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Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: quarta mar 10, 2010 11:57 am
por arturaraujo
a propósito de material, fatos, luvas, etc... recebi ontem o folheto e vi que na próxima segunda-feira o lidl vai ter fatos, luvas, mochilas, polainas, cintas, etc.

vejam em

http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20100315.index

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: quarta mar 10, 2010 12:11 pm
por O_volt
grande artur!

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 10:23 am
por arturaraujo
tenho comprado material lá quando aparecem estas promoções e estou contente com a qualidade. desta vez vou comprar o fato. um número acima que é para caber com a roupa de inverno e também para não abrir na zona das virilhas, pois a tendência é essas costuras abrirem/descolarem quando o tamanho está demasiado justo. fiz isso com as calças que tenho para a chuva. já lá vai um ano e continuam impecáveis.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 10:34 am
por O_volt
arturaraujo Escreveu:excelente! obrigado! assim fica documentada a operação às entranhas da cantabrico!
mas afinal fizeste qts kms sem bms?
e como fizeste?
que tipo carregador usavas?

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 10:42 am
por arturaraujo
a mota fez 3500 km sem bms. o carregador? o de origem. a única diferença é que ele vinha "fora" e eu pedi ao sr. fernando da aerosolar para o colocar dentro, por baixo do assento.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 11:01 am
por O_volt
arturaraujo Escreveu:a mota fez 3500 km sem bms. o carregador? o de origem. a única diferença é que ele vinha "fora" e eu pedi ao sr. fernando da aerosolar para o colocar dentro, por baixo do assento.
e como fazias para monotorizar as celulas?

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 11:30 am
por hmgp
deixa-me adivinhar esta.

não fazia.

teve sorte ... ou não ...

quanto mais leio e vejo coisas pela net mais me convenço que as coisas sobre as baterias de litio ainda não estão bem assentes...

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 4:29 pm
por sergio ferraz
claro que nao podia puxar muito pela moto.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 4:48 pm
por O_volt
sergio ferraz Escreveu:claro que nao podia puxar muito pela moto.
não sei...

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 4:56 pm
por jmal
então e a mota já está a rolar ??

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: sexta mar 12, 2010 5:20 pm
por serges
hmgp Escreveu:deixa-me adivinhar esta.

não fazia.

teve sorte ... ou não ...

quanto mais leio e vejo coisas pela net mais me convenço que as coisas sobre as baterias de litio ainda não estão bem assentes...
tecnologia nova é normal, nem mesmo na mais antiga, como a de chumbo existe consenso...

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: segunda mar 15, 2010 10:25 am
por arturaraujo
ena tantas perguntas!

antes não podia monitorizar. de qualquer forma andei/ando sempre de punho a fundo pois o meu trajecto diário é composto só por vias rápidas... quando o bms foi colocado os blocos foram todos testados e felizmente está tudo bem. falta agora colocar um visor que ligue ao bms para poder visualizar a informação sobre as baterias, carga, estado, etc. essa vai ser a próxima operação juntamente com uns "indicadores sonoros" dos piscas pois às vezes esqueço-me de os desligar.

ontem passei a tarde a testar as duas motos (a evt e a cantábrico).

a cantábrico está um espectáculo. levou também uma suspensão traseira mais macia e ficou muito confortável. antes era muito rija.

está com um problema eléctrico na cablagem cuja origem ainda não foi detectada. ao mudar de máximos para médios ou vice-versa, se tiver o pisca ligado, no painel aparece a indicação trocada. por exemplo o pisca está a piscar para a esquerda e a posição do botão está correcta.... mas no painel a luz avisadora que começa a piscar é a direita...e ao mesmo tempo acende a luz indicadora azul (no painel) dos máximos... um assunto a merecer a atenção ao longo desta semana.

a evt perdeu quase 40 kg de peso e está uma pena com as baterias de lítio. apesar de ter um motor de escovas consegue ser mais silenciosa que a cantábrico (e a bereco que antes tinha). ontem andei, andei, andei, mas o indicador de carga desceu apenas uma luz (não tem ponteiro mas um sistema de luzes/led's que vai mudando progressivamente de cor desde o verde carregado para o verde claro, depois para o amarelo e depois para o vernelho ao mesmo tempo que é acompanhado por um indicador sonoro de aviso... também há-de receber um visor para ligar ao bms. com a mudança de baterias ficou tão leve que foi necessário tirar uma das molas da suspensão e agora tem apenas uma.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: segunda mar 15, 2010 12:09 pm
por O_volt
mas não respondeste a tudo:
- qts kms fizeste sem bms
- que carregador usas

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 10:06 am
por arturaraujo
encontras a resposta mais acima nesta página. fiz cerca de 3500 kms sem bms e uso o carregador normal que vinha de fábrica. é um carregador para baterias de lítio normal.

o fabricante espanhol da cantábrico quando começou a vender as motas dizia que era um carregador especial com bms, pois era a informação que tinha da china mas depois quando abriu o carregador viu que era normal pelo que tirou essa informação do site.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 11:09 am
por O_volt
então tiveste sorte!
3500kms é muito.
o carregador devia ser preciso e fazia-te o corte no momento certo! mas mesmo assim...
nunca mediste as celulas entre carregamentos?

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 12:52 pm
por arturaraujo
não, nunca tinha medido até agora.
uma coisa que reparei foi que quando punha à carga ele carregava e depois no final desligava. passado algum tempo (não sei quanto) ele voltava a ligar e ficava a carregar durante mais uns minutos e depois desligava novamente... e assim sucessivamente.. até que por fim deixava de carregar mais. não sei se todos os carregadores de lítio são assim!??

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 12:58 pm
por jmal
arturaraujo Escreveu:não, nunca tinha medido até agora.
uma coisa que reparei foi que quando punha à carga ele carregava e depois no final desligava. passado algum tempo (não sei quanto) ele voltava a ligar e ficava a carregar durante mais uns minutos e depois desligava novamente... e assim sucessivamente.. até que por fim deixava de carregar mais. não sei se todos os carregadores de lítio são assim!??

sim, são todos assim, faz isso porque a tensão nas baterias baixa ao longo do tempo e consoante a carga que tiverem, portanto cada mais carregadas tiverem, com menos frequência ele liga.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 1:55 pm
por O_volt
pois é, mas essa aventura do artur, vem provar que há coisas e coisas.
sei que às vezes digo disparates, mas parece que esse carregador fazia uma "espécie" de balanceamento...porque como consegue ele fazer 3500kms sem medições a andar sem problemas!
jmal Escreveu:
arturaraujo Escreveu:não, nunca tinha medido até agora.
uma coisa que reparei foi que quando punha à carga ele carregava e depois no final desligava. passado algum tempo (não sei quanto) ele voltava a ligar e ficava a carregar durante mais uns minutos e depois desligava novamente... e assim sucessivamente.. até que por fim deixava de carregar mais. não sei se todos os carregadores de lítio são assim!??

sim, são todos assim, faz isso porque a tensão nas baterias baixa ao longo do tempo e consoante a carga que tiverem, portanto cada mais carregadas tiverem, com menos frequência ele liga.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 2:04 pm
por jmal
o_volt Escreveu:pois é, mas essa aventura do artur, vem provar que há coisas e coisas.
sei que às vezes digo disparates, mas parece que esse carregador fazia uma "espécie" de balanceamento...porque como consegue ele fazer 3500kms sem medições a andar sem problemas!
jmal Escreveu:
arturaraujo Escreveu:não, nunca tinha medido até agora.
uma coisa que reparei foi que quando punha à carga ele carregava e depois no final desligava. passado algum tempo (não sei quanto) ele voltava a ligar e ficava a carregar durante mais uns minutos e depois desligava novamente... e assim sucessivamente.. até que por fim deixava de carregar mais. não sei se todos os carregadores de lítio são assim!??

sim, são todos assim, faz isso porque a tensão nas baterias baixa ao longo do tempo e consoante a carga que tiverem, portanto cada mais carregadas tiverem, com menos frequência ele liga.

os carregadores não as carregam a 100 %, e provavelmente ele (condutor) não fazia descargas profundas, logo não havia grande desbalanceamento entre células, a mota com 4 kw também não puxa muito por elas, portanto pode ser que não as tenha afectado.

Re: Uma Teycars Cantábrico

Enviado: terça mar 16, 2010 2:14 pm
por O_volt
jmal Escreveu:
arturaraujo Escreveu:não, nunca tinha medido até agora.
uma coisa que reparei foi que quando punha à carga ele carregava e depois no final desligava. passado algum tempo (não sei quanto) ele voltava a ligar e ficava a carregar durante mais uns minutos e depois desligava novamente... e assim sucessivamente.. até que por fim deixava de carregar mais. não sei se todos os carregadores de lítio são assim!??

sim, são todos assim, faz isso porque a tensão nas baterias baixa ao longo do tempo e consoante a carga que tiverem, portanto cada mais carregadas tiverem, com menos frequência ele liga.
ah! ok.
e se o controlador ajudasse na descarga a 1 ou 2c, melhor ainda!