O meu VE - ebike FLY-600
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Bom post APR.
Em Lisboa onde ando quase todos os dias priveligio os trajectos onde existe ciclovia.
Caso tenha que andar na estrada (ando mais do que gosto) tambem uso o critério 4.
Pelas razões apontadas também considero as outras abordagens potencialmente mais perigosas. Em curva então nem facilitar, já levei um encontrão lateral de um palerma que nem se deu conta que me ia atirando ao chão e me deixou com uma dor no cotovelo que durou 2 semanas.
Uso também (erradamente segundo a lei) alguns passeios em zonas com poucos ou nenhuns transeuntes e onde a estrada é particularmente perigosa. Não gosto de prevaricar ... mas considero um mal menor. Felizmente até agora ainda não apanhei nenhum policia exageradamente zeloso.
Em Lisboa onde ando quase todos os dias priveligio os trajectos onde existe ciclovia.
Caso tenha que andar na estrada (ando mais do que gosto) tambem uso o critério 4.
Pelas razões apontadas também considero as outras abordagens potencialmente mais perigosas. Em curva então nem facilitar, já levei um encontrão lateral de um palerma que nem se deu conta que me ia atirando ao chão e me deixou com uma dor no cotovelo que durou 2 semanas.
Uso também (erradamente segundo a lei) alguns passeios em zonas com poucos ou nenhuns transeuntes e onde a estrada é particularmente perigosa. Não gosto de prevaricar ... mas considero um mal menor. Felizmente até agora ainda não apanhei nenhum policia exageradamente zeloso.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
E depois temos aquelas ciclovias estilo gincanas em passeios.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Sobre curvas:
Existe uma curva a descer no percurso que faço diariamente a +/- 50km/h, tenho que me deitar na curva e afastar do passeio pois tem uma árvore e arrancava me a cabeça se passar junto ao passeio, portanto ocupo mais espaço na estrada, mais depressa não vou porque se aparecer um obstáculo( e aparecem) não consigo parar a tempo, os automobilistas cheios de pressa teimam em passar me nessa curva sem segurança nenhuma e reclamam comigo porque não fiz a curva junto ao passeio a 50km/h, não sei como fazer esta curva de forma segura quando lá circulam automobilistas destes.
Existe uma curva a descer no percurso que faço diariamente a +/- 50km/h, tenho que me deitar na curva e afastar do passeio pois tem uma árvore e arrancava me a cabeça se passar junto ao passeio, portanto ocupo mais espaço na estrada, mais depressa não vou porque se aparecer um obstáculo( e aparecem) não consigo parar a tempo, os automobilistas cheios de pressa teimam em passar me nessa curva sem segurança nenhuma e reclamam comigo porque não fiz a curva junto ao passeio a 50km/h, não sei como fazer esta curva de forma segura quando lá circulam automobilistas destes.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
acho que a regra geral é: quanto mais facilitas mais te lixas... e quanto menos facilitas..... mais te lixas
Parece-me que ter mais velocidade na bike atenua um pouco a situação, mas basta haver uma reta maior para muitos (todos?) automobilistas não se conterem e acelerarem indefinidamente até ver uma curva ou rotunda. facilmente se chegam aos 90Km/h ou mais, em zonas de 50, e a essas velocidades não há bike "normal" que resista. Por outro lado mesmo que se conseguisse com alguma facilidade por as bikes a andar bem, deixariamos de ter problemas de "ciclistas" para passar a ter os problemas dos "motociclistas", tipo ser invisivel aos carros, etc ...
Uma coisa que acho estar ao alcance de todos é andar mais devagar, a cumprir os limites, não porque são impostos, mas porque nas cidades andam pessoas, bicicletas, velhotes e carrinhos de bébé. Quase de certeza que todos neste fórum tem carta de condução, e conduzem carros. E no dia-a-dia fazer uma condução mais relaxada só tem vantagens. Se nos deixarmos levar pela velocidade dos outros, acabamos por ser passivos na atitude e pelo menos cá neste recanto da internet ninguém é passivo... ou é?

Parece-me que ter mais velocidade na bike atenua um pouco a situação, mas basta haver uma reta maior para muitos (todos?) automobilistas não se conterem e acelerarem indefinidamente até ver uma curva ou rotunda. facilmente se chegam aos 90Km/h ou mais, em zonas de 50, e a essas velocidades não há bike "normal" que resista. Por outro lado mesmo que se conseguisse com alguma facilidade por as bikes a andar bem, deixariamos de ter problemas de "ciclistas" para passar a ter os problemas dos "motociclistas", tipo ser invisivel aos carros, etc ...
Uma coisa que acho estar ao alcance de todos é andar mais devagar, a cumprir os limites, não porque são impostos, mas porque nas cidades andam pessoas, bicicletas, velhotes e carrinhos de bébé. Quase de certeza que todos neste fórum tem carta de condução, e conduzem carros. E no dia-a-dia fazer uma condução mais relaxada só tem vantagens. Se nos deixarmos levar pela velocidade dos outros, acabamos por ser passivos na atitude e pelo menos cá neste recanto da internet ninguém é passivo... ou é?

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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Cada um deve zelar pela sua segurança e não estar à espera do bom senso alheio, já há muito tempo descobri que o método mais seguro é andar longe dos restantes veículos, no entanto ás vezes isso não é possível, existem alguns pequenos para que obrigue a malta a meter o pé no travão e cumprir o código da estrada.
Alguns dos meus hábitos, sei que alguns não vão ao encontro do código da estrada, mas por outro lado estou a zelar pela minha segurança.
-Quando se circula devagar em estradas onde a velocidade praticada por outros é superior, devemos ter muita atenção a quem vem atrás, e à velocidade que se aproxima, se a velocidade for muito superior à que levamos, devemos imediatamente ir para o centro da via , tanto para sermos vistos como para obrigar estas pessoas a meter o pé no travão e estarem atentas, só depois devemos circular o mais à direita, senão estes nem ligam aos travões e ultrapassam de qualquer maneira, mesmo que se aproximem veículos em sentido contrário, devemos obrigar qualquer condutor a sair da nossa faixa de rodagem quando ultrapassa, dai a regra da distancia de 1.5 metros para os ciclistas. Já tive situações em me meter à frente de alguns para não ultrapassarem, isto porque iam fazer burrada e sobrava para mim, lembrei-se que devem zelar pela vossa segurança em primeiro lugar, assim podem também zelar pela dos outros.
-Nunca fazer acrobacias para facilitar a ultrapassagem de outros veículos, como por exemplo ir para a berma, ninguém tem mais direito a andar na estrada que nós, os direitos são iguais para todos, a estrada é publica e não para aqueles que pagaram mais pelos seus veículos, ao fazerem isto estão a meter o vosso couro em risco e dar mais espaço para os outros cometerem erros, devemos sim dar toda a informação aos condutores necessitam para também estar em segurança, sinalizar mudanças de direção etc.
-Estar no local mais visível nunca devemos estar muito próximo do veiculo da frente, e nunca estar num ângulo morto, devemos estar num local que o condutor da frente nos consiga ver facilmente, este é do lado esquerdo do veiculo da frente, de modo a que nos vejam pelo espelho.
Aos que já tiveram acidentes por distrações, que são o maior numero, eu dou um conselho, "Andem mais de mota, porque se conduzirem motas como conduzem carros, ajudam a combater o desemprego", isto não quer dizer que quem anda de mota não se distraia, mas todos sabemos que não podemos nos distrair, até hoje nunca vi ninguém a mandar sms e a conduzir a mota, a ler o jornal, a retocar a maquilhagem, etc, etc.
Alguns dos meus hábitos, sei que alguns não vão ao encontro do código da estrada, mas por outro lado estou a zelar pela minha segurança.
-Quando se circula devagar em estradas onde a velocidade praticada por outros é superior, devemos ter muita atenção a quem vem atrás, e à velocidade que se aproxima, se a velocidade for muito superior à que levamos, devemos imediatamente ir para o centro da via , tanto para sermos vistos como para obrigar estas pessoas a meter o pé no travão e estarem atentas, só depois devemos circular o mais à direita, senão estes nem ligam aos travões e ultrapassam de qualquer maneira, mesmo que se aproximem veículos em sentido contrário, devemos obrigar qualquer condutor a sair da nossa faixa de rodagem quando ultrapassa, dai a regra da distancia de 1.5 metros para os ciclistas. Já tive situações em me meter à frente de alguns para não ultrapassarem, isto porque iam fazer burrada e sobrava para mim, lembrei-se que devem zelar pela vossa segurança em primeiro lugar, assim podem também zelar pela dos outros.
-Nunca fazer acrobacias para facilitar a ultrapassagem de outros veículos, como por exemplo ir para a berma, ninguém tem mais direito a andar na estrada que nós, os direitos são iguais para todos, a estrada é publica e não para aqueles que pagaram mais pelos seus veículos, ao fazerem isto estão a meter o vosso couro em risco e dar mais espaço para os outros cometerem erros, devemos sim dar toda a informação aos condutores necessitam para também estar em segurança, sinalizar mudanças de direção etc.
-Estar no local mais visível nunca devemos estar muito próximo do veiculo da frente, e nunca estar num ângulo morto, devemos estar num local que o condutor da frente nos consiga ver facilmente, este é do lado esquerdo do veiculo da frente, de modo a que nos vejam pelo espelho.
Aos que já tiveram acidentes por distrações, que são o maior numero, eu dou um conselho, "Andem mais de mota, porque se conduzirem motas como conduzem carros, ajudam a combater o desemprego", isto não quer dizer que quem anda de mota não se distraia, mas todos sabemos que não podemos nos distrair, até hoje nunca vi ninguém a mandar sms e a conduzir a mota, a ler o jornal, a retocar a maquilhagem, etc, etc.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Com uma moto é um pouco mais fácil, podes "andar longe" como dizes. Com a bike não vais a lado nenhum, tens mesmo que gramar com os bons e com os menos bons.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
No outro dia tive um furo no pneu traseiro e no processo de reparação acabei por destruir sem querer o que restava do acelerador de punho. Tive que voltar a instalar o acelerador original de dedo e depois disso notei uma diferença enorme na velocidade máxima. Agora tenho muito mais power!
O que me está a deixar curioso é que acho que sempre que andei "aditivado" foi com o acelerador de punho. Portanto agora com este acelerador antigo será que vou sacar ainda mais POWER?!?!?! Já não há-de faltar muito para receber o carregador substituto para experimentar!
E já agora mais uma nota antes que me esqueça! Aproveitei o furo para trocar o pneu, tinha o piso praticamente gasto. Inspecionei os travões e ainda estão impecáveis porque o REGEN faz a maior parte das travagens!! Mesmo com 3 anos a andar regularmente há coisas que ainda surpreendem!
O que me está a deixar curioso é que acho que sempre que andei "aditivado" foi com o acelerador de punho. Portanto agora com este acelerador antigo será que vou sacar ainda mais POWER?!?!?! Já não há-de faltar muito para receber o carregador substituto para experimentar!

E já agora mais uma nota antes que me esqueça! Aproveitei o furo para trocar o pneu, tinha o piso praticamente gasto. Inspecionei os travões e ainda estão impecáveis porque o REGEN faz a maior parte das travagens!! Mesmo com 3 anos a andar regularmente há coisas que ainda surpreendem!

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Dá-lhe Falâncio!

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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Fdx, muito bom. Continua assim.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Já passou 3 anos
Parece que foi a dias que compraste a bike ...
Continua

Parece que foi a dias que compraste a bike ...
Continua
Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
do meu lado estou num ponto em que já nem sei muito bem por que razão tinha 2 carros na garagem, que mesmo parados consomem imposto de selo, revisões, inspeções e seguros. E a andar exigem dezenas (centenas?) de euros por mês para os alimentar. Talvez por ter aprendido que para andar de A para B só um carro satisfaz plenamente, indepenentemente de onde se encontra o ponto A e o ponto B. Contrariei essa tese e estou-me a dar muito bem (jugo eu!)
Não imagino as minhas deslocações citadinas de outra forma, e confesso que ainda tenho uma costela Portuguesa que refila com tudo isto e está sempre a tentar demover-me desta ideia parva. E quando está mau tempo não resisto aos argumentos da costela e acabo por não usar a bike. Nos países nórdicos, onde pude viver durante algum tempo o mau tempo não é desculpa e anda-se todos os dias com temperaturas abaixo de zero ou com chuva constante. Por isso ainda há muito para evoluir e mandar essa costela pela janela fora. Ou por força da mente ou por força de um pára-choques de um carro impaciente. dass!!!!
Não imagino as minhas deslocações citadinas de outra forma, e confesso que ainda tenho uma costela Portuguesa que refila com tudo isto e está sempre a tentar demover-me desta ideia parva. E quando está mau tempo não resisto aos argumentos da costela e acabo por não usar a bike. Nos países nórdicos, onde pude viver durante algum tempo o mau tempo não é desculpa e anda-se todos os dias com temperaturas abaixo de zero ou com chuva constante. Por isso ainda há muito para evoluir e mandar essa costela pela janela fora. Ou por força da mente ou por força de um pára-choques de um carro impaciente. dass!!!!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Finalmente chegou o carregador alternativo!

Abri-o para trocar os fios AC e DC que são muito fracos e nem tem as fichas que preciso:

E vejo que não consigo regular a tensão de saída. Conseguem-me dar uma ajuda a descobrir qual o circuito de saída e o que preciso de fazer para reduzir a tensão máxima de saida de 84V para 75,6V?

Vou tentar tirar uma foto com mais definição assim que encontrar a máquina fotográfica.
obg!!
Abri-o para trocar os fios AC e DC que são muito fracos e nem tem as fichas que preciso:
E vejo que não consigo regular a tensão de saída. Conseguem-me dar uma ajuda a descobrir qual o circuito de saída e o que preciso de fazer para reduzir a tensão máxima de saida de 84V para 75,6V?
Vou tentar tirar uma foto com mais definição assim que encontrar a máquina fotográfica.
obg!!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Já me safei.
O carregador é baseado no TL494, fazendo uma pesquisa rápida na net encontra-se o esquema de funcionamento dissecado que fala por si:

Claro como a àgua!! Basta uma breve olhadela para perceber que tem que se alterar a resistencia R15 no meu carregador!

Tirei a R15 original que tinha 30k e adicionei nas posições alternativas 20k fixo em série com um potenciómetro de 10K. Variando o potenciómetro consigo ter os 75,6V na saída.
Entretanto hoje já usei a bike com os 18S e... fiquei cheio de medo... a bike está toda desengonçada e parecia que se ia desintegrar. Na volta já custou menos e já consegui andar um pouco mais depressa, mas fui diretamente ao torneiro mecânico para me fazer uns casquilhos em Nylon para a bicicleta ficar estável. Amanhã já a devo ter arranjada, pronta para voar!!
O carregador é baseado no TL494, fazendo uma pesquisa rápida na net encontra-se o esquema de funcionamento dissecado que fala por si:

Claro como a àgua!! Basta uma breve olhadela para perceber que tem que se alterar a resistencia R15 no meu carregador!


Tirei a R15 original que tinha 30k e adicionei nas posições alternativas 20k fixo em série com um potenciómetro de 10K. Variando o potenciómetro consigo ter os 75,6V na saída.
Entretanto hoje já usei a bike com os 18S e... fiquei cheio de medo... a bike está toda desengonçada e parecia que se ia desintegrar. Na volta já custou menos e já consegui andar um pouco mais depressa, mas fui diretamente ao torneiro mecânico para me fazer uns casquilhos em Nylon para a bicicleta ficar estável. Amanhã já a devo ter arranjada, pronta para voar!!
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Boa... Esse bichinho de aumentar a potencia já anda por aí?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Talvez... Mas para já apenas posso dizer que depois de ter levado o casquilho em nylon, as folgas desapareceram. Para alem disso voltei a colocar uma camara de ar de scooter no pneu traseiro, e parece que a bike é nova!
A situação do acelerador antigo parecer ter mais disponibilidade que o de punho que avariou não é verdade para muita pena minha.
Agora sim estou entusiasmado e vou pintá-la para ficar com bom aspeto.
A situação do acelerador antigo parecer ter mais disponibilidade que o de punho que avariou não é verdade para muita pena minha.
Agora sim estou entusiasmado e vou pintá-la para ficar com bom aspeto.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Amanhã é dia de pintura do quadro:

O casquilho que fez a bike ficar "nova" é a peça de nylon que envolve o parafuso. Esta peça agarra a estrutura onde assenta a roda traseira e é colocada no buraco da peça de baixo. Imaginem esse buraco com o parafuso e restos do casquilho original, todo feito em pedaços.... estava com uma folga enorme!
Não fui a tempo de replicar os autocolantes, estou com receio que o quadro fique tipo "linha branca". vamos ver o que sai daqui.
O casquilho que fez a bike ficar "nova" é a peça de nylon que envolve o parafuso. Esta peça agarra a estrutura onde assenta a roda traseira e é colocada no buraco da peça de baixo. Imaginem esse buraco com o parafuso e restos do casquilho original, todo feito em pedaços.... estava com uma folga enorme!
Não fui a tempo de replicar os autocolantes, estou com receio que o quadro fique tipo "linha branca". vamos ver o que sai daqui.
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- Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
admiro a tua coragem por andares com uma dobravel
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Também não é nada demais...apr Escreveu:Não fui a tempo de replicar os autocolantes, estou com receio que o quadro fique tipo "linha branca". vamos ver o que sai daqui.
Arranjas uma fonte idêntica, e fazes um gráfico praticamente idêntico, depois mandas imprimir em papel autocolante.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Afinal os autocolantes também estão previstos. É importante colocá-los antes de envernizar para não se começarem a desfazer com o tempo.
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- Moderador
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Exatamente... 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/