Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por ccarvalho »

lol lol
provavelmente.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

pois foi,

acabou-se a semana e afinal nao apareceu (tal como era espectavel) o sistema solar a 50 euros...

ventura... já nao comentas esta situação?

eu diria que ter um vulcano de 2000 euros é melhor que nao ter um sistema que hipoteticamente vai custar 50€.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

d'eu Escreveu:claro que ele sabe!
a minha caldeira tem depósito integrado e não a posso utilizar como simples esquentador pelo que vou ter de optar pela resistência electrica (nem fico muito chateado porque ao preço que está o gás - propano 45kg - a electricidade pelo bi-horário deve ficar mais barata ...). a resistência bem como a válvula termostática já estão incluidas no preço.
darei mais informações quando tiver tudo instalado.
não me parece....
o meu depósito de cf tem uma resistência de 1500w (realmente é de 1800, que já a medi)....
e demora cerca de 40 min para aquecer metado do depósito de 35ºc até aos 44-45ºc !!! que é o suficiente para um banho!
fazendo as contas isso dá qq coisa como 1,2 kwh de energia... que custa cerca de 0,16€ (com iva no horario cheio).....
a gás, se o esquentador não for modulante gasta uns 0,5€ (botija das grandes).....
a diferença está que a electricidade só necessita da energia para acabar de aquecer, enquanto que com um esquentador não modulante gasta o mesmo gás como se aquecesse a água desde a sua "temperatura inicial"

daqui a algum tempo posso fazer uma estimativa melhor.... instalei um contador de energia no sistema de aqs..... este contador dá para contar em bi-horário..... e mede tanto os gastos da resistência, como os gastos da bomba circuladora e do controlador!!!

depois "posto" novidades!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

pessoal cuidado com a linguagem utilizada, nada de insultos pessoais.

vamos manter a calma.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

2970713
Membro
Membro
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Mensagem por 2970713 »

valter silva Escreveu: daqui a algum tempo posso fazer uma estimativa melhor.... instalei um contador de energia no sistema de aqs..... este contador dá para contar em bi-horário..... e mede tanto os gastos da resistência, como os gastos da bomba circuladora e do controlador!!
que contador é esse?
se for uma coisa em conta, peço ao meu electricista que me instale um.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

2970713 Escreveu:
valter silva Escreveu: daqui a algum tempo posso fazer uma estimativa melhor.... instalei um contador de energia no sistema de aqs..... este contador dá para contar em bi-horário..... e mede tanto os gastos da resistência, como os gastos da bomba circuladora e do controlador!!
que contador é esse?
se for uma coisa em conta, peço ao meu electricista que me instale um.
por mp posso dar-te o link da loja onde comprei....
custa 21€ (+/-)

istalar não custa nada! é como ligar uma tomada!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

a citação de links para facilitar a vida do usuário não é vista pela equipa de moderação como publicidade, embora a linha que divida elas são muito tênues.
se o link não for seu, pode expressa-lo no forum.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

luciano kaefer Escreveu:a citação de links para facilitar a vida do usuário não é vista pela equipa de moderação como publicidade, embora a linha que divida elas são muito tênues.
se o link não for seu, pode expressa-lo no forum.
ok chefe
cá vai ele:

http://www.leiritronica.pt/electronica/ ... s_id=46111

alerto só para o facto do pdf que tem não é o correcto!

o correcto é este:
http://www.velleman.be/downloads/6/netb ... lfresd.pdf

cumprimentos
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

daqui a algum tempo posso fazer uma estimativa melhor.... instalei um contador de energia no sistema de aqs..... este contador dá para contar em bi-horário..... e mede tanto os gastos da resistência, como os gastos da bomba circuladora e do controlador!!!

aguardamos então o resultado da excelente ideia.
ainda assim gostava de levantar aqui uma questão ou outra:

1- a tarifa bi-horária vigora, aos preços mais baixos, durante a noite. isto quer dizer que aqueces o conteúdo do tanque antes do dia, ou seja, antes de saber se o tempo vai estar claro ou encoberto;

2- aproveitar a energia solar tem rendimentos diferentes consoante a temperatura da água no tanque, isto é, se já estiver a 60º pouca ou nenhuma se vai aproveitar porque a radiação (particularmente na estação fria) não permite a subida da temperatura dos colectores a tais temperaturas (não durante muito tempo, pelo menos). caso a temperatura no tanque esteja a 30º o sistema começa a armazenar logo de manhã cedo e até mais tarde ao fim do dia.

é necessário portanto reflectir bem sobre a questão do apoio e sobre os hábitos de higiene da família. i.e. caso tomem duche antes de sair de casa de manhã, a solução é simples porque basta programar a resistência para ligar pouco antes da alvorada (assim ele fornece apenas o acréscimo de temperatura necessário para os duches). caso os duches sejam ao fim do dia, então pode ser necessário reorganizar a programação.

não esquecer que (com mais um pequeno investimento) se pode aproveitar o excesso de energia no verão e dirigi-lo para as máquinas de lavar., reduzindo ainda mais o tempo de amortização do investimento.
Porreiro, pá!

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

manuelcar Escreveu:não esquecer que (com mais um pequeno investimento) se pode aproveitar o excesso de energia no verão e dirigi-lo para as máquinas de lavar., reduzindo ainda mais o tempo de amortização do investimento.
se eu há uns anos soubesse que as coisa iam evoluir assim ... tinha posto saida de água quente em todas as máquinas (louça e roupa). ai é que o picheleiro ficaria doido e se passava!!!! quando lhe pedi para pôr uma saida de agua quente no tanque com uma torneira misturadora o homem ficou a olhar para mim com uma cara de ... tu queres isto para quê? tanque com água quente??? lol
mas agora até já há máquinas que vêm preparadas de serie para receber directamente água quente.

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

pedromi
Membro
Membro
Registado: sexta mai 08, 2009 2:21 pm

Mensagem por pedromi »

magma Escreveu:não sou entendido nesta matéria, nem tenho pretensões de o ser.

a análise que fiz, relativamente ao sistema termossifão de 300l da vulcano, foi baseada na análise de tabelas e gráficos, tanto dos documentos da pme-link e nas páginas dos diferentes fabricantes aderentes ao projecto.

já estive inclinado para instalar o sistema termossifão da norquente. na minha qualidade de leigo na matéria, baseando-me apenas nos documentos referidos, considero que esta solução, para além de significativamente mais barata, apresenta valores melhores ao nível da eficiência que a vulcano (de 300l), tendo, no entanto um maior indice de perdas, mas tem a vantagem de ter três painéis. ao nível da construção tem tabém mais vantagens pois utiliza preferencialmente materiais mais resistentes - inox no exterior contra o aço galvanizado das concorrentes, muito mais susceptível de corrosão, no interior do depósito utiliza cobre estanhado, mais uma vez metais não suceptíveis de corrosão, comparativamente ao aço esmaltado dos concorrentes (lembram-se do aspecto das banheiras antigas ao fim de alguns anos).

mais uma vez, reforço que são apenas opiniões de leigo nas matéria, mas que têm que temos de reconhecer que têm algum fundamento.

no momento, face aos novos desenvolvimentos, estou muito seduzido pela opção de circulação forçada da energie, pois sabendo que têm consumos energéticos (da bomba de calor), estes são equivalentes ao de um frigorífico. tem no entanto vantagens pelo facto de fluido circular a uma temperatura de -20ºc e conseguir retirar temperatura do exterior mesmo no inverno (0ºc é maior do que -20ºc).

mas a grande vantagem deste sistema é o preço. para um sistema de circulação forçada custa pouco mais do que o termossifão de 300l vulcano ou solargus.

se tiverem opiniões diferentes, por favor façam os vossos comentários pois estou aqui para aprender.

bem, e quando eu já estava convencidissimo que a vulcano era a melhor opção (embora consciente que o preço seja um pouco influencia do nome), aparece-me este senhor com esta observação...
estou interessado num termossifão de 200l e fiquei intrigado com o que li, e por isso queria pedir uma segunda opinião de mais alguem em relação a isto (peço desculpa se não estiver no topico adequado).
o que eu gostaria de saber é se existe uma diferença substancial em ter 1 painel (vulcano) ou 2 paineis (norquente) para além dos rendimentos serem diferentes (vulcano - 77% e norquente - 73%).
alguem, dentro do assunto, pode afirmar que o material constituinte da norquente é menos susceptível de corrosão??
ouvi aqui nuns comentarios a dizer que é possivel aquecer a agua no inverno através de uma resistencia, isso é comum a todos os fornecedores??

bem, obrigado desde já a quem responda e desculpem se fiz muitas perguntas!
essa da resistencia vou investigar melhor no entanto uma opinião de alguem com experiencia/conhecimentos na área só ajuda:)

cumprimentos

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

será possível fazer alguma intervenção ao nível da caixa de ligação das águas sanitárias, para no tubo onde antes corria água fria até às maquinas, passar a correr a água quente do painel solar?

de preferência com a possibilidade de comutar entre as opções (água fria ou quente) através de um passador.

será que todos os electrodomésticos estão preparados para receber água quente?

a água quente entra por onde, pelo tubo onde entrava a água fria ou é necessário uma outra entrada?

são muitas dúvidas, mas se alguém poder esclarecer será uma boa ajuda.

obrigado
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

magma Escreveu:será possível fazer alguma intervenção ao nível da caixa de ligação das águas sanitárias, para no tubo onde antes corria água fria até às maquinas, passar a correr a água quente do painel solar?

de preferência com a possibilidade de comutar entre as opções (água fria ou quente) através de um passador.

será que todos os electrodomésticos estão preparados para receber água quente?

a água quente entra por onde, pelo tubo onde entrava a água fria ou é necessário uma outra entrada?

são muitas dúvidas, mas se alguém poder esclarecer será uma boa ajuda.

obrigado
essa alteração que falta na caixa é possível e fácil....

não sou entendido na matéria, mas penso que as máquinas têm de ter 2 entradas de água (quente e fria) e internamente misturam de acordo com a tempertura de entrada de ambas....

cumpts
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por ffbento »

valter silva Escreveu:
d'eu Escreveu:claro que ele sabe!
a minha caldeira tem depósito integrado e não a posso utilizar como simples esquentador pelo que vou ter de optar pela resistência electrica (nem fico muito chateado porque ao preço que está o gás - propano 45kg - a electricidade pelo bi-horário deve ficar mais barata ...). a resistência bem como a válvula termostática já estão incluidas no preço.
darei mais informações quando tiver tudo instalado.
não me parece....
o meu depósito de cf tem uma resistência de 1500w (realmente é de 1800, que já a medi)....
e demora cerca de 40 min para aquecer metado do depósito de 35ºc até aos 44-45ºc !!! que é o suficiente para um banho!
fazendo as contas isso dá qq coisa como 1,2 kwh de energia... que custa cerca de 0,16€ (com iva no horario cheio).....
a gás, se o esquentador não for modulante gasta uns 0,5€ (botija das grandes).....
a diferença está que a electricidade só necessita da energia para acabar de aquecer, enquanto que com um esquentador não modulante gasta o mesmo gás como se aquecesse a água desde a sua "temperatura inicial"

abraço
assumindo como certo o custo de passar a água de 35 para 45º, a minha questão é:

- quando começarmos a consumir a água a 45º começa a entrar água fria na exacta medida, logo ficamos com água abaixo da temperatura de conforto. certo?

ou seja, precisamos de aquecer a água a uma temperatura superior para assegurar os banhos da manhã. ou não?

e nesse caso com o esquentador a coisa tem mais rendimento, dado que o modulante estará a aquecer a água "a pedido" para a temperatura final. estou errado?

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

ffbento Escreveu: - quando começarmos a consumir a água a 45º começa a entrar água fria na exacta medida, logo ficamos com água abaixo da temperatura de conforto. certo?
não.... porque a água quente está em cima, e a fria qd entra entra por baixo (estou a falar de um cf), logo não tem problema.....
ffbento Escreveu: ou seja, precisamos de aquecer a água a uma temperatura superior para assegurar os banhos da manhã. ou não?
sim, mas apenas devido às perdas.... mas para isso liga-se antes das 7h da manhã (hora do fim do horário vazio)....
ffbento Escreveu: e nesse caso com o esquentador a coisa tem mais rendimento, dado que o modulante estará a aquecer a água "a pedido" para a temperatura final. estou errado?
não faço ideia.... o esquentador cá de casa não é modulante, não te posso dizer.... mas, contando que um custa cerca de 400€.... isto é qt conto gastar em 10 anos de electricidade para todo o sistema (resistência, bomba circuladora e controlador)!!! e não estou a contar com o custo do gás que teria de gastar.
abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

alfa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 09, 2006 9:55 pm

Mensagem por alfa »

viva , ja li muita coisa mas como sou muito burro gostava de saber onde e que o nosso amigo governo nos esta ajudar nos apoios apregoados por ele. agradeço esclarecimentos, obrigado.

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm

Mensagem por ccarvalho »

caro valter;

qual é o horário vazio??
é que recentemente optei pelo bi-horário e disseram-me que horário de inverno é das 22h às 08h e horário de verão das 23h às 09h.
é assim?

cmpts;
ccarvalho

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

sim ccarvalho são esses os horários, mas podes sempre confirmar no site da edp!
eu nunca soube é quando é que passamos para horário de verão e inverno! será que é quando muda a hora?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Mensagem por mafgod »

continuando offtopic

podem confirmar no site da edp os horários:
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... arios2.htm

em resumo, temos duas opções:
- o diário, (total 70horas semanais) todos os dias das 22:00 ás 08:00, tanto no horário de verão como de inverno

- o semanal, (total 76horas semanais) de segunda a sexta das 00:00 ás 07:00 e domingos das 00:00 ás 24:00 tanto no horário de verão como de inverno. aos sábados e no horário de verão temos: das 00:00 ás 09:00, das 14:00 ás 20:00 e das 22:00 ás 24:00. aos sábados e de inverno temos: das 00:00 ás 09:30, das 13:00 ás 18:30 e das 22:00 ás 24:00.

o horário de verão e de inverno da edp acompanha o horário de verão e de invernmo adoptado em portugal, ou seja, acompanha quando a hora muda.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

olá, dei-me ao trabalho de ler todos os posts deste tópico para não vir aqui fazer perguntas que já teriam sido respondidas, mas, no meio de muita confusão entre supostos instaladores e supostos consumidores, enfim, então cá vai a minha pergunta:
moro numa moradia com construção antiga em que o telhado ainda é de barrotes de madeira, até aqui tudo bem, o telhado não caiu, ainda mas gostaria de saber quanto pesa um sistema de termossifão 200l. pelos meus cálculos assim que mais ou menos atabalhoados, deverá pesar sensivelmente 200kg com o depósito cheio e os painéis + estrutura, claro, alguém me consegue confirmar isto?
pelo que percebi, o termossifão não necessita de estar ligado à electricidade, ao contrario da circulação forçada, certo?
é possível ter o termossifão em que o depósito esteja separado dos painéis, sem ser circulação forçada?
sergiomms

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”