Página 9 de 15
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta jul 15, 2009 9:04 am
por visitante
vivam ...
pmcbf_ev Escreveu:...fernando, a direcção não é propriamente manual é uma conversão de uma assistida em manual, acho que não tenho forma de colocar massa consistente (?), penso que a unica solução é oleo, aconselhas-me algum oleo em especial ? vi que alguns colegas, lá fora, usam oleo de transmissão....
cumps
pedro
pedro..pelo que me apercebi através das fotos não estamos perante uma conversão de assistida em manual..estamos sim perante uma assistida sem assistencia..apenas elimináste a bomba (é esta que assiste) que fornece o oleo sobre pressão á caixa de direcção..
quanto ao oleo de transmissão que alguns colegas utilizem..depende de que transmissões estamos a referir-nos..
as automaticas utilizam (na larga maioria atf ou dexron ii ou iii) a maioria das direcções assistidas tambem usam estes tipos de fluidos..
as manuais (a maioria delas) utilizam o vulgo valvulina nas mais diversas variantes..existem algumas excepções que partilham o lubrificante da cxa. de velocidades com o motor..
por isso..e como não sou um "especialista" em lubrificantes alternativos e assumo com responsabilidade os conselhos que dou..não te posso aconselhar..lamento..
eu já te tinha informado..mas insisto..que a melhor opção teria sido substituir essa cxa. de direcção assistida por uma simples..(pegavas nessa cxa...e procurarias na ford ou em lojas generalistas de peças de automoveis uma que se adequásse a nivel de dimensões (comprimento..posição da ligação da cxa. ao cardan e/ou eixo retractil da coluna de direcção)..as fixações até seriam de somenos importancia já que é sempre possivel alterar os pontos de fixação na carroçaria ou no charriot)..
abraços
[***************]
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta jul 15, 2009 10:30 am
por PMCBF_EV
jmal Escreveu:
mas adquiris-te as células separadas ou já em grupos montados ? é que os fixadores e anti-dilatadores já vêm montados de fabrica por causa do comprimento das guias fixadoras.
não sei se os grupos vêm já formados, realmente pediram-me informação de como iria agrupar as celulas, mas penso que me vão enviar os acessorios em separado.
quando informei que pretendia montar um grupo de 10 e outro de 11 disseram-me que não era aconselhavel ter mais de 8 celulas em cada grupo, e isto é que de certeza vai criar problemas, pois no sitio onde previa colocar o grupo de 11 não tenho espaço para colocar um de 5 e outro de 6.
veremos quando chegarem como resolver o problema, para já vou pensando numa solução.
cumps
pedro
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta jul 15, 2009 11:23 am
por jmal
pmcbf_ev Escreveu:jmal Escreveu:
mas adquiris-te as células separadas ou já em grupos montados ? é que os fixadores e anti-dilatadores já vêm montados de fabrica por causa do comprimento das guias fixadoras.
não sei se os grupos vêm já formados, realmente pediram-me informação de como iria agrupar as celulas, mas penso que me vão enviar os acessorios em separado.
quando informei que pretendia montar um grupo de 10 e outro de 11 disseram-me que não era aconselhavel ter mais de 8 celulas em cada grupo, e isto é que de certeza vai criar problemas, pois no sitio onde previa colocar o grupo de 11 não tenho espaço para colocar um de 5 e outro de 6.
veremos quando chegarem como resolver o problema, para já vou pensando numa solução.
cumps
pedro
nesse caso vais ter de arranjar as guias, mas nada de complicado para ti, também não aconselho a ter mais de 8, apenas por um motivo, com 8 células já tens um pack com 26 kg, o que vai ser um grande esforço para as guias de fixação, mais logo ou amanha tiro fotos a packs de 90 ah que tenho aqui para verificares.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta jul 17, 2009 12:32 am
por PMCBF_EV
boas
finalmente temos a placa de suporte para os diversos componentes electricos, após alguns cortes ficou ajustada ao espaço disponivel, cinco parafusos para fixação na barra que foi colocada entre os dois lados do carro e já está.
de seguida começar a pensar na melhor solução para posicionar todos os componentes. nas fotos duas das soluções possiveis.

- DSC00353.jpg (81.68 KiB) Visto 8439 vezes

- DSC00354.jpg (90.66 KiB) Visto 8439 vezes

- DSC00356.jpg (79.45 KiB) Visto 8439 vezes
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta jul 17, 2009 9:04 am
por hmgp
olha eu não percebo nada disto, mas do que vi e tendo em conta a disposição das baterias (que se pode ver pelas calhas) a primeira talvez seja mais equilibrada em termos de peso visto me parecer que terás mas baterias do lado esquerdo (da foto).
agora falo eu que estou de fora e nem tenho muita noção do peso que isso significa. é só um ideia.
excelente trabalho!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: terça set 08, 2009 11:24 pm
por visitante
vivam ...
e noticias ?..agosto já foi..
abraços
[***************]
Re: FORD PROBE'94
Enviado: terça set 08, 2009 11:35 pm
por CSalgado
[***************] Escreveu:vivam ...
e noticias ?..agosto já foi..
abraços
[***************]
também estou ansioso para ver novos posts em relação a esta excelência iniciativa de converter um caro de combustão interna para eléctrico.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta set 11, 2009 12:03 am
por PMCBF_EV
olá, realmente agosto já se foi e já regressei, não têm havido é muito tempo para "mexer" com o carro.
as baterias estão um pouco atrasadas, a previsão inicial é de que estariam em lisboa por volta de dia 14/15 de setembro, mas não vão chegar antes de dia 30.
acabei por levar "trabalho" para ferias, montei e liguei praticamente todo o sistema electrico na placa de suporte plastico, vou tirar foto e coloco aqui.
também aproveitei para trocar alguns "mails" com a belktronix sobre a possibilidade de baixar a tensão de carga das baterias para cerca de 3,8v, é possivel, basta adicionar uma resistencia nas placas de controlo, em breve irei executar essa tarefa.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quinta out 01, 2009 7:53 pm
por miniUMM
li tudo agora mesmo, força com isso !
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda out 19, 2009 7:17 pm
por PMCBF_EV
boas, finalmente novidades.
fui buscar hoje de manha as baterias
levou muito mais tempo do que inicialmente previsto mas finalmente chegaram, 45 celulas 100aha da thundersky "ready for action". dentro das caixas tudo conforme previsto, ligadores, parafusos e packs montados conforme pedido.
os cerca de dois meses de atraso têm culpa dividida por todos, evcomponents, thundersky e transporte, mas o mais importante é que tudo chegou em perfeito estado.
nesta altura do ano infelizmente não tenho muito tempo para seguir com a "obra" mas vamos ver se na proxima semana consigo fazer alguma coisa.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda out 19, 2009 8:01 pm
por PMCBF_EV
boas, só agora reparei que não tinha ainda colocado a foto do "painel de instrumentos" que tanto trabalho deu durante as ferias.
no passado fim de semana estive a rever todas as ligações e finalizar algumas pontas soltas, tudo pareçe estar bem.
como esta montagem vai estar por cima de alguns blocos de baterias é necessario que a sua remoção seja facil, por isso todas as ligações serão feitas por conectores e fichas aos diversos pontos do carro.
na foto de conjunto temos, da esquerda para a direita :
- caixa de ligações principal : onde esta o fusivel geral, o contactor e shunt para passar dados para o e-meter.
- power center : controlador do motor
- caixa integração do veiculo : recebe todos os dados do carro e dos diversos sistemas para gestão das "actividades"
- caixa de fusiveis : fusiveis gerais dos componentes agora adicionados
- carregador e conversor dc/dc
fora desta montagem mas com ligação a ela teremos a bomba de vacuo e as placas de controlo de cada celula (lionmon´s), são estas ultimas que, por certo me darão muito trabalho, pois são 45 placas com ligação de 4 circuitos distintos : ovp (limite de tensão superior, "over voltage protection"), lvp (limite inferior, "low voltage protection"), resistencia 4 ohm para dissipação de tensão em situação de "ovp" e naturalmente o proprio controlo de tensão de cada celula. ai que só de pensar dá dores de cabeça.
mas tudo se faz, não vamos desmoralizar agora que ja vemos a praia...
Re: FORD PROBE'94
Enviado: terça out 20, 2009 11:36 am
por Bluesky
extraordinario, pmcbf_ev, muitos parabens pelo teu trabalho e preserverança. quando a nave tiver pronta quero dar uma voltinha nisso, pode ser? depois uma almoçarada com os adeptos dos electricos
fora desta montagem mas com ligação a ela teremos a bomba de vacuo e as placas de controlo de cada celula (lionmon´s), são estas ultimas que, por certo me darão muito trabalho, pois são 45 placas com ligação de 4 circuitos distintos : ovp (limite de tensão superior, "over voltage protection"), lvp (limite inferior, "low voltage protection"), resistencia 4 ohm para dissipação de tensão em situação de "ovp" e naturalmente o proprio controlo de tensão de cada celula. ai que só de pensar dá dores de cabeça.
ou seja, nao tens uma bms centralizada, com as mais interessantes as bms activas por transferençia, fazes então um controlo passivo por limite celula a celula. é uma bms rude e elementar, serve mas .... um abraço
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta out 30, 2009 8:12 pm
por PMCBF_EV
boas,
bluesky, claro que havemos de combinar umas "jornadas tematicas" logo que a maquina esteja pronta.

- foto carro com baterias.jpg (69.67 KiB) Visto 7857 vezes
pela foto tudo pareçe bem, mas não é assim, como já calculava o bloco de 11 celulas (o primeiro a contar de baixo na foto) dividido em 6+5 não cabe no rack de suporte. terei de o unir em apenas um bloco de 11 com apenas um par de anti-dilatadores, mas para isso tenho de arranjar 8 guias para essas dimensões.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta out 30, 2009 9:24 pm
por mix
já começa a parecer alguma coisa!!!!
já só falta o "quase" que vai ser a pior parte pois envolve mais trabalho.
força nesse projecto e bom trabalho!
[[]]
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta out 30, 2009 10:09 pm
por serges
boas,
parece me muito bem e avançado... mas uma pergunta não vais colocar nenhuma bateria na bagageira???
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta out 30, 2009 10:56 pm
por PMCBF_EV
serges Escreveu:boas,
parece me muito bem e avançado... mas uma pergunta não vais colocar nenhuma bateria na bagageira???
não, todos os componentes, baterias ou qualquer outro elemento vão ficar debaixo do capot.
claro que não esta facil mas penso que vai ser possivel.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta out 30, 2009 11:37 pm
por visitante
vivam ..
pmcbf_ev Escreveu:serges Escreveu:boas,
parece me muito bem e avançado... mas uma pergunta não vais colocar nenhuma bateria na bagageira???
não, todos os componentes, baterias ou qualquer outro elemento vão ficar debaixo do capot.
claro que não esta facil mas penso que vai ser possivel.
ou seja..vamos estar em presença de um sub-virador..num tracção dianteira..
abraços
[***************]
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sábado out 31, 2009 11:28 am
por civic
será que as baterias e o motor electrico são mais pesados do que todo o sistema antigo? era curioso saber os pesos debaixo do capot do antes e do depois.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sábado out 31, 2009 11:42 am
por serges
civic Escreveu:será que as baterias e o motor electrico são mais pesados do que todo o sistema antigo? era curioso saber os pesos debaixo do capot do antes e do depois.
pois não convém ultrapassar senão na inspecção não passa!
mas creio que fica ela por ela!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sábado out 31, 2009 11:45 am
por Ricardo_Santos
muito bom projecto!!!
força nisso!