bem, falamos de 2 coisas bem diferentes. se queres aproveitar o sótão, tens de isolar o telhado e as paredes, se for caso disso. a área é certamente maior.na verdade não necessito de usar o sótão portanto a solução pode inviabilizar a utilização do mesmo se fôr mais barata e fácil de instalar.
a lã de rocha não é cancerigena. é perfeitamente segura. a lã de vidro é que era, mas já não se vende disso.1- lã de rocha
- vantagens: preço e facilidade de aplicação
a minha dúvida aqui prende-se com os factores negativos que li sobre esta hipótese.
a) o facto de ser cancerígeo: tendo uma lage de betão e um alçapão que nunca (ou raramente) é aberto será que me devo preocupar com as ditas poeiras finas que podem ser prejudiciais?
vais ter o telhado aberto na mesma e entra o que tiver de entrar. mas não fazem ninho na lã de rochab) a questão da "bicharada" é de facto um problema?
se a ideia é deixar o sótão inutilizado, podes aplicar floormate no chão do mesmo. tem é de ficar muito certinho e isolado nas juntas. quando a ser pisado, pode, desde que sem abusos. normalmente leva cimento por cima para esse fim, mas neste caso não há problema, desde que seja para lá ir de vez em quando.d) posso usar roofmate mas colocado directamente na laje?
d1) se sim, isso inviabiliza a utilização (ou seja não pode ser pisado)?
d2) se não, devo isolar também as vigotas? ou seja, colocar não só roofmate debaixo das telhas como também a contornar a vigota?
e) posso usar floormate (directamente na laje) ? o preço é muito diferente?
talvez o melhor seja colocares umas fotos para vermos melhor.
a lã de rocha será mais barata e mais fácil de transportar / aplicar, talvez seja esse o caminho a seguir.