Em 1º lugar pode ser modificado o odometro para os 25111km! Ninguém sabe, é que eu fiz nesta mota de 40Ah TS, quase 130km com apenas um carregamento intermédio de 1 hora (a carregar 800Wh), desde Santo Tirso a Aveiro.
Não fiz isto para bater recorde, foi simplesmente por ter encontrado todos os postos de carregamentos, que me iam aparecendo pelo caminho, fora de serviço!
Como já saí de Santo Tirso às 3 da matina, acabei por chegar a Aveiro às 9 da manhã. Só deu mesmo para pedir emprestado uma hora de carregamento a uma arca frigorifica (muito simpática por acaso), que estava ao relento da noite fria, de um posto de combustível fechado.
Deu para que pudesse verificar se alguma das células estava com menos capacidade que as outras, e o resultado foi muito positivo! Fui medindo as tensões das células (uma a uma) em varias etapas, todas muito próximas até que o bms cortou, todas já estavam entre 2,90V e 3,00V, felizmente já a poucos metros de um Mobi-e em Aveiro e a funcionar (o da Forca).
Desde então tenho estado a meio gás de volta desta menina, mas com a cabeça sempre a funcionar para melhor ficar.
Até agora já lhe retirei 7Kg de materiais que não voltarão à mota.
Retirei as caixas das baterias para o chumbo que teria originalmente, que se dividia em dois patamares, e que as mesmas baterias nelas distribuídas, passarão apenas para uma caixa nova no patamar inferior. Isto dará maior estabilidade à mota pois seu peso será mais concentrado e mais baixo.
As fixações dos amortecedores também serão colocadas em pontos mais estratégicos para seu melhor funcionamento (mas vou ter em atenção para não exagerar como na do ogadiv, que ficou mesmo boa para andar só com um em cima).
Já foi reparado o micro switch do travão da manete, que era apenas alguma corrosão e muita sujidade, e aproveitando o seguimento foi feita uma limpeza ao do outro lado também e colocado a famosa vaselina em massa em ambos. Estão melhor que novos!
O quadro da mota tem alguns pontos de ferrugem e também alguns dos pontos de soldadura estão fragilizados ou mesmo partidos.
Os acrílicos transparentes de visão ao painel de instrumentos estavam muito baços e riscados, sendo substituídos por "acrílicos" novos em policarbonato.
O painel já tem HORAS e TEMPERATURA exterior, só falta mesmo chegar o computador de bordo by jmal, mas penso que será para breve, para por um fim a esta etapa.
Chega de palavras por hoje... Imagens:










