olá
de retorno mais uma vez ao tema do tópico e conforme prometido aqui fica um apontamento sobre alguns dados.
de momento não e possível continuar com mais experiências dado a que o corsa foi parar a oficina mais uma vez.
uma boa revisão ao motor e vamos ver se aguenta mais uns tempos.
uma nota em relação ao motor, quando ainda estava aberto tive a oportunidade de dar uma espreitadela aos pistons e a câmara, muito embora tenha andado um bocadito a abusar em face das baixas temperaturas ov60% a 25ºc não havia nenhum indicio de ma queima câmaras com algum carvão penso que e assim que se diz sem nenhumas gomas nem depósitos sobre os pistons embora houvesse algum óleo nas válvulas de admissão mas ao que parece por falha da junta passou óleo pelo respirador do motor que liga a admissão. foi realmente pena foi me ter esquecido de tirar fotos.
enquanto isso e porque na semana anterior tive pendura a caminho do trabalho lá lhe foi dando mais algum para a viagem e tiramos alguns dados para poder fazer alguns gráficos.
assim como a distância de casa para o trabalho não e muito grande não se consegue muita coisa mas da para tirar algumas conclusões.
durante o dia de quinta-feira 07/02/08 conseguimos obter estes dados:
este gráfico disponibiliza os dados obtidos só com o retorno de combustível ligado a saída do filtro sem nenhum tipo de aquecimento alem de estar a passar pelo segundo canal do permutador onde perde alguma temperatura.
uma falha minha foi em nenhum dos casos verificar a temperatura ambiente.
para me certificar voltei a repetir o teste no dia seguinte nas mesmas condições.
após estes testes já da para verificar que:
-dependendo das circunstâncias a reposição da carga da bateria sem nenhum consumo adicional após o arranque e de dia pode ir ate quatro minutos
o aumento médio de temperatura neste percurso e de no máximo de 1.2ºc
o gráfico seguinte mostra os resultados já com aquecimento de notar que por causa de limitar o consumo após o arranque só liga o aquecimento do filtro de gasóleo cerca de dois minutos depois o permutador.
e de notar que nestas condições o alternador e forçado a gerar maior intensidade durante mais tempo o que se não for bem controlado pode contribuir para a sua rápida falência.
com aquecimento ligado neste percurso consegue-se obter aumentos de temperatura de 2.5ºc em media e é a partir deste ponto que começa a notar-se uma rápida subida da temperatura embora não tenha tido muito tempo para testar, com o sistema montado assim e sem o filtro aquecido já se conseguiu temperaturas na ordem de 40ºc.
assim com estas condicionantes pode passar para o segundo deposito entre 6 a 10 km com alguma segurança em termos de gestão de energia.
ainda em termos de aquecimento o próximo gráfico e mais elucidativo dos ganhos, onde se nota um aumento de temperatura mais significativo a partir do sexto quilometro.
por ultimo uma comparação sobre o alternador
