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Re: RE: Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 2:06 pm
por RNM
sugarstorm Escreveu:
RNM Escreveu:Certíssimo, mas a regen compensa muito essa diferença, em condução citadina.
Para velocidade const, as formulas são:
Paero = 0.5*A*Cd*rho*v^3
Proll = m*g*Crr*v
Em aceleração, considerar tb a variação da energia cinética (0.5*m*(vf^2-vi^2))
:D Isso das fórmulas é tudo muito bonito. Mas é teoria. Na prática a regeneração talvez recupere uns 5% de autonomia.
RNM Escreveu:A velocidade constante, a Vectrix é suposto fazer 105 km a 40 km/h (segundo o manual).
Mais uma vez, teoria. Na prática, a maior viagem feita com uma Nimh original que eu conheço em Portugal ainda é da minha moto que um dia, no início, o volt levou aos 91kms em condições, curiosamente, muito especiais.
Em relação à travagem regenerativa, com o meu estilo de condução, tive um ganho de ~20% de autonomia.

Exemplos com base em testes reais:


- Tesla Model S

"Energy consumption was 1.1 kWh (to accelarate to) 114 MPH and after the car slowed down using the regenerative braking .6 kWh was put back into the battery." 55% de eficiência

http://www.dragtimes.com/blog/tesla-mod ... e-and-cost


- Subaru com 2 Siemens

"Our data is showing that regen is worth a 10-15% improvement in range in Miami city traffic and a 15%-20% gain at the track."

http://www.proev.com/LLPgs/LLei0005.htm


- Bicicleta eléctrica

"ridden all around Vancouver many times with the cross-canada regen ebike, it seems I'm almost always pegged somwhere bewteen 8 to 11% regen by the time I complete a return trip"

http://endless-sphere.com/forums/viewto ... f=2&t=7891

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 2:35 pm
por Mumia
cuttysark76 Escreveu: Já por duas vezes senti um bater seco na caixa/transmissão da mota, circulando muito devagar, acompanhado do aparecimento de uma chave de fendas no painel de instrumentos, no entanto a luz apaga-se ao fim de uns segundos.
Quase certeza é o CanBus... sem stress, só quem nunca andou com uma Vx não sabe o que isso é :lol: :lol:
cuttysark76 Escreveu:Estou algo desapontado com a autonomia. Carreguei a moto no Sábado passado, tal como registado no post acima. Desde aí, só circulei em cidade, em pára-arranca e a travar quase exclusivamente com a regenerativa, no entanto, em pouco mais de 30kms já consumi 60/70% das barras... Tirando uma ou duas excepções, tenho feito arranques muito suaves. Não sei se o peso tremendo desta mota a prejudica no pára-arranca vs circular continuamente em estrada, poderá ser isso. Tenho de fazer um teste de estrada para verificar a autonomia nessas condições. Não me recordo, por exemplo, de ter excedido os 50/60kms/h... Aparentemente, as minhas viagens Lisboa-Cascais vão ser feitas muito à pele... Sabia que o pack de Nimh seria uma solução de compromisso, mas começo a ter receio que não seja suficiente.
Bom com estas temperaturas é mais que normal uma baixa na autonomia da Vx e claro mais "molengas", como também é normal no para arranca gastar muito mais e as autonomias serem bem inferiores (já falei muito disso no meu DB) faz uma viagem seguida (ja que fazes marginal) a uma velocidade constante tipo 60km/h +- e vais ver que tens mais autonomia, nós quando íamos para os Encontros Nacionais fazíamos viagens entre os 50-60 Km/h e tinha muito maior autonomia do que nas minhas viagens normais em cidade. É normal, assim como qualquer carro/mota gasta muito mais no para arranca da cidade que viagens "livres" a velocidades normais é claro!
cuttysark76 Escreveu:Como sempre li que a autonomia em cidade é superior à em AE fico algo alarmado. Já tinha decidido, por uma questão de custos/segurança não ir por Cascais pela A5, mas agora parece-me obrigatório!
Conheço bem a A5 e se não tou em erro andei 1 ou 2 vezes com o Cavalo Branco lá.... e foi no sentido Cascais-Lisboa!! Minha rica Marginal!! :lol:
cuttysark76 Escreveu:Ignorem o cell hot. É um problema do sensor
Isso em principio deve ser algum sensor marado e dá essa indicação ;)
sugarstorm Escreveu:As vibrações devem ser causadas por pneus já antigos, que estiveram muito tempo parados, ficando danificados. Eu tive um assim na roda da frente.
Concordo e assino por baixo, tive igual, desde que troquei de pneus não me queixo...
sugarstorm Escreveu:Mas está tudo bem. É só continuar a ir comprar motos a Espanha, sem as testar, a preços da uva mijona. Depois logo se vê. Se correr bem, ok. Se correr mal, azar. E acredita, não foste o primeiro, e não serás o último a cometer esse erro.
Mesmo que eu escreva aqui em letras garrafais que é um erro de tempos em tempos.
Eu como já o disse discordo contigo, depende de algumas coisas para ser uma boa compra, ou para ser uma compra compensadora, bem como de outras para ser uma má compra....

Porei uma Vx a baixo preço, para mim NUNCA é uma má compra (dependendo de certo factores). Mas isso aqui penso já não estar em questão.... a compra feita agora há que tratar das coisas e desfrutar da dita ;)

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 3:47 pm
por sugarstorm
Mumia Escreveu: Eu como já o disse discordo contigo, depende de algumas coisas para ser uma boa compra, ou para ser uma compra compensadora, bem como de outras para ser uma má compra....
Porei uma Vx a baixo preço, para mim NUNCA é uma má compra (dependendo de certo factores). Mas isso aqui penso já não estar em questão.... a compra feita agora há que tratar das coisas e desfrutar da dita ;)
Ainda bem que discordamos. Viva a liberdade que temos para isso :D
Uma Vectrix é uma máquina fantástica. Todos temos consciência disso.
É tão fantástica que NUNCA ninguém no seu perfeito juízo a vende a 1900€. Tu venderias a tua por esse preço, sabendo que ela está em perfeitas condições? Não!
E sabes porquê? Porque ela vale muito mais que isso!!! Há malta que tem Vectrix para venda em Portugal à vários anos e não lhes baixa o preço porque sabe que tem motos com qualidade. O Prates é um bom exemplo. Prefere não vender.
Vendeu uma a um amigo meu (o Pino) por muito mais que 1900€ à uns 3 anos. Mas nunca deu problemas. Manutenção até hoje, foi só a mola da mala.
As que chegam baratas de Espanha, é o que se vê. Sabes porquê? Simples. São motos que têm problemas. E há vários casos a suportar a minha teoria. Não falo por falar.
No fim de mais esta novela, veremos quanto é que o cuttysark76 vai gastar. E depois veremos se vale mesmo a pena ir a Espanha buscar motos sem se conhecer a sua história.
Disse!!!

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 4:00 pm
por Mumia
Bom poderia divagar muito sobre isso tudo, mas prefiro não o fazer...

Simplesmente dou valor aos dois mercados.

Quer ao que vende em Espanha barato, quer a quem as arranja cá e já muito percebe delas: seja a fazer manutenção delas, a arranjar peças delas que se estraguem, ou seja... a ajudar a que elas circulem por Portugal (a quem tiro o meu chapéu e dou muito valor a todos eles).

Como tu dizes.... "Disse!!!" ;)

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 4:06 pm
por zeuz
cuttysark76 Escreveu:Acho que é perceptível que ando devagar, tanto que a autonomia estimada ainda é de 39Kms, tendo sido percorridos 31,5...
Não faças caso dessa estimativa!

Se o firmware que está instalado permitir mostrar a voltagem total, conduz com isso activo e regula-te por aí. ;)
cuttysark76 Escreveu: Como sempre li que a autonomia em cidade é superior à em AE fico algo alarmado. Já tinha decidido, por uma questão de custos/segurança não ir por Cascais pela A5, mas agora parece-me obrigatório!
Sim, a autonomia é superior em cidade porque a velocidade média é mais baixa... mas Lisboa é conhecida pela cidade das 7 colinas por algum motivo! :D

Pessoalmente, faria a viagem sempre pela marginal... se tiveres problemas com a autonomia ou mesmo a mota, é mais fácil encostares para carregar ou pedir ajuda.
Além disso, acima dos 80km/h a capacidade de resposta da Vectrix é bastante menor, pelo que vais circular essencialmente abaixo dessa velocidade, com o consequente risco de ser abalroado.

Eu tenho feito médias desde os 6kWh/100km até 8kWh/100km, circulando essencialmente abaixo dos 80km/h e com arranques suaves.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 4:24 pm
por cuttysark76
zeuz Escreveu: Se o firmware que está instalado permitir mostrar a voltagem total, conduz com isso activo e regula-te por aí. ;)
Eu só consigo ver a voltagem total desligando o corta corrente e apertando a manete esquerda. Qual é a voltagem "estás quase a empurrar a mota" mesmo?

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 6:18 pm
por sugarstorm
cuttysark76 Escreveu:Qual é a voltagem "estás quase a empurrar a mota" mesmo?
Dos 125v para baixo é jogar à roleta russa.
E não acredites muito nem nos kms que faltam, nem nas barras. Podes ter 4 ou 5 barras e ficar apeado. A voltagem é que conta!

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 6:24 pm
por cuttysark76
Obrigado :)
Tenho 132v actualmente, vamos ver o que é que isso significa em Kms

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 6:25 pm
por sugarstorm
Talvez 20 kms. Já nem me lembro bem :D
Alguém com Nimh que ajude.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 6:51 pm
por cuttysark76
Se a tua estimativa estiver correcta, vou fazer cerca de 50kms. Tenho programado para amanhã cerca de 20kms, com hipótese de carga de 3 em 3kms!

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 9:23 pm
por ricardocruzs2
sugarstorm Escreveu:
cuttysark76 Escreveu:Não quero entrar numa discussão sobre os softwares, sem ter toda a informação do meu lado, no entanto, os argumentos do Nuno, tendo em conta as minhas pretensões, vão no sentido utilizar a última versão de fábrica, também com o objectivo de ser mais fácil despistar quaisquer eventuais problemas. Depois farei as actualizações...
Não querendo argumentar pelo Nuno, sob o risco de estar a fugir à verdade, é a forma como e quando carrego, bem como, a forma como ando na mota que define o desgaste da saúde do pack. O pack só aquece ao carregar se estiver danificado. O pack só aquece se puxar muitos C's pela mota. Devo usar o máximo de energia possível entre cargas, independentemente de fazer viagens de 5 ou 30kms.
O software de fábrica É O QUE DANIFICA as células! E é errado que o pack só aqueça se estiver danificado. Se calhar é importante ouvires quem te dá conselhos e não tem qualquer tipo de interesse comercial. Eu só quero que os tugas comprem VE's que não lhes dêm problemas:

http://visforvoltage.org/forum/7494-vec ... -add-yours

Podes ver aqui uma subida de 7º no carregamento. Começando a 24º, chega aos 31º. Imagina nos dias de pico de verão, quando elas estão bem acima de 30º! Este é o software de fábrica. CP a 10A e EQ a 3A. Mata o pack!!!

Se tiveres tempo:

http://visforvoltage.org/forum/10169-mo ... -programme

O The LAird modificou o software para CP a 6A e EQ a 1A. Muito melhor. A temperatura chega a descer no carregamento. Uma grande diferença na longevidade das baterias!
Concordo que este software não é o melhor para a longevidade das baterias mas eu agora pergunto-te, já que estás sempre a insistir num software visforvoltage ou jamal,

- Quantas Vectrix tem esse software e quantos kms já percorreram?
- Quantas kms já percorreram e nunca tiveram que voltar à oficina por causa desse mesmo software?
- Quantas já tiveram problemas com esse mesmo software e com isso viram novamente as suas motos serem forçadas a parar e voltar à oficina e € total gasto??

Gostaria sinceramente de ver estas perguntas respondidas, com sinceridade e imparcialidade.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: terça nov 17, 2015 10:57 pm
por MRider
Não podem generalizar que tudo o que vem de "fora " não presta . Existem bons negócios la fora.

Quanto a regeneração depende de local para local aqui na Madeira faz MUITA diferença ter ou não ter regeneração . Ainda no domingo fiz 70 km sem grandes cuidados e cheguei com 10 Ah no pack.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 12:04 am
por zeuz
cuttysark76 Escreveu:
zeuz Escreveu: Se o firmware que está instalado permitir mostrar a voltagem total, conduz com isso activo e regula-te por aí. ;)
Eu só consigo ver a voltagem total desligando o corta corrente e apertando a manete esquerda.
Menos mal!
Enquanto não souberes bem quantos quilómetros consegues fazer com uma carga completa, tendo em conta as diversas variáveis - temperatura ambiente, elevação do terreno, tipo de condução, etc. - vai-lhe dando um olho sempre que possas. ;)

Em relação a firmware, para NiMh, que te permita ver a voltagem total, em movimento, conheço:
* The Laird Team
* FFM
* Box do prensel@VisforVoltage

Devias considerar uma destas soluções, pois permitem-te cuidar melhor do pack.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 8:17 am
por cuttysark76
Algum destes softwares dá a informação da energia recuperada com a regenerativa? Eu sei que vale o que vale, 5/10% de 60kms são 3 ou 6kms

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 9:17 am
por sugarstorm
ricardocruzs2 Escreveu:
Concordo que este software não é o melhor para a longevidade das baterias mas eu agora pergunto-te, já que estás sempre a insistir num software visforvoltage ou jamal,

- Quantas Vectrix tem esse software e quantos kms já percorreram?
- Quantas kms já percorreram e nunca tiveram que voltar à oficina por causa desse mesmo software?
- Quantas já tiveram problemas com esse mesmo software e com isso viram novamente as suas motos serem forçadas a parar e voltar à oficina e € total gasto??

Gostaria sinceramente de ver estas perguntas respondidas, com sinceridade e imparcialidade.
Eu não me considero um intruja, logo acho que serei sincero nas minhas palavras. Como sempre.
E acho que posso ser considerado imparcial, pois não tenho interesses comerciais. EU NÃO VENDO VECTRIX! Podemos considerar que sou imparcial?
Tenho uma Vectrix. E gosto muito dela. Tal como tu.
E não suporto ver gente a comprar motos com problemas para depois virem dizer que os VE's não compensam. Detesto mesmo. Querem investir 2.000€ numa Vectrix e ter uma moto para a vida. Isso não acontece!!!
Por 2.000€, nem uma chinesa. Quanto mais uma Vectrix em condições.
Já passei dias a ler a biblia da Vectrix que é o Visforvoltage. Posso assegurar que li tudo. E é algo para demorar semanas.
Junto com 3 anos e meio e 35.000 kms, é esse o meu conhecimento das Vectrix. E mais algo que fui aprendendo com o jmal ao longo dos anos.
Mas estou muito, mas muito longe de saber o que sabem sobre ela alguns personagens como o Mik, Antiscab, Kocho, Laird, R, jmal/Rufus. Esses sim percebem da faina. Eu sou um principiante.

Vamos às tuas perguntas:

Todos os donos com verdadeiro amor pelas suas motos devem ter este software. Afinal de contas, o do Laird é freeware! O problema é ter acesso ao cabo para carregar o mesmo na moto. Ele custa 200€!!!
Pelo que sei, existem muitas dezenas de motos (arriscaria até mais de uma centena) com softwares alternativos. Já percorreram muitos, mas muitos kilómetros.
Porque razão haveriam de voltar à oficina por causa de um software que ajuda a prevenir problemas???
Será tão difícil assim acreditar que o software original da marca dá cabo do pack? Todos os especialistas acima mencionados referem isso!
Quem sou eu para duvidar? Além disso, eu tive uma moto que sofreu essa degradação. Eu vivi esse problema. Eu vi a diferença entre carregar a 10A e equalizar a 3A (do original), e eu poder escolher a amperagem que é melhor para cada ocasião (o do jmal). E acredita que a diferença na subida das temperaturas é brutal. Numa sobe (e bem!!!), noutra chega a descer!
As que têm problemas com as células Nimh são as que têm o software original. Existem poucos casos de motos Nimh com software original, com muitos kms, que não tenham tido problemas. Mas é curioso que existem. A do Klintzer é uma delas, por exemplo. Razões? É um mistério.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 10:40 am
por sugarstorm
http://visforvoltage.org/forum/14133-an ... ment-76317

Parece que me ouviram. É só clickar no link e ler o último post:
You should consider an "aftermarket" software for your specific bike, which preserves the battery better than the original from Vectrix (the OEM software overcharges and allows to over-discharge the battery, which greatly reduces its life span and often is the direct cause of individual cell failure).

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 11:11 am
por cuttysark76
sugarstorm Escreveu: Existem poucos casos de motos Nimh com software original, com muitos kms, que não tenham tido problemas. Mas é curioso que existem. A do Klintzer é uma delas, por exemplo. Razões? É um mistério.
Eu não acho que seja um mistério assim tão grande. Simplesmente, os comportamentos dos utilizadores, conscientes ou não, levam a uma degradação do pack.

Facto.
O Pack original não está de forma nenhuma dimensionado para as performances da mota. Potência de pico são mais de 20Kw, o pack tem 3,7KW. Potencia contínua 7KW, o pack tem 3,7KW. Em circulação normal a mota puxa 2C´s das baterias.

A ansiedade/necessidade leva-nos a carregar a mota mais vezes do que o necessário, não respeitando as descargas profundas, levando ao desbalanceamento do pack, logo, criando riscos de sobreaquecimento durante a carga;
Fortes acelerações ou relevo acidentado poderão levar-nos a fazer descargas demasiado fortes e por demasiado tempo, levando ao desbalanceamento do pack, logo, criando riscos de sobreaquecimento durante a carga;
Outros tantos comportamentos que todos nós já tivemos com as nossas motas e que podem levar ao desbalanceamento do pack...

A tecnologia de NIMH é muito madura e robusta, mas tem muitas limitações. Há dezenas de estudos feitos e o melhor casestudy é o Prius. Como o motor eléctrico é pequeno e só funciona em a baixas velocidades, o software do carro consegue gerir o pack dentro das especificações das baterias, de carga e descarga, permitindo que estas tenham uma saúde e longevidade ímpares.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 11:19 am
por cuttysark76
sugarstorm Escreveu:http://visforvoltage.org/forum/14133-an ... ment-76317
Parece que me ouviram. É só clickar no link e ler o último post:
You should consider an "aftermarket" software for your specific bike, which preserves the battery better than the original from Vectrix (the OEM software overcharges and allows to over-discharge the battery, which greatly reduces its life span and often is the direct cause of individual cell failure).
Curioso ele falar em Overcharge e Over-discharge! Nos outros softwares de NIMH mais recentes qual é que é a carga máxima? Actualmente a minha acaba aos 153v.

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 11:52 am
por cuttysark76
Já agora, qual é o limite de over-discharge do software original e qual o limite dos softwares do Laird?

Re: DB Vectrix Cinzenta

Enviado: quarta nov 18, 2015 1:07 pm
por zeuz
cuttysark76 Escreveu:Algum destes softwares dá a informação da energia recuperada com a regenerativa? Eu sei que vale o que vale, 5/10% de 60kms são 3 ou 6kms
A box do prensel mostra isso.

As outras soluções desconheço...
cuttysark76 Escreveu:Já agora, qual é o limite de over-discharge do software original e qual o limite dos softwares do Laird?
No VisforVoltage, procura pelo tópico do Team Laird.
Nesse tópico falasse desses valores. ;)