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Re: A minha "Mula"

Enviado: terça jun 26, 2012 11:48 pm
por pafi
20km depois dos led's apagarem :o . O calor anda a fazer das suas. Bem bom!
Grande relato técnico. Está a ficar expert ;) . Temos que começar a atribuir medalhas :lol:
Eu diria que está mesma a pedir para ir até Ovar confirmar isso tudo!

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 1:32 am
por ICEM4N
Eu vi tudo..tudo.....
Grande viagem .. fiz 72 km e ainda tinha leds acesos. Depois digam que 40ha não chegam para nada...
So posso relatar uma situação que é..... grande jorge rocha


Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 10.000km
On tapatalk

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 4:30 am
por Jorge Rocha
Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado! 8-)

Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!! :mrgreen:

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 10:02 am
por BondadeSua
:mrgreen:

É desta "energia" que o meu povo precisa! :oops: :oops: :oops:

BondadeSua

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 2:02 pm
por pafi
Neste modo de estacionar parece-me que aplicaram a tática 2-1. 2 lado a lado e 1 a trancar o duo de ataque (no dia de hoje tem que se fazer esta referência futebolística :lol:).
Ficaram as 3 ligadas ao Mobi.E? Ou fizeram turnos?

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 2:42 pm
por ICEM4N
pafi Escreveu:Neste modo de estacionar parece-me que aplicaram a tática 2-1. 2 lado a lado e 1 a trancar o duo de ataque (no dia de hoje tem que se fazer esta referência futebolística :lol:).
Ficaram as 3 ligadas ao Mobi.E? Ou fizeram turnos?
Achas??? ficou so a minha e do bondadesua pq o rocker ia embora..... nos estavamos nos preparativos para ir a Aveiro passear!!

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 2:49 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
é só começar pela ponta Dtª...seguindo-se um recuo estratégico em direcção ao centro, (da via), ;) dando lugar ao 2º ponta de lança...ela aí está! sempre 2 a marcar. ...mas nada de confusão, na grande área. basta 1-0!!! :lol: e já saiem "electrões" :o

BondadeSua

Re: A minha "Mula"

Enviado: quarta jun 27, 2012 11:09 pm
por Mumia
Jorge Rocha Escreveu:Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado! 8-)

Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!! :mrgreen:
explicaaaaaa lá issooooooo ;)


P.s.- Todas catitas as fotos ;)

Re: A minha "Mula"

Enviado: quinta jun 28, 2012 2:09 am
por Jorge Rocha
Mumia Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado! 8-)

Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!! :mrgreen:
explicaaaaaa lá issooooooo ;)
O que está a acontecer é que o BMS está a ser enganado na medição da primeira celula.
A corrente do carregador passa pelo mesmo fio condutor do da medição da 1ª celula. Como o fio é de 1,5 ou 2,5mm2 de secção, e passando por ele os 10A do carregamento, faz com que exista uma pequena perda para o total da tensão, mas enorme por se manifestar em apenas uma celula.

Assim que se liga o carregamento (10A), a leitura de tensão na 1ª celula passa a ser superior ao seu valor real (entre os bornes da mesma celula) em cerca de 0,85V.

Estando o BMS a funcionar bem, o balanceamento entra em funcionamento aos 3,60V.
Durante o carregamento, assim que a celula 1ª ultrapasse os 2,75V, a leitura no BMS será de mais os 0,85V que dará os 3,60V e começa o trabalho de balanceamento até que os valores baixem dos 3,60V. Isso só acontesse quando a carga já está no final, quando a corrente diminui para uns 6A, e até ao término do carregamento.

Quando o carregador termina a carga, as 23 celulas seguintes estão com os 3,60V (os 100%), enquanto que a 1ª está ainda com 3,32V (80%), pois esteve quase todo o tempo da carga a ser descarregada pelo balanceamento do BMS (enganado). Problema que se vai acentuando a cada carregamento, quanto mais profundo pior... :(

Assim sendo, quando a descarga é mais profunda, o BMS verifica a celula mais baixa a chegar aos 2,00V (0%) e desliga o circuito da mota (através de um relé em série com a ignição), estando as outras celulas ainda com 3,26V (20%). Dai eu dizer que ainda faria mais 10 Km e mais vida tralalaaaa...

Espero que isto possa servir de exemplo para outros casos onde se comece a notar uma perda de capacidade!

Re: A minha "Mula"

Enviado: quinta jun 28, 2012 2:07 pm
por Mumia
Jorge Rocha Escreveu:
Mumia Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado! 8-)

Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!! :mrgreen:
explicaaaaaa lá issooooooo ;)
O que está a acontecer é que o BMS está a ser enganado na medição da primeira celula.
A corrente do carregador passa pelo mesmo fio condutor do da medição da 1ª celula. Como o fio é de 1,5 ou 2,5mm2 de secção, e passando por ele os 10A do carregamento, faz com que exista uma pequena perda para o total da tensão, mas enorme por se manifestar em apenas uma celula.

Assim que se liga o carregamento (10A), a leitura de tensão na 1ª celula passa a ser superior ao seu valor real (entre os bornes da mesma celula) em cerca de 0,85V.

Estando o BMS a funcionar bem, o balanceamento entra em funcionamento aos 3,60V.
Durante o carregamento, assim que a celula 1ª ultrapasse os 2,75V, a leitura no BMS será de mais os 0,85V que dará os 3,60V e começa o trabalho de balanceamento até que os valores baixem dos 3,60V. Isso só acontesse quando a carga já está no final, quando a corrente diminui para uns 6A, e até ao término do carregamento.

Quando o carregador termina a carga, as 23 celulas seguintes estão com os 3,60V (os 100%), enquanto que a 1ª está ainda com 3,32V (80%), pois esteve quase todo o tempo da carga a ser descarregada pelo balanceamento do BMS (enganado). Problema que se vai acentuando a cada carregamento, quanto mais profundo pior... :(

Assim sendo, quando a descarga é mais profunda, o BMS verifica a celula mais baixa a chegar aos 2,00V (0%) e desliga o circuito da mota (através de um relé em série com a ignição), estando as outras celulas ainda com 3,26V (20%). Dai eu dizer que ainda faria mais 10 Km e mais vida tralalaaaa...

Espero que isto possa servir de exemplo para outros casos onde se comece a notar uma perda de capacidade!
Interessante.... e... Solução possível? :)

Re: A minha "Mula"

Enviado: quinta jun 28, 2012 2:21 pm
por zointz
Mumia Escreveu: Interessante.... e... Solução possível? :)
Temporária - Carregar apenas a celula com menos carga

Definitiva - Refazer a instalação electrica dessa parte de forma a não passar nada pelo fio usado. Idealmente e se quisermos ser mesmo "picoinhas" os fios que vão até as celulas deveria ter todos o mesmo comprimento e com o mesmo tipo de conectores, para garantir que as quebras de tensao são todas iguais.

Re: A minha "Mula"

Enviado: quinta jun 28, 2012 4:38 pm
por Jorge Rocha
Qual solução temporária... À que se fazer o trabalho como deve ser e o quanto antes!!!

Os meninos mais distraidos não viram os ultimos posts da pagina anterior...(não andam a acompanhar bem a coisa) :D

Re: A minha "Mula"

Enviado: quinta jun 28, 2012 7:41 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
;)
Jorge Rocha Escreveu:Qual solução temporária... À que se fazer o trabalho como deve ser e o quanto antes!!!

Os meninos mais distraidos não viram os ultimos posts da pagina anterior...(não andam a acompanhar bem a coisa) :D
:lol:
Eu sei que sou "prolixo", e por isso, posso "inocentemente" esconder alguma coisa, mas já havia uma estratégia descrita. :oops:
O Jorge não se vai importar se houver mais sugestões! Estejam "à vonté"!

BondadeSua

Re: A minha "Mula"

Enviado: quinta jun 28, 2012 10:16 pm
por Mumia
Jorge Rocha Escreveu:Os meninos mais distraidos não viram os ultimos posts da pagina anterior...(não andam a acompanhar bem a coisa) :D
isto ja tava habituado à "nova" imagem do forum e agora voltou ao antigo e volto-me a perder nas msg novas looool e o tempo as vezes é a correr :P mas mas mas va va venham de lá mais news disso ;)

Re: A minha "Mula"

Enviado: domingo jul 01, 2012 12:37 am
por ICEM4N
Ca vai o bms do bondadesua

Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 11.000km
On tapatalk

Re: A minha "Mula"

Enviado: domingo jul 01, 2012 6:33 pm
por Mumia
igual ao meu aparentemente.... nunca vi foi se acende essa luz...

Re: A minha "Mula"

Enviado: domingo jul 01, 2012 9:00 pm
por rocker_pt
O meu é igualzinho a esse, até a luz acesa é igual.

Re: A minha "Mula"

Enviado: domingo jul 01, 2012 9:10 pm
por Jorge Rocha
Estou a ver que vou ter trabalho para breve :D

Que todos os problemas sejam estes os piores!

Re: A minha "Mula"

Enviado: sábado jul 07, 2012 11:03 pm
por BondadeSua
:mrgreen:

A minha "Mula", foi ver a regata no rio douro. Estava um espectáculo interessante...
no momento...completamente alinhados...
no momento...completamente alinhados...
Optei por passar de seguida para o lado de Gaia para aproveitar o mobie. Estava a estacionar e a preparar as tomadas, logo 2 agentes se abeiraram para perguntar. Fiz o melhor que sei, para lhes mostrar o meu entusiasmo com VEs. Reparei nos quilómetros e fiz o registo.
Ainda se vê, (adivinha) o vulto de um deles . Embora pouco explícitos, 10 666 Km
estamos "dentro"!!!
estamos "dentro"!!!
BondadeSua

Re: A minha "Mula"

Enviado: domingo jul 08, 2012 8:38 pm
por mauri
Uma visita à sua mula.
Bonito espctáculo esse do Rio Douro.
Essa mula é um sucesso.