Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,

na verdade não necessito de usar o sótão portanto a solução pode inviabilizar a utilização do mesmo se fôr mais barata e fácil de instalar.
bem, falamos de 2 coisas bem diferentes. se queres aproveitar o sótão, tens de isolar o telhado e as paredes, se for caso disso. a área é certamente maior.

1- lã de rocha
- vantagens: preço e facilidade de aplicação

a minha dúvida aqui prende-se com os factores negativos que li sobre esta hipótese.

a) o facto de ser cancerígeo: tendo uma lage de betão e um alçapão que nunca (ou raramente) é aberto será que me devo preocupar com as ditas poeiras finas que podem ser prejudiciais?
a lã de rocha não é cancerigena. é perfeitamente segura. a lã de vidro é que era, mas já não se vende disso.
b) a questão da "bicharada" é de facto um problema?
vais ter o telhado aberto na mesma e entra o que tiver de entrar. mas não fazem ninho na lã de rocha

d) posso usar roofmate mas colocado directamente na laje?
d1) se sim, isso inviabiliza a utilização (ou seja não pode ser pisado)?

d2) se não, devo isolar também as vigotas? ou seja, colocar não só roofmate debaixo das telhas como também a contornar a vigota?

e) posso usar floormate (directamente na laje) ? o preço é muito diferente?
se a ideia é deixar o sótão inutilizado, podes aplicar floormate no chão do mesmo. tem é de ficar muito certinho e isolado nas juntas. quando a ser pisado, pode, desde que sem abusos. normalmente leva cimento por cima para esse fim, mas neste caso não há problema, desde que seja para lá ir de vez em quando.

talvez o melhor seja colocares umas fotos para vermos melhor.

a lã de rocha será mais barata e mais fácil de transportar / aplicar, talvez seja esse o caminho a seguir.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Mensagem por CIMENTO »

alguém sabe como calcular a inclinação de um telhado ?

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:alguém sabe como calcular a inclinação de um telhado ?
com um transferidor ou um esquadro regulável com escala da ângulos sei

o pitágoras sabia isso. se estiveres para aí virado, vê aqui

http://pt.wikipedia.org/wiki/tri%c3%a2n ... c3%a2ngulo

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

simplificando as coisas..
arctg=(oposto/adjacente)

ou seja:
o angulo (arctg) é igual á altura do telhado (oposto) a dividir pela metade da distancia horizontal do telhado, de uma ponta a outra (adjacente)...
um pouco confuso??!!....
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

ferra Escreveu:simplificando as coisas..
arctg=(oposto/adjacente)

ou seja:
o angulo (arctg) é igual á altura do telhado (oposto) a dividir pela metade da distancia horizontal do telhado, de uma ponta a outra (adjacente)...
um pouco confuso??!!....
será :

2,60m (altura) / 3,60 (metade do comprimento) = 28º ?!?!?!

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

estou a pensar efectuar a pré-instalação do ar condicionado no sotão, mas ainda tenho que estudar melhor a situação.

será que aquilo tem alguma ciência, ou é apenas efectuar o roço e introduzir lá para dentro os tubos do gás (acho que são 2) e o do esgoto ? e claro, não esquecer a ligação eléctrica.

alguém tem umas noções ?

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

cimento Escreveu:
arctg=(oposto/adjacente)

ou seja:
um pouco confuso??!!....
será :

ou será :

sena = cat oposto/hipotenusa » 2,60m/7,20m = 0,36 (36º)????

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:estou a pensar efectuar a pré-instalação do ar condicionado no sotão, mas ainda tenho que estudar melhor a situação.

será que aquilo tem alguma ciência, ou é apenas efectuar o roço e introduzir lá para dentro os tubos do gás (acho que são 2) e o do esgoto ? e claro, não esquecer a ligação eléctrica.

alguém tem umas noções ?
sim, são 2 tubos da unidade interna para a unidade externa + ligação eléctrica + esgoto. mais a ligação eléctrica para a unidade externa (ou unidades externas).
o problema é o esgoto só trabalhar por gravidade. mas os tubos são específicos. o melhor é perguntar num instalador. e depois, penso que convém isolar os tubos um do outro. um andará quente e o outro frio e não convém andarem juntos.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

a ideia que tenho sobre isso é tambem essa. acrescento que os tais tubos que deveriam ser isolados tambem têm de ter um desnivel. mas nada como um instalador para tirar as duvidas..
itisix Escreveu:
cimento Escreveu:estou a pensar efectuar a pré-instalação do ar condicionado no sotão, mas ainda tenho que estudar melhor a situação.

alguém tem umas noções ?
sim, são 2 tubos da unidade interna para a unidade externa + ligação eléctrica + esgoto. mais a ligação eléctrica para a unidade externa (ou unidades externas).
o problema é o esgoto só trabalhar por gravidade. mas os tubos são específicos. o melhor é perguntar num instalador. e depois, penso que convém isolar os tubos um do outro. um andará quente e o outro frio e não convém andarem juntos.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

cimento Escreveu:
arctg=(oposto/adjacente)

ou seja:
um pouco confuso??!!....
será :

xxiiiiihhhh, ganda confusão..
arctg (2.6/3.6)=35.8º

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

cimento Escreveu:
cimento Escreveu:
arctg=(oposto/adjacente)

ou seja:
um pouco confuso??!!....
será :

ou será :

sena = cat oposto/hipotenusa » 2,60m/7,20m = 0,36 (36º)????
arcsen(2.6/7.2)=21.1º
tambem dá para calcular assim. e me parece credivel.. so que neste caso a hipotenusa será a medida do telhado da ponta até à cumieira.

no 2.6 (cateto oposto) (a verde) estamos acentes e não há duvida.
a disparidade está no cateto adjacente. qual é a distancia na laje da ponta do telhado até ao ponto mais alto do telhado?

Imagem

http://img24.imageshack.us/img24/882/telhado.png

imagine que o amarelo é o telhado. a preto ou a vermelho é a medida que é preciso

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas

telhados

lolllllll
telh.JPG
telh.JPG (4.87 KiB) Visto 5646 vezes
as inclinações dos telhados medem-se em % e não em graus (isto em termos gerais por facilidade).

- se temos uma altura de 2,6m quando no chão se “andou” 7,2, temos 2,6/7,2*100 = 36%

- se quisermos saber em º, fica: tag x = 2,6/7,2 = 0,36, x = 20º

tubo grís

o tubo gris não tem só a vantagem de resistir melhor à pressão.
se temos o tubo solto num tecto falso, numa parede, etc., o tubo anelado pode oferecer uma resistência muito maior à passagem dos fios, podendo mesmo em alguns casos impedir a passagem, porque dobra. o gris além de resistir melhor, é liso o que facilita escorregamento, e a sua rigidez impede os instaladores de cometerem erros de curvas demasiado apertadas. estando colocados em espaços vazios ou espaços sujeitos a alguma luz, o gris vai ter uma estabilidade temporal muito superior ao anelado, pois este ultimo pode vir a ficar quebradiço. sempre que se pensa em "mexer" na instalação mo futuro, é preferivel usar o gris.

ligações de unidade de ac

(a) uma ligação eléctrica de alimentação á unidade interior
(b) uma ligação da unidade interior á unidade exterior com 2 tubos de gás cujo diâmetro depende da potência + 1 ou 2 cabos eléctricos
(c) mais um tubo de esgoto para a unidade interior (normalmente o tubo de esgoto ficará sempre mais abaixo da unidade interior para a água sair por gravidade, caso contrário obriga a usar uma bomba de dreno

(d) a unidade interior deve ficar sempre o mais próximo possivél da unidade interior, claro assumindo um compromisso de acesso e ruído da unidade exterior.

(e) se é só para atravessar uma parede, um tubo de 60mm, colocado no limite inferior da unidade interior, é normalmente suficiente.

a chegada de tubos e cabos à unidade interior, vindos da unidade exterior, deve chegar de forma inclinada em direcção ao centro inferior da unidade interior, para os tubos não fazerem curvas apertadas, entrando no interior na zona indicada.
ac.JPG
ac.JPG (17.98 KiB) Visto 5644 vezes

disponham

cumpts

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

ferra Escreveu:a ideia que tenho sobre isso é tambem essa. acrescento que os tais tubos que deveriam ser isolados tambem têm de ter um desnivel.
só o de esgoto é que tem de ter desnivel porque faz drenagem por gravidade. os outros funcionam com pressão e bomba circuladora.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

pseudominus Escreveu:boas

telhados

lolllllll
telh.jpg
as inclinações dos telhados medem-se em % e não em graus (isto em termos gerais por facilidade).

- se temos uma altura de 2,6m quando no chão se “andou” 7,2, temos 2,6/7,2*100 = 36%

tubo grís

se temos o tubo solto num tecto falso, numa parede, etc., o tubo anelado pode oferecer uma resistência muito maior à passagem dos fios, podendo mesmo em alguns casos impedir a passagem, porque dobra. o gris além de resistir melhor, é liso o que facilita escorregamento, e a sua rigidez impede os instaladores de cometerem erros de curvas demasiado apertadas. estando colocados em espaços vazios ou espaços sujeitos a alguma luz, o gris vai ter uma estabilidade temporal muito superior ao anelado, pois este ultimo pode vir a ficar quebradiço. sempre que se pensa em "mexer" na instalação mo futuro, é preferivel usar o gris.

(b) uma ligação da unidade interior á unidade exterior com 2 tubos de gás cujo diâmetro depende da potência + 1 ou 2 cabos eléctricos
(c) mais um tubo de esgoto para a unidade interior (normalmente o tubo de esgoto ficará sempre mais abaixo da unidade interior para a água sair por gravidade, caso contrário obriga a usar uma bomba de dreno

(d) a unidade interior deve ficar sempre o mais próximo possivél da unidade interior, claro assumindo um compromisso de acesso e ruído da unidade exterior.

(e) se é só para atravessar uma parede, um tubo de 60mm, colocado no limite inferior da unidade interior, é normalmente suficiente.

a chegada de tubos e cabos à unidade interior, vindos da unidade exterior, deve chegar de forma inclinada em direcção ao centro inferior da unidade interior, para os tubos não fazerem curvas apertadas, entrando no interior na zona indicada.
ac.jpg

disponham

cumpts
boas
se vai entrar por aí:

telhados
eu diria telhado de 2 águas.

as inclinações dos telhados medem-se em % e não em graus (isto em termos gerais por facilidade).eu diria que as inclinações podem ser medidas dos dois modos. se só utiliza uma paciência.

se quisermos saber em º, fica: tag x = 2,6/7,2 = 0,36, x = 20ºtag não existe. existe tan ou tg ambas abreviaturas de tangente.
em vez de andar as voltas a conta é arctg =(2.6/7.2) e dá 19.85º

sempre que se pensa em "mexer" na instalação mo futuro, é preferivel usar o gris.penso que será "no futuro"...

(a) uma ligação eléctrica de alimentação á unidade interior é à.

sempre o mais próximo possivél possível...

será que o telhado era de vidro?
cumpts

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas ferra

lollll
não percebi a "pica", mas acredite que achei mesmo piada.
nos telhados é geralmente mais utilizado a % na construção por facilidade de aplicação directa com metro e nível. claro que tb se utilizam ângulos.
gostei, das correcções, é certo que não devia ter dado tantos erros mas ...
para mais de que vale escrever sem erros e ....
pois o ângulo tá mal, não devia ser 20º mas sim 19,855214369321056213105092421636

cumpts (ou será antes cumprimentos)

ps:
ferra Escreveu:a ideia que tenho sobre isso é tambem essa. acrescento que os tais tubos que deveriam ser isolados tambem têm de ter um desnivel. mas nada como um instalador para tirar as duvidas..

arcsen(2.6/7.2)=21.1º
tambem dá para calcular assim. e me parece credivel.. so que neste caso a hipotenusa será a medida do telhado da ponta até à cumieira.

a disparidade está no cateto adjacente. qual é a distancia na laje da ponta do telhado até ao ponto mais alto do telhado?
arrange um "prof" (professor) para os dois,
sabe como é que se vê se uma pessoa sabe como se escreve uma determinada palavra? não escreve sempre mal a mesma!!!

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

pseudominus Escreveu:boas

telhados

lolllllll
telh.jpg

tubo grís

ac.jpg

disponham

cumpts
afinal não andava muito longe 36% inclinação » 20º

quanto à pré-instalação, só tenho um senão, como vou passar tudo o que é cabos e tubos pelo tecto no espaço entre as telhas, vai haver uma altura, nomeadamente quando os tubos (cobre) sairem da unidade interior para a exterior, terão que fazer um ângulo algo apertado para subirem a parede (por cima da ombreira da porta) e entrarem por baixo das telhas.

será muito difícil efectuar esta curva à mão ?não estou a ver em obra eles terem descascado o isolamento dos tubos para efectuarem curvas.

com isto tudo, estou a partir do princípio que os tubos de cobre cabem nos espaço entre as telhas

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

pseudominus Escreveu::offtopic:

boas ferra

lollll
não percebi a "pica", mas acredite que achei mesmo piada.
nos telhados é geralmente mais utilizado a % na construção por facilidade de aplicação directa com metro e nível. claro que tb se utilizam ângulos.
gostei, das correcções, é certo que não devia ter dado tantos erros mas ...
para mais de que vale escrever sem erros e ....
pois o ângulo tá mal, não devia ser 20º mas sim 19,855214369321056213105092421636

cumpts (ou será antes cumprimentos)

ps:
ferra Escreveu:a ideia que tenho sobre isso é tambem essa. acrescento que os tais tubos que deveriam ser isolados tambem têm de ter um desnivel. mas nada como um instalador para tirar as duvidas..

arcsen(2.6/7.2)=21.1º

arrange um "prof" (professor) para os dois,
sabe como é que se vê se uma pessoa sabe como se escreve uma determinada palavra? não escreve sempre mal a mesma!!!
boas. aparentemente interpretei mal as suas palavras quando escreveu telhados com um grande lol por baixo. interpretei como gozo… desde já peço as minhas desculpas se não foi o caso.

quanto ao “arrange um "prof" (professor) para os dois, ” , bom… já arranjei um , mas se não se importa fica só para mim , até porque é de matemática , e casei com ela … estou na brinca…

para português quando preciso uso os recursos informáticos ao nosso dispor. o pior é quando a preguiça ataca e dá em erros por todo o lado.

quanto ao modo de ver se a pessoa escreve mal, penso que não há regra sem excepção e não usaria esse método em computadores, pois existem os de língua inglesa que têm uns problemas com os acentos das palavras por exemplo.
cumprimentos

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

olá pessoal

venho só fazer um ponto de situação :

tenho praticamente os roços todos feitos, só faltam 4 ou 5 no open (umas tomadas/pontos de luz e saídas do quadro), nos próximos dias vou começar a passar o tubo anelado.

gostava de saber a vossa opinião, para o seguinte:

1 - colocar a aparelhagem e os tubos e fechar os roços (tudo ao mesmo tempo)

ou

2 - colocar a aparelhagem com massa, deixar secar e posteriormente colocar os tubos

acham que vale a pena o ponto 2 ?
Anexos
Foto0058.jpg
Foto0058.jpg (92.65 KiB) Visto 5536 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

cimento Escreveu:olá pessoal

venho só fazer um ponto de situação :

tenho praticamente os roços todos feitos, só faltam 4 ou 5 no open (umas tomadas/pontos de luz e saídas do quadro), nos próximos dias vou começar a passar o tubo anelado.

gostava de saber a vossa opinião, para o seguinte:

1 - colocar a aparelhagem e os tubos e fechar os roços (tudo ao mesmo tempo)

ou

2 - colocar a aparelhagem com massa, deixar secar e posteriormente colocar os tubos

acham que vale a pena o ponto 2 ?
já agora, acham que devo deixar a aparelhagem não à face do tijolo mas sim algo saliente tendo em conta o reboco a levar posteriormente (+- 1,5cm de reboco)? ou será que devo deixar à face do tijolo pois o acabamento final (espelhos etc) das tomadas e interruptores regularizam esta situação ?

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

em meu entender a resposta às duas questões é ... sim.

ou seja,
deves colocar as caixas de aparelhagem pelo menos ao mesmo tempo que os tubos uma vez que uns exercem forças mecânicas sobre os outros e o que é importante é que os tubos fiquem devidamente protegidos pelo reboco mas que as caixas de aparelhagem fiquem nos lugares devidos. são elas que (incluindo as de derivação) têm mais impacto estético.
por isso não é grave se ficarem mais fundas mas a estética é melhor se ficarem á face da parede acabada.
já pensaste em fechar os roços com poliuretano? hoje é muito usado e muito mais simples embora mais caro do que fechar com massa de cimento se fores tu a fazê-lo.

boas obras

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”