só custa mais é inverter o sentido, depois a queda é constante e sem consumo, não há especulação que valha .jmal Escreveu:tó miguel Escreveu:petróleo recua quase 5% e cota abaixo dos 137 dólares
o sentimento de abrandamento económico provocou uma diminuição no consumo.
os preços do petróleo voltaram a baixar e seguem a desvalorizar mais 5 dólares em londres, onde está a ser transaccionado abaixo da barreira dos 137 dólares, noticia o portugal diário.
isto acontece devido ao sentimento de abrandamento económico que está a provocar uma diminuição no consumo, bem como a expectativa de que as conversações entre o irão e os países ocidentais acabem em acordo, revela na mesma fonte.
em nova iorque, o crude de entrega para julho recua 4,83 dólares para os 136,54 dólares por barril.
já em londres, o brent de entrega para julho cai 4,89 dólares para os 136,98 dólares por barril.
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx ... id=8834446
então onde está a bolha especulativa, , basta baixar o consumo para ele baixar também, é a lei da oferta e da procura, ainda acreditam que andam á trinta e tal anos a fazer especulação.
Petróleo supera os 142 dólares em Nova Iorque
-
Tó Miguel
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Re: Petróleo supera os 142 dólares em Nova Iorque
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
só que o nosso amigo postou hoje uma noticia que já tinha uns 3 ou 4 dias. na verdade a especulação ficou provada imediatamente a seguir, quando dois dias depois o preço do barril passou para os 144,41 dolares. não me digas que o consumo aumentou em dois dias o suficiente para causar um aumento de 7 dolares por barril...
podem conferir os preços em:
http://www.oil-price.net/index.php?op=s ... 2f&lang=pt
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
claro que venho, o consumo varia todos os dias. tal como as sardinhas, os carapaus, e tudo mais, tudo depende exclusivamente da oferta e da procura.tvcrabo Escreveu:só que o nosso amigo postou hoje uma noticia que já tinha uns 3 ou 4 dias. na verdade a especulação ficou provada imediatamente a seguir, quando dois dias depois o preço do barril passou para os 144,41 dolares. não me digas que o consumo aumentou em dois dias o suficiente para causar um aumento de 7 dolares por barril...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
tvcrabo
- Membro Silver

ó jmal...
de certa forma estamos os dois correctos. sim é uma questao de oferta e procura mas funciona assim.
eu compro x quantidade de petroleo e como sei que o vendo de uma forma ou de outra (porque ate ver o mundo precisa dele, se nao for hoje é amanha) se o preço nao me agradar retenho o petroleo.
ora isto ao ser feito por muitos dealers, por um lado é especulação por outro é a lei da oferta e da procura, porque ao reteres x quantidade fica menos no mercado a venda, logo o preço sobe.
até tens a tua razão... simplesmente apenas depende da minha só isso...
de certa forma estamos os dois correctos. sim é uma questao de oferta e procura mas funciona assim.
eu compro x quantidade de petroleo e como sei que o vendo de uma forma ou de outra (porque ate ver o mundo precisa dele, se nao for hoje é amanha) se o preço nao me agradar retenho o petroleo.
ora isto ao ser feito por muitos dealers, por um lado é especulação por outro é a lei da oferta e da procura, porque ao reteres x quantidade fica menos no mercado a venda, logo o preço sobe.
-
HLopes
- Membro Silver

- Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm
160$ antes de outubro. no mínimo.
o medo de perder acesso a um bem essencial gera preços altos.
especulação?
call it what you want...
se eu tivesse receio de perder todo o acesso a comida, certificaria-me que tinha comida para muito tempo e punha-lhe um muro à volta. só venderia o que necessitasse, aos preços que eu definisse...
o petróleo? same.... mas não é comida... quase, mas não é. os biocombustíveis, são. isto é relevante, quer se queira dizer ou omitir.
a integração de renováveis com características geológicas específicas, e muita engenharia (civil, hídrica, física) parece-me um óptimo caminho a seguir.
quer-me parecer que se podia fazer umas coisinhas jeitosas com agricultura em arranha céus e eólica+hídrica, no que concerne à produção de biocombustíveis...
o medo de perder acesso a um bem essencial gera preços altos.
especulação?
call it what you want...
se eu tivesse receio de perder todo o acesso a comida, certificaria-me que tinha comida para muito tempo e punha-lhe um muro à volta. só venderia o que necessitasse, aos preços que eu definisse...
o petróleo? same.... mas não é comida... quase, mas não é. os biocombustíveis, são. isto é relevante, quer se queira dizer ou omitir.
a integração de renováveis com características geológicas específicas, e muita engenharia (civil, hídrica, física) parece-me um óptimo caminho a seguir.
quer-me parecer que se podia fazer umas coisinhas jeitosas com agricultura em arranha céus e eólica+hídrica, no que concerne à produção de biocombustíveis...
Última edição por HLopes em segunda jul 14, 2008 1:12 am, editado 2 vezes no total.
-
jmal
- Membro Platinium

tvcrabo Escreveu:ó jmal...
exactamente, como existe pouca oferta fazem isso, se ouve-se muita oferta não o podiam fazer. portanto estamos a falar do mesmo mas por outras palavras.
Cumps Inovadores
-
Tó Miguel

gasóleo vai chegar a 1,50 euros até final de agosto
sónia peres pinto
saleiro acredita que especulação de preços deverá manter-se até eleições nos eua
o preço do gasóleo deverá atingir 1,50 euros por litro até ao final do mês de agosto. o alerta é feito pelo antigo presidente da associação nacional de combustíveis (anarec), antónio saleiro, em declarações à agência financeira.
neste momento o preço do gasóleo ronda 1,43 euros por litro, o que significa, que deverá sofrer um aumento de 7 cêntimos num espaço de 42 dias.
«a subida dos preços dos combustíveis não vai abrandar, o que irá levar inevitavelmente a um abrandamento do consumo. este ano já assistimos a uma quebra na ordem dos 27% e não vamos ficar por aqui», revela o responsável.
relatório da adc
apesar desta subida contínua dos preços, saleiro afasta uma possível redução do imposto sobre produtos petrolíferos (isp), uma vez que, para o responsável, «não é a melhor solução para resolver o problema».
o ex-presidente da associação nacional de combustíveis mostra-se, no entanto, surpreendido com as conclusões do relatório da autoridade da concorrência (adc) e que garante a inexistência de cartelização no sector.
«o relatório da concorrência revela que não tinham sido encontrados indícios materiais relativos à concertação de preços. então questiono-me o que é que os oito associados da apetro fazem nas suas reuniões? quando definem estratégias e defendem interesses o que estão a fazer?».
«não há vontade política para combater especulação»
a solução, no entender de antónio saleiro, passa por uma mudança dos hábitos, uma vez que, segundo o mesmo, «há um interesse mundial que esta situação se mantenha e, ao mesmo tempo, não há vontade política de fazer combate à especulação dos combustíveis, o que é visível pelo último encontro do g8, em que não saíram medidas concretas para combater estes aumentos contínuos», refere à af.
aliás, para o antigo presidente da anarec, esta situação deverá manter-se até às próximas eleições nos estados unidos.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730
sónia peres pinto
saleiro acredita que especulação de preços deverá manter-se até eleições nos eua
o preço do gasóleo deverá atingir 1,50 euros por litro até ao final do mês de agosto. o alerta é feito pelo antigo presidente da associação nacional de combustíveis (anarec), antónio saleiro, em declarações à agência financeira.
neste momento o preço do gasóleo ronda 1,43 euros por litro, o que significa, que deverá sofrer um aumento de 7 cêntimos num espaço de 42 dias.
«a subida dos preços dos combustíveis não vai abrandar, o que irá levar inevitavelmente a um abrandamento do consumo. este ano já assistimos a uma quebra na ordem dos 27% e não vamos ficar por aqui», revela o responsável.
relatório da adc
apesar desta subida contínua dos preços, saleiro afasta uma possível redução do imposto sobre produtos petrolíferos (isp), uma vez que, para o responsável, «não é a melhor solução para resolver o problema».
o ex-presidente da associação nacional de combustíveis mostra-se, no entanto, surpreendido com as conclusões do relatório da autoridade da concorrência (adc) e que garante a inexistência de cartelização no sector.
«o relatório da concorrência revela que não tinham sido encontrados indícios materiais relativos à concertação de preços. então questiono-me o que é que os oito associados da apetro fazem nas suas reuniões? quando definem estratégias e defendem interesses o que estão a fazer?».
«não há vontade política para combater especulação»
a solução, no entender de antónio saleiro, passa por uma mudança dos hábitos, uma vez que, segundo o mesmo, «há um interesse mundial que esta situação se mantenha e, ao mesmo tempo, não há vontade política de fazer combate à especulação dos combustíveis, o que é visível pelo último encontro do g8, em que não saíram medidas concretas para combater estes aumentos contínuos», refere à af.
aliás, para o antigo presidente da anarec, esta situação deverá manter-se até às próximas eleições nos estados unidos.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
hynek
- Staff Member

- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
diria que o petróleo já está condenado, a médio prazo (5 a 10 anos). esta ganância desenfreada impulsionou o desenvolvimento e pesquisa, mesmo ao nível pessoal, e estão a surgir alternativas interessantes.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 406#p68406
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 406#p68406
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
Lois
- Membro Dedicado

- Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am
in bpionline
petróleo cai mais de 5% com perspectivas de diminuição da procura
15/07/2008
os preços do petróleo inverteram a tendência de ganhos e seguiam agora a cair mais de 5%com as perspectivas de redução da procura por parte da economia norte-americana.
o west texas intermediate seguia a desvalorizar mais de 5% para os 136,63 dólares, em nova iorque, e em londres o “brent” do mar do norte, que serve de referência à economia portuguesa, caía 5,05% para os 136,63 dólares.
as declarações de ben bernanke, presidente da reserva federal norte-americana (fed) levaram os investidores a temer uma redução da procura devido aos riscos de crescimento económico.
bernanke reviu em alta as previsões de crescimento económico e da inflação da maior economia do mundo mas afirmou que os riscos permanecem elevados.
hoje a organização dos países exportadores de petróleo (opep), que fornece mais de 40% do crude mundial, anunciou que a procura por petróleo do cartel deverá diminuir no próximo ano, à medida que a economia global abranda.
a opep reviu também em baixa, pelo sexto mês, a procura mundial de petróleo em 2008, devido à menor procura de combustível para transportes nos estados unidos.
investidores aconselham venda de títulos ligados às "commodities"
15/07/2008
os investidores devem vender as acções associadas às “commodities”, porque o abrandamento económico mundial vai reduzir a procura de matérias-primas, como o cobre, níquel e milho, segundo os estrategas da merrill lynch e da morgan stanley.
“atendendo às previsões de abrandamento do crescimento global e à terrível ‘performance’ das bolsas nos mercados emergentes, estamos convictos de que poderemos ter já assistido a um pico no actual ciclo das ‘commodities’”, referiu o estratega brian belski, da merrill lynch, numa nota de “research”.
“a deterioração do poder de fixação de preços, da desvalorização do dólar face às principais moedas e da subida das taxas de juro para os tomadores de empréstimos de alto risco estão a fazer soprar um vento contrário em direcção às matérias-primas”, afirmou, citado pela bloomberg.
belski reiterou assim a recomendação de “underweight” para o sector das “commodities”.
as 19 matérias-primas cotadas no índice crb reuters/jefferies ganharam 29% no primeiro semestre deste ano, o que correspondeu ao ganho mais pronunciado desde 1973, de acordo com os dados da bloomberg. desde o máximo do ano, atingido a 2 de julho, o crb já caiu 2,8%. os preços do cobre já perderam 8,3% desde o pico deste ano, ao passo que o zinco cedeu 30%.
a queda dos preços das “commodities” não é razão suficiente para se comprarem títulos ligados às matérias-primas, disse por seu lado o analista abhijit chakrabortti, da morgan stanley, que manteve a sua recomendação de “underweight” para a indústria. chakrabortti manteve a recomendação de “overweight” para o ouro, salientando que o metal amarelo é melhor opção de refúgio para uma crise do que o petróleo.
queda do petróleo e euro em máximos? eu espero ver uma descida no preço dos combustíveis nos próximos tempos...euro em máximos com declarações de bernanke
15/07/2008
a moeda única da zona euro seguia a valorizar depois de ben bernanke, presidente da reserva federal (fed) norte-americana, ter afirmado que os riscos inflacionistas e de crescimento económico continuam elevados.
o euro ganhava 0,29%, face à divisa norte-americana, para os 1,5954 dólares depois de ter tocado nos 1,6038 dólares, o valor mais elevado desde que entrou em circulação.
ben bernanke afirmou hoje perante o senado que os riscos continuam elevados para o crescimento económico e para a inflação, isto depois de ter revisto em alta ambas as previsões de crescimento.
o presidente da autoridade monetária acrescentou ainda que ajudar os mercados a voltar ao seu normal funcionamento continua a ser a sua “principal prioridade”, de acordo com a bloomberg.
“é difícil encontrar algo positivo para o dólar no discurso” afirmou robert sinche do bank of américa acrescentando que “os problemas estão a vir do sector financeiro”, segundo a agência noticiosa norte-americana.
durante a manhã de hoje o euro atingiu um novo máximo histórico ao cotar nos 1,6038 dólares, com os investidores a aguardarem as declarações do presidente da reserva federal dos eua, ben bernanke, e do secretário do tesouro, henry paulson. o mercado especulava que os responsáveis deveriam anunciar que as perdas relacionadas com o mercado de crédito afectariam o crescimento económico.
-
jmal
- Membro Platinium

isso é sol de pouca dura, no máximo irias ver uma descida daqui a 2 - 3 meses, que é quando chega cá o pitrol que foi vendido ontem, certo, mesmo que hoje caia 50 doláres, só quando esse pitrol entrar para a refinaria e os combustíveis saírem para as bombas é que vai baixar. imagina que tens uma loja, o teu fornecedor baixou o preço de um produto, só quando começares a vender esse lote de produto é que podes vender mais baixo, se começares logo a vender mais barato, mesmo aqueles que tens em stock, tu é que vais perder, aqui a situação é a mesma. nas subidas acontece a mesma coisa, repara que o pitrol passou de 136 para 144 e ainda não aumentou o correspondente nos combustíveis.
Cumps Inovadores
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
petróleo volta aos ganhos acima dos 130 dólares em nova iorque
o petróleo está novamente a valorizar, acima da fasquia dos 130 dólares em nova iorque, a recuperar da forte queda registada na sessão de ontem, impulsionado pela quebra nos fornecimentos da nigéria e pela melhoria das perspectivas para as economias mundiais por parte do fundo monetário internacional (fmi).
in jornal de negócios!o petróleo está novamente a valorizar, acima da fasquia dos 130 dólares em nova iorque, a recuperar da forte queda registada na sessão de ontem, impulsionado pela quebra nos fornecimentos da nigéria e pela melhoria das perspectivas para as economias mundiais por parte do fundo monetário internacional (fmi).
o west texas intermediate (wti), negociado em nova iorque, seguia a valorizar 0,77% para 130,30 dólares. tendência acompanhada pelo brent, do mar do norte, que serve de referência às importações nacionais. no mercado londrino, o barril estava a cotar nos 132 dólares, em alta de 0,71%.
ontem, os preços afundaram. a perspectiva de que o abrandamento das economias pudesse vir a reduzir a procura levou as cotações para baixo dos 130 dólares. no mercado norte-americano o wti chegou a ser negociado nos 129,56 dólares. esta semana, e apesar da subida de hoje, o petróleo regista uma quebra de mais de 10%, a maior queda dos últimos três anos.
as cotações estão, assim, a corrigir das quedas acentuadas recentes, mas também a reagir à redução dos fornecimentos por parte da nigéria, devido a problemas com os oleodutos que ligam ao terminal de brass. além disso, o facto do fmi ter revisto em alta as previsões de crescimento das economias para 2008 e 2009, também contribuiu para a valorização dos preços, na perspectiva de uma maior procura mundial.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
ZEV
- Membro Silver

- Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am
130 dólares.... bem menos que há algum tempo. pena ainda não se ver isso nas bombas de combustível.
de qualquer maneira, é mt dinheiro.
ontem vendi o meu carro , um só chega, pelo menos até ao advento dos ve....
de qualquer maneira, é mt dinheiro.
ontem vendi o meu carro , um só chega, pelo menos até ao advento dos ve....
-
drlucas
- Membro

- Registado: sexta jun 20, 2008 9:32 pm
vamos começar a pedir livro de reclamações nos postos de abastecimento, será que eles têm?
e começamos a deixar as nossas reclamações escritas, não vai servir de nada, mas pode valer, quem sabe?
e começamos a deixar as nossas reclamações escritas, não vai servir de nada, mas pode valer, quem sabe?
-
tvcrabo
- Membro Silver

o petroleo a 130 dolares agora vendido so chega as refinarias em agosto. por sua x so chega as bombas em setembro. não vai baixar antes... temo até que possa subir mais um centimo.
-
serges
- Administrador

bem com esta ninguém esperava baixo o valor no titulo!
lol, ou aguardo!
lol, ou aguardo!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
HLopes
- Membro Silver

- Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm
aguarda...
short term....
short term....
-
Tó Miguel

banca perde mil milhões nos fundos de pensões
queda da bolsa pode abrir um novo rombo nas contas.
maria ana barroso
o mercado de capitais não tem sido gentil com os bancos e o mesmo está a acontecer com os seus fundos de pensões. o santander, numa nota de ‘research’, alerta para o impacto da queda das bolsas nas carteiras de activos dos fundos de pensões. o banco estima uma desvalorização de cerca de 10% das carteiras de cada um dos três maiores bancos cotados - bcp, bes e bpi -, o correspondente a uma perda global de mil milhões de euros.
as maiores perdas deverão ser verificadas no bcp: cerca de 558 milhões. segue-se o bpi, com 250 milhões de perda avançada no segundo trimestre. quanto ao bes, se a carteira do fundo de pensões do bes tiver caído 10% no semestre, esta queda traduz-se em 234 milhões de desvalorização dos activos.
o santander prevê esta queda de 10% no valor das carteiras dos fundos dos bancos, tendo em conta a descida das bolsas em portugal e no resto da europa no semestre (25% a 30%) e o facto de 30% a 40% das carteiras de fundos estarem normalmente aplicadas em acções. o impacto da descida das bolsas será maior ou menor consoante o portfólio de investimento em acções de cada instituição. essa informação não está, no entanto, disponível. sabe-se, por exemplo, que o bes, graças aos investimentos no bradesco, tem compensado parte do impacto da desvalorização de outros investimentos, quer na carteira do próprio banco quer no fundo de pensões. o resultado final desse equilíbrio só será conhecido dia 30.
os bancos têm vindo a vender ao seu fundo de pensões algumas participações com o objectivo de reduzirem a exposição à bolsa. com as novas regras de contabilidade (ias), a banca tem de contabilizar os activos que possui pelo seu valor de mercado (‘fair-value’), o que, em épocas de queda bolsista, consome capital aos bancos.
só que, a partir de determinada dimensão de desvalorização das carteiras de activos dos fundos de pensões, as perdas também terão de ser levadas ao core capital tier 1 ( fundos próprios de base, deduzidos das acções preferenciais), afectando portanto o rácio core tier 1.
cada fundo de pensão tem um pressuposto de valorização anual da carteira de activos. quando essa estimativa de aumento do valor desses investimentos não acontece, há um desvio negativo.
o banco de portugal permite que os bancos tenham um desvio negativo dos seus fundos que não ultrapasse o equivalente a 10% do valor das carteiras de activos ou das responsabilidades (consoante o que for maior) desses mesmos fundos, designado por “corredor”. tudo o que ultrapasse essa margem, tem de ser levado a capital, penalizando o rácio de ‘core tier 1’ dos bancos.
os três bancos esgotaram já a margem concedida pelo banco de portugal. “qualquer desvio negativo adicional tem de ser directamente deduzido no core capital”, diz o santander. também a casa de investimento internacional fox-pitt kelton, numa análise recente feita aos bancos do psi20, alerta para os impactos negativos nos rácios dos bancos das quedas bolsistas.
o bcp só terá de se preocupar no final do ano, uma vez que tem definido reflectir apenas anualmente o impacto dos desvios (negativos ou positivos) na rendibilidade do seu fundo.
já o bpi fá-lo trimestralmente e o bes semestralmente. o santander diz, no entanto, que é altamente provável que estes proponham aos seus auditores uma redução da taxa de valorização dos activos ou aumentem a taxa de desconto das responsabilidades e assim reduzem o desvio negativo.
onde investem os fundos de pensões dos três bancos
fundo do bcp exposto à teixeira duarte e edp
a carteira de investimentos em acções do fundo de pensões inclui participações, nomeadamente, na edp, teixeira duarte, cimpor, banca intesa e sabadell. alguns destes investimentos resultaram da transferência de activos que antes eram directamente detidos pelo bcp. em 2006, por exemplo, foram transferidos para o fundo de pensões do grupo as participações na edp e no sabadell. o fundo de pensões do bcp está também exposto à cotação do próprio banco, onde tem pouco mais de 1,6% de participação, tendo em conta os últimos dados disponíveis.
bes detém acções da pt, zon e bradesco
o fundo de pensões do bes tem investimentos em importantes cotadas nacionais. é o caso da portugal telecom e, mais recentemente, da zon multimédia, depois do ‘spin-off’ do grupo de telecomunicações. esta última tem registado fortes desvalorizações em bolsa desde o início do ano. a contrabalançar está a participação detida, por exemplo, no bradesco e bradespar, ‘holding’ do grupo brasileiro para as actividades não financeiras. como os bancos não são obrigados a dar conta da carteira dos seus fundos, não se conhece a totalidade dos investimentos do fundo do bes.
fundo do bpi investe em bcp, galp e cofina
ao contrário do bcp, que já não tem acções do banco bpi via fundo, o fundo de pensões do bpi tem ainda 0,372% do bcp. o banco liderado por fernando ulrich tem vindo, no entanto, a reduzir a posição do fundo de pensões, que já chegou a ser superior a 2%. entre os investimentos que se conhecem do fundo de pensões do banco bpi está ainda uma participação na cofina e na galp energia. o santander chama a atenção para o facto de, dos três bancos do psi20, ser este aquele em que é maior o peso dos activos do fundo face ao ‘core capital tier 1’ do banco.
os três casos
- o fundo de pensões do bcp contabilizava já, no final de 2007, 1.353 milhões de euros de desvio negativo na sua carteira de activos, face a um pressuposto de valorização anual de 5,5%. destes, 765 milhões estavam fora do “corredor” permitido pelo banco de portugal e foram contabilizados no capital do banco. o bcp fez entretanto um aumento de capital.
- o fundo do bes terminou o ano passado com 301 milhões de desvio negativo, face à estimativa de valorização anual de 5,25%, dos quais 82 milhões estavam fora do “corredor” e tiveram de ser retirados ao capital.
- o fundo de pensões do bpi registou, no final do primeiro trimestre, 286 milhões de desvio negativo face a 7,5% de pressuposto de valorização, dos quais 36 milhões estavam fora do “corredor” e foram, por isso, reflectidos no capital do banco; a instituição realizou entretanto um aumento de capital.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 48615.html
isto é o que acontece a quem quer o mundo só para si... é o que irá acontecer com o petróleo e só espero que seja já
queda da bolsa pode abrir um novo rombo nas contas.
maria ana barroso
o mercado de capitais não tem sido gentil com os bancos e o mesmo está a acontecer com os seus fundos de pensões. o santander, numa nota de ‘research’, alerta para o impacto da queda das bolsas nas carteiras de activos dos fundos de pensões. o banco estima uma desvalorização de cerca de 10% das carteiras de cada um dos três maiores bancos cotados - bcp, bes e bpi -, o correspondente a uma perda global de mil milhões de euros.
as maiores perdas deverão ser verificadas no bcp: cerca de 558 milhões. segue-se o bpi, com 250 milhões de perda avançada no segundo trimestre. quanto ao bes, se a carteira do fundo de pensões do bes tiver caído 10% no semestre, esta queda traduz-se em 234 milhões de desvalorização dos activos.
o santander prevê esta queda de 10% no valor das carteiras dos fundos dos bancos, tendo em conta a descida das bolsas em portugal e no resto da europa no semestre (25% a 30%) e o facto de 30% a 40% das carteiras de fundos estarem normalmente aplicadas em acções. o impacto da descida das bolsas será maior ou menor consoante o portfólio de investimento em acções de cada instituição. essa informação não está, no entanto, disponível. sabe-se, por exemplo, que o bes, graças aos investimentos no bradesco, tem compensado parte do impacto da desvalorização de outros investimentos, quer na carteira do próprio banco quer no fundo de pensões. o resultado final desse equilíbrio só será conhecido dia 30.
os bancos têm vindo a vender ao seu fundo de pensões algumas participações com o objectivo de reduzirem a exposição à bolsa. com as novas regras de contabilidade (ias), a banca tem de contabilizar os activos que possui pelo seu valor de mercado (‘fair-value’), o que, em épocas de queda bolsista, consome capital aos bancos.
só que, a partir de determinada dimensão de desvalorização das carteiras de activos dos fundos de pensões, as perdas também terão de ser levadas ao core capital tier 1 ( fundos próprios de base, deduzidos das acções preferenciais), afectando portanto o rácio core tier 1.
cada fundo de pensão tem um pressuposto de valorização anual da carteira de activos. quando essa estimativa de aumento do valor desses investimentos não acontece, há um desvio negativo.
o banco de portugal permite que os bancos tenham um desvio negativo dos seus fundos que não ultrapasse o equivalente a 10% do valor das carteiras de activos ou das responsabilidades (consoante o que for maior) desses mesmos fundos, designado por “corredor”. tudo o que ultrapasse essa margem, tem de ser levado a capital, penalizando o rácio de ‘core tier 1’ dos bancos.
os três bancos esgotaram já a margem concedida pelo banco de portugal. “qualquer desvio negativo adicional tem de ser directamente deduzido no core capital”, diz o santander. também a casa de investimento internacional fox-pitt kelton, numa análise recente feita aos bancos do psi20, alerta para os impactos negativos nos rácios dos bancos das quedas bolsistas.
o bcp só terá de se preocupar no final do ano, uma vez que tem definido reflectir apenas anualmente o impacto dos desvios (negativos ou positivos) na rendibilidade do seu fundo.
já o bpi fá-lo trimestralmente e o bes semestralmente. o santander diz, no entanto, que é altamente provável que estes proponham aos seus auditores uma redução da taxa de valorização dos activos ou aumentem a taxa de desconto das responsabilidades e assim reduzem o desvio negativo.
onde investem os fundos de pensões dos três bancos
fundo do bcp exposto à teixeira duarte e edp
a carteira de investimentos em acções do fundo de pensões inclui participações, nomeadamente, na edp, teixeira duarte, cimpor, banca intesa e sabadell. alguns destes investimentos resultaram da transferência de activos que antes eram directamente detidos pelo bcp. em 2006, por exemplo, foram transferidos para o fundo de pensões do grupo as participações na edp e no sabadell. o fundo de pensões do bcp está também exposto à cotação do próprio banco, onde tem pouco mais de 1,6% de participação, tendo em conta os últimos dados disponíveis.
bes detém acções da pt, zon e bradesco
o fundo de pensões do bes tem investimentos em importantes cotadas nacionais. é o caso da portugal telecom e, mais recentemente, da zon multimédia, depois do ‘spin-off’ do grupo de telecomunicações. esta última tem registado fortes desvalorizações em bolsa desde o início do ano. a contrabalançar está a participação detida, por exemplo, no bradesco e bradespar, ‘holding’ do grupo brasileiro para as actividades não financeiras. como os bancos não são obrigados a dar conta da carteira dos seus fundos, não se conhece a totalidade dos investimentos do fundo do bes.
fundo do bpi investe em bcp, galp e cofina
ao contrário do bcp, que já não tem acções do banco bpi via fundo, o fundo de pensões do bpi tem ainda 0,372% do bcp. o banco liderado por fernando ulrich tem vindo, no entanto, a reduzir a posição do fundo de pensões, que já chegou a ser superior a 2%. entre os investimentos que se conhecem do fundo de pensões do banco bpi está ainda uma participação na cofina e na galp energia. o santander chama a atenção para o facto de, dos três bancos do psi20, ser este aquele em que é maior o peso dos activos do fundo face ao ‘core capital tier 1’ do banco.
os três casos
- o fundo de pensões do bcp contabilizava já, no final de 2007, 1.353 milhões de euros de desvio negativo na sua carteira de activos, face a um pressuposto de valorização anual de 5,5%. destes, 765 milhões estavam fora do “corredor” permitido pelo banco de portugal e foram contabilizados no capital do banco. o bcp fez entretanto um aumento de capital.
- o fundo do bes terminou o ano passado com 301 milhões de desvio negativo, face à estimativa de valorização anual de 5,25%, dos quais 82 milhões estavam fora do “corredor” e tiveram de ser retirados ao capital.
- o fundo de pensões do bpi registou, no final do primeiro trimestre, 286 milhões de desvio negativo face a 7,5% de pressuposto de valorização, dos quais 36 milhões estavam fora do “corredor” e foram, por isso, reflectidos no capital do banco; a instituição realizou entretanto um aumento de capital.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 48615.html
isto é o que acontece a quem quer o mundo só para si... é o que irá acontecer com o petróleo e só espero que seja já
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
mco
- Membro Silver

- Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
neste momento o petróleo está a 128,80.
quanto baixou nas bombas?
0.014€
0.014€
A consumir OVU a 100.000km 
Associado Nº29
Associado Nº29
-
Tó Miguel

temos de deixar de comprar durante uma semana e vamos a ver se baixam ou não baixammco Escreveu:neste momento o petróleo está a 128,80.
0.014€
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
serges
- Administrador

já é uma sorte não subirem!tó miguel Escreveu:temos de deixar de comprar durante uma semana e vamos a ver se baixam ou não baixammco Escreveu:neste momento o petróleo está a 128,80.
0.014€
com a desculpa que compraram na altura o petróleo mais caro que o que está!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga