FORD PROBE'94

Responder

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por visitante »

vivam ...
pmcbf_ev Escreveu:...fernando, a direcção não é propriamente manual é uma conversão de uma assistida em manual, acho que não tenho forma de colocar massa consistente (?), penso que a unica solução é oleo, aconselhas-me algum oleo em especial ? vi que alguns colegas, lá fora, usam oleo de transmissão....
cumps
pedro
pedro..pelo que me apercebi através das fotos não estamos perante uma conversão de assistida em manual..estamos sim perante uma assistida sem assistencia..apenas elimináste a bomba (é esta que assiste) que fornece o oleo sobre pressão á caixa de direcção..

quanto ao oleo de transmissão que alguns colegas utilizem..depende de que transmissões estamos a referir-nos..
as automaticas utilizam (na larga maioria atf ou dexron ii ou iii) a maioria das direcções assistidas tambem usam estes tipos de fluidos..
as manuais (a maioria delas) utilizam o vulgo valvulina nas mais diversas variantes..existem algumas excepções que partilham o lubrificante da cxa. de velocidades com o motor..

por isso..e como não sou um "especialista" em lubrificantes alternativos e assumo com responsabilidade os conselhos que dou..não te posso aconselhar..lamento..

eu já te tinha informado..mas insisto..que a melhor opção teria sido substituir essa cxa. de direcção assistida por uma simples..(pegavas nessa cxa...e procurarias na ford ou em lojas generalistas de peças de automoveis uma que se adequásse a nivel de dimensões (comprimento..posição da ligação da cxa. ao cardan e/ou eixo retractil da coluna de direcção)..as fixações até seriam de somenos importancia já que é sempre possivel alterar os pontos de fixação na carroçaria ou no charriot)..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

jmal Escreveu:
mas adquiris-te as células separadas ou já em grupos montados ? é que os fixadores e anti-dilatadores já vêm montados de fabrica por causa do comprimento das guias fixadoras.
não sei se os grupos vêm já formados, realmente pediram-me informação de como iria agrupar as celulas, mas penso que me vão enviar os acessorios em separado.
quando informei que pretendia montar um grupo de 10 e outro de 11 disseram-me que não era aconselhavel ter mais de 8 celulas em cada grupo, e isto é que de certeza vai criar problemas, pois no sitio onde previa colocar o grupo de 11 não tenho espaço para colocar um de 5 e outro de 6.

veremos quando chegarem como resolver o problema, para já vou pensando numa solução.

cumps
pedro

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por jmal »

pmcbf_ev Escreveu:
jmal Escreveu:
mas adquiris-te as células separadas ou já em grupos montados ? é que os fixadores e anti-dilatadores já vêm montados de fabrica por causa do comprimento das guias fixadoras.
não sei se os grupos vêm já formados, realmente pediram-me informação de como iria agrupar as celulas, mas penso que me vão enviar os acessorios em separado.
quando informei que pretendia montar um grupo de 10 e outro de 11 disseram-me que não era aconselhavel ter mais de 8 celulas em cada grupo, e isto é que de certeza vai criar problemas, pois no sitio onde previa colocar o grupo de 11 não tenho espaço para colocar um de 5 e outro de 6.

veremos quando chegarem como resolver o problema, para já vou pensando numa solução.

cumps
pedro
nesse caso vais ter de arranjar as guias, mas nada de complicado para ti, também não aconselho a ter mais de 8, apenas por um motivo, com 8 células já tens um pack com 26 kg, o que vai ser um grande esforço para as guias de fixação, mais logo ou amanha tiro fotos a packs de 90 ah que tenho aqui para verificares.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

boas
finalmente temos a placa de suporte para os diversos componentes electricos, após alguns cortes ficou ajustada ao espaço disponivel, cinco parafusos para fixação na barra que foi colocada entre os dois lados do carro e já está.

de seguida começar a pensar na melhor solução para posicionar todos os componentes. nas fotos duas das soluções possiveis.
DSC00353.jpg
DSC00353.jpg (81.68 KiB) Visto 8434 vezes
DSC00354.jpg
DSC00354.jpg (90.66 KiB) Visto 8434 vezes
DSC00356.jpg
DSC00356.jpg (79.45 KiB) Visto 8434 vezes

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por hmgp »

olha eu não percebo nada disto, mas do que vi e tendo em conta a disposição das baterias (que se pode ver pelas calhas) a primeira talvez seja mais equilibrada em termos de peso visto me parecer que terás mas baterias do lado esquerdo (da foto).

agora falo eu que estou de fora e nem tenho muita noção do peso que isso significa. é só um ideia.

excelente trabalho!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por visitante »

vivam ...

e noticias ?..agosto já foi..

abraços
[***************]


CSalgado
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: domingo ago 09, 2009 5:43 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por CSalgado »

[***************] Escreveu:vivam ...

e noticias ?..agosto já foi..

abraços
[***************]


também estou ansioso para ver novos posts em relação a esta excelência iniciativa de converter um caro de combustão interna para eléctrico.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

olá, realmente agosto já se foi e já regressei, não têm havido é muito tempo para "mexer" com o carro.

as baterias estão um pouco atrasadas, a previsão inicial é de que estariam em lisboa por volta de dia 14/15 de setembro, mas não vão chegar antes de dia 30.

acabei por levar "trabalho" para ferias, montei e liguei praticamente todo o sistema electrico na placa de suporte plastico, vou tirar foto e coloco aqui.

também aproveitei para trocar alguns "mails" com a belktronix sobre a possibilidade de baixar a tensão de carga das baterias para cerca de 3,8v, é possivel, basta adicionar uma resistencia nas placas de controlo, em breve irei executar essa tarefa.


miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por miniUMM »

li tudo agora mesmo, força com isso !

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

boas, finalmente novidades.
fui buscar hoje de manha as baterias

levou muito mais tempo do que inicialmente previsto mas finalmente chegaram, 45 celulas 100aha da thundersky "ready for action". dentro das caixas tudo conforme previsto, ligadores, parafusos e packs montados conforme pedido.

os cerca de dois meses de atraso têm culpa dividida por todos, evcomponents, thundersky e transporte, mas o mais importante é que tudo chegou em perfeito estado.

nesta altura do ano infelizmente não tenho muito tempo para seguir com a "obra" mas vamos ver se na proxima semana consigo fazer alguma coisa.
Anexos
bateriasb.jpg
bateriasb.jpg (66.15 KiB) Visto 7984 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

boas, só agora reparei que não tinha ainda colocado a foto do "painel de instrumentos" que tanto trabalho deu durante as ferias.

no passado fim de semana estive a rever todas as ligações e finalizar algumas pontas soltas, tudo pareçe estar bem.
como esta montagem vai estar por cima de alguns blocos de baterias é necessario que a sua remoção seja facil, por isso todas as ligações serão feitas por conectores e fichas aos diversos pontos do carro.

na foto de conjunto temos, da esquerda para a direita :

- caixa de ligações principal : onde esta o fusivel geral, o contactor e shunt para passar dados para o e-meter.
- power center : controlador do motor
- caixa integração do veiculo : recebe todos os dados do carro e dos diversos sistemas para gestão das "actividades"
- caixa de fusiveis : fusiveis gerais dos componentes agora adicionados
- carregador e conversor dc/dc

fora desta montagem mas com ligação a ela teremos a bomba de vacuo e as placas de controlo de cada celula (lionmon´s), são estas ultimas que, por certo me darão muito trabalho, pois são 45 placas com ligação de 4 circuitos distintos : ovp (limite de tensão superior, "over voltage protection"), lvp (limite inferior, "low voltage protection"), resistencia 4 ohm para dissipação de tensão em situação de "ovp" e naturalmente o proprio controlo de tensão de cada celula. ai que só de pensar dá dores de cabeça.

mas tudo se faz, não vamos desmoralizar agora que ja vemos a praia...
Anexos
Painel.jpg
Painel.jpg (77.33 KiB) Visto 7976 vezes

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Bluesky »

extraordinario, pmcbf_ev, muitos parabens pelo teu trabalho e preserverança. quando a nave tiver pronta quero dar uma voltinha nisso, pode ser? depois uma almoçarada com os adeptos dos electricos
fora desta montagem mas com ligação a ela teremos a bomba de vacuo e as placas de controlo de cada celula (lionmon´s), são estas ultimas que, por certo me darão muito trabalho, pois são 45 placas com ligação de 4 circuitos distintos : ovp (limite de tensão superior, "over voltage protection"), lvp (limite inferior, "low voltage protection"), resistencia 4 ohm para dissipação de tensão em situação de "ovp" e naturalmente o proprio controlo de tensão de cada celula. ai que só de pensar dá dores de cabeça.
ou seja, nao tens uma bms centralizada, com as mais interessantes as bms activas por transferençia, fazes então um controlo passivo por limite celula a celula. é uma bms rude e elementar, serve mas .... um abraço
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

boas,
bluesky, claro que havemos de combinar umas "jornadas tematicas" logo que a maquina esteja pronta.
foto carro com baterias.jpg
foto carro com baterias.jpg (69.67 KiB) Visto 7852 vezes
pela foto tudo pareçe bem, mas não é assim, como já calculava o bloco de 11 celulas (o primeiro a contar de baixo na foto) dividido em 6+5 não cabe no rack de suporte. terei de o unir em apenas um bloco de 11 com apenas um par de anti-dilatadores, mas para isso tenho de arranjar 8 guias para essas dimensões.

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 770
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por mix »

já começa a parecer alguma coisa!!!!
já só falta o "quase" que vai ser a pior parte pois envolve mais trabalho.
força nesse projecto e bom trabalho!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por serges »

boas,

parece me muito bem e avançado... mas uma pergunta não vais colocar nenhuma bateria na bagageira???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

serges Escreveu:boas,

parece me muito bem e avançado... mas uma pergunta não vais colocar nenhuma bateria na bagageira???
não, todos os componentes, baterias ou qualquer outro elemento vão ficar debaixo do capot.
claro que não esta facil mas penso que vai ser possivel.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por visitante »

vivam ..
pmcbf_ev Escreveu:
serges Escreveu:boas,

parece me muito bem e avançado... mas uma pergunta não vais colocar nenhuma bateria na bagageira???
não, todos os componentes, baterias ou qualquer outro elemento vão ficar debaixo do capot.
claro que não esta facil mas penso que vai ser possivel.
ou seja..vamos estar em presença de um sub-virador..num tracção dianteira..

abraços
[***************]


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1522
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por civic »

será que as baterias e o motor electrico são mais pesados do que todo o sistema antigo? era curioso saber os pesos debaixo do capot do antes e do depois.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por serges »

civic Escreveu:será que as baterias e o motor electrico são mais pesados do que todo o sistema antigo? era curioso saber os pesos debaixo do capot do antes e do depois.
pois não convém ultrapassar senão na inspecção não passa!

mas creio que fica ela por ela!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Ricardo_Santos »

muito bom projecto!!!

força nisso!
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”