Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Responder

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por zointz »

boas,
gostava de saber como fazem o corte dos autocolantes da fibra de carbono com a precisão que tenho visto, já tentei fazer isso algumas vezes e o resultado nem se aproxima do vosso, se em recta é fácil, já nas curvas ou no caso do apoio da suspensão em que tem aqueles anéis superfinos, parece-me quase impossível.

fiquem bem e bom trabalho.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

bujas
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta abr 22, 2011 4:09 am

Mensagem por bujas »

os meu parabéns pelo excelente trabalho, para mim esta é uma daquelas motas míticas e que sem dúvida é o calibre ideal para um projeto deste nível.
confesso que se já andava a equacionar em converter uma mota de ci para vi depois de ver este projeto ainda fiquei com mais vontade de o fazer.
eu sei que estou a fazer da maneira mais preguiçosa e deveria procurar, mas como se costuma dizer se a roda já está inventada para quê reinventar a roda, para uma mota poder passar a ponte e andar em auto-estrada qual terá de ser a potência do motor?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

qualquer eléctrica que consiga chegar aos sessenta quilómetros por hora pode andar na auto-estrada.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

para poder andar no auto-estrada a mota tem que ser considerada motociclo ( ciclomotores não podem circular na ae ) , e conseguir atingir no minimo 60kmh , há ciclomotores que na altura da matricula podem ser considerados motociclos.

os ciclomotores por lei não podem atingir mais de 45 kmh.

em relação ás eléctricas , é motociclo desde que a potencia seja superior a 4000w.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

tavares Escreveu:em relação ás eléctricas , é motociclo desde que a potencia seja superior a 4000w.
tenho muitas dúvidas nesta frase... acredito que não esteja correcta, pois já conduzi um motociclo eléctrico com 3000w...

quanto ao resto, para dar 60 kph é preciso estar homologado como motociclo e, dando 60 kph, pode andar na ae.

.

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm

Mensagem por carlos.g »

após umas curtas, mas muito saborosas férias, (sem direito a tolerância de ponto ), aqui estamos de regresso para continuarmos a nossa "saga" da suzuki ve.

1º, vamos como como é habitual trocar umas palavras com os últimos intervenientes no tópico.
flamingo Escreveu:podem também encher com água e detergente, e depois voltar a esvaziar. repetir isso mais uma ou duas vezes e depois já não há crise...
mas creio que esse depósito ainda vai levar aquele trabalho de perfeição que o resto das peças tem vindo a levar...lol
ora aqui está uma solução mais simples para o mesmo objectivo . partilhar conhecimento é isto mesmo, mostrar que existe mais que uma solução para o mesmo problema.

quanto ao depósito meu amigo, obviamente que vai ser tratado com todo o "respeito" , a bem dizer já está a sofrer as alterações necessárias à sua nova função.
é uma peça original da suzuki e vai continuar ao serviço da versão gsx r ve.
em breve mostraremos as novidades.
zointz Escreveu:boas,
gostava de saber como fazem o corte dos autocolantes da fibra de carbono com a precisão que tenho visto, já tentei fazer isso algumas vezes e o resultado nem se aproxima do vosso, se em recta é fácil, já nas curvas ou no caso do apoio da suspensão em que tem aqueles anéis superfinos, parece-me quase impossível.

fiquem bem e bom trabalho.
é tudo uma questão de persistência meu caro. é mais ou menos como andar de moto , nas curvas, o x ato, também tem de se "deitar " o suficiente para cortar bem a trajectória .
agora a sério, como não fazemos segredo dos processos que usamos, nada como um exemplo real para melhor mostrar como fazemos a aplicação do vinil autocolante. vamos tentar durante a semana fazer um pequeno video com uma peça da suzuki a ser "transformada"
mas sempre vou dizendo que é relativamente simples depois de se treinar algumas vezes.
a ver vamos
bujas Escreveu:os meu parabéns pelo excelente trabalho, para mim esta é uma daquelas motas míticas e que sem dúvida é o calibre ideal para um projeto deste nível.
confesso que se já andava a equacionar em converter uma mota de ci para vi depois de ver este projeto ainda fiquei com mais vontade de o fazer.
eu sei que estou a fazer da maneira mais preguiçosa e deveria procurar, mas como se costuma dizer se a roda já está inventada para quê reinventar a roda, para uma mota poder passar a ponte e andar em auto-estrada qual terá de ser a potência do motor?
obrigado pelas palavras sobre o nosso trabalho e se estás a pensar avançar com um projecto idêntico, apenas digo que só é preciso determinação e força de vontade, o resto vem por acréscimo. para começares já estão aqui algumas ideias que podes melhorar e trabalhar ao teu gosto. força nisso
sobre as duvida colocada parece-me que já foram dadas algumas respostas oportunas.
apenas reforço a ideia que para se fazer a homologação como motociclo, a "base" do trabalho convém que seja uma ci já homologada nessa classe.

agora vamos às novidades fresquinhas sobre o andamento dos trabalhos.
hoje foi a vez da carenagem do radiador - que já não existe na versão ve, e que precisava de uma nova imagem.

para a construção desta peça inspirada num "escudo" da época das cruzadas , foi usada uma grelha de alumino lacada a preto, reforçada com uma régua horizontal (duas, uma por fora outra por dentro) também de alumínio, revestidas com o já conhecido e falado vinil autocolante de carbono.
lembram-se do deflector da carenagem em acrílico que recuperámos, polimos, e aplicámos um novo autocolante? reproduzimos a mesma imagem gráfica para esta peça e resultou bastante bem. gostámos em particular do pormenor dado pelos parafusos em inox que fixam este novo elemento, à peça original em plástico.

bom, já chega de conversa, mais palavras para quê, fiquem antes com algumas fotos do trabalho.
antes da limpeza e transformação....
Imagem

Imagem

Imagem

depois de várias horas de trabalho, eis a recompensa
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aqui, a vista pelo interior, em que o suporte recebe também aplicação de carbono...mas calma...ainda falta cortar o excedente do parafuso, claro.
Imagem

mais outra...
Imagem

e pronto, depois de limadas as arestas finais, mais uma tarefa terminada.
é assim que vamos evoluindo ...passo a passo... até ao desfecho final...

fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

volt Escreveu: tenho muitas dúvidas nesta frase... acredito que não esteja correcta, pois já conduzi um motociclo eléctrico com 3000w...

quanto ao resto, para dar 60 kph é preciso estar homologado como motociclo e, dando 60 kph, pode andar na ae.

.
volt
eu não inventei nada está no código da estrada

artigo 107.º
motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

1 – motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.

2 – ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor:

a) no caso de ciclomotores de duas rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4 kw, tratando-se de motor eléctrico;

b) no caso de ciclomotores de três rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de ignição comandada ou cuja potência máxima não exceda 4 kw, no caso de outros motores de combustão interna ou de motores eléctricos.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

tavares Escreveu: volt
eu não inventei nada está no código da estrada

artigo 107.º
motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

1 – motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.

2 – ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor:

a) no caso de ciclomotores de duas rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4 kw, tratando-se de motor eléctrico;

b) no caso de ciclomotores de três rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de ignição comandada ou cuja potência máxima não exceda 4 kw, no caso de outros motores de combustão interna ou de motores eléctricos.
acredito que não estás a inventar, nem eu te acuso de tal. . apenas digo que estás a fazer uma interpretação menos correcta da parte do código da estrada que aqui colocaste.
para ser ciclomotor, não pode ter mais de 4000w. para ser motociclo, não há essa limitação. apenas tem de dar mais de 45 kph.
como te disse, já conduzi um motociclo eléctrico homologado com motor de 3000w.

ps: desculpem o offtopic.

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

carlos.g: mais uma x os meus parabéns

tens previsão para o final?
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

monicasalgado Escreveu:carlos.g: mais uma x os meus parabéns

tens previsão para o final?

olá monica,

bem vinda e obrigado pelo teu interesse no evoluir do nosso projecto.
infelizmente não é possível ter um previsão fiável para terminar-mos esta aventura. como sabes temos objectivos e critérios ao nível da recuperação e acabamento dos materiais que são muito exigentes e morosos. mas é assim que vai ser até ao fim. doutra maneira, o projecto não tinha qualquer sentido para nós.
a vontade e o empenho são muitos, mas a nossa disponibilidade de tempo é limitada pela circunstancias pessoais da "equipe" que trabalha no projecto .
o objectivo era por a máquina a rolar em abril mas vai ser adiado para próximo mês, se assim acontecer talvez em julho/agosto o processo de conversão e restauro esteja concluído..... ou perto do final.
mas ainda não é certo, vamos ver...
mas a promessa do teste drive mantém-se. ...isso é mesmo certo.

bj
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

óptimo

fico à espera
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

ficou prometido da semana passada e aqui vai uma curta-metragem , em especial para o zointz, sobre a aplicação do vinil de carbono, em peças com cortes circulares.

desculpem o ligeiro desenquadramento no inicio mas depois o plano da "reportagem" mostrou exactamente os pormenores que verdadeiramente interessavam.

abraço e até breve.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4zjac840 ... er&list=ul[/youtube]
Projecto Suzuki GSX-R

murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Mensagem por murias »

eu nem tenho por costume comentar mas sem duvida o teu trabalho é algo fantastico e esta conversão estou a segui-la desde o inicio e estou morto por ve-la ai nas ruas. os meus parabéns pelo trabalho e paciencia e só em tom de curiosidade andavas a ouvir o oceano pacifico.

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

carlos.g Escreveu:ficou prometido da semana passada e aqui vai uma curta-metragem , em especial para o zointz, sobre a aplicação do vinil de carbono, em peças com cortes circulares.

desculpem o ligeiro desenquadramento no inicio mas depois o plano da "reportagem" mostrou exactamente os pormenores que verdadeiramente interessavam.

abraço e até breve.
boas,
como sempre uma qualidade de trabalho 5 estrelas, um grande obrigado pela demonstração, confesso que tinha pensado tudo ao contrário (vá lá saber-se porquê), eu achava que o vinil seria recortado fora da peça, e depois de recortado então seria colado.... parvoíces.

um grande obrigado, e mais uma vez apreendi, se algum dia vos poder ser útil, terei todo o gosto.

força com o vosso trabalho !!

fiquem bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

excelente tutorial de corte de vinil! parabéns carlos!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

caros amigos,

como sempre temos dito, o projecto suzuki gsx r ev, pretende ser um “livro aberto” para todos os que acompanham e partilham opiniões e experiências no fórum nova energia.

tudo, o que individualmente cada um de nós puder fazer em prol do conceito ve, será o nosso “pequeno” contributo para a “grande” a mudança de mentalidades que se espera, no mundo dos veículos automóveis.
sempre que necessário aqui estaremos para trocar ideias e experiências sobre tudo isto.

múrias, é precisamente ao som do oceano pacifico, programa que acompanho há bastantes anos, que muitos trabalhos da suzuki têm sido concluídos. é muito agradável acabarmos um dia de trabalho com fundo musical calmo e descontraído . concordas?

zointz, se o nosso pequeno filme ajudou a dissipar as tuas dúvidas, óptimo.
aproveitamos também para agradecer a tua disponibilidade e oferta de ajuda, que também é recíproca da nossa parte.

e_bike, no que soubermos e pudermos ser úteis, dispõe.

abraço e fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R

capsmodan
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 02, 2011 1:38 am

Mensagem por capsmodan »

boa noite!

acompanhei a reforma da sua moto, e tenho que parabenizá-lo assim como todos - a restauração e o brilho no quadro ficaram espetaculares!

eu tenho visto no ebay muitas partes das mais atuais gsx-r, e encontrei a carenagem completa por 300-400 dólares feita em abs e já pintadas, provavelmente você irá gostar de vê-las. o único porém, é que eu acho que o quadro desta é de pinagem diferente, mas acho que nada que não possa ser adaptado.

certamente, vai deixar sua moto ainda mais bonita do que é!

aqui vai o link para algumas delas: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/suzuki-g ... 280wt_1098

digitando 'gsx-r fairings' na busca encontrará muito mais!

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

depois de algum tempo (+ de 1 mês) afastados do projecto , devido a condicionalismos diversos, cá estamos de regresso e com vontade redobrada, para a derradeira etapa desta já “longa viagem”.

começamos com uma palavra, ao último interveniente no tópico, para agradecer a informação e sugestão relativamente às carenagens.
quanto à possibilidade de aplicar “plásticos” de modelos suzuki mais recentes, no mínimo implicaria mudar toda a frente, com faróis incluídos. para além de acrescentar mais investimento, temos sempre a questão de se estar a alterar elementos da mota, que certamente irão ser verificados durante o processo de inspecção/homologação.
se tudo correr bem….talvez depois se pense em alterações a esse nível.

agora em relação ao andamento (muito, muito lento) , do projecto temos algumas novidades. no sábado passado finalmente a máquina “saiu” da bancada de trabalho onde esteve a descansar nos últimos 7ou 8 meses, e já se encontra na sua posição natural - até que enfim - , no chão, apoiada num cavalete basculante à escora traseira.
tirámos algumas fotos de pormenores que entretanto fizemos.

temos também um pequeno filme com um dos primeiros testes do motor e transmissão. foi feito directamente com duas baterias de gel e pouco mais de 24,5v, mas já é perceptível o potencial do motor para quando for explorado com o pack de lítio.

as fotos;

um apontamento do suporte em alumino do motor que foi revestido nas duas faces com vinil em "carbono prata" e com o logo gsx (falta fazer o mesmo processo ao suporte do lado do pinhão de ataque... que assim que possível será concluído);

Imagem

mais uma,
Imagem

outra;
Imagem

uma com vista de trás;
Imagem

agora o vídeo com "um pequeno teste para os veículos eléctricos, mas o um grande passo para o projecto suzuki gsx r ev".

Link

até breve.....esperemos!
Projecto Suzuki GSX-R

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Então Carlos como vai o projecto? Há muito que não escreve novidades, já tem os packs de litio para instalar?
Vá dando novidades!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

Olá e_bike,

O projecto Suzuki VE está neste momento em “período de férias”.

Já temos algumas novidades no trabalho para actualizar e quando regressarmos, daqui por alguns dias, contamos tudo.

Sobre o pack de baterias já foi tudo tratado à algum tempo. Quando for oportuno esta parte também será devidamente comentada até porque é um dos aspectos,entre outros mais importantes, em que vamos optar por soluções diferentes das convencionais.

Obrigado pelo interesse e até breve.
Projecto Suzuki GSX-R

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”