pedro..pelo que me apercebi através das fotos não estamos perante uma conversão de assistida em manual..estamos sim perante uma assistida sem assistencia..apenas elimináste a bomba (é esta que assiste) que fornece o oleo sobre pressão á caixa de direcção..pmcbf_ev Escreveu:...fernando, a direcção não é propriamente manual é uma conversão de uma assistida em manual, acho que não tenho forma de colocar massa consistente (?), penso que a unica solução é oleo, aconselhas-me algum oleo em especial ? vi que alguns colegas, lá fora, usam oleo de transmissão....
cumps
pedro
quanto ao oleo de transmissão que alguns colegas utilizem..depende de que transmissões estamos a referir-nos..
as automaticas utilizam (na larga maioria atf ou dexron ii ou iii) a maioria das direcções assistidas tambem usam estes tipos de fluidos..
as manuais (a maioria delas) utilizam o vulgo valvulina nas mais diversas variantes..existem algumas excepções que partilham o lubrificante da cxa. de velocidades com o motor..
por isso..e como não sou um "especialista" em lubrificantes alternativos e assumo com responsabilidade os conselhos que dou..não te posso aconselhar..lamento..
eu já te tinha informado..mas insisto..que a melhor opção teria sido substituir essa cxa. de direcção assistida por uma simples..(pegavas nessa cxa...e procurarias na ford ou em lojas generalistas de peças de automoveis uma que se adequásse a nivel de dimensões (comprimento..posição da ligação da cxa. ao cardan e/ou eixo retractil da coluna de direcção)..as fixações até seriam de somenos importancia já que é sempre possivel alterar os pontos de fixação na carroçaria ou no charriot)..
abraços
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