conversor DC/DC, e depois de minhas indicações desligou a chamada e não mais perguntou nada.
Se eu escrevo o que escrevo, é porque luto para que esta mobilidade vingue, e é a transmitir conhecimentos que andamos para a frente.

Gostei muito de uma frase que a Galp energia utilizou: Se estás com pressa, vai sozinho, se queres chegar longe, vamos juntos.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Essa mota não tem qualquer reprogramação a fazer, sendo tudo muito simples de se fazer, substituir, trocar, sem ter que se preocupar com SW ou FW.
É dessas atitudes, as de tentar fazer passar a imagem de "um bicho de sete cabeças", para um problema que facilmente se resolve, com conhecimentos básicos.
Chego à conclusão de que confiei demais no bom senso das pessoas, quando deveria ter sido eu próprio a informar-me do que era possível fazer...
Jorge Rocha Escreveu:Se eu escrevo o que escrevo, é porque luto para que esta mobilidade vingue, e é a transmitir conhecimentos que andamos para a frente.
Gostei muito de uma frase que a Galp energia utilizou: Se estás com pressa, vai sozinho, se queres chegar longe, vamos juntos.
Já defendi por várias vezes, neste fórum e fora dele, que somos mais fortes unidos. E que lamento que, por várias vezes, interesses pessoais/profissionais, regionalismos, e até gostos por marcas particulares, criem rupturas nessa necessária união e sentido de entreajuda.

Por saber que o Jorge está sempre presente e disposto para ajudar, é que pedi ao responsável pela oficina para o contactar. Lamento que esse contacto não tenha sido feito pela forma mais correcta. Pelo menos, esta história serviu-me como lição...

Jorge, pode colocar aqui link para lâmpadas LED compatíveis? Tenho receio de encomendar algo que depois não dê para aplicar. Obrigado.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1240
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Aconselho-te a leres o seguinte tópico no CPM:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/f ... 818.0.html
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Podes colocar directamente BA20d dentro deste tipo, com poucos lumens http://pt.aliexpress.com/item/Motorcycl ... 3.html?s=p

Ou retirando o suporte BA20d, ficando com o H4 podes colocar deste tipo: http://pt.aliexpress.com/item/2015-Newe ... 56792b9eb1

http://pt.aliexpress.com/item/2X-Plug-P ... 56792b9eb1

http://pt.aliexpress.com/item/2x-Plug-P ... 22434.html
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Agradeço a ambos. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”