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Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sexta dez 09, 2016 11:27 pm
por t3lmo
Viagens com crianças não se pode facilitar muito! ... e eu que o diga com 3 pequenos lá atrás (e muita bagagem).
Muitas das opções estão delimitadas logo à partida. Mas a vida é isso mesmo: gerir o dia-a-dia

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sexta dez 09, 2016 11:48 pm
por alexjp4
Strat Escreveu:alexjp4 Escreveu:é chato a amolgadela e apesar de apanhar a dobra do para lamas não deve ser nada demais,

pior deve ser a viagem com o Ion tirando o posto rápido de Aveiras até a Covilhã não apanhas mais nenhum rápido e os normais são duvidosos e mesmo assim não consegues ir de Santarem até Castelo Branco se fores a 40km/h pode ser que consigas fazer os 157Km de distância mesmo com a autonomia teorica de 200Kms o teu filho é capaz de não achar muita graça, mesmo carregando em Aveiras é capaz de não chegar a Civilhã sem teres que lhe dar mais um pouco de carga a viagem deve demorar mais do que nos anos 60 do século passado.
És uma grande defensora dos VE mas isto é como quando se está a fazer dieta é uma vez sem exemplo e não vale a pena privares-te e ao teu filho de estarem com a família no Natal por causa da queima de uns litros de combustivel fóssil não é por aí que o planeta fica mais poluído para compensares podes levar uma arvore e plantas lá para compensar

.
Se fores de VE e se o posto de Aveiras estiver avariado e se necessitares de carregar diz que fico a 3kms das portagens, aproveito para ver o funcionamento do Canion.
Eh pá aquilo até de comboio é uma desgraceira pra lá chegar. A vez demorei 8h
A verdade é que era fixe fazer a viagem assim à descoberta, com o Ionzinho. (Escola malmonástica...)
A passagem em Aveiras pode muito bem incluir uma paragem para amostragem do Canion. Se a viagem se der, é só combinar.
Já viste que o pessoal não quer que deixes de passar o Natal na Covilhã mas para mim acho que o melhor mesmo em mobilidade electrica é
http://www.cp.pt/StaticFiles/Passageiro ... ovilha.pdf 
em 3,41h vais de Lisboa a Covilhã e isto é a opinião de alguem que esteve para ir buscar um VE a Espanha e vir a andar, ou que foi de Lisboa para o Gerês de motorizada de 50Cm3 ou do Cabo da Roca até Peniche a pé sempre junto a costa, mas não tinha pressa e quando chegasse chegava, o ires de Ion é possível desde que, como já disseram pedires aos bombeiros de Abrantes se te deixam carregar o carro (como mulher desenrascada que pareces ser não tem qualquer problema) mas vê, bem nas melhores das hipóteses Lisboa a Aveiras 1h de trajecto 0,20h a carregar de Aveiras a Abrantes 1,20h + 8h a carregar, de Abrantes a Castelo Branco 1,20h + 7h a carregar de C.B a Covilhã 1h total 20h

olha que o Pai Natal passa as 24H do dia 24/12

isto não é para desanimar mas....
Os postos de Pombal estão com o estado desconhecido, o que é um grande risco.
Acho que uma coisa é ir sem horas e "destino" outra coisa é ir a pensar em chegar e ainda mais não indo sozinho é que o "piqueno" ainda fica traumatizado com os VE.
Ainda hoje tive que ir novamente a Santarem e no único posto em que consigo carregar tinha lá 2 CI a ocuparem os lugares, como a rua é larga coloquei o carro em 2ª fila, liguei os 4 piscas e pu-lo a carregar e como não tinha pressa estive a espera que um deles saísse para poder estacionar o meu.
Nas férias com tempo fazes essa viagem a descoberta.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 12:05 am
por alexjp4
Só agora é que vi os teus post´s com os mapas, agora falando mais a sério no mapa que apresentas fazes até Aveiras fora da auto estrada a questão é, onde é que o carregas (parece que há uma maneira mas não sei se é verdade porque nunca experimentei), se entrares na auto estrada para ires ao posto ficas na direcção a Lisboa e depois só tens saída no Carregado o que vais fazer uma série de Kms para trás e depois tens que os fazeres novamente pela nacional e ainda são uns Kms, se entrares na auto estrada no Carregado já podes carregar e saíres em Aveiras de Cima cuidado que tem uma subida muito longa até as bombas, o resto do caminho não conheço.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 12:10 am
por MRider
Em França podemos levar o nosso carro de comboio

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 1:25 am
por Fil
8 horas a carregar? Só se for a 10A ou menos.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 5:29 am
por Strat
jmlflorencio Escreveu:Pois, se implica uma dormida, creio que já justifica o aluguer dum com autonomia superior...ou de um CI. É só uma viagem, as restantes ao longo do ano feitas no ion compensam bem os danos ao meio ambiente

Mesmo incluindo 1 ou 2 dormidas plo caminho continua a compensar o uso do Íon. Curiosamente fica mais barato do que atestar um CI.
O único contra é mesmo a quantidade de horas na estrada. Um miúdo pequeno sentado numa cadeirinha não compreende o alcance da "aventura".
Agora pro pessoal se rir. Nem sei se consigo ir por causa do trabalho, mas não custa nada ter a estratégia toda montada pró caso de dar.

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 5:42 am
por Strat
Fil Escreveu:8 horas a carregar? Só se for a 10A ou menos.
O Ionzinho carrega-se em 6 horinhas na tomada lá de casa.
Nos Mobi-e têm sido 3,5 kw por hora. Perto do meio da capacidade abranda o ritmo para metade mais ou menos mas dos 80% para cima volta a aumentar. Ele tem 14kw.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 5:45 am
por Strat
MRider Escreveu:Em França podemos levar o nosso carro de comboio

Pois, por cá, a CP já deixa levar bicicletas.

Ainda não percebeu a mina que são os carris...
É só oportunidades de negócio deixadas órfãs.

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 6:12 am
por Strat
alexjp4 Escreveu:Só agora é que vi os teus post´s com os mapas, agora falando mais a sério no mapa que apresentas fazes até Aveiras fora da auto estrada a questão é, onde é que o carregas (parece que há uma maneira mas não sei se é verdade porque nunca experimentei), se entrares na auto estrada para ires ao posto ficas na direcção a Lisboa e depois só tens saída no Carregado o que vais fazer uma série de Kms para trás e depois tens que os fazeres novamente pela nacional e ainda são uns Kms, se entrares na auto estrada no Carregado já podes carregar e saíres em Aveiras de Cima cuidado que tem uma subida muito longa até as bombas, o resto do caminho não conheço.
Prontes! Já tá aí uma maneira.
Os mapas são rudimentares. É preciso rever esses pormaiores.
E essa subida maluca.... Na volta é uma descida boa. Fi-la quando fui buscar o carro a Leiria.
Este Ion sobe e desce as colinas e vales da Serra de Sintra, todos os dias. Incluindo a do IC16 que faz a 60km/h para não dar tanto cabo da cabeça a algum que venha atrás de mim
Por isso é que já só conto com 100km de autonomia real, no meu percurso diário. No fim do dia, se não der mais voltinhas e não precisar de o carregar no Mobi-e, chego sempre a casa com 4/5 barras. Ou seja, gasto 11/12 barras em 80/85 km a uma velocidade média de 70's km/h. Já consegui fazer 38km pra casa e depois 38km para o trabalho e depois novamente 38km pra casa (114, 115km) só com uma carga mas foi a velocidades bem baixas e a ver o pânico porque já só tinha as 2 barras. Também fiz o mesmo no percurso inverso, só para testar e ficou a carregar no Mobi-e durante o dia.
Mas com estas paragens plo meio ele teve tempo de fazer aquelas contas lá na cabeça dele e recalcular o seu Soc, eventualmente beneficiando a autonomia devido às velocidades baixas e regeneração nas (boas) descidas.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 6:32 am
por Strat
t3lmo Escreveu:Viagens com crianças não se pode facilitar muito! ... e eu que o diga com 3 pequenos lá atrás (e muita bagagem).
Muitas das opções estão delimitadas logo à partida. Mas a vida é isso mesmo: gerir o dia-a-dia

E a gente cá anda a desbravá-lo.
Parece que tamos na era dos descobrimentos outra vez, só que versão interna do país.
Quando ponderei o VE a sério (levei um mês a pensar) nunca tinha pegado num nem tinha experiência de ninguém próximo. Foi tudo à base do que li aqui e no DB do Malm.
No meu dia-a-dia não tenho hipótese para abébias. Sou eu sozinha e isolada da civilização pelo que só me assegurei que os trajectos básicos eram possíveis.
Faço uma viagem à Moita, por mês mais ou menos, para levar o miúdo aos avós paternos mas até para isso considerei que teria que arranjar alternativa.
Nem nunca pensei nas viagens à Covilhã porque sinceramente nunca lá vou...
Afinal a gente agarra-se ao VE como se isto fosse o mais corriqueiro e banal e de repente já o quer levar pra todo o lado. Só que "todo o lado" não está preparado para nós e o nosso VE. É preciso muita imaginação.
Mas faz-se
Se não for desta por causa do frio e do excesso de horas de estrada no corpinho do meu filho, há-de ser noutra com mais vagar.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 12:57 pm
por pemifer
Eu ainda não tenho experiencia de andar com os miúdos em VE mas tenho experiencia em ICE em viagens Lisboa - Porto e Lisboa - Monte Gordo.
Desculpem a minha falta de visão mas não percebo as observações que fazem em relação aos miúdos.
Os meus adoram as paragens em estações de serviço, normalmente têm baloiços, escorregas ou outros brinquedos, deduzo que adorem ainda mais andar de VE porque temos mesmo de estar parados dando-lhes a oportunidade de brincar, coisa que em andamento não podem fazer.
Devo estar a ver o filme mal, mas parece-me que eles vão gostar mais da viagem de VE com 2 paragens de 30 minutos obrigatórias do que, como fazemos agora, quase sempre, 3 horas fechados no carro em andamento.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 1:10 pm
por rnlcarlov
Lisboa-Coimbra faz-se em 4 horas e uns pózinhos com os clones, usando uma média de 65-70km/h na AE entre os PCRs de Aveiras e Pombal (sem paragens em Leiria). Carregando em Pombal até ao 90%, pelas minhas contas deve-se chegar a Tábua com 30-40%, dependendo do ritmo. Para carga até aos 100% serão então cerca de 3-4 horas.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 2:14 pm
por Fil
Strat Escreveu:Fil Escreveu:8 horas a carregar? Só se for a 10A ou menos.
O Ionzinho carrega-se em 6 horinhas na tomada lá de casa.
Nos Mobi-e têm sido 3,5 kw por hora. Perto do meio da capacidade abranda o ritmo para metade mais ou menos mas dos 80% para cima volta a aumentar. Ele tem 14kw.
Ah bom, assim já está de acordo com o que sempre li, e me foi contado pelos vários utilizadores.
O exemplo de viagem que referi faz-se na maior, pelo menos de leaf de 24kWh. Fiz parte dessa viagem em Novembro (está no meu db). Ir para Pombal é mais complicado, apesar de exequível, o percurso a percorrer sem carregar, é muito maior, e o perfil também não é melhor.
Depois de ter percorrido grande parte do país de VE, o melhor conselho que posso dar, é que usufruam do nosso espectacular país enquanto carregam o carro. O tempo vai passar num instante enquanto se fazem refeições, se visita ou brinca.
Divirtam-se!
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 4:26 pm
por rnlcarlov
Já agora, em relação ao carregamento lento, posso garantir que o carro carrega sempre a velocidade praticamente constante: 14A. Isto dá quase exactamente 20% por hora. Apenas quando chega na casa dos 95% e muitos é que começa a baixar um pouco a velocidade de carregamento.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: sábado dez 10, 2016 9:53 pm
por Strat
rnlcarlov Escreveu:Já agora, em relação ao carregamento lento, posso garantir que o carro carrega sempre a velocidade praticamente constante: 14A. Isto dá quase exactamente 20% por hora. Apenas quando chega na casa dos 95% e muitos é que começa a baixar um pouco a velocidade de carregamento.
Eu tenho a sensação contrária. Quando está a meio demora mais a preencher uma barra. As do princípio são mais rápidas e as do fim também. Até mesmo em andamento, perco mais rapidamente as primeiras 2/3 barras do que as 3/4 barras centrais. Quando já só tenho 5 também perde mais rapidamente as 2 seguintes do que as anteriores.
Os meus percursos também são regulares e os gastos já podem estar "viciados".
Bem, seja como for este fórum é um manjar!
E hoje, depois de uma semana chata, consegui um brilharete. O melhor Soc que já tive.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: domingo dez 11, 2016 2:17 pm
por Mumia
Strat Escreveu:Questão fundamental são os relevos. Tenho que arranjar uma versão disto com topográfico à mistura. No telm. não dá...
epa eu tinha aqui um link, que me levava a uma página onde colocava o link do percurso do google maps, e que me indicava toda a inclinação do percurso....
a ver se encontro isso e depois coloco aqui

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: domingo dez 11, 2016 2:32 pm
por rnlcarlov
Strat Escreveu:
Eu tenho a sensação contrária. Quando está a meio demora mais a preencher uma barra. As do princípio são mais rápidas e as do fim também. Até mesmo em andamento, perco mais rapidamente as primeiras 2/3 barras do que as 3/4 barras centrais. Quando já só tenho 5 também perde mais rapidamente as 2 seguintes do que as anteriores.
É certo que nem todas as barras correspondem à mesma percentagem de SOC. A primeira barra é a maior de todas, que cobre 8% (92-100). A maior parte das outras corresponde a 5%. As últimas barras também já são um valor ligeiramente diferente, agora não tenho a certeza qual.
Mas eu guio-me essencialmente pelo SOC, e o que observo é que 1 hora de carga corresponde a 20% SOC.
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: domingo dez 11, 2016 2:34 pm
por Mumia
Ora tudo se encontra ehehehe
então:
Fazer o percurso no google maps, depois copiar o link do percurso
ir a:
http://www.gpsvisualizer.com/profile_input
e colar cá em baixo no url o link do percurso, clicar em "drow the profile" e pimbas lá vem a altimetria de todo o percurso

muito jeito dá isto para as viagens grandes de Vectrix NimH

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: domingo dez 11, 2016 2:54 pm
por Strat
rnlcarlov Escreveu:Strat Escreveu:
Eu tenho a sensação contrária. Quando está a meio demora mais a preencher uma barra. As do princípio são mais rápidas e as do fim também. Até mesmo em andamento, perco mais rapidamente as primeiras 2/3 barras do que as 3/4 barras centrais. Quando já só tenho 5 também perde mais rapidamente as 2 seguintes do que as anteriores.
É certo que nem todas as barras correspondem à mesma percentagem de SOC. A primeira barra é a maior de todas, que cobre 8% (92-100). A maior parte das outras corresponde a 5%. As últimas barras também já são um valor ligeiramente diferente, agora não tenho a certeza qual.
Mas eu guio-me essencialmente pelo SOC, e o que observo é que 1 hora de carga corresponde a 20% SOC.
Vou prestar mais atenção ao Soc nos carregamentos lentos.

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
Enviado: domingo dez 11, 2016 2:56 pm
por Strat
Mumia Escreveu:Ora tudo se encontra ehehehe
então:
Fazer o percurso no google maps, depois copiar o link do percurso
ir a:
http://www.gpsvisualizer.com/profile_input
e colar cá em baixo no url o link do percurso, clicar em "drow the profile" e pimbas lá vem a altimetria de todo o percurso

muito jeito dá isto para as viagens grandes de Vectrix NimH

Obrigada!!!
É que assim podem escolher-se trajectos consoante os desníveis.
Muito bom!!